terça-feira, maio 21, 2013

DOIS GUITAR HEROES, DOIS DISCOS, DOIS ESTILOS

Tradição essencialmente roqueira, os guitar heroes não tem cor, nacionalidade ou escola definidas.

Eles simplesmente são.

O que eles tem mesmo é estilo. E cada qual com o seu.

Dois deles, incontestáveis, lançaram bons discos recentemente.

Um é velho conhecido: o inglês Johnny Marr, estilista-mór da Gibson semiacústica, arquiteto do som do The Smiths, uma das últimas bandas verdadeiramente originais do rock.

25 anos após a dissolução dos Smiths, ele solta seu primeiro álbum solo: The Messenger.

O outro vem ganhando notoriedade rapidamente: Gary Clark Jr. (acima e abaixo, em fotos de Frank Maddocks), músico texano de 29 anos que tem sido apontado como o grande renovador da tradição do blues em sua terra, título que se confirma com seu terceiro álbum (primeiro por uma major), Blak and Blu.

Prodígio das seis cordas, o rapaz anda tão bombado que já recebeu elogios e dividiu o palco com gente do quilate dos Rolling Stones, Eric Clapton,  Sheryl Crow, Alicia Keys e outros.

Recentemente, Gary Clark Jr. esteve no Brasil, quando se apresentou no Lollapalooza 2013.

Mosaico brilhante

Sem rodeios, o que se pode dizer de Blak and Blu é que se trata de um disco feito para durar – aquele tipo de obra que aponta caminhos para outros artistas e ainda será ouvido daqui a décadas.

Um feito raro em tempos de música fast food em geral.

Razões para tão alta aposta?

Além das evidentes habilidades de Clark como instrumentista, compositor e cantor (o falsete mais doce do rock desde Lenny Kravitz), a multiplicidade de estilos abordados  nas 13 faixas do disco mostram que ele, como outros grandes músicos, não acredita em gêneros ruins. O que há – em qualquer gênero – são bons e maus músicos.

 Gary Clark Jr. passeia com total desenvoltura do rock ‘n’ soul  rasgado (Ain’t Messin ‘Round), ao blues rock (When My Train Pulls In, Bright Lights), passando pelo soft rock (Blak and Blu, Things Are Changin’), rock ‘n’ roll (Travis County), hip hop (The Life), hard rock (Glitter and Gold), balada (Please Come Home) e até blues rural, bem roots (Next Door Neighbor Blues).

Um senhor mosaico musical no qual todas as peças parecem se encaixar em harmonia, formando a imagem completa de um artista jovem extremamente promissor, no auge de sua forma artística.

Fortíssimo candidato a disco do ano.

Baixas expectativas

Infelizmente, o mesmo entusiasmo não se aplica a The Messenger, de Mr. Marr.

Não que seja um álbum ruim. Mas, em se tratando de um verdadeiro herói da guitarra – ainda mais um tão singular, com um trabalho anterior tão personal –, The Messenger falha em arrebatar seus ouvintes.

Há boas faixas, quase todas melodiosas e executadas em um renovado estilo britpop, como The Right Thing Right, European Me e Upstarts, só para citar algumas.

Mas não há nada assim, que entusiasme o ouvinte de verdade. Por isso mesmo, fãs dos Smiths não devem ouvir este disco com  altas expectativas.

Até por que Morrissey não está aqui. O cantor é o próprio Marr, que canta direitinho e soa agradável, mas está longe de ter uma voz marcante.

Quanto ao guitar playing em si, Marr demonstra continuar em boa forma com os riffs limpos que fizeram sua fama. A faixa-título é um bom exemplo disso.

Outros destaques do disco são Word Starts Attack (meio Beatles) e Sun & Moon (bela dinâmica baixo-guitarra).

Além do instrumento de preferência (a guitarra), Gary Clark Jr. e Johnny Marr tem pelo menos mais um ponto em comum: paixão pela Gibson ES-335.

Blak and Blu / Gary Clark Jr. / Warner Music / Produzido por Mike Elizondo, Rob Cavallo e Gary Clark Jr. /  R$ 34,90



Johnny Marr / The Messenger /Produzido por  Johnny Marr e Doviak / Warner Music / R$ 34,90

 

3 comentários:

Franchico disse...

A filha de Alisson da Pastel de Miolos vai passar por uma cirurgia de coração e precisa de doações de sangue. Torcemos muito por ela. Segue o pedido que chegou por email:

IMPORTANTE:
Filha de Alisson Lima (Vocal/Guitarra) da banda Pastel De Miolos.

A Cirurgia está confirmada para próximo dia 27/05/2013, portanto, ideal que as doações ocorram até antes da Cirurgia.

AOS AMIGOS:

Minha filha , Maria Flor, fará uma séria cirurgia de coração nas próximas semanas e eu venho aqui pedir a ajuda dos que puderem ajudar no sentido de fazer uma doação de sangue em seu nome, o sangue que não for utilizado por ela vai ajudar outras pessoas que estiverem precisando! Agradeço antecipadamente as doações, os que não puderem doar por qualquer motivo eu agradeço as orações, vibrações e pesamentos positivos em função da minha menina! Os dados estão logo abaixo:
Recebedor do sangue: Maria Flor de Araujo Lima
Hospital da Cirurgia: Hospital Santa Izabel
As doações podem ser feitas no seguinte endereço: Rua do Limoeiro, 179, Nazaré, Telefone (71)2103-8200
Horário de doações: 07:00 ás 13:00
Tipo de sangue: A +, A-, O+, O-
Qualquer dúvida visite esse site: http://www.stsnet.com.br/
Essa é uma situação séria e real! Obrigado!

Ass: Alisson Lima Pdm e familia.

Franchico disse...

A propósito, a revista Juiz Dredd Megazine já está nas bancas de Salvador e é uma delícia. Formato Espada Selvagem de Conan, com várias HQs curtas, tem gostinho das antigas Aventura & Ficção, Heavy Metal etc.

Recomendadíssima.

Rodrigo Sputter disse...

Marr na época dos smiths creio que usava + gretsch e rickenbecker...que por sinal são 2 guitas FODÁSTICAS...e curiosamente uma quem pira são os rockers e a outra os mods...50 & 60s...