quinta-feira, janeiro 26, 2012

MESTRE PASTINHA GANHA BELÍSSIMO LIVRO ILUSTRADO POR CAU GOMEZ

 O período compreendido entre o fim de século XIX e os anos 1970 foi crucial para a Bahia. Foi nesse intervalo de tempo que o (hoje corrompido) conceito de baianidade surgiu e se consolidou no inconsciente coletivo.

E uma das figuras mais importantes na construção deste conceito foi Mestre Pastinha (1889- 1981), o maior praticante e divulgador de capoeira angola desde sempre.

Depois de contar a história do capoeirista no livro Pastinha, o Grande Mestre da Capoeira Angola (Série Gente da Bahia, editado pela Assembleia Legislativa em 2009), escrito em parceria com Otto Freitas, o jornalista José de Jesus Barreto volta ao personagem histórico no encantador Pastinha: O Menino que virou Mestre de Capoeira.

Dirigido ao público infanto-juvenil e espetacularmente ilustrado pelo artista Cau Gomez (da equipe de A TARDE), o livro sai pela editora local Solisluna e tem lançamento nesta sexta-feira em Salvador.

“O livro da série Gente da Bahia teve uma procura muito grande, por que ainda não havia nada sobre Pastinha. Aí o pessoal da Solisluna entrou em contato comigo com a ideia de um livro para crianças, em cima daquela história”, conta José.

Para encurtar a história, o autor extraiu o grosso da narrativa para o livro ilustrado de uma longa entrevista que Pastinha concedeu a Roberto Freire para a revista Realidade, em 1967.

“Foi nessa entrevista que ele contou como um velho capoeirista angolano, Benedito, lhe ensinou a capoeira, para  ele não ficar apanhando dos outros meninos no Pelourinho”, conta.

“O livro conta essa história quase na íntegra. Depois fala um pouco do que é a capoeira, o  berimbau, os principais golpes”, descreve.

“Depois  eu e Eneas Guerra (da Solisluna) escolhemos Cau Gomez, que é premiadíssimo e tem um trabalho fantástico,  para ilustrar”, diz.  “Graças aos desenhos de Cau, o livro se transformou numa pequena obra de arte”, elogia.

Para Zé de Jesus, Pastinha ainda foi muito mais que um mestre de capoeira. “Ele era um filósofo, um pensador. É um orgulho muito grande falar de Pastinha, um verdadeiro mito ao lado de Caymmi, Jorge Amado, Pierre Verger –  o pessoal que  fez a Bahia ser o que é”, afirma.

“Pastinha foi parte da Renascença Baiana, quando isso aqui  ainda era um celeiro cultural. Infelizmente, a Bahia é muito ingrata com seus filhos mais valorosos. O  baiano reconhece muito pouco os seus heróis. Hoje ele  só se interessa em remexer a bundinha”, dispara.

Esculpindo Pastinha

 Já Cau Gomez espera iniciar uma nova fase na carreira com mais este belo trabalho. “Esse livro é  meu xodó, eu o vejo como um passaporte para uma linguagem nova para mim, que é a literatura infanto-juvenil”, diz.

Para Cau, o mais difícil foi criar a imagem do Pastinha menino, devido a escassez de documentos dessa fase de sua vida. Como talento e inteligência não lhe faltam, logo o artista criou um método próprio.

“Como no You Tube tem muito material do Pastinha, eu dava pause na imagem dele e ia congelando o frame em vários ângulos diferentes”, conta.

 “Aí fui tentando achar a figura dele criança. Foi como esculpir com a imaginação, a partir dos diversos ângulos do rosto do Pastinha. Depois de alguns esboços, cheguei na imagem que está no livro. Foi um grande desafio”, descreve.

Cau, que já jogou capoeira regional, conta que outro atrativo para ele foi a sensibilidade artística.

“É uma história difícil, ele sofreu a perseguição que hoje é chamada de bullying, mas superou através da capoeira. Ele foi um exemplo de baiano lutador. É uma felicidade imensa compartilhar isto. E era muito sensível as artes, a pintura, estudou no Liceu de Artes & Ofícios, é uma história maravilhosa”, conclui.

Pastinha: O menino que virou Mestre de capoeira / de José de Jesus Barreto e Cau Gomez / Ed. Solisluna / 32 p. /  R$ 35 / Lançamento: Sexta-feira, 18 horas / Livraria Cultura do Salvador Shopping

PREVIEW:



22 comentários:

Franchico disse...

Dwight Schrute é um dos sujeitos mais mau-caráter e panacas e ridículos e hilariantes que eu já vi nessa vida. Então, essa é uma boa notícia. Ou não...

http://omelete.uol.com.br/office/series-e-tv/office-vai-ganhar-serie-derivada-estrelada-por-dwight-schrute/

Franchico disse...

Olha só a quantidade e a qualidade dos trabalhos de Angouleme este ano. Aqui chega uma porção ínfima do que está aí. É impressionante o tamanho, a qualidade e a diversidade do mercado europeu de quadrinhos.

http://www.universohq.com/quadrinhos/2012/n26012012_11b.cfm

Rodrigo Sputter disse...

esse quadrinho parece bom mesmo...o mundo é foda, alguns lugares piores, nós do rock reclamamos, mas a falta de lembranças culturais é maior do que o ritmo que "abraçamos", se Pastinha que foi uma referência cultural pra Bahia anda esquecido pela maioria, imagina esses roqueiros sujos de soterópolis...da cidade-baixa então-hehehe...
Parabéns pelo trampo de sensibilidade e trazer de volta pras pessoas a vida de um cara que eu conheço praticamente nada e posso descobrir um pouco mais...

já vi muita gente reclamar dessa Bahia vergeniana, amadiana, cammyniana...dos bondes...mas eu gosto pacas...tá + feia, mas o passado não volta...precisamos tb edificar o nosso tempo, senão ele passa e as coisas vão piorando...

sobre mexer a bundinha, sempre se vez isso...do rock ao samba...só que cada vez mais a remexida perde o talento, a graciosidade...o mistério...

penso que rebolar pra Elvis foi uma polêmica nos EUA conservador e racista...aqui não...por + liberdade? + apatia? deixo para os outros responder...mas o melhor mesmo é requebrar o esqueleto...mas sem chacoalhar demais o cérebro...senão ele vira pasta...

Franchico disse...

Só uma retificação, Sputter: é um livro ilustrado, não uma HQ.

Franchico disse...

Mês de apreciação artística dos Vingadores!

http://omelete.uol.com.br/vingadores/quadrinhos/vingadores-ganham-capas-que-homenageiam-obras-de-arte/

Franchico disse...

A série Sherlock Holmes, da BBC, agora na segunda temporada, coloca o deetive da Rua Baker e seu parceiro Dr. Watson resolvendo casos na Londres de hj em dia.

Diz que a série é tão boa que os fãs estão espalhando seu amor pelas ruas da Inglaterra em cartazes cada vez mais legais. Vejam só:

http://www.bleedingcool.com/2012/01/26/sherlock-viral-or-something-geekier/

E aqui:

http://believeinsherlock.tumblr.com/

Agora é torcer que a série saia em DVD por aqui...

Franchico disse...

A arte espetacular de Ernie Colón:

http://erniecolonunlimited.blogspot.com

Quem leu Ametista nas revistas do Superman na década de 80 deve lembrar dele...

Franchico disse...

Saíram as datas de Moz no Brasil. São só três:

http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/musica/morrissey-fara-tres-shows-no-brasil-em-marco/n1597596359426.html

Franchico disse...

Tá faltando inpiração para escrever uma dissertação? Um relatório? Talvez uma explanação? Quem sabe um discurso?

SEUS PROBLEMAS SE ACABARAM-SE!

Chegou o espetacular Gerador de Lero-Lero!

http://www.lerolero.com/

Rodrigo Sputter disse...

OPA. li errado...pra variar...

eu tinah visto estas datas assim que vc divulgou q ele ia tocar...
acho que num vou naum...foi massa 11 anos atrás...agora vai ta´cheio de histeric@zinh@ gritando o nome de Mozz...

Franchico disse...

Ferris Bueller de volta, aos 44 anos, filando um dia de trabalho:

http://omelete.uol.com.br/cinema/curtindo-vida-adoidado-matthew-broderick-reprisa-o-papel-de-ferris-bueller/

Franchico disse...

Mutarelli critica o filme do Tintim para a Bravo. Em quadrinhos.

http://bravonline.abril.com.br/materia/atracao-e-repulsa

Franchico disse...

Monty Python is back - ou quase...

http://omelete.uol.com.br/monty-python/cinema/absolutely-anything-monty-python-reunido-em-filme-de-terry-jones/

Anônimo disse...

melhor noticia cultural do ano essa do Monty Python..adoro esses caras desde a adolescencia...
cláudio 'blue oyster cult' moreira

Old School disse...

Blue Oyster Cult?Tao indo pro Brasil,nao?Pode ir sem medo q vale a pena,o Buck Dharma e o Eric Bloom ainda tao segurando bem a peteca.Olha ai uma palhinha,e com o Rudy Sarzo de quebra,pena q o audio nao ta la essas coisas
http://www.youtube.com/watch?v=DYP1E1tSKAU

Franchico disse...

Mani. Com dois milhões de Libras no banco.

http://www.thesun.co.uk/sol/homepage/showbiz/bizarre/4096074/Stone-Roses-news-Mani-finds-2million-in-his-bank.html

Será que ele chega vivo ao fim dessa turnê de retorno do Stone Roses? Pelo aspecto na foto, tenho lá minhas dúvidas....

Franchico disse...

Amanhã, 31.01, post novo.

Nei Bahia disse...

Deve rolar continuação do comercial da Honda, pois os filmes que passam noi intervalo do Super Bowl, são normalmente exclusivos e nunca mais passam na TV; 30 segundos vão custar 3,4 milhoes de dólares!!!

Franchico disse...

Assino embaixo.

http://screamyell.com.br/site/2012/01/26/michel-telo-vai-pra-p/

Franchico disse...

Aguardemos.

http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,black-keys-promete-show-no-brasil-no-2-semestre,829218,0.htm

Franchico disse...

Agora é oficial:

http://omelete.uol.com.br/watchmen-2/quadrinhos/antes-de-watchmen-dc-comics-oficializa-nova-serie-da-cultuada-historia-em-quadrinhos/

Franchico disse...

RIP Al Rio.

http://omelete.uol.com.br/quadrinhos/morre-o-quadrinista-al-rio/

Li muito Gen13 desenhada por ele...