terça-feira, janeiro 03, 2012

MÁRCIO MELLO NO OLHO DA RUA



Cantor lança DVD gravado ao vivo na rua, em plena festa de Iemanjá, no Rio Vermelho - e dispara a metralhadora verbal contra o estado das coisas em Salvador

Márcio Mello dispensa apresentações. O cantor / compositor, que já namorou com o mainstream (na época de Nobre Vagabundo, hit na voz de Daniela Mercury), iniciou sua carreira no underground local, na banda Rabo de Saia. E é ali que ele, orgulhosamente, continua.

O testemunho inegável desta afirmação está no DVD independente  que ele acaba de soltar: Márcio Mello Ao Vivo no Rio Vermelho. De cara, o que se pode dizer é que se trata do mais precioso documento audiovisual  a sair do cenário do rock / música independente local.

Gravado no dia 2 de fevereiro de 2010, em plena festa de Iemanjá, o vídeo é o documento definitivo do show gratuito que ele faz todos os anos, desde 1998 (data que ele mesmo lembra, mas não tem certeza)  na varanda da empresa gráfica Venture, no Rio Vermelho.

É um vídeo primoroso nos quesitos espontaneidade / verdade. Com diversas câmeras espalhadas em cima do palco e no meio da plateia, ele capta todo o clima de bagunça do evento, transportando o espectador para o meio do povo, entre  doidões, gatinhas, roqueiros, malucos de rua, ônibus, carros e caminhões abrindo caminho no meio da multidão a todo momento – além de convidados inusitados, como o ator Fábio Lago (dando uma canja no pandeiro) e o ex-baixista do Camisa de Vênus, Robério Santana.

Porém, mesmo feliz com o resultado do DVD, Márcio anda muito descontente com Salvador – e com todo direito. No DVD, o baterista é seu amigo Paulo Perrone, que respira por aparelhos desde julho, após ser baleado durante um assalto.

Márcio já queria gravar um DVD ao vivo há muito tempo. Mas faltava uma oportunidade realmente bacana, com a sua identidade, para a coisa andar. “Cheguei a pensar em fazer de forma careta, em um teatro. Mas também tinha esse show no Rio Vermelho, que é demais”, diz.

Seus sócios foram contra. “Acharam a ideia ruim, o lugar sem estrutura e tal, até por que a gente não faz passagem de som para esse show”, conta.

”Mas, pô, nos anos 1970 era assim mesmo. Se ficasse ruim, não tinha essa de tocar a mesma música de novo e de novo. Era a coisa real. E é isso que eu quero. Se ficar ‘bagunçado’, dane-se”, acrescenta Márcio.

A  coisa ficou tão divertida e espontânea que o espectador corre o risco de achar que certas passagens do vídeo foram “combinadas”, mas não: era só o caos conspirando a favor. “Tem uma hora que a lâmpada de um poste estoura, você acha que é fogo de artífício”, ri.


Ele conta que já fez shows de divulgação do DVD em São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre com o Bizarromóvel, um caminhãozinho adaptado para shows.

“O executivo de marketing de uma operadora de telefonia viu o Bizarromóvel no Rio Vermelho e pirou. Detalhe: do marketing de Belo Horizonte. Os caras da mesma operadora daqui de Salvador não estão nem aí”, diz.

No dia 2 de fevereiro ele faz o show de lançamento do DVD, no mesmo lugar. A nota triste é que este deverá ser o último ano do evento que já rolava há mais ou menos 15 anos, já que a Venture, empresa dona do “palco improvisado”, já avisou a Márcio que está deixando o local.

Em 2012, Márcio pensa em gravar um álbum com músicas inéditas, seguindo o mesmo padrão despojado: “Vou fazer um acústico. Voz, violão e só. Hoje é tanta ‘mistura’ indigesta,  tudo tem que ter DJ, VJ, toneladas de percussão, mas a verdade é que tudo começa ali, no violão”.

“Tá na hora de ter coragem, de fazer guerrilha. Salvador tá careta demais”, constata. “A cidade toda está em crise total faz tempo. E é crise artística. Tá na hora de expulsar a meia dúzia de mauricinhos que produzem o mercado e ditam o que todo mundo vai ouvir”, dispara.

“Chega da música baiana com cara de jingle da Bahiatursa, essa caricatura do negão feliz rebolando de óculos escuros. A verdade é que o negro baiano continua sendo vendido como escravo, só que em outro patamar. Se antes eram escravos do senhor de engenho, hoje eles tem de rebolar pra enriquecer os donos de bloco e das bandas, que são todos meninos branquinhos, ex-alunos de escola particular. Nada mudou”, diz.

“Outro dia um cara me perguntou se eu ouvia pagode. Eu disse que não. Ele estranhou: ‘E você ouve o quê?’, como se só existisse isso. Percebeu o nível da mediocridade?”, pergunta.

Márcio acredita que essa mediocridade já contaminou todas as instâncias da sociedade. “O axé não deixou nada para cidade, só destruição. Acabou com o Carnaval, a noite, até a arquitetura. A cidade está  feia. A conclusão que eu tiro é que uma cidade com música ruim é uma cidade ruim de se viver”, afirma.

“Aí fica todo mundo com cara de Carlinhos Brown. Tem uns 15 anos que aturamos um cataclisma de Carlinhos Browns, todo mundo igual. Ninguém pensa em fazer um trabalho artístico. Só pensa em se dar bem”, lamenta.

Márcio confessa que não tem mais prazer em estar na cidade, ainda mais depois do que aconteceu com o baterista Paulo Perrone.

“O cara tá semimorto no hospital por que foi tirar 300 contos no banco. Poderia ser eu ou você. A música que as pessoas insistem em ouvir de forma ensurdecedora nas ruas é estressante. Você não consegue tomar uma cerveja em paz nessa cidade. A gente tem que ficar trancado em casa, por que Salvador nos tortura o dia inteiro”, desabafa.

Com isto, só resta desejar boa sorte aos desavisados turistas...

Crédito fotos: www.flickr.com/photos/solitariopunk/

DVD AO VIVO NO RIO VERMELHO / MÁRCIO MELLO / Macaco Gordo / R$ 25 / À venda na Mídia Louca (3334-2077) / www.midialouca.com.br / Baixe / ouça: www.marciomello.com.br

26 comentários:

Rodrigo Sputter disse...

já vi muita gente torcendo o nariz pro Márcio...independente se o som dele faz o meu "estilo" ou não, gosto do sacana pra porra, super gente boa...sempre troquei altas idéias com ele e os santos sempre bateram, pelo menos é o que sinto...+ gente boa que muita gente da "cena" rocker soteropolitana...

Tem é que fazer isso mesmo, produzir suas porras, se tem grana e estrutura pra fazer tem + é mesmo...+ do que ficar reclamando.

Na batera ali é Perrone né?
Como tá ele?
vc sabe de algo Chiconha.
Foi baleado na cabeça ano passado..espero que esteja bem...outro cara DA PORRA tb aí...muito bacana tb, tocamos juntos com nossas bandas várias vezes no interior e na capita.
Forças meu velho!

Franchico disse...

Por que ninguém pega essas putas e as arrasta pelo asfalto?

http://f5.folha.uol.com.br/colunistas/renatokramer/1029178-mulheres-ricas-seria-comico-se-nao-fosse-tragico.shtml

Franchico disse...

Aliás, me descuplem pela ofensa.

Às putas.

Franchico disse...

Trasssshhhhhhhhh!!!!!!!!!!

http://omelete.uol.com.br/dvd-blu-ray/abraham-lincoln-x-zombies-asylum-planeja-versao-trash-de-abraham-lincoln-vampire-hunter/

Franchico disse...

Sputter, não conheço o Perrone, mas assistindo o DVD é impossível não se consternar. O cara tocava ali feliz da vida, é visível na expressão em seu rosto. Mais gente (os assaltantes) que eu gostaria muito de ver arrastado pelo asfalto...

Essa foi a última notícia veiculada sobre o caso dele:

http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=100613

Sobre Márcio, corroboro o que vc diz: o sujeito teve todas as oportunidades de abaixar as calças e ganhar muita grana se vendendo, mas não o fez. Sou fã das músicas dele? Não. Mas admiro sua postura do it yourself, ou como ele mesmo diz, "solitário punk". O cara é gente boa, mesmo. E como se vê, se papas na língua, nem a política hipócrita de boa vizinhança, aquela de sorrir pro vizinho que caga na sua porta. E o que não falta em SSa hj é gente cagando na nossa porta....

Franchico disse...

The Rider's coming!

http://omelete.uol.com.br/motoqueiro-fantasma/cinema/motoqueiro-fantasma-2-trailer-legendado-em-primeira-mao-no-omelete/

Esse eu vou na estreia! Quem já viu os filmes da série Adrenalina sabe do que esses diretores - uma dupla de psicopatas de carteirinha - são capazes...

Franchico disse...

Após um longo e tenebroso inverno, parace que está voltando a temporada de crossovers Marvel / DC.

http://www.bleedingcool.com/2012/01/04/scoop-marvel-and-dc-to-publish-new-twelve-issue-crossover-spider-man-batman/

Homem-Aranha e Batman juntos por 12 edições. Tell me about forçação de barra!

Franchico disse...

E Love & Rockets, MELHOR SÉRIE DE HQ INDEPENDENTE DE TODOS OS TEMPOS PONTO vai voltar a sair no Brasil, uhú!

http://omelete.uol.com.br/quadrinhos/love-rockets-serie-retornara-ao-brasil-em-2012/

Franchico disse...

Porra, Cee-Lo! Cagou no pau, véio!

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1029458-cee-lo-green-muda-letra-de-imagine-de-lennon-e-irrita-fas.shtml

Só para deixar clara minha posição: TODAS AS RELIGIÕES SÃO LIXO. Sem discussão, sem concessão, ponto.

Franchico disse...

E Guerra Mundial Z, o filme, parace que vai ser uma trilogia.

http://omelete.uol.com.br/cinema/world-war-z-guerra-mundial-zumbi-com-brad-pitt-pode-ser-uma-trilogia/

Mas já começaram a mexer na história do livro. Diz que vai ser uma mistura Walking Dead com a trilogia Bourne. Bom... veremos o que vai sair daí....

Franchico disse...

Ih, o Black Keys já está na Veja desta semana. É o princípio do fim.

Franchico disse...

Tô brincando. Dois grandes discos para o verao rock 'n' roll:

The Black Keys - El Camino

e

Mastodon - The Hunter (brutaaaaaaalll!!!!).

Aguardem matéria em breve para ambos....

Franchico disse...

A história do ccrossover BAtman / Hoem-Aranha? Tudo mentira.

http://www.bleedingcool.com/2012/01/04/scoop-marvel-and-dc-to-publish-new-twelve-issue-crossover-spider-man-batman/

Sacanearam com o Rich Johnston!

Franchico disse...

RIP Vicar.

http://diversao.terra.com.br/arteecultura/noticias/0,,OI5542930-EI3615,00-Desenhista+do+Pato+Donald+morre+aos+anos.html

Rodrigo Sputter disse...

Fueda véi...+ compreensão
- ódio.
"the world won´t listen", já dizia os Smiths...

Acredite Chicão, tb não tenho religião, e creio que serve + pra separar do q unir, mas a religião foi importante na história da humanidade...se é ainda ou não é outro questionamento...mas sem ela provavelmente não seríamos o que somos...culturamente falando...até mesmo para odiá-la e ataca-la...

Franchico disse...

Sputter, não discuto religião - apenas repudio.

(O máximo que eu concedo é que, culturalmente, elas foram importantíssimas. O que seria do mundo sem seus mitos, igrejas, templos etc? Visitar a Europa, por exemplo, não seria a mesma coisa sem toda essa carga histórica. Mas não consigo deixar de pensar que a humanidade estaria muito mais evoluída se não fosse esse lixo obscurantista...)

osvaldo disse...

o black keys ta muito bom mesmo. vou dar uma conferida no mastodon. por enquanto o walkabouts ta rolando em alta rotação. despues faço uma listinha, segundo minha opinião, dos melhores do ano.

Anônimo disse...

blue oyster cult no brasil em fevereiro....demorou, mas chegou a vez deles...
cláudio moreira

bigbross disse...

um aula de viver de musica..

bigbross disse...

sabe tudo, se jogou, aula de viver de musica.

Franchico disse...

Prazer te ver por aqui, Big! Abraço!

Nei Bahia disse...

Bhrama, vá atrás do Machine Head , um dos melhores disco de 2011

Franchico disse...

Ouvi o Machine Head tb, Nei - Unto The Locust, né? - e é brutal para caralho, mesmo. Metal altamente "trampado", como se diz, os caras são muito bons. Mas confesso que ainda gostei mais do Mastodon, nessa seara do metal pesado. Tem melodias mais legais, é mais rock 'n' roll e supreendente, achei. O MH é mais metal ortodoxo - contemporâneo para caralho, sem naftalina, é fato - mas metal, mesmo.

osvaldo disse...

valeu Nei Bahea! E Chico, eu deixo Bigs sempre informado dos passos do Rock Loco.

Anônimo disse...

Mastodon é a melhor banda de som pesado dos últimos anos, Franchico! Ressuscitaram a figura do guitar hero na pessoa de Brent Hynds e o baterista é um cruzamento de Neil Peart com John Bonham. O som é um intrincado caldeirão brutal, melodioso e psicodélico. Aguardo ansiosamente a resenha.

Abraço
Marcelo

Franchico disse...

Massa, Bramis!

Fala, Marcelo! Mastodon realmente, é uma paulada no juízo, véio! Já tinha ouvido falar muito, mas ainda não tinha tido a oportunidade de ouvir. E achei incrível! Apareça sempre! Abraço!