quinta-feira, fevereiro 13, 2014

NA VELOCIDADE DO CARTUM

Humor: Álbum de capa dura traz cinco décadas de trabalhos de Sergio Aragonés para a revista Mad. Conhecido como "o cartunista mais rápido do mundo", o famoso espanhol já deu conselhos de carreira a um colega baiano

As famosas Marginais da Mad
O leitor pega uma revista Mad e se acomoda para ler. Entre as paródias de filmes, as (geniais) tiras de Don Martin e Spy Vs. Spy, ele percebe que tem uns desenhinhos espalhados pelas margens das páginas.

Um pequeno esforço para enxerga-las e... pimba. Nasce mais um fã de Sergio Aragonés.

Espanhol criado no México, Aragonés foi catapultado à fama graças à sua colaboração (que já dura 50 anos) para a  revista do célebre Alfred E. Neuman (o garoto orelhudo que aparece em todas as capas).

Agora, parte dela ressurge reunida no livro Os Grandes Artistas da Mad: Sergio Aragonés.

Considerado “o cartunista mais rápido do mundo”, o bigodudo Aragonés “desenha uma cena entupida de gente, com 200 personagens fazendo 200 piadas individuais”, escreve no prefácio Patrick McDonnell, autor da tirinha Mutts.

Este cartunista, que nunca se prendeu a um  personagem, parece ter escolhido a própria vida – ou melhor: tudo o que acontece ao seu redor – como a matéria-prima do seu trabalho.

“É apropriado que a maioria das joias de Sergio tenha encontrado seu caminho disseminada nas margens da Mad. Geralmente, é onde a vida acontece – nos rebordos, aqueles momentos simples que estão bem na nossa frente”, percebe McDonnell.

Filho de um artista espanhol que se mandou com a família para o México quando a Guerra Civil (1936-39) estourou, Aragonés se apaixonou pela Mad em 1955.

Quando chegou aos Estados Unidos em 1962, já havia estudado arquitetura e pantomima (mímica) – foi aluno do  renomado cineasta / dramaturgo / escritor / ator / guru espiritual Alejandro Jodorowsky.

O  conhecimento da expressividade corporal pela pantomima foi essencial nos cartuns silenciosos que o tornaram um mestre dessa arte.

Além da Mad, Aragonés é amplamente apreciado por trabalhos como a série Groo, O Errante (uma paródia de Conan, O Bárbaro), Fanboy, Aragonés Destroi a DC, Massacra a Marvel e Esmaga Star Wars, entre muitos outros trabalhos.

Um super poster comemorativo para os 60 anos da Mad
As lições de Sergio

Premiado cartunista baiano residente em São Paulo há quase dez anos, Flavio Luiz é um especialista em Mad e Aragonés, tendo encontrado-o em duas ocasiões, com direito a uma preciosa lição do ídolo.

“Coleciono a Mad desde os nove anos de idade, quando ela ainda saía no Brasil pela extinta Editora Vecchi”, conta.

A primeira vez que Flávio encontrou Sergio foi em 1996, durante o Salão Internacional de Comics de Barcelona.

“Não estava com meu portfólio, mas quando disse que sou brasileiro, ele se animou. Falou de  caipirinha, lembrou do Ziraldo que é amigo dele e tal. Conversamos um pouco e  disse que o estilo dele me influenciava”, conta.

No mesmo ano, Flavio foi à famosa San Diego Comic Con, na Califórnia, e não demorou para achar o stand de Aragonés. “Ele lembrou de mim, me chamou de baiano e tudo ”, diz.

“Ele olhou meu portfólio e o que ele me disse se tornou meu mantra: ‘Você nunca será um cara do mainstream, por que seu traço é muito autoral. Seu desenho é puro cartum, então você não vai fazer o Homem-Aranha mensal’”, lembra Flávio.

“Ele falou que, se eu criasse um personagem e ele caísse no gosto do público,  ninguém tiraria isso de mim. ‘O seu é um dos caminhos mais difíceis,  mas também um dos mais bonitos’, ele disse”, lembra.

“Desde então, todo meu trabalho tem sido essa busca, com os álbuns e O Cabra”, conclui.

Os Grandes Artistas da MAD – Sergio Aragonés / Sergio Aragonés / Panini Books/  272 p./ R$ 64/ www.paninicomics.com.br

18 comentários:

Franchico disse...

Finalmente, um bloco de carnaval ao qual aceitaria me filiar:

http://www.brasilpost.com.br/2014/02/12/filhos-of-the-dark-carnaval_n_4774905.html?utm_hp_ref=brazil

Claro, isso não é na atrasada, suja, nojenta, insuportável, babaca, autocentrada, perigosa, ignorante, feia como o cão e deprimente cidade de Salvador - Bahia....

Franchico disse...

Ah! Eu já sabia!

http://www.brasilpost.com.br/2014/02/11/culinaria-italiana_n_4766249.html?utm_hp_ref=brazil

Márcio A Martinez disse...

Faltou mamãe-sacode-porrada e mortalha-padrão, Chico...

Mas Aragonés, genial, lembro das MADs que lia em pré-adolescente e além, não sei a quantas andam hoje, ainda presta?

E esse poster comemorativo, a gente consegue em algum lugar?

Franchico disse...

Márcio, também não leio a Mad há uns 20 e tantos anos. Li muito ali entre os 11, 15 anos, depois larguei e nunca mais voltei. Realmente, não sei como anda hj em dia, mas ainda sai todo mês no Brasil, pela Panini, já que a Mad é da DC, que é da Warner, que é da....

O lance do poster eu também não sei, mas é capaz de vender sim. Busca na Amazon ou mesmo nas lojinhas dos próprios sites da Mad, do Aragonés ou algo assim.

Te vira, malandro!

Franchico disse...

Até demorou: dois artistas brasileiros desenham para a Sergio Bonelli Editore.

http://www.universohq.com/noticias/dois-brasileiros-desenharao-nova-serie-da-sergio-bonelli-editore/

Mas também é foda: que outro lugar do mundo tem mais artistas incríveis do que a Itália?

Franchico disse...

O companheiro Marcos Rodrigues, do CCR, me disse a coisa que eu achei a mais certa sobre as redes sociais: "É onde as pessoas mostram quem são, onde as máscaras caem".

Olha aqui um exemplo perfeito disso:

http://www.brasilpost.com.br/2014/02/12/marco-feliciano-analfabet_n_4776587.html?utm_hp_ref=mostpopular

Ernesto Ribeiro disse...

Frank, seu penúltimo comentário foi postado 2 vezes.


Quanto á MAD, ela está cada vez melhor. Especialmente as paródias de filmes, ridicularizando, dessacralizando e desmascarando a ruindade, a imbecilidade e a falta de lógica de super-hiper-megaproduções como Harry Podre, A Trilogia do Anel e o Horrobit.


Nesse último, teve até homenagem á Rê Bordosa, no nome do reino encantado de "Erebordosa".

Franchico disse...

Flavio Luiz, inclusive, me avisou que realizou um dos sonhos de sua vida, colaborando para a revista. Seus cartuns serão publicados em um dos próximos números. Ele me disse a edição, mas eu já me esqueci, foi mal.....

Franchico disse...

Eis aqui um material extremamente foda:

http://www.universohq.com/noticias/dynamite-entertainment-relancara-de-o-sombra-de-andy-helfer-e-bill-sienkiewicz/

Franchico disse...

Lá vai o Brasil descendo a ladeira:

http://www.brasilpost.com.br/2014/02/16/brasil-democracia_n_4790581.html?utm_hp_ref=brazil

Furiosamente, velozmente, fora de controle em um SUV blindado, com um adesivo "sou chicleteiro" - e na contramão.

Ernesto Ribeiro disse...

...e não se esqueça da multidão dos cães em forma de gente que atacaram um pai de família em plena rua e CORTARAM A ORELHA FORA acusando-o de "gay" só porque ele estava abraçando o próprio filho.


Eita, povo "cordial"!


...no sentido literal de povo "do coração".


200 milhões de corações e mentes cheios de merda.


Sobre o artigo supracitado: o maior idiota de plantão ali é o esquerdossauro Luis Fernando Veríssimo se fazendo de ingênuo em relação ao Cristianismo e se sair com essa: "Inacreditável é, depois de dois mil anos de civilização cristã, existir gente..."


CORTA ESSA, Falsíssimo!


Eu até comentei isso num vídeo da Rachel Sheherazade:


Houve uma época em que os PSICOPATAS NO PODER tinham todo o APOIO DO POVO para ATERRORIZAR, PRENDER, TORTURAR e MATAR INOCENTES ASSADOS VIVOS --- foi a época do Tribunal do Santo Ofício e da Santa INQUISIÇÃO CATÓLICA. Foi a Sociedade Cristã.


http://www.youtube.com/watch?v=6KVcCx0xXjo

Anônimo disse...

Ernesto, só pra entender: vc é a favor da Raquel Sherehazade? e sobre amarrar gente no poste?

Franchico disse...

Mañana, terça-feira 18, post nuevo en su Rock Loco...

Ernesto Ribeiro disse...

Porra, é claro que NÃO!


Nem eu sou e nem mesmo a própria Raquel Sherehazade é a favor de amarrar gente no poste.


Ela mesma já explicou isso --- e nem precisava. Basta prestar atenção nas palavras exatas dela no vídeo que deu origem á controvérsia. Disse que acha apenas "compreensível" a reação de cidadãos desarmados e acuados pela criminalidade.


Mas como a esquerda histérica é desonesta e o povo brasileiro é burro e semianalfabeto, foi fácil criar essa falsa indignação e torna-la REAL.


Cara, eu sou profissional de Comunicação Social. Estudei 4 anos na faculdade pra isso. Sei muito bem como se cria um FACTÓIDE e multiplica-lo em redes sociais para produzir um assassinato de reputações.

Ernesto Ribeiro disse...

Quanto á pena de morte:


Não se preocupe, meu caro. Ela JÁ EXISTE --- para os cidadãos honestos desarmados que são assassinados todos os dias, na base de 50 mil homicídios por ano nesse país que é o mais violento do mundo. Nem mesmo países em guerra têm mais assassinatos do que o Brasil.


Quem está perfeitamente A SALVO são os bandidos — como os chefões de quadrilhas seguros no presídio no Maranhão, que mandaram incendiar ônibus cheios de gente e mataram cidadãos ASSADOS VIVOS — como a menina de 4 anos que agonizou no hospital durante dias.


Como os mendigos queimados vivos por playboys filhos de juízes, advogados, promotores e outras autoridades.


Ou índios confundidos com mendigos.


Ou aquele cidadão atacado gratuitamente e golpeado várias vezes na cabeça por uma gangue de playboys em Brasília e ficou com um aneurisma cerebral a explodir a qualquer instante.


ISSO é a única pena de morte desse "país tropical, povo sensual".



Ou o casal de adolescentes encarcerados, esfomeados, torturados, estuprados, mutilados e assassinados pelo monstro psicopata Champinha — que se beneficiou do fato de ser menor de idade e vive confortavelmente num asilo, com 5 refeições por dia acompanhado de nutricionistas, atacando as enfermeiras e dando risada, sabendo que todos os esquerdistas do Brasil o defendem e até um psiquiatra forense diz que ele está "pronto para voltar á sociedade."


Como disse a própria Raquel Sherehazade aos defensores do Champinha: "Adote um bandido. Leve o Champinha pra sua casa, pra junto de seus filhos e filhas. E vamos ver se depois do INEVITÁVEL, você vai continuar defendendo-o."

Ernesto Ribeiro disse...

Em tempo: os massacres em escolas e outros lugares públicos cometidos por psicopatas nos EUA só ocorreram todos em áreas onde é proibido o porte de arma por cidadãos — inclusive um quartel! — mas é claro que essa lei nunca deteve os criminosos.


Isso não é uma opinião, é um fato estatístico:


Os crimes de morte são sempre mais altos em lugares onde vigora a Lei do Desarmamento. E são sempre mais baixos em lugares onde os cidadãos podem se defender. Inclusive nos municípios mais pobres.


Se um bandido tenta assaltar um restaurante popular cheia de fregueses armados, ele toma mais de 30 tiros antes de ter tempo de puxar o gatilho.


Todos os ditadores totalitários fascistas, nazistas e comunistas DESARMARAM a população.


Homens livres têm armas. Escravos não.

rodrigo sputter disse...

Ernesto, num tenho opinião formada sobre porte de armas e do jeito que pagando qq pessoa pode ter, acho que ia ser mais mortes do que já tem...nessa Bahia, nesse trânsito, todo mundo ia se matar...se um restaurante com 30 pessoas armadas, rolasse um tiroteio desses que tu falou, eu ia querer tá léguas de distância...

Ernesto Ribeiro disse...

A questão, meu caro Rodrigo, é que JÁ ACONTECEM TIROTEIOS com armas nas mãos de irresponsáveis que nem sabem mirar e só matam inocentes com balas perdidas.


O grande problema é que com a Lei do Desarmamento, esses bandidos e irresponsáveis se tornaram os ÚNICOS armados --- além da polícia despreparada, é claro.