terça-feira, janeiro 08, 2013

POSSÍVEIS SEXUALIDADES EM BELA HQ BAIANA



O Quarto Ao Lado, álbum em quadrinhos (e alguma prosa) de Marcelo Lima e André Leal (com participações de Bruno Marcello e Daiane Oliveira), é uma obra que, por si só, já nasce histórica: salvo engano, é a primeira HQ baiana dedicada ao tema da diversidade sexual.

Longe do panfletarismo das cartilhas de ONGs, O Quarto Ao Lado centra sua narrativa principal no relacionamento ambivalente de dois amigos de infância, Rafa e Matias.

Há três outras tramas menores envolvendo personagens periféricos à trama principal, mas que ajudam a ilustrar a ampla gama de afetos bi e homossexuais que eram o objeto de interesse do idealizador da HQ, o roteirista Marcelo Lima.

Talento em ascenção após os bons resultados de seu álbum anterior, Lucas da Feira (em parceria com Marcos Franco), Lima começou a se interessar pelo tema da diversidade sexual ao integrar o grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade (CUS), orientado pelo professor Leandro Colling (Ufba).

“Aí surgiu a oportunidade de me  aprofundar nesse tema, até por que muitos amigos meus tinham se assumido gays. Achei que HQ seria uma boa mídia para abordar o assunto e aí fui compondo a história”, detalha Marcelo Lima.

Com uma linguagem adulta e narrativa baseada em longos diálogos, Lima construiu sua história dispensando a estrutura clássica início-meio-e-fim, preferindo enfocar um período de tempo na vida dos personagens – um tempo de (in)definições.

“Assim como na vida, também na sexualidade muitas vezes as coisas não estão definidas. Então, quando pensei na estrutura da história, achei que eu tinha que acompanhar com naturalidade o que estava acontecendo, como numa passagem do tempo”, observa Lima.

“Tudo depende da configuração de cada relacionamento. Tem gente que se define e outras não. Mas, mesmo assim, passa por experiências. Alguns personagens são gays de fato, mas precisam se identificar e passar por experiências diferentes”, diz Marcelo.

Ele não sabe se O Quarto Ao Lado é, de fato, a primeira HQ baiana dedicada ao tema da homossexualidade, mas fica feliz por que só o tema em si, acredita, deverá atrair leitores não usuais de quadrinhos.

“O teor de sexualidade traz leitores não tão familiarizados com HQ. Muita gente me falou que este foi o primeiro álbum de quadrinhos que comprou na vida. Isso  mostra que HQ serve para abordar qualquer tema: não-ficção, jornalismo etc. Isso me deixa feliz. Gostaria que mais gente explorasse esses outros caminhos nos quadrinhos baianos”, exorta Lima.

Contemplado com financiamento pelo Fundo de Cultura da Bahia através do Edital Culturas LGBT, o projeto de Lima se materializa neste belo álbum P& B, no qual três artistas se esmeraram para visualizar os personagens e tramas do autor.

A principal, de Rafa e Matias, e a que abre o álbum, de Warren e Uíliam (que trata de um affair entre um turista inglês e um soteropolitano da Gamboa de Baixo), tem desenhos de André Leal, que também vem mandando muito bem em HQs como São Jorge da Mata Escura.

“Leal foi meu parceiro nesse projeto desde o início. Mesmo sem edital,  já tinhamos páginas prontas”, conta Lima.

Leal, dado a desenhar belas mulheres em trajes de ginástica, conta que nunca tinha trabalhado com personagens homossexuais antes, mas “não tive nenhuma dificuldade porque encarei como um serviço de qualquer outro quadrinho. É pegar as orientações contidas no roteiro e executar os desenhos dentro do prazo”, conta.

Ao Bruno Marcello coube quadrinizar a história da espevitada Isa, namorada de Rafa, contada em flashback.

E Daiane Oliveira ilustra o conto em prosa Um Corpo Estranho, que fecha o álbum.

Após o lançamento em Feira de Santana no mês passado, um coquetel na Livraria Cultura marca o lançamento na capital, amanhã.

(Imagem 1: André Leal, imagem  2: Bruno Marcello e imagem 3: Daiane Oliveira.)


Lançamento: Amanhã, 19 horas / Livraria Cultura (Salvador Shopping)

O Quarto ao Lado / Marcelo Lima, André Leal, Daiane Oliveira e Bruno Marcello / Fundação Pedro Calmon / 104 p. / R$ 15 / http://oquartoaolado.com

6 comentários:

Franchico disse...

Notícia extraordinária: Pâ-pâ-pâ-pâ-pâ-pâ-pâ-pâ-pâ-pâ-pâ-pâââââââââââââ-trrrrruuummmm!....

BOWIE SAIU DA TOCA!

http://g1.globo.com/musica/noticia/2013/01/david-bowie-faz-66-anos-e-lanca-primeiro-single-em-10-anos.html

DISCO NOVO EM MARÇO.

BAM!

Franchico disse...

Texto deste que vos escreve produzido a toque de caixa para esta nobre ocasião:

http://atarde.uol.com.br/materias/1476976

Franchico disse...

Ah! Quem puder comentar lá, agradeço de coração a preferência...

Franchico disse...

Óia o Justiceiro! Encheu as mão nas coxas (e que coxas) da Elektra

http://omelete.uol.com.br/marvel-comics/quadrinhos/marvel-elektra-e-justiceiro-sao-novo-casal-da-editora/

Tem Demolidor que é cego....

Franchico disse...

RIP David R. Ellis.

Quem? Diretor de Serpentes a Bordo...

http://omelete.uol.com.br/cinema/morre-david-r-ellis-diretor-de-serpentes-bordo/

Quolé? O filme é divertido pracaraio!

Márcio A Martinez disse...


Kaaakkkkkkk!!!

Chico, vai-ti-fu cara! "Tem Demolidor que é cego" foi genial...

(E quem disse que é só mâo nas coxa?!?)