quinta-feira, agosto 15, 2013

A MÚSICA DO CONTINENTE AO SUL

O virtuoso do violão de sete cordas Yamandu Costa lança CD novo, Continente


Festejado desde seu surgimento no cenário musical como um dos maiores virtuosos do violão brasileiro, Yamandu Costa (foto: Claudio Gadotti) resolveu explorar as possibilidades da formação em trio no seu novo álbum, Continente.

Com onze faixas, o CD traz Yamandu  em dez delas ao violão de sete cordas e requinto (violão menor e mais agudo), mais Guto Wirtti no baixolão (baixo acústico horizontal de cordas de náilon) e Arthur Bonilla no violão de sete cordas. A exceção é a faixa Aperto, um belo solo de Guto ao baixolão.

Explorar a  formação em trio acústico era um velho desejo de Yamandu: “Esse CD foi gravado há uns dois anos, estava na lista de espera para sair”, conta o músico, por telefone.

“É minha homenagem a uma tradição musical da América Latina, que é o trio de violões. Essa formação existe desde o México até a Argentina, é super tradicional esse tipo de sonoridade e eu queria mostrar isso no Brasil,  com uma linguagem fronteiriça”, detalha Yamandu.

A abordagem que ele chama de “fronteiriça” se refere às tradições gaúchas – e aqui se entende o termo gaucho como referente não apenas àqueles nascidos no estado do Rio Grande do Sul, mas à toda a região dos Pampas, que atravessa o estado sulista, o Uruguai e a Argentina.

“A tradição de trios que eu conheço mais é  uruguaia e argentina. E é engraçado isso, por que no Brasil se conhece mais a tradição mexicana (mariachis) do que sul-americana”, nota.

Mas que não se espere de Continente uma sonoridade meramente folclórica. Todas as faixas são autorais – de Yamandu, Guto (a maioria) e Arthur.

Para alcançar essa sonoridade dita  fronteiriça, o trio se vale tanto de técnica, quanto de intuição. “É as duas coisas juntas. Tem uma raiz ibérica muito forte. Representa  um outro Brasil que as pessoas não conhecem direito, já que em termos musicais, sempre se foca muito na coisa do samba, no estereótipo de Brasil”, percebe.

"Música culta"

“O Brasil tem tanta diversidade. Estive no Maranhão e, meu Deus, é outro mundo. A gente nem sabe o que existe por lá. Como aí na Bahia, que tem o Elomar.  Seria legal focar nessas diferenças também”, exorta.

Requisitadíssimo, Yamandu está sempre a viajar pelo Brasil e pelo mundo, levando sua música aos mais variados públicos. “Nos últimos anos tenho ido muito ao exterior, mais ou menos seis ou sete vezes por ano. Viajar levando essa música que eu faço é um privilegio, uma  alegria muito grande”, diz.

Como todo viajante, Yamandu descobre ainda mais sobre o próprio país no exterior: “Estive em Tel Aviv e Jerusalém e vi uma plateia muito fina, muito preparada. A diferença é essa: lá, há muita curiosidade pelo que não se conhece. Isso não acontece aqui. Estamos tão longe disso, de ter plateias preparadas para o que não conhece. Nosso povo é televisivo demais, só sabe do que está na TV”, lamenta.

“A internet ajuda a mudar um pouco isso, pois segmenta os guetos e dá acesso a essa música, que Egberto Gismonti chama de ‘música culta’”, conta.

Para Yamandu, “música instrumental” é “um termo que nos atrapalha. Quando você vai no show de um cantor, você não fala que vai num show de ‘música cantada’. Isso de ‘instrumental’ so existe na América Latina”, observa.

Mas triste mesmo Yamandu ficou com a recente perda de um dos maiores talentos brasileiros das últimas décadas: Dominguinhos, com quem gravou dois álbuns.

“Me deu uma brochada. Era  uma pessoa que só fez o bem, não era de excessos. Tive a felicidade de trabalharmos juntos e ele me ensinou muito. Estou amargando muito isso. Desde a morte do meu pai, eu não tinha esse sentimento de pesar tão profundo”, conclui.

Continente / Yamandu Costa / Biscoito Fino  / R$ 34,90 / www.biscoitofino.com.br / www.yamandu.com.br


6 comentários:

Franchico disse...

Gênio: algum desocupado botou letras de Morrissey nas tirinhas do Snoopy:

http://thischarmingcharlie.tumblr.com/

Franchico disse...

Sebastian Bach, Nelson (nem queiram saber), OK Soda, Special K, Eddie Vedder e seus imitadores, Vanilla Ice & Tartarugas Ninjas, PM Dawn, rave fashion, Courtney Love, Image Comics, Marilyn Manson, skapocalypse, swing revival, McG, nü-metal, Woodstock '99 e mais.

O que é isso, um pesadelo nostálgico?

Exatamente, são OS PIORES MOMENTOS DOS ANOS 1990:

http://www.spin.com/articles/the-worst-moments-of-the-90s-worst-band-names-worst-lyrics-worst-video/

Franchico disse...

Sensacional esse cartoon da Mulher-Maravilha.

http://www.bleedingcool.com/2013/08/14/watch-three-full-episodes-of-dc-nations-funky-wonder-woman-shorts/

"To the best of my knowledge, these few minutes of animation are the most substantial broadcast outing she’s had in over thirty years. Ridiculous."

Rodrigo Sputter disse...


Rapaz...quando eu penso que já vi coisas absurdas na cidade...infelizmente a brutalidade do estado consegue me surpreender de forma terrível!!

Será que agiriam assim em bares de bairros de classe alta???

Realmente estarrecido...

O Apartheid nunca acabou pras bandas de cá...

E ainda tem gente dizendo que a cidade tá massa!!!

http://youtu.be/usfJNWarf6A

Franchico disse...

RIP Laurie Forman.

http://omelete.uol.com.br/series-e-tv/morre-lisa-robin-kelley-de-70s-show/#.Ug4SqX_hfXU

Melhor "bitch" de sitcom de todos os tempos...

Franchico disse...

RIP Jon Brookes, batera, The Charlatans.

http://www.chromewaves.net/2013/08/rip-jon-brookes-of-the-charlatans/

Segundo membro do Charlatans morto. Câncer. Perderam o tecladista original em 1996. Acidente de carro.