quinta-feira, abril 02, 2009

PAUL E RINGO JUNTOS DE NOVO

Evento - Fundação de David Lynch promove show de Paul McCartney com Ringo Starr, Sheryl Crow e Eddie Vedder, entre outros

Ensinar um milhão de crianças em situação de risco social a meditar. Em linhas gerais, é disto que tratará o evento Change Begins Within (A Mudança Começa Por Dentro), que terá como atração principal um show do ex-Beatle Sir Paul McCartney e vários convidados, entre eles, Ringo Starr, em benefício da Fundação David Lynch .

O show, que acontecerá neste sábado (4), no lendário teatro Radio City Music Hall em Nova Iorque, foi anunciado desde o início do mês de março.

Jornais, sites e outros veículos do mundo inteiro, inclusive do Brasil, noticiaram que o evento seria transmitido para o mundo inteiro via o site David Lynch Foundation TV (http://dlf.tv), do diretor de cinema David Lynch, famoso por filmes como Veludo Azul (1986), Coração Selvagem (1990) e A Estrada Perdida (1997).

Ao entrar no site, porém, uma frase escrita em letras miúdas – ao lado de uma foto de Paul McCartney fazendo sinal de positivo – diz exatamente o contrário: “DLF.TV will not broadcast the concert itself“. Ou seja: “O site DLF.TV não transmitirá o concerto em si“.

Acima desta frase lê-se: “Live backstage webcast“, o que significa: “Webcast (transmissão via web) dos bastidores ao vivo“. E só. Não há mais nenhuma informação, nem o horário em que o começa o evento.

Resta aos fãs acessar a página do diretor no sábado para saber o que, afinal, será transmitido.

Histórico – Apesar dessa aparente comida de mosca – coletiva, de alcance mundial –, a ocasião promete ser histórica, já que o velho Macca receberá convidados de peso, a começar pelo já citado Ringo Starr – e todo mundo sabe que qualquer reunião de ex-Beatles sobre um palco para fazer música gera um barulho mais do que considerável.

A última vez que Paul e Ringo pisaram juntos no mesmo palco foi em 2002, durante o Concert For George, em homenagem ao ex-companheiro de Beatles George Harrison, morto no ano anterior.

Além de Ringo, marcarão presença Sheryl Crow, Donovan, Eddie Vedder (da banda Pearl Jam), Moby, Ben Harper, Paul Horn, Bettye Lavette e Jim James (da excelente banda My Morning Jacket).

O próprio David Lynch será o mestre de cerimônias do evento no Radio City Music Hall, ao lado da sua mulher, a atriz Laura Dern (estrela de Veludo Azul e Coração Selvagem) e do produtor musical Russel Simmons.

Meditação – O evento beneficente visa arrecadar fundos para a fundação de David Lynch, dedicada ao ensino de meditação transcendental a jovens. A intenção de Lynch é ensinar um milhão de jovens e crianças em diversas escolas dos Estados Unidos a meditar.

A David Lynch Foundation foi criada em 2005 com o intuito de financiar bolsas para estudantes do ginásio e ensino médio aprenderem técnicas da meditação.

O cineasta, que esteve no Brasil no ano passado, promovendo seu livro Em águas profundas, justamente sobre este tema, defende que a meditação é uma importante ferramenta que poderá ajudar jovens e crianças de vizinhanças pobres a superar o estresse e a violência, além de alcançar o sucesso pessoal.

No site que transmitirá o espetáculo que promete ser histórico, um texto introdutório lembra que "há 40 anos, os Beatles, Donovan, os Beach Boys e Paul Horn viajaram à Índia para estudar meditação transcendental (...). Eles trouxeram meditação e música que mudaram o mundo. Agora, eles voltam a se reunir no Radio City Music Hall, em Nova York (...) para mostrar essas canções a uma nova geração".

De fato, em 1967, os Beatles foram a Índia, influenciados por George Harrison – então já um adepto da cultura oriental –, em busca de paz espiritual.

A viagem rendeu boas histórias e canções, a maioria delas registrada no disco duplo The Beatles (conhecido como Álbum Branco). Lançado em 1968, trazia canções compostas na Índia, como Dear Prudence, Sexy Sadie, I‘m So Tired e The Continuing Story Of Bungalow Bill.

Um comentário:

glauberovsky disse...

e a saga continua!!! MACCA & RINGOBINGO strike again...

GLAUBER