terça-feira, janeiro 11, 2011

UM ANO DEPOIS, CASCADURA FAZ VOLTA ARRASADORA

Não deu para quem quis. O Largo Teresa Batista ficou pequeno para todos que foram conferir a volta da Cascadura após um ano longe dos palcos, período que passaram gravando o próximo álbum, Aleluia!.

Com a praça lotada até o limite da capacidade, os portões foram fechados e uma multidão ficou do lado de fora. O consolo é que, nas próximas três semanas, tem mais Cascadura.

Do lado de dentro, com a multidão animadíssima, a banda Dubstereo fez as honras da casa com um show competente de raggamufin, reggae e dub. Saíram consagrados e muito aplaudidos pela massa de doidões.

Por volta das 19h30, a atração principal subiu. Após uma abertura climática para atiçar o público, detonaram Caim, faixa do Bogary (2006).

E foi deste disco mesmo, o mais importante para o grupo (10 mil cópias vendidas) que veio a maior parte do repertório do show.

Em fase de transição e com uma formação provisória, é a hora da banda desenferrujar as articulações e testar algumas músicas novas com o público.

Foram tocadas umas cinco canções de Aleluia!, incluindo a faixa-título, e – primeira impressão – todas carregam o selo Cascadura de qualidade, com letras bacanas, melodias redondas e refrões para cantar junto.

Destaque para Aleluia!, com Fábio assumindo o baixo enquanto o produtor andré t., nos teclados, incorpora um Jon Lord (Deep Purple) tropical, quase devorando o instrumento, em grande performance.

Além de Fábio, o titular Thiago Trad na bateria e andré, completam a banda o veterano Jô Estrada (guitarra e vocais) e o novato Du Txai, também na guitarra e backing vocals.

A dupla de guitarristas, aliás, estreou muito bem, dividindo solos e cantando junto afinadinha.

Nas músicas mais pesadas, como Senhor das Moscas, Ele O Super-Herói e O Centro do Universo, a roda de pogo se acirrou e pode ter assustado um pouco a galera mais pacata.

Salvo engano, porém, ninguém se machucou. Era só ficar mais afastado da muvuca, que assistia-se ao show com tranquilidade.

O clima ficou mais leve na linda sequência de baladas de Bogary, todas cantadas a plenos pulmões pelo povo: Doze de Outubro, Juntos Somos Nós e Mesmo Eu Estando do Outro Lado.

A banda já está com o repertório tão incorporado pelo seu público que até uma quase obscura faixa-bônus do disco Vivendo em Grande Estilo (2004), a melodiosa Não Posso Julgar Ninguém, é levada nas costas pela galera.

Fábio, visivelmente emocionado, tirou o chapéu e abaixou a cabeça, em sinal de agradecimento.

Depois dessa, perguntou para o público: “Vamos fazer um negócio? Vamos transformar Salvador em uma cidade melhor? Mais limpa, mais justa? Foi pensando nisso que fizemos essa música”. E mandaram Sob o Sol, faixa gravada por Pitty, feita como uma (necessária) reflexão sobre a Soterópolis.

Depois de Wendy, rock ‘n’ soul estilo gospel, feita em homenagem à uma amiga que morreu cedo demais, a banda saiu. Logo depois, Fábio volta sozinho e canta Gigante, só na guitarra.

De repente, um gaiato senta na bateria e começa a acompanhar o cantor. Gaiato, nada: era Duda Machado, baterista de Pitty, ele mesmo um ex-Cascadura.

Depois de Jô dar aquela esmerilhada em Ele O Super-Herói, chega o gran finale com o hit Queda Livre. Praça enlouquecida, público feliz, fim de show. Até domingo que vem.

Sanguinho Novo: Cascadura / Dias 16 (com Vendo 147), 23 (com Velotroz) e 30 (c0m Maglore) / Largo Tereza Batista – Pelourinho / Gratuito

Foto: www.fotolog.com.br/drcascadura

5 comentários:

Franchico disse...

Bill Murray penetra em festa alheia. E abafou geral, claro.

http://thechive.com/2011/01/05/what-if-bill-murray-just-showed-up-in-your-karaoke-room-9-photo-exclusive/

Franchico disse...

É coisa como a porra!

http://www.omelete.com.br/cinema/preview-2011-os-filmes-mais-esperados-do-ano/

Franchico disse...

RIP Peter Yates

http://www.omelete.com.br/cinema/morre-peter-yates-o-diretor-de-bullitt-e-krull/

Franchico disse...

A rapeize de Feira de Santana que fez a ótima graphic novel Lucas da Vila de Sant´anna da Feira levou três dos oito prêmios Angelo Agostini.

http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br/arch2011-01-01_2011-01-31.html#2011_01-12_00_18_50-135059040-25

Parabéns, galera!

Franchico disse...

Regozijai-vos, irmãos!

http://www.omelete.com.br/series-e-tv/big-bang-theory-serie-e-renovada-por-mais-tres-anos/