quinta-feira, novembro 17, 2011

CINNAMON: SUPERGRUPO REÚNE EX-AGUARRAZ E EX-LADRÕES DE BICICLETA EM TORNO DE SOM ESTILO FOLK


No mundo do rock, quando ex-membros de bandas conhecidas se juntam e formam um uma terceira banda, estas são chamados de “supergrupos”. Dois exemplos: Blind Faith (com Eric Clapton, Steve Winwood e Ginger Baker) e Audioslave (com membros do Rage Against The Machine e Soundgarden).

O atualmente esquálido contexto cultural local não permite aqui o uso de um termo como este – “superbanda” –, mas, a se analisar a ficha corrida dos membros da recém-lançada Cinnamon, até que faria sentido.

 A cantora, Roberta Simões (voz e violão), era a banda leader da extinta Aguarraz, que, com apenas um disco, lançado em 2008, logo foi escalada para os grandes festivais mainstream baianos.

O baixista Sérgio Kopinski e baterista Maurício Pedrão respondiam pela azeitada cozinha da espetacular Ronei Jorge & Os Ladrões de Bicicleta.

E o guitarrista, Cândido Amarelo Neto, é um desgarrado por natureza, um franco-atirador master com serviços prestados a  bandas locais do primeiro time, como Cascadura e Vandex.

Norah Jones e Calexico

Só por ter conseguido fazer essa criatura se comprometer, a Cinnamon já merece atenção. “Rapaz, eu acho que  ele só entrou na banda por que adora beber uma cervejinha  depois do ensaio”, ri Maurício Pedrão.

O que aconteceu para unir os quatro em torno do projeto foi que, além da afinidade musical entre os membros, Pedrão, Kopinski e Roberta ficaram sem banda mais ou menos ao mesmo tempo.

“Logo depois, Roberta fez um curso de canto nos Estados Unidos. Quando voltou, veio com essas músicas novas em inglês que ela queria gravar, mas sem traduzir”, conta Pedrão.

Contatos com amigos feitos, os ensaios logo começaram, seguidos de gravações no estúdio de Tadeu Mascarenhas. “Foi um trabalho feito com zero recurso, muita brodagem e  muita vontade de fazer”, afirma.

"Uma ação entre amigos, mesmo. Tadeu Mascarenhas deu deu uma força boa, cobrando uma valor ridículo para gravar algumas coisas lá no estúdio dele. Graças a Luis Brasil ainda conseguimos masterizar com um cara incrível, o Carlos Freitas. Foi tudo feito assim", descreve, 

"E todo mundo participou por que acha legal e está a fim. Sem a choradeira de que tudo é difícil. A gente também não procurou muita ajuda por ai. Só não estamos no clima da choradeira", acrescenta.

O resultado está no álbum Jambo Sessions, disponível para download gratuito desde sábado: “É tudo bem simples: guitarra limpa, violão, baixo e bateria. As referências são Norah Jones e a banda Calexico. O som tem muitos espaços vazios, silêncios, guitarras semiacusticas. Em dezembro ou janeiro deve rolar um show”, conclui Pedrão.


Conheça / baixe: cinnamondiary.wordpress.com

NUETAS



Facom Som vezes 5
As bandas Lunata, Velotroz, Suinga, Pirigulino Babilake e Ministereo Público tocam na FacomSom, neste sábado (19), na  Biblioteca Central da UFBA.

Rock in Conceição
As bandas Drearylands, Confiteor, Human (da cidade de Santa Bárbara) e Magdalene & The Rock ‘n’ Roll Explosion (de Feira de Santana) fazem o som do IV Rock ‘n’ Metal neste sábado, em Conceição do Coité. No 4 Estações, às 19 horas. R$ 15.

Futurama 2011, finale
Ronei Jorge, os rappers do Opanijé e os cariocas do   Fino Coletivo fazem a última edição do ano do evento Futurama no Pelourinho. Na intervenção, os VJs Gabiru, Quetzal e Happy Downlady (Andrea May). Praça das Artes, 18h30, grátis.

Um comentário:

Vitor Bomfim disse...

Cadê o show do Cinnamon? O som dos caras é muito bom!