quinta-feira, maio 09, 2013

ANATOMIA DE UM CLÁSSICO

Com um remake em cartaz, A Morte do Demônio original (1981), ganha um livro que desmembra todos os detalhes de bastidores

Objeto de culto desde seu lançamento em 1983, o filme A Morte do Demônio (The Evil Dead) gerou uma trilogia, um remake (em cartaz nos cinemas), HQs, games e até um musical, além de ganhar  lugar privilegiado na cultura pop.

Agora, os fãs  ganham também um livro, contando toda a saga de feitura do filme original. Evil Dead - A Morte do Demônio [Arquivos Mortos], de Bill Warren, traz toda a saga do trio por trás do filme, desde suas infâncias até a realização da trilogia e além.

Fruto da mente criativa (e ligeiramente pervertida) dos então jovens Sam Raimi (diretor), Bruce Campbell (ator e coprodutor) e Rob Tapert (produtor), A Morte do Demônio é uma montanha-russa macabra de possessões demoníacas, desmembramentos, sustos e uma pitada de comédia.

Essa sensação de sobe e desce das montanhas-russas, na realidade, era justamente a intenção do trio desde o início.

“Comecei a ver que existe arte neles (nos filmes de terror), e que há uma técnica na criação do suspense. (...) Eu observava o suspense sendo construído em um filme, e quando ele era disparado, o público pulava e gritava. (...) Entendi que fazer um filme de terror era como escrever uma peça musical”, disse Raimi à revista New Yorker.

Peça-inaugural do subgênero de terror “filme de cabana”, no qual jovens farristas são encurralados e mortos em alguma cabana isolada na floresta, A Morte do Demônio coloca dois rapazes e três moças em sérios apuros quando um deles encontra um estranho livro e um gravador no porão.

A gravação informa, em voz sinistra, que o livro é um volume ancestral utilizado na invocação de forças demoníacas. E começa a recitar as palavras que chamam essas forças.

A câmera e a tábua

Instantaneamente, o próprio espectador “se torna” parte dessas forças, por meio do recurso da câmera subjetiva (primeira pessoa), que percorre os bosques em alta velocidade, entre árvores e sobre lagos, até a cabana – um dos muitos truques exibidos por Raimi ao longo da película.

No livro, Warren desenterra muitos detalhes até então desconhecidos dos fãs.

Raimi, um garoto de classe-média de Detroit, já fazia filmes caseiros em  super-8 desde criança, no porão da casa dos seus pais.

(Ao lado, uma rara foto de bastidores de Bruce e Sam, durante as filmagens da cena da ponte).

Sua principal inspiração, contudo, não eram os monstros clássicos da Universal ou da Hammer – e sim, as comédias dos Três Patetas, influência leve em A Morte do Demônio e escancarada em sua sequência, Uma Noite Alucinante (Evil Dead 2, 1987).

Com o filme, rodado com orçamento ínfimo e muito sacrifício da parte de toda a equipe envolvida, Raimi, Campbell e Tapert  foram aclamados em festivais mundo afora, chegando a serem aplaudidos de pé em Cannes e tornando-se nomes quentes na indústria.

Raimi é hoje um diretor de blockbusters milionários como a trilogia Homem-Aranha (2002, 2004 e 2007) e Oz - Mágico e Poderoso (2013).

Mas foi ali, nos bosques gelados dos cafundós do Tennessee em pleno inverno, que o cineasta, então com 21 anos, cimentou sua estrada de tijolos de ouro rumo à fama e fortuna.

Para isto, lançou mão de toda sua criatividade.

Warren revela que, para os famosos travelings pela floresta, foi utilizada uma tábua carregada por dois homens, sobre a qual a câmera foi presa com fita adesiva.

Steadycam (equipamento profissional)? Com que dinheiro?

Caudaloso, o [Arquivos Mortos] de Warren traz muitos e muitos outros detalhes sobre a trilogia e seus produtos  derivados.

Um deles, surpreendente, dá conta da prisão do distribuidor britânico do filme, acusado de violar o Ato de Publicações Obscenas (OPA, em inglês).  Essencial para os fãs.

Evil Dead - A Morte do Demônio [Arquivos Mortos]  / Bill Warren / DarkSide/ 320 p./ R$ 49,90/ R$ 64,90 (edição capa dura) / www.darksidebooks.com.br


15 comentários:

Franchico disse...

Porra, que demais. As revistas da linha Lanterna Verde dos EUA estão vindo com anéis das diversas tropas de Lanternas. Olha só:

http://www.bleedingcool.com/2013/05/09/the-free-green-lantern-rings-are-back/

Eu queria principalmente - além do verde, claro - o laranja, que é do insuportável Larfleeze, único Lanterna Laranja do universo e um do personagens mais legais lançados pela DC nos últimos anos - junto com o recém-empacotado Demian Wayne....

Franchico disse...

É, eu sou um quarentão meninão mesmo, sorry aí.....

Rodrigo Sputter disse...

http://www.youtube.com/watch?v=4VHl_oHTHTU


Bicho, ROCK IN SAJ dia 29, bora??

Franchico disse...

Rapaz, acho difícil....

Franchico disse...

Comunicado da banda Motrícia.

SEGUE RELEASE:

Banda Motrícia (BA) anuncia pausa
por tempo indeterminado

O grupo soteropolitano de rock Motrícia, capitaneado pelo guitarista-fundador e conhecido tatuador Álvaro Medrado, vem a público anunciar uma pausa por tempo indeterminado.

De acordo com a banda, a decisão se deve ao conflito das agendas pessoais dos seus integrantes.

A banda (ex-Mortícia) surgiu no cenário musical local, em 2007, tendo o cantor e também fundador Lucas Ferraz (atual Porn Queen) no vocal. Atualmente, o grupo contava com os músicos Álvaro Medrado, na guitarra, Adriano Bastos, na guitarra, Larriri Vasconcelos, no baixo, Mark Mesquita, na bateria e Leão, na voz.

Em 2013, a banda lançou o seu primeiro álbum autoral contendo dez canções, como as faixas 'Incondicional' e 'Noturno', produzidas por André t. O disco será disponibilizado na íntegra para download free na internet.

Para ouvir uma mostra do debut album da Motrícia, clique aqui:
https://soundcloud.com/motricia

Reveja trecho de show da Motrícia:
https://www.youtube.com/watch?v=r5edTGzIOBw"

Franchico disse...

Finalmente Grant Morrisson mostra alguma "evidência física" de sua há muito anunciada, aguardada e propalada graphic da Mulher Maravilha:

http://www.bleedingcool.com/2013/05/10/here-comes-wonder-woman-earth-one-by-grant-morrison-and-yanick-paquette/

Promete!...

Franchico disse...

A série de TV da Shield, Marvel's Agents of Shield, vem aí. Primeiro teaser mostra, de relance, o bom e velho Hulk em um de seus chiliques costumeiros, destruindo um carro:

http://www.bleedingcool.com/2013/05/09/watch-first-mini-teaser-for-marvels-agents-of-shield/

Isso mesmo, Hulk! Carro mau! Esmague mermo!

Franchico disse...

Paquito escreveu um belo obituário duplo para Peu Sousa e Paulo vanzolini:

http://terramagazine.terra.com.br/jequietcong/blog/2013/05/09/dois-anjos-paulo-vanzolini-e-peu-sousa/

Rodrigo Sputter disse...

http://sphotos-a.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/936521_378322222278881_1713612106_n.jpg

bora??

merece uma notinha pelo menos-hehehehe

Franchico disse...

Super-herois da vida real, o movimento continua, agora em NY City:

http://www.bleedingcool.com/2013/05/10/the-new-york-initiative-real-life-superheroes-hit-the-headlines/

Franchico disse...

A vida de Héctor Germán Oesterheld (1919-1978?), fantástico quadrinista argentino autor de O Eternauta, virou minissérie na TV pública hermana:

http://omelete.uol.com.br/quadrinhos/german-biografia-do-criador-do-eternauta-vira-minisserie-na-tv-argentina/

Rodrigo Sputter disse...

http://sphotos-a.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/400718_574408332580892_1615715073_n.jpg

um cartaz + "psicodelico" do som.

Franchico disse...

Muita coisa boa para assistir no In-Edit deste ano. Vejam a programação lá no El cabong:

http://www.nemo.com.br/elcabong/2013/05/o-que-vem-por-ai-em-2013-2/

Franchico disse...

Rino sem traje cinza nem chifre na testa, Electro negro, Harry Osborn de cabelo liso escorrido????

http://omelete.uol.com.br/homem-aranha-amazing-spider-man/cinema/o-espetacular-homem-aranha-2-fotos-e-videos-do-set/

Tá tudo diferente nesse O Espetacular Homem-Aranha 2. Ainda assim, tô afinzão de assistir.

E não, diferente de 90% das pessoas que viram o 1, não achei ruim, não.... Não é nenhuma maravilha, mas porra, iso é um blockbuster de super-heroi da Marvel, não um filme europeu de arte,né? Se eu me diverti, tá bom!

Rodrigo Sputter disse...

soube qeu Richie Ravens morreu? eu nem vi notícias...