quarta-feira, maio 15, 2013

O EFECTO VERTIGO DE CH STRAATMAN

Apreciadores dos bons sons latinos tem ótimo programa para amanhã à noite, quando o contrabaixista baiano CH Straatman (fotos: LC Press) lança, com show no Commons Studio Bar, seu primeiro disco solo, Efecto Vertigo.

Fascinado pela música latina, especialmente pelas tradições cubanas e porto-riquenhas, CH engendrou uma obra que é, ao mesmo tempo, arrebatadora e despojada.

Arrebatadora pela beleza dos dedilhados ao violão, pelo grave do baixo acústico, pela força das percussões e pelo acento dramático inerente à latinidad.

E despojada por que se trata de um disco essencialmente acústico, sem a avalanche de metais (sopros) comumente associada à música latina.

“Comecei a ter contato com os ritmos latinos por que, bom, eu  nasci em Salvador”, lembra o músico.

“A música que toca nas rádios e vários artistas daqui sempre flertaram com ela. Além de a cidade ter essa cultura de percussão muito forte”, vê.

Quem se surpreendeu com a essa virada na carreira do ex-Retrofoguetes é por que não conhece sua antiga banda.

“Já a partir das gravações do primeiro disco dos Retrofoguetes (2004), eu percebi que curtia tocar com percussão”, lembra.

Mas foi nas gravações do segundo CD, Tcha Tcha Tchá (2009), que, não só CH se rendeu de vez, como conheceu aquele que viria ser seu principal parceiro em Efecto Vertigo: o percussionista Hudson Daniel.

“Ali eu percebi que conseguia compor legal com percussão. Comecei a curtir e  ouvir muita coisa. Em março de 2012, resolvi me concentrar nisso e compor material próprio”, conta.

Depois de compor dezenas de músicas, CH chamou Hudson e mostrou o material. “Ele gostou muito e disse que queria gravar todas. Aí resolvemos trabalhar como dueto”, conta.

Entra em cena a terceira peça chave de Efecto Vertigo, o mais do que adequado produtor chileno-baiano Jorge Solovera.

“Eu já vinha tocando com ele por aí, então comecamos a conversar sobre como eu queria que soasse:  aproveitar bastante a ambiência da sala de gravação, o som natural dos instrumentos”, detalha CH.

"Os instrumentos foram gravados de forma a se usar bem a ambiência da sala, com os microfones mais distantes dos instrumentos. Assim você aproveita mais a sala em si como uma caixa acústica para a percussão. A sala se torna um complemento dos instrumentos", explica.

Solo e bem acompanhado

As inspirações vieram (também) de uma boa pesquisa: "Me inpirei em baixistas como Israel Cachao, Orlando "Cachaito" Lopez (do Buena Vista, sobrinho de Israel), Oscar de Leon e coisas de percussionistas como Giovani Hidalgo, Mungo Santamaria, Guen. Ouvi muito o guitarrista Manuel Galban. Tito Puente claro! Cuban Roots. E note que alguns desses artistas são porto-riquenhos, nem todos são cubanos".

"Ouvi também uns merengues africanos. Ouvi muita coisa mesmo, fiz uma boa pesquisa", garante.


O resultado, gravado no Estúdio 12 Por 8, está disponível no CD, nos shows de amanhã e nos próximos que virão.

“Já tem um marcado em agosto, mas antes disso, em julho, com certeza faremos uma temporada. Só não sei dizer aonde, ainda”, avisa.

Sobre a ausência dos sopros, CH justifica: "Como era meu primeiro disco, eu queria gravar todas as cordas sozinho. O conceito era esse mesmo, de ser uma coisa mais acústica e despojada. Mas eu já ando pensando em um segundo disco .No próximo, eu já penso em agregar os sopros".

Sobre sua saída dos Retrofoguetes, banda que integrou durante onze anos (2002-20013), ele diz que, "de início, eu tinha decidido fazer (o CD solo) ainda participando da banda. Era para ser em paralelo mesmo. Mas a vida foi tomando caminhos diferentes. Foi uma coincidência. A banda estava trabalhando bem, mas os objetivos de vida já não eram os mesmos. Em uma banda, é importante que os membros tenham objetivos iguais. As opções estavam ficando cada vez mais diferentes. Quando chega nesse ponto, é melhor se concentrar naquilo em que se acredita. Cada um foi cuidar do que achava mais interessante", detalha CH.

Para quem não lembra ou não sabe, CH milita no meio roqueiro baiano desde meados dos anos 1990, quando surgiu como integrante da banda Blacktrunk, que tinha ainda como membros os guitarristas Emerson Borel (recém-saído da Úteros Em Fúria), Candido "Nariga" Soto Jr. (recém-saído da então Dr. Cascadura), a hoje jornalista política Regina Bochichio (vocais), o baterista Yuri Bonebreaker e um segundo vocalista, Claudionor "Dionorix".

A banda não durou muito e CH logo foi convocado pelo recentemente morto Peu Sousa para a Dois Sapos & Meio.

Com ela, gravou o único álbum da banda, Obrigado Vasquez! (1999). (Na verdade, quem gravou o baixo foi Renato Nunes, baixista do Diamba. CH assumiu logo depois das gravações, fazendo os shows de lançamento).

Da Dois Sapos, CH embarcou nos Retrofoguetes – que por sua vez, tinha acabado de perder o baixista original, Joe Tromondo, para Pitty.

No palco, CH se apresenta bem acompanhado, com o trombonista Hugo Sanbone (maestro fundador da Sanbone Pagode Orquestra), o  guitarrista e produtor Jorge Solovera e o trio de percussionistas Yago Avelar (Orquestra de Pandeiros Itapuã), Ícaro Sá  e Jaime Nascimento (ambos da Orkestra Rumpilezz).

O violonista Cássio Nobre (Viola de Arame), que toca em duas faixas do CD, também estará no show.

Show de lançamento Efecto Vertigo / Amanhã, 22 horas / Commons Studio Bar (Rio Vermelho) /  R$ 20, R$ 15 (antecipado)

Efecto Vertigo / CH Straatman /  Independente / R$ 15 / À venda nos stands do Circuito Motiva ou pelo email contato@chstraatmann.com / Ouça: www.chstraatmann.com





9 comentários:

Franchico disse...

A Mythos lançando Juiz Dredd e títulos da Dynamite (O Sombra! Uhú!) no Brasil:

http://www.universohq.com/quadrinhos/2013/n09052013_05.cfm

E tb Next Men, de John Byrne:

http://www.universohq.com/quadrinhos/2013/n15052013_01.cfm

Enquanto a HQM solta títulos da Valiant:

http://www.planetagibi.net/2013/05/x-o-manowar-inaugura-o-universo-valiant.html#more

Fora a avalanche mensal de DC e Marvel via Panini, Bonelli via Mythos, Walking Dead (via HQM), etc e tal.

Isso me parece um mercado em expansão ou eu estou viajando?

Anônimo disse...

Uma observação,o baixista do "Obrigado Vasquez" é Renato Nunes, baixista do Diamba, que fez um excelente trabalho nesse disco. Quando entrei no trabalho, o disco já estava gravado, ajudei a lançar assumindo os shows à partir dali. Abraços, CH.

Franchico disse...

Beleza, CH! Vou retificar! Abç!

Franchico disse...

O irônico desenho animado Apenas Um Show (Cartoon Network) ganhou uma HQ nos EUA. O cara lá do BD achou qe tem uma "vibe Scott Pilgrim".

http://www.bleedingcool.com/2013/05/15/regular-show-1-tells-you-the-evil-evil-truth-about-mosh-pits/

O que eu sei é que, se sair por aqui, eu vou querer ler.

Franchico disse...

15 anos após o fim da série, 15 curiosidades sobre Seinfeld:

http://omelete.uol.com.br/series-e-tv/seinfeld-15-curiosidades-no-aniversario-de-15-anos-do-fim-da-serie/

Franchico disse...

"Hello, Newman"!

http://www.youtube.com/watch?v=98dai6CC5BA

Franchico disse...

Mickey "Monster" Rourke de volta em Mercenários 3, uhú!

http://omelete.uol.com.br/os-mercenarios/cinema/os-mercenarios-3-tera-volta-de-mickey-rourke/

Franchico disse...

"It is pretty cool".

http://omelete.uol.com.br/pacific-rim/cinema/circulo-de-fogo-assista-ao-novo-trailer-do-filme/

Também achei....

Rodrigo Sputter disse...

http://www.soterorockpolitano.com/2013/05/vocalista-do-garotos-podres-deixa-banda.html

viuge!!