quarta-feira, junho 05, 2013

GUITARRA VERSUS SAX: PAT METHENY TRAZ SHOW DA SUA UNITY BAND À CIDADE

O guitarrista norte-americano Pat Metheny nunca foi nenhuma unanimidade.

Maravilhou meio mundo com álbuns como 80/81 (1980) e Offramp (1981).

Horrorizou em igual medida, ao adotar a guitarra sintetizada Roland GR-300, um trambolho que logo foi abandonado.

Referência da guitarra no jazz dos últimos 40 anos, o Pat traz o show do seu mais recente trabalho, Unity Band, para Salvador, no dia 12 de junho, dentro da edição 2013 da Série TCA.

Fã declarado de música brasileira, Pat já tocou com gente do quilate de Naná Vasconcelos, Ivan Lins, Tom Jobim, Milton Nascimento e Toninho Horta.

“Para mim, o Brasil viveu uma ‘era de ouro’ da música entre os anos 1960 e 70, mais ou menos como aconteceu nos Estados Unidos entre as décadas de 1940 e 50, com o surgimento do be bop (jazz moderno)”, opina Pat, em entrevista por email.

Para ele, foi justamente a proximidade que havia entre as músicas brasileira e norte-americana que possibilitaram um “diálogo natural” entre ele e os músicos brasileiros.

“Aquele momento particular da MPB foi talvez a última vez, em qualquer forma de música popular, na qual harmonia e acordes desempenharam papeis centrais no aspecto formal do que torna esta forma de música tão atraente”, observa.

De fato, Pat chegou a morar no Brasil por um tempo nos anos 1980 e visitou Salvador, mas não chegou a se apresentar por aqui. Daí seu entusiasmo pela visita de daqui a alguns dias.

“Estou muito animado por chegar até aí desta vez. Já visitei a cidade e adorei, mas não tive a chance de tocar. Por isso mesmo, estou planejando um longo repertório”, avisa Pat.

“Ainda que o foco esteja nas músicas do disco da Unity Band, vamos cobrir um largo espectro dos meus trabalhos”, diz.

Guitarra e sax na frente

Formada por Chis Potter (sax tenor), Antonio Sanchez (bateria) e Ben Williams (baixo), a Unity Band surgiu da admiração de Pat pelo sax de Potter.

Na verdade, esta é a primeira vez que ele trabalha com um saxofonista na linha de frente com sua guitarra –  até mesmo dobrando os acordes (quando os dois instrumentos tocam juntos a mesma linha melódica).

“Tenho sido muito sortudo, por que pessoas que adoro como fã, eventualmente se tornam colaboradoras e amigas”, afirma o músico.

Lá fora, já fez parcerias com nomes de peso como  Herbie Hancock,  Ornette Coleman,  Sonny Rollins, Brad Mehldau e até David Bowie (no hit This Is Not America).

“Mas cada músico com quem toquei me ofereceu uma janela para diferentes formas de pensar. Adoro estar entre pessoas com pontos de vista fortes e habilidades musicais profundas que se  manifestam nessas visões de realidades musicais”, viaja Metheny.

Como todo jazzista de estirpe, Pat tocado em dois ou três projetos ao mesmo tempo. Seu último CD é uma releitura de obras de John Zorn:  Tap: John Zorn's Book of Angels Vol. 20.

“Este  é um projeto especial, no qual eu arranjei radicalmente as notas, de forma que quase as transformei em outra coisa. Mas não importa como você a trate, a escrita de John sempre retém sua força musical própria”, conclui Pat Metheny.

Pat Metheny & Unit Band / 12 de junho (quarta-feira), 21 horas / Teatro Castro Alves / R$ 100 (filas de A a P), R$ 80 (Q a Z) e R$ 60 (Z1 a Z 11) / Vendas: bilheteria TCA e SACs Barra e Iguatemi


5 comentários:

Franchico disse...

Avisar logo:

a partir de amanhã, 6 de junho, estou saindo de férias.

Não estarei na cidade por alguns dias, então não adianta me procurar.

Sei que vs são curiosos então eu conto.

Passarei alguns dias em Europa, lua de Júpiter, aonde me dedicarei a abater Dryads em alegres caçadas à base de muito Slurm no juízo.

Comportem-se, OK?

Enquanto não viajo, continuo liberando os comments. Depois acho que vai ficar difícil.

Meu celular não pega depois de passarmos por Deimos, lua de Marte.

Dia 1º de julho estou de volta. Bye!

Franchico disse...

Fica minha homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente...

Márcio A Martinez disse...

Ora bolas! Va pra Portugal de navio e nos deixe viu... Man, me traz um bom vinho do Porto e fica tudo bem... ENJOY!!!

Rodrigo Sputter disse...

vamos antes pra conquista com os honkers!!

hehehheh

Boa viagem meu caro, traga-me presentes!!

Rodrigo Sputter disse...

Depois de um amigo ter me apresentado no ano passado (ou foi retrasado?) essa pérola:

http://www.youtube.com/watch?v=RqgT2r-j_gE

Estou ouvindo esse disco do Michael Yonkers, sujão, de 2011, é impressionante como um cara que começou sua carreira no final dos anos 60 ainda possa soar muito bem na 2a década do século 21.

Dá um saque:

http://mediafirerarzip.com/michael-yonkers-with-the-blind-shake-period-2012