terça-feira, fevereiro 04, 2014

MÚSICA ANTES QUE ANOITEÇA

Visita: O 2+ O Rock Loco vai ao ensaio da Maglore e encontra um cantor de ressaca e uma banda em ascensão

Teago, Dieder e Damatti. Fotos (péssimas, eu sei): Franchico / Rock Loco
É o fim da tarde de segunda-feira, 27 de janeiro último, e Teago Oliveira curte uma ressaca.

De óculos escuros e parecendo ainda mais pálido do que de costume, o compositor e cantor da banda Maglore é "entregue" pelo baterista, Felipe Dieder: “Foi uma cachaça aí na casa do meu pai”, conta o rapaz.

“Só que isso foi no sábado – e o cara tá de ressaca até hoje!”, admira-se.

Mas não há tempo a perder. O trio, completado pelo baixista Rodrigo Damatti, acaba de chegar ao estúdio aonde costuma ensaiar, o Caverna do Som, na Boca do Rio, e o relógio já está contando.

Motivados por três shows bem próximos na agenda – um em Brasília no domingo (2) e dois em Salvador (veja serviço abaixo) –, instrumentos são plugados e a bateria é armada.

“Olha só, o show em Brasília é de uma hora e meia, então vamos desenferrujar umas músicas, né?”, convida Teago.

Residente em São Paulo, a banda passa a estação em Salvador, aonde promove a temporada Verão Maglore Convida, que já teve dois shows (com as bandas Suinga e Pirigulino Babilake) e ainda terá mais dois, com Ronei Jorge & Os Ladrões de Bicicleta e Cascadura.

“Está bem legal essa temporada”, conta Dieder. “Tínhamos receio de uma queda de público, já que são shows semanais, mas não foi o que aconteceu”, diz.

“Com Cascadura e Ronei, eu acho que a tendência é aumentar a frequência do público“, aposta Rodrigo Damatti.

“O que eu queria era fazer um show de graça, aberto, tipo no Mercadão (do Peixe do Rio Vermelho)”, suspira Teago.

“Aí a gente ia medir mesmo o nosso público. Nem todos podem pagar ingressos, voltar de madrugada pra casa”, diz.

“Seria massa, mas isso é difícil pra caramba de bancar”, pesa Felipe Dieder.

Teago lembra o show do Verão Coca-Cola no ano passado: “Aquilo foi incrível. Oito mil pessoas cantando junto, mais alto que o PA (amplificadores). Nessas ocasiões é que se vê o tamanho de um artista”.

“Mas é isso. Após o Carnaval voltamos a São Paulo. E no segundo semestre já vamos iniciar a produção do 3º álbum”, avisa Teago.

"Na verdade, até ficamos em dúvida um pouco se deveríamos trabalhar mais o Vamos Pra Rua ou se partíamos para o terceiro disco", pesa Dieder.

"Por mim, gravo um disco por ano", afirma Teago. "Na verdade, vamos gravar dez discos e depois se matar", brinca.

Processo em curso

O repórter pergunta se é a primeira vez que eles vão tocar em Brasília. “Não, já tocamos no Móveis Convida (da banda brasiliense Móveis Coloniais de Acaju). Fizemos Goiânia e Anápolis também”, conta Damatti.

Com dois álbuns na bagagem, elogios na imprensa nacional e shows por todo o Brasil, a Maglore segue firme em seu processo de profissionalização e conquista de público.

Alguns dos seus vídeos no You Tube já contam visualizações na casa das centenas de milhares, enquanto a MTV aponta a banda como “Aposta para 2014”.

(O clipe mais recente, Espelho de Banheiro, acaba de ser liberado no You Tube. Veja logo abaixo).

Na verdade, desde o primeiro álbum, Veroz, de 2011, a imprensa nacional reparou no então quarteto, com o jornal O Globo apontando a banda como uma das “Revelações do Ano”.

De lá para cá, evoluíram em um segundo álbum claramente superior ao primeiro, Vamos Pra Rua (2013), que contou até com a bênção de Carlinhos Brown, que canta em dueto com Teago na faixa Quero Agorá.

Agora, Teago se curva para mexer na pedaleira. Quando se levanta, o faz gemendo – dor de cabeça. Irmão Carlos, o dono do estúdio, ri e sugere que ele beba mais para matar a ressaca.

“E aí, passamos o repertório todo?”, pergunta Dieder.

“Vamos começar com Debaixo de Chuva?”, sugere Damatti.

“Porra, começar com essa, de ressaca, é pedir para me matar. Mas vamos”, assente Teago.

Músicos concentrados, Damatti chama a canção e logo ela toma conta do estúdio gelado.

Na Caverna do Som, pode-se perceber como a estrada deixou a banda afiada, entrosada, segura de si. Sem virtuoses, apenas a soma de três talentos individuais, formado um conjunto harmonioso.

É um agradável fim de tarde na Boca do Rio.



Influência óbvia de Los Hermanos começa a dar lugar à identidade própria

Quando surgiu, a Maglore era meio que ame-a ou deixe-a.

O critério para adotar o amor ou o desprezo pela banda era bem claro: se você gosta de Los Hermanos, vai gostar da Maglore. Se não gosta... bem...

A influência dos barbudos cariocas, por demais evidente na produção inicial da banda (registrada no primeiro CD, Veroz) veio se diluindo.

E agora, apesar de anda estar lá – até por que abandona-la seria como pedir ao Oasis que deixasse sua influência dos Beatles de lado – já soa como mais um elemento no som do grupo, e não como sua razão de ser.

Um sinal desse passo rumo a uma identidade artística própria é a forma à vontade com que os próprios meninos falam do assunto.

“Esse som mais próximo da MPB é uma vertente. Por que não podemos fazer também? É como se alguém perguntasse: só João Gilberto pode fazer bossa nova”, reflete Damatti.

“Teve uma época que era quase uma vergonha dizer que gostava de Los Hermanos. Hoje eu já superei isso. Dane-se, gosto mesmo. A verdade é a seguinte: a gente gosta das mesmas coisas que eles gostam: MPB e New Weird (artistas americanos Animal Collective, Grizzly Bear e Devendra Banhart, entre outros)”, reivindica Teago.

“E depois, se Marcelo Camelo não é um bom compositor, quem é? Mas é isso, você precisa de obra, um corpo de trabalhos lançados para estabelecer sua identidade”, conclui.

Verão Maglore convida / Ronei Jorge & Os Ladrões de Bicicleta (sábado) / Cascadura (dia 14) / Portela Café, 22 horas / R$ 25 (na hora) e R$ 20 (antecipado no Portela ou Companhia da Pizza) / Ouça:  www.maglore.com.br

Matéria publicada antes no Caderno 2+ do jornal A Tarde.

6 comentários:

Bruno Carvalho disse...

Gosto bastante da banda. O segundo disco é ótimo! ah, valeu a presença sábado, Chico!

Franchico disse...

Tb gostei, Bruno! Aqui entre nos, nem o cacique comseguiu estragar esse cd....

Franchico disse...

Escrevi no celular, daí o "comseguiu"...

Gostei do show pra caramba, Bruno!

Perdi o Teenage Buzz, pena. Tava a finzão de conferir, mas tava de galera, o povo me arrastou pra rua antes deles tocaram. Quando vortei, já tinha acabado....

Franchico disse...

"O que é claro nessa cartilha do sonho é que não sobrevive quem não sabe para onde ir. Em 99% fico triste e com pena de gente com muito talento, mas sem atitude.”

Gabriel Thomaz, um cara que sabe muito das coisas.

Leiam aqui, nessa resenha sensacional do RA:

http://musica.br.msn.com/blog/post--pelos-subterr%C3%A2neos-do-planeta

Franchico disse...

E o comercial de Dylan no Superbowl, hein?

http://musica.br.msn.com/blog/post--dylan-e-os-autom%C3%B3veis-a-coer%C3%AAncia-%C3%A9-a-op%C3%A7%C3%A3o-menos-pior

Franchico disse...

Tem um carinha aqui de SP indicado pela Spin:

http://www.spin.com/Articles/5-best-new-artists-february-14-solids-sicko-mobb-hurray-for-the-riff-raff-leikeli47-seixlack/?slide=1