terça-feira, maio 10, 2011

EM HQ, CASTRO NÃO PERDE "LA TERNURA"

A biografia é um gênero literário melindroso – certamente, o mais melindroso de todos. Por que nele está implícito um grande desafio: mesmo mergulhando fundo na vida de uma pessoa, o biógrafo deve manter distância o bastante para não emitir juízos precipitados. Em suma, a boa biografia é aquela que costuma deixar o julgamento do biografado para o leitor.

No caso da biografia de um líder político revolucionário, o perigo é dobrado, pois cair no partidarismo será fatal para sua credibilidade. Pois em Castro, biografia romanceada em quadrinhos do líder cubano Fidel Castro, o alemão Reinhard Kleist conseguiu surfar esses perigos com notável habilidade.

Autor de outras duas bios em HQ lançadas no Brasil com sucesso de público e crítica – Johnny Cash – Uma Biografia e Elvis – Kleist parece ter alcançado, em Castro, o pico de sua forma, apresentando o que tem sido apontado por diversos críticos como seu melhor trabalho.

Para conseguir tal resultado, o biógrafo, ensina um mestre do assunto, o brasileiro Ruy Castro, “tem que gastar muita sola de sapato”. No caso de Kleist, ele o fez, de fato, in loco.

Em 2008, o quadrinista passou um mês em Cuba, pesquisando a vida do ditador, os locais importantes da revolução e fotografando as ruas, os carros velhos, os edifícios e os rostos da população – tudo que depois seria reproduzido em traço.

Além disso, também se valeu de uma vasta bibliografia de dezenas de outras biografias de Fidel e Che Guevara, além de estudos do processo revolucionário da ilha caribenha.

Para azeitar a narrativa, Kleist inseriu na história um personagem fictício, o fotógrafo alemão Karl Mertens – provavelmente, um alter-ego do próprio autor –, que chega à Cuba em pleno 1958, apenas um ano antes da tomada de poder de Fidel e compañeros.

Depois de muito se bater, ele consegue chegar ao acampamento dos rebeldes em Sierra Maestra, aonde entrevista Fidel e toma conhecimento dos ideais revolucionários.

Também lá faz amizade com uma dupla de guerrilheiros: Lara, por quem se apaixona, e Juan.

Ao longo da narrativa, Kleist ora centra seu olhar em Fidel, suas ações, apuros e discursos, ora volta a enfocar seus personagens, de modo a mostrar como era a vida das pessoas comuns no pós-revolução.

Em ambas as instâncias, seu traço a pincel captura bem a trajetória dos personagens e a forma gradual com que o entusiasmo inicial da revolução foi se transformando em isolamento (pelo embargo econômico), fome (pelo racionamento), paranoia (pelo medo de invasão) e temor (pelo cerceamento de expressão, que acabou vitimando Juan, escritor homossexual que foi preso e torturado).

Episódios como a invasão da Baía dos Porcos e a crise dos mísseis nucleares soviéticos também são retratados com dinamismo, bem como a relação de Fidel e Che Guevara.

A se lamentar, apenas falhas de revisão e palavras apagadas por erros de impressão.

Castro / Reinhard Kleist / 8Inverso/ 288 p./ R$ 51/ Trad.: Margit Neumann e Michael Korfmann / www.8inverso.com.br

8 comentários:

Franchico disse...

Vem coisa louca e genial por aí...

http://www.omelete.com.br/games/alan-moore-pensa-em-escrever-game/

Franchico disse...

Pô, esse filme parace que vai ser bem divertido..

http://www.omelete.com.br/cinema/gigantes-de-aco-trailer-completo-do-filme-de-boxe-de-robos-com-hugh-jackman/

E ainda tem a ubber-adorável Evangeline Lilly (Kate, de Lost) e aquele sorriso derretedor de machos...

Franchico disse...

Uhú, vai rolar Os Mercenários 2!

http://www.omelete.com.br/cinema/os-mercenarios-2-ganha-o-seu-primeiro-poster/

O primeiro é muito trash, e por isso mesmo, muito divertido!

Franchico disse...

A quem interessar possa....

Jane’s Addiction tem show transmitido em tempo real na internet

O trio se apresenta em São Francisco e promete empolgar os fãs com antigos clássicos e músicas do novo disco de estúdio

Os fãs de Jane’s Addiction que se preparem! Hoje às 23h30, horário de Brasília, Perry Farrell (vocal), Dave Navarro (guitarra) e Stephen Perkins (baterista) se apresentam no Moscone West em São Francisco, Califórnia (EUA), e o show será transmitido ao vivoem tempo real pelo Google.

Nas duas horas previstas de apresentação, o trio promete tocar clássicos dos seus álbuns anteriores e também músicas novas do próximo lançamento The Great Escape Artist, esperado para agosto.

O primeiro single deste novo álbum, End to the Lies, já foi disponibilizado para download gratuito no site oficial da banda www.janesaddiction.com. The Great Escape é o primeiro disco de inéditas de Jane’s Addiction desde o aclamado álbum Strays (2003), que atingiu o primeiro lugar no ranking de álbuns alternativos da Billboard.

Para mais informações sobre Jane's Addiction, visite:

http://janesaddiction.com/

www.facebook.com/JanesAddiction

www.myspace.com/janesaddiction

Márcio A Martinez disse...

Hummm... "CASTRO"... Chico também é "Castro"... Tô sacando a sua viu seu Chisco?

Franchico disse...

Caceta, esse filme vai ser legal!

http://www.omelete.com.br/cinema/iron-sky-nazis-da-lua-no-novo-teaser-da-ficcao-cientifica/

Wendell disse...

Fiquei muito interessado nesta obra! :)

Game por Alan Moore? POW! Se o barbudo quiser, faz algo para marcar uma Era! (rsrs)

Eu já era fã deste cara, depois que vi "The Mindscape of Alan Moore", virei seguidor. hahaha..

Franchico disse...

RIP ALAIN VOSS.

http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br/arch2011-05-01_2011-05-31.html#2011_05-15_15_12_06-135059040-25