sexta-feira, novembro 11, 2011

AMANHÃ NUNCA MAIS: A LOUCA JORNADA NOITE ADENTRO DE UM CARA QUE SÓ QUE VOLTAR PRA CASA

Estreia de Tadeu Jungle na direção de longa-metragem não decepciona, com trama a la Depois de Horas, de Scorsese

Tadeu Jungle, diretor de Amanhã Nunca Mais, filme que estreia hoje em todo o Brasil, é um veterano do vídeo que só agora estreia no cinema.

Um dos fundadores da linguagem do vídeo brasileiro  nos anos 1980,  Jungle se notabilizou  na mesma geração de gigantes midiáticos como Marcelo Tas e Fernando Meirelles.

Dado o vasto currículo do diretor, este primeiro filme deve ter sido esperado com expectativa por quem milita na área. E Jungle não decepcionou.

Amanhã Nunca Mais pode ser descrito como um Depois de Horas  à paulista. Como no filme de Martin Scorsese (de 1985), a trama se passa quase toda numa única noite, durante a desesperada jornada  de um homem para chegar em casa.

No caso, Lázaro Ramos, na pele do médico anestesista Walter, que passa por todo tipo de apuros e encontra os personagens mais alucinados que tentam a todo custo  (mesmo que sem querer), tira-lo do seu caminho, rumo a festa de aniversário de sua filha.

As condições também não ajudam em nada. O trânsito está sempre monstruosamente engarrafado. A chuva torrencial  nunca cessa.

E em seu caminho, Walter terá de se livrar de uma judia bêbada (Maria Luisa Mendonça), um motoboy no lugar e hora errados (Luis Miranda), uma confeiteira esotérica (Imara Reis) e sua filha tarada (Anna Guilhermina), entre outras figuras que parecem saídas do hospício.

Jungle faz jus à sua escola de vídeo com uma linguagem ágil e edição com muitos cortes nos momentos que pedem isso. Só exagera um pouco nos supercloses, que mostram até os poros do nariz de Lázaro.

Pode-se interpretar Amanhã Nunca Mais como uma elegia para a combalida masculinidade contemporânea, espremida entre a ditadura matriarcal (representada pelas mulheres que mandam em Walter: a mulher, a filha pequena e a sogra) e o machismo crepuscular do brasileiro casca-grossa, simbolizado em seu colega Geraldo (o engraçadíssimo Milhem Cortaz, de Tropa de Elite 2).

A película caminha muito bem até o desfecho, quando Jungle cede em um final medonho, digno de novela. Mas até lá, valeu o ingresso.

Amanhã Nunca Mais / de Tadeu Jungle / Com Lázaro Ramos, Maria Luisa Mendonça, Luis Miranda e Fernanda Machado, Milhem Cortaz /  Multiplex Iguatemi, Glauber Rocha e Cinemark

15 comentários:

Márcio A Martinez disse...

Já vi esse filme antes...

Márcio A Martinez disse...

Mais tarde vou ali no Iguatemi ver ALGUMAS GAROTAS...

Vai também Chico?

Franchico disse...

Porra, Márcio, excelente pedia! Acho que vou sim! 21 horas né? Pensei que só tava passando no Aeroclube, mas se tiver no Iguatemi, acho que vou!

Franchico disse...

O serviço tá aqui:

http://www.cineinsite.com.br/programacao/locais.php?id_filme=36584&id_cidade=1

Rolling Stones - Live in Texas
Gênero Musical

Censura 16 anos

Duração 85 min

UCI Shopping Aeroclube - Sala 3 ( 247 lugares)
21:00 (apenas sexta e sábado)
UCI Orient Iguatemi - Sala 7 ( 253 lugares)
21:00 (sexta e sábado)
UCI Orient Paralela - Sala 4 ( 309 lugares)
21:00 (apenas sexta e sábado)

Márcio A Martinez disse...

Mas véi? Você tá meio atrasadinho hein? Eu, Poli, Cebola e Mr. Nei já tamos com ingressos comprados pra sessão no Iguatemi há umas DUAS semanas!

Vamos lá porra!

cebola disse...

Sinal do fim: Ontem 11.11.11, a besta do apocalipse deu as caras. Anunciou seu retorno com novidades após 33 anos. 33=11+11+11 !! Muuaaahahahahahaaaaaaa
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1005367-black-sabbath-original-promete-1-disco-de-estudio-em-33-anos.shtml

Franchico disse...

Que decepção, Mr. Miller. A cada dia que passa, o antes genial criador de O Cavaleiro das Trevas mais se parece com um republicano redneck fascista da pior espécie. Mais uma dessas e eu rasgo minha cópia de 300.

http://www.bleedingcool.com/2011/11/12/occupy-frank-miller/

Franchico disse...

Sujou pro Cansei de Ser Sexy...

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1005483-integrante-do-cansei-de-ser-sexy-deixa-a-banda.shtml

Poxa, que peninha...

Franchico disse...

Rapaz, eu fico muito impressionado como esse povo jornalista lá do sul abaixa as calças para rappers vagabundos como Kanye West. "talento inquestionável", "uma espécie de Lennon & McCartney do rap" (com Jay-Z). Meu deus, que monte de baboseira nojenta.

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1005582-kanye-west-comanda-abertura-da-segunda-edicao-do-festival-swu.shtml

Vi um clipe desses dois ridículos. A música tinha samplers de Otis Redding. É muita audácia, cara de pau. Típico de gente sem talento. Um peido de Redding tinha mais valor do que a carreira inteira de todos esses babacas playboys juntos. Não dá para entender como tanto crítico fica endeusando essa merda.

Márcio A Martinez disse...

Pô Chico, até parece que você não sabe o que tem por trás disso...
Você nem devia queimar suas pestanas por causa de ninharia...

Márcio A Martinez disse...

E o filme/show ontem dos Stones hein?!? Só aquela merda de som do Iguatemi sala 7 que tava uma porcaria e escondeu o som da guitarra de Ron Wood.

Cebola confirmou ontem mesmo, me ligando umas 11 e meia da noite pra dizer que tinha visto/ouvido no youtube com o som da guitarra dele perfeito e no talo...

Se desse eu ia hoje no Paralela shops pra assistir de novo... é que lá tem as salas mais novas, daí que o som deve ter mais qualidade... ou não...

Márcio A Martinez disse...

Porra! depois daquele disse-me-disse-não-disse-porra-nenhuma entre Iommy e o resto, eis que agora, com foto de coletiva e tudo, os Capeta confirmam o que ansiávamos... como diz Cebhola: Muuuaaaahahahahahaaa...

Tenham mêda! (no bom sentido, claro...)

Franchico disse...

E Tarantino vem aí com um filme nos moldes do western-spaghetti estrelado por Sacha Baron "Borat" Cohen.

http://www.bleedingcool.com/2011/11/11/together-at-last-quentin-tarantino-and-sacha-baron-cohen-plus-more-django-unchained-casting/

Até se for uma merda, vai ser divertido.

Franchico disse...

O filminho dos Stones foi ducaralho mesmo, Márcio (apesar do problema no som, mas que não invalida a experiência)! Recomendo a todos que puderem ir hj! Massa a sessão de cineminha rock 'n' roll do bão, com cervejinha fácil! Bom programa para uma sexta chuvosa nessa cidade de cu!

Márcio A Martinez disse...

Com cerveja Chicão... com cerveja...