sábado, dezembro 15, 2012

MICHEL HOUELLEBECQ ESTÁ (METAFORICAMENTE) MORTO. VIVA MICHEL HOUELLEBECQ!

Psicologia infantil básica: toda criança terrível sabe que, a partir do momento em que seus pais já não dão a mínima para suas travessuras, elas automaticamente perdem a graça, sua própria razão de ser.

O escritor francês (nascido na Ilha de Reunião) Michel Houellebecq (foto Alexandra Olivotto / Reuters), que fez da sua condição de enfant terrible profissão de fé, deve estar, desde 2010, se debatendo com este dilema.

Explica-se: naquele ano, seu livro mais recente, O mapa e o território, lançado no Brasil pela Editora Record, foi o grande vencedor do Prêmio Goncourt, a maior premiação literária do país de Balzac.

Para alguém conhecido por disparar, aqui e ali, opiniões misóginas e até mesmo racistas (em relação aos muçulmanos), tamanho reconhecimento deve ter  efeito equivalente a castração para um sujeito galinha.

Apontada como “obra-prima” pela crítica literária mundo afora, O mapa e o território narra a vida e a obra do artista visual parisiense Jed Martin, provavelmente o sujeito mais estoico da literatura desde a Bíblia (Jó).

Instalação de arte visual

Martin, cuja mãe se suicidou quando ele ainda era criança, tem uma relação distanciada com o pai, um arquiteto mal humorado.

O problema é que a relação dele com tudo (e todos) mais que o cercam é igualmente distante, fria.

Sua obra, que inclui “apropriações” de objetos ultrapasados pela tecnologia (máquinas de escrever), mapas dos famosos Guias Michelin e uma série de telas em que retrata desde padeiros a Bill Gates, é minuciosamente examinada por Houellebecq em longas digressões que poderiam se tornar maçantes, mas – e aí está a graça do livro – estão carregadas de ironias disparadas ao mundo da arte visual, da publicidade, da comunicação e a sociedade europeia como um todo.

Não por acaso, o autor foi vítima de acusações de plágio, já que teria se "apropriado" - de novo? - de trechos inteiros de textos dos Guias Michelin, da Wikipedia e outras fontes.

Mas a suprema ironia se dá mesmo é ali pela metade do livro, quando o galerista de Jed, Franz, sugere ao primeiro que ele convide um famoso escritor para assinar o texto do catálogo de sua mostra da série “Profissões”.

O escritor convidado é ninguém menos que o próprio Houellebecq (acima, em foto TVRinfo.ro), que descreve a si mesmo com um misantropo repugnante, pouco chegado em banho e com doenças de pele.

Ainda mais irônico é o destino que o escritor dá a si mesmo no livro, um golpe de mestre literário fatal, inesperado e divertidíssimo.

O mapa e o território é, no fim das contas, uma obra de arte tão moderna quanto as instalações artísticas que ironiza: intriga antes de emocionar, faz rir diante da desgraça e nos informa sobre o ciclo de vida das moscas com propriedade científica.

Reconhecido e aclamado, resta saber que travessura sobrou agora a  esta criança terrível.

O mapa e o território / Michel Houellebecq / Tradução: André Telles / Editora Record / 400 pgs. / R$ 49,90

12 comentários:

Franchico disse...

O retorno do House of Love:

http://www.chromewaves.net/2012/12/the-house-of-love-return-with-a-fresh-coat-of-paint/

Excelência shoegaze original, para quem conhece do assunto....

Franchico disse...

Aqui, a Uncut faz um review do clássico LP do HoL, de 1988:

http://www.uncut.co.uk/the-house-of-love-the-house-of-love-review

Até hj tenho aquele vinil da Stiletto... Lindo, lindo, lindo. Não se fazem mais discos assim, ponto.

Franchico disse...

Lembram daquela história do doidão do Jaz Coleman (Killing Joke), que tinha sumido do mapa pouco antes de iniciar uma turnê?

http://www.guardian.co.uk/music/2012/aug/01/killing-joke-jaz-coleman-missing

Pois é, o homem aparaceu poucos dias depois. NO SAHARA!

http://www.guardian.co.uk/music/2012/aug/13/killing-joke-jaz-coleman-resurfaces

Ele diz que está vivendo uma "existência nômade".

O sujeito é cool demais.

Franchico disse...

Snyder e Paquette deixam a nova série do Monstro do Pântano, uma das poucas dos Novos 52 da DC que estava boa de verdade:

http://omelete.uol.com.br/dc-comics/quadrinhos/monstro-do-pantano-roteirista-e-desenhista-deixam-serie/

Tudo bem que ela é bem em cima da fase Moore / Tottleben / Veitch, mas, ainda assim, tinha lá sua pegada própria....

Sai no Brasil na revista Dark, uma espécie de revista Vertigo dos personagens mais "sombrios" da editora.

Márcio A Martinez disse...

Ih Chics, tô atrasado nas leituras do blog, então em relação a um dos posts anteriores eu digo: Tb sou ultra mega fã de Star Wars, mas aí é que está, se NÃO FOSSE por Tolkien e seu Nhô Nhô das Rosca, será que existiria um Guerra nas Estrelas (pelo menos do jeito que conhecemos?!?)
Absolutamente TUDO ali é feito de Tolkien, Senhor dos Anéis principalmente, admitido pelo próprio G Lucas na época do estouro da trilogia Tolkiana. Agora, claro que ninguém é obrigado a gostar mais ou menos dessa ou daquela versão, é só uma questão de gosto próprio e ponto.


Esse LP do HoL Cebola tb tem! Eu ouvia tanto que quase fura a zorra! Bom saber desse retorno... agora, vejamos QUE espécie de retorno é esse...

Franchico disse...

Márcio, só uma retificação a minha afirmação anterior "I'm a Star Wars person": isso não é bem verdade.

A mais próxima da verdade seria "I'm a Battlestar Galactica person".

Ou "I'm a Spider-Man person"...

"I'm a Ghost Rider person" ou "I'm a The Sopranos person" também são válidas....

Quanto a influência de Tolkien sobre a cultura pop, claro, isso é totalmente verdade.

Assim como é totalmente verdade a influência de quase toda a mitologia europeia original sobre Tolkien.

Moral da história: ladrão que rouba ladrão....

Márcio A Martinez disse...

Sim, sim, meu velho, sei que você é uma caralhada de "persons" por aí, cara mais quadrophênico pô! Já entendi seu tipo de gosto, quer dizer, eu sempre soube mas... whatever (como diria aquela loirinha de Two Broken Girls)...

Porra! Assistiu ao Rolling Stones no Multishow??? Bloody fucking hell!!!

Lady Gaga parecia um porra de uma entidade invocada por John Constantine!!!

Franchico disse...

Boa definição para a aparição daquela entidade babosa de outra dimensão, Márcio. Aquilo não é uma mulher, é um autêntico encosto. Vade!

Assisti boa parte do show. Confesso que depois de tantos já vistos, esse me pareceu um tantinho burocrático, descontado o astral nas alturas de Ronnie "Be Good" Wood. Mr. Keith me pareceu um tantinho entediado e Mick, no piloto automático. Já Mr. Charlie W, que mal há de lhe ir contra?

Desnecessário dizer que, entre os convidados, Mr. Bruce S. botou pra ver tálba lascar com o coração na boca, como sempre. Já os Black Keys mostraram a que vieram: manter a chama do rock 'n' roll (bem) acesa. Mandaram muito bem, como de costume. Mas sou suspeito.

Franchico disse...

Obviamente, o evento dos anos! SEGUE RELEASE:

“WOODSTOCK FAVELA DE NATAL 2012 - Lembre-se, se o Natal não está em seu coração, você não o encontrará debaixo da árvore.”

Um evento bacana, em um dia super especial pra que você se divirta a valer, agite muito com seus amigos, tome um bom banho de piscina e esteja em total sintonia com a natureza e com as energias positivas de nosso planeta!!!!

REALIZAÇÃO: FRANGOTE RECORDS E COLETIVO DAS RUAS.

Horário: A partir das 13 hrs!

Data: 25/12/12 (Terça-Feira)

Contribuição Simbólica: 5 r$

Local: Casa de Antonio Luís (Tonton) em Lauro de Freitas. Mapa esclarecedor em breve.

Atrações: Aphorism (http://soundcloud.com/diogo-og/aphorism-regozijo)
As Tartarugas Ninja (Ex-Rewris Blues Band)
Cissa Guimarães (http://www.facebook.com/cissaguimaraes)
Cobra City (http://www.facebook.com/cobracityrock)
Fracassados do Underground (http://www.myspace.com/bandafug)
Jonas (http://www.myspace.com/conjuntojonas)
Monster Mash (Misfits Cover - Favela)
Os Três Tenores do Funk: Chuplicgileboris (Funk)
Wändä Cheese (http://www.facebook.com/WandaCheese)
DJ RANDOM (http://www.djrandom.com.br/)

Circuito de Palestras:

Caderneta de poupança, empréstimos, ações, qual a melhor maneira de investir. Palestrante: Michael Lima Martins.

Como se esconder da sociedade em tempos de redes sociais. Palestrante: Felipe Barbosa.

Como procriar, ser pai e não perder o jeitão rockeiro de ser. Palestrante: Marcos Peçanha.

Sucesso em todas as estâncias da vida: como alcançar a plenitude moral-ética-profissional-conjugal. Palestrante: Dr. Sérgio da Cunha Barros.

Administração de residências e condomínios com ênfase em não abusar os condôminos com rock, maconhagem e afins. Palestrante: Maurício Baleeiro.

Descoberta de novos poços petrolíferos e descoberta de novos amores, qual a relação? Palestrante: Hiram Souza (Via Skype).

Como crescer e ficar forte! Palestrante: Rafael Inah.

Tudo sobre a vida dos famosos e celebridades: a cobertura jornalística de nossos ídolos passo-a-passo. Como ser um paparazzi de sucesso! Palestrante: Igor Vieira (Editor-Chefe e Redator da coluna "Charm & Atitude").

Como ser sempre muito encontrado pelas pessoas e em muitos lugares. Palestrante: Leandro Araújo.

Do acesso à jurisdição penal de acordo com os pactos internacionais: Da utopia à realidade brasileira. Palestrante: Ismar Nascimento.

Como se comportar em momentos de tensão: terremotos, tremores de terra, explosões e tiroteios. Palestrante: Gilberto Eloy.

Estou preso no banheiro em festinhas na casa dos outros: e agora? Palestrante: Roberto Vieira.

Mercado Fonográfico: rentabilidade, sobrevivência e alternativas para driblar a crise do cd, através da venda de produtos muito mais rentáveis como guloseimas, incensos, cigarros e afins. Palestrantes: Diógenes Ribeiro, Gilberto Eloy e Jan Balanco.

Como aturar gente que acha que é artista, e ainda acredita em horários e seriedade em eventos de música alternativa como o Woodstock Favela. Palestrante: Gilberto Eloy.

Flatulências: Eduardo Magalhães.

Olhos abertos nesse verão. Palestrante: Dr. Massa.

Feriados Civis: De Marechal Manuel Deodoro da Fonseca a Tiradentes, quem são os verdadeiros heróis da nação?? Quais datas efetivamente merecem ser celebradas? Palestrante: Marcelo Peixoto.

Imigração: O sonho de uma vida melhor fora de salvador, perspectivas opostas em mundos diferentes. Palestrante: Ticiana Fróes (Via Skype).

Publicitário, professor, designer, webdesigner, ator e humorista residente na Austrália. Palestrante: Eduardo Lemos (Via Skype).

Do Black Metal a Swingueira: qual o corpse paint que melhor combina com o seu abadá para esse verão. Palestrante: Paulinho Moda Jovem (Palestra Ilustrada!!!)

Franchico disse...

CONTINUAÇÃO RELEASE WOODSTOCK FAVELA:

E AINDA:

- TROFÉU HIRAM SOUZA - "GAROTO DOURADO 2013":
Através de votação popular, saberemos quem está com tudo para arrasar nas passarelas no ano de 2013!!!!

- SHOW DE CALOUROS (THE VOICE BRASIL)

- CAMPEONATO DE NADO SINCRONIZADO

- RECITAL DE POESIAS

- OFICINA “DANÇANDO LAMBADA COM IGOR VEIRA”

- KARAOKÊ BREGA

- CAMPEONATO DE DOMINÓ

QUER PARTICIPAR? SER PALESTRANTE? SER EXPOSITOR???

CONTATO: www.facebook.com/frangoterecords

* GRADE DE ARTISTAS E PALESTRANTES SUJEITA A ALTERAÇÕES, E, SE ALTERADA, COM CERTEZA, SERÁ PARA MELHOR (RIZOS).

FAQ:

- OS AUTOMÓVEIS SERÃO ESTACIONADOS DENTRO DA RESIDÊNCIA.
- LEVE SUA BEBIDA, SEU ISOPOR, O QUE QUISER, PARA QUE VC BEBA CONTENTE LÁ, LEVE SUA BEBIDA, LEVE O QUE VAI BEBER..
- A MÃE DE TONHO VENDERÁ COMIDA.
- SIM, É DIA 25 MESMO O EVENTO E O HORÁRIO É ESSE MESMO. VAI ATÉ UMAS HORA A FESTA.

Franchico disse...

Livro (adulto) novo de Mr. Gaiman confirmado para sair traduzido no Brasil em 2013:

http://omelete.uol.com.br/neil-gaiman/quadrinhos/neil-gaiman-quer-vir-ao-brasil-para-o-lancamento-de-seu-novo-livro/

Rodrigo Sputter disse...

https://soundcloud.com/the-gins

as 1as faixas são bem legais man...e a banda é do interior da Bahia.