sexta-feira, agosto 16, 2013

ANGRA COMEMORA 20 ANOS COM TURNÊ - SHOW EM SALVADOR É DOMINGO

Uma das bandas mais cultuadas do heavy metal brasileiro, o Angra comemora a marca de duas décadas de carreira com extensa série de shows mundo afora.

Em Salvador, o quinteto se apresenta neste domingo, na casa de shows Bali Beach Club.

Na verdade, a banda foi formada em 1991, mas como o primeiro álbum, Angels Cry, só foi lançado em 1993, considera-se esta a data dos 20 anos.

Adequadamente, os fãs podem esperar um repertório abrangente durante a apresentação.

“Tocaremos uma média de duas músicas de cada CD. Vai rolar Time, Make Believe, Lisbon, Rebirth, No Pain For the Dead e muitas outras”, adiantou, por email,  o guitarrista-fundador Rafael Bittencourt.

Atualmente, a banda conta com Rafael e Kiko Loureiro nas guitarras, Felipe Andreoli no baixo, Ricardo Confessori na bateria e percussão e o italiano Fabio Lione, vocalista da banda Rhapsody, como convidado.

Lione ocupa, pelo menos temporariamente, a vaga deixada pelo cantor Edu Falaschi (que, por sua vez, substituiu André Mattos). Falaschi saiu do Angra no ano passado, por questões de saúde.

No momento, Bittencourt ainda não sabe dizer se o Lione permanecerá em definitivo na banda: “A dúvida está cada vez mais latente. A aceitação têm sido muito boa e a decisão deve incluir a opinião de fãs de fora do Brasil, empresários e gravadoras”, pondera.

“Esperaremos o final desta turnê. Ainda iremos ao Japão em outubro onde teremos a oportunidade de colher opiniões lá também. Por enquanto vamos curtindo tocar juntos e celebrar esta nova energia que está nos motivando”, acrescenta o músico.

As constantes mudanças na formação não deixam de preocupar o músico, que já chegou a pensar em encerrar a carreira da banda: "Sim . mais de uma vez", confirma.

"Nunca pensei em abandonar a música ou minha carreira. Mas já me desanimei com o Angra muitas vezes. Não é fácil trabalhar em grupo. E o heavy metal dá o maior trabalho pra fazer e ninguém dá valor. Ainda mais no Brasil, aonde as dificuldades triplicam.  Mas quando existe foco, o êxito e o alcance de um grupo é muito maior do que sozinho", acredita.

Temática e sonoridade BR

Surgida em uma época em que o heavy metal brasileiro começava a bater asas rumo ao reconhecimento no exterior, pode-se dizer que o Angra é uma banda que já nasceu grande.

Seu primeiro vocalista, André Mattos (entre 1991 e 2000), vinha de uma outra banda de sucesso no cenário, o Viper.

De cara, gravaram a primeira demo,  Reaching Horizons (1992), na Alemanha. Angels  Cry foi gravado e lançado no Japão. E assim tem sido para o Angra, sempre com  boa base de fãs e contatos no exterior.

O que não significa que não valorizem suas origens tropicais. O segundo álbum do Angra, Holy Land (1996), trazia,  no som e na temática, referências bem brasileiras. Sucesso, rendeu disco de ouro  no Japão, turnê pela Ásia e Europa.

Curiosamente, as pessoas só costumam lembrar do  Roots, álbum em que o Sepultura também flexionou suas influências brasileiras, em uma abordagem mais para o indígena –  e que saiu naquele mesmo ano.

“O Angra sempre combinou a musicalidade brasileira porque entendemos que é o nosso grande diferencial. É natural para a gente este tipo de sonoridade. Não acho que há uma disputa para saber quem fez primeiro. A Tropicália e outros movimentos já faziam. O que importa é que provamos que para termos o respeito no exterior temos que ter orgulho da nossa origem”, considera Bittencourt.

De qualquer forma, as duas bandas são companheiras e já fizeram turnês juntas. “Temos muita admiração pelo Sepultura porque, inegavelmente, foi a banda que mais expôs o Brasil para o mundo e abriu caminho para todos nós, que viemos depois. O que eles conquistaram na América foi sem precedentes e nunca mais atingido por outra banda”, observa o guitarrista.

O "episódio Parangolé"

Com várias passagens por Salvador, o Angra tem grande aceitação entre os fãs de metal na cidade, mas a vez em que o nome da banda caiu  na boca do povo local foi quando o guitarrista Kiko Loureiro acusou a banda Parangolé de plagiar o riff da música Nova Era (do CD Rebirth, 2001) no pagode Azevixe.

Episódio superado, segundo Bittencourt: “Não deu em nada. Resolvemos esquecer. Estamos cansados de aparecer na mídia por causa de alguma polêmica ou notícia negativa. Estamos trabalhando duro para bombar a mídia de coisas boas”, diz.

De Salvador, ele prefere guardar boas lembranças e referências das bandas locais: “O Minus Blindness é excepcional. O Malefector é uma ótima banda. Sou muito fã de Raul Seixas e respeito muito a Bahia por ser o berço do maior roqueiro do Brasil. Ricardo Primata é um guitarrista baiano muito bom”, cita.

Entre as coisas boas devem estar as gravações para um  novo álbum de estúdio, o primeiro desde Aqua (2010). “Queremos gravar ainda no primeiro semestre de 2014. Já estamos falando sobre o direcionamento e influências que podemos trazer. Cada um já está coletando idéias para depois nos juntarmos”, revela Bittencourt.

Angra - Latin American Tour 2013 / Abertura: Age Of Artemis e Terraprima / Domingo, 18 horas / Bali Beach Club/ R$ 50


17 comentários:

Franchico disse...

Vi o vídeo, Sputter.

Claro que em boate de preibói isso não acontece.

Para quem não viu ainda, recomendo tb:

http://www.youtube.com/watch?v=usfJNWarf6A&feature=youtu.be

Parabéns à Coisa Forte Produções.

Aqui, um depoimento colhido no facebook da banda Nganga:

"Na última sexta-feira, 09/08/13, o Sankofa African Bar, foi surpreendido com uma ação de fiscalização da Sucom acompanhada da Polícia Militar. Apesar de ter as licenças municipais e até mesmo a da Sucom em dia, todo o material de sonorização da casa foi retido. A produção do bar está trabalhando para reaver o material e retornar as atividades o mais breve possível. Para afirmarmos a importância deste espaço que não é só de entretenimento, mas também um espaço de valorização da Cultura Negra, Literatura e Teatro, não vamos deixar este bar que fica no coração do Pelourinho parar de pulsar."

Franchico disse...

Lá vai neguinho mexer de novo com a obra do mestre:

http://omelete.uol.com.br/george-romero/cinema/noite-dos-mortos-vivos-vai-ganhar-preludio-com-astro-de-bollywood/

3D?

"híbrido de animação e histórias em quadrinhos"?

astro de Bollywood?

Ói, me deixe, viu?

Franchico disse...

Nova chance para quem nunca leu esta verdadeira obra-prima dos quadrinhos contemporâneos:

http://omelete.uol.com.br/panini-comics/quadrinhos/planetary-elogiada-hq-retorna-ao-brasil/

Rodrigo Sputter disse...

é meu caro...bizarro isso...lá em santa maria não chegariam fazendo isso...e deu na tragédia que deu...

falando de coisa boa, chega de negatividade, apesar que essas coisas devem sim ser expostas e combatidas, mas já me aborreço demais nessa vida, brigo e etc...

olha isso:

http://www.youtube.com/watch?v=tsdTKQb6o6Q

Rodrigo Sputter disse...

http://www42.zippyshare.com/v/40275112/file.html

vou baixar os 27 primeiro números dessa hq que tu falou...

Franchico disse...

Its gonna blow your mind, Sputter.

27 numeros eh todo o Planetary.

Fora tres crossovers legais mas nao obrigatorios: batman, ligada justica e the authority.

Rodrigo Sputter disse...

veio esses crossovers tb Chico...

Tou re-lendo e lendo algumas obras de Howard Chaikin, quiser baixar pra re-ler e ler:

http://gibiscuits.blogspot.com.br/search/label/American%20Flagg

http://aspasnoir.blogspot.com.br/2012/03/graphic-globo-06-e-09-time.html

http://quadrikomics.blogspot.com.br/2012/10/falcao-negro.html

http://aspasnoir.blogspot.com.br/2012/02/black-kiss.html

http://aspasnoir.blogspot.com.br/2012/03/dc-solo-04-howard-chatkin.html

Rodrigo Sputter disse...

se quiser em inglês:


http://komikerbr.blogspot.com.br/2007/11/american-flagg-do-norte-americano.html

Rodrigo Sputter disse...


Vi um Black Kiss volume 2, do próprio autor :

http://cyberpimenta.blogspot.com.br/search/label/Black%20Kiss%20V2

Rodrigo Sputter disse...


Descobri até que ele desenhou um dos personagens da Marvel que eu + gostava e achava interessante:

http://aspasnoir.blogspot.com.br/2012/09/superaventuras-marvel-17.html

Rodrigo Sputter disse...

rapá..."falei" + que ao vivo...se isso é possível-hehehehh

Franchico disse...

Então.... Batman matou o Coringa no final de A Piada Mortal?

http://omelete.uol.com.br/batman/quadrinhos/piada-mortal-e-obvio-que-batman-mata-o-coringa-diz-grant-morrison/

Caramba, como não notei isso?

Franchico disse...

Essa história do Batman-matou-ou-não-matou-o-Coringa no final de Piada Mortal virou polêmica.

http://www.bleedingcool.com/2013/08/17/when-brian-bolland-revealed-what-happened-between-batman-and-the-joker-and-the-full-killing-joke-script-alan-moore/

Já já o veio barbudo vem a público através de alguma entrevista dizer que "não é nada disso, todo mundo entendeu errado, vocês são muito burros e sem imaginação, muito antes pelo contrário, justamente o que eu não queria dizer bla bla bla etc e tal chupe meu pau". Saco.

Franchico disse...

Crossover cinematográfico entre X-Men e Quarteto Fantástico a caminho?

omelete.uol.com.br/quarteto-fantastico/cinema/quarteto-fantastico-novo-filme-sera-situado-no-mesmo-universo-dos-x-men-diz-mark-millar/

Faz todo sentido, já que ambas as franquias estão com a Fox...

Franchico disse...

É sério isso? Esquilos assassinos?

http://www.bleedingcool.com/2013/08/18/squirrels/

Na moral, cancela a vodca desse russo aí, que o homem tá dôdjão.

Franchico disse...

Parece que estamos vivendo um revival de podcasts. Nosso companheiro Luciano el Cabong Matos, botou no ar um programa em que dá uma geral no rock baiano, desde Raulzito até hj:

http://www.nemo.com.br/elcabong/2013/08/esse-tal-de-rock-baiano-leia-e-ouca/

Tentei puxar para disponibiliza-lo tb aqui - como fiz com o Clash City Rockers - mas acho que ele não liberou o embed code(lá ele!)...

Franchico disse...

Porra, odeio quando largo uma vírgula entre sujeito e verbo!

Você, sacou?

Percebe como é errado, so so wrong?