quarta-feira, janeiro 14, 2009

A VIRADA DE MESA DO SUBSTITUTO

O ex-Iron Maiden Blaze Bayley volta a Salvador para único show. Baianos da banda Pandora abrem a noite

A melhor e a pior coisa que já aconteceu com Blaze Bayley, que se apresenta com sua banda hoje na Boomerangue, foi ter feito parte do Iron Maiden, um dos mais populares grupos de heavy metal de todos os tempos.

Foi bom, por que se não fosse por isso, ele não seria mundialmente famoso – fato que, em última análise, possibilita ao músico se apresentar em pontos remotos do mapa-múndi roqueiro. Como Salvador, por exemplo.

O lado ruim da coisa – se é que se pode classificar isto como algo realmente negativo – é que, para o resto da vida, ele será lembrado como “aquele cara que tentou substituir Bruce Dickinson no Iron“. Tarefa na qual – os fatos históricos não mentem – ele não foi lá muito bem-sucedido.

Isto não quer dizer que o rapaz, hoje aos 45 anos, não tenha seu valor no mundo metálico. Dono de uma voz de timbre bastante pessoal e capaz de compor boas canções pesadas, Bayley pode não ser o último biscoito do pacote, mas, depois que saiu do Iron Maiden, angariou até mais respeito e admiração entre os apreciadores do estilo, com performances ao vivo cheias de energia e álbuns-solo razoavelmente bem cotados pela crítica especializada.

não foi em vão – Há, inclusive, quem diga que seus álbuns-solo são melhores do que aqueles dois gravados com o Maiden, a saber, The X Factor (1995) e Virtual XI (1998).

Ainda assim, sua passagem pela lendária banda não foi em vão. Após a volta do vocalista clássico Bruce Dickinson, os dois singles de maior sucesso sua fase, Man on the Edge e Futureal, ambas co-escritas por ele, continuaram fazendo parte do repertório dos shows do Iron. Da mesma forma, Bayley aproveita para executar diversos hits da ex-banda nos seus shows solo.

Em extensa turnê (de 11 datas) de divulgação do seu quarto CD solo, The Man Who Would Not Die, pelo Brasil, Bayley oferece aos fãs a chance de conferir sua boa fase atual ao vivo.

The Man... é o seu quarto disco-solo desde o estágio no Iron. Antes disso, Bayley chegou a gravar cinco álbuns com sua primeira banda, Wolfsbane.

Viúvo – Apesar da moral em alta com os fãs, Bayley passou maus-bocados ultimamente. No dia 27 de setembro último, sua esposa, Debbie, faleceu após alguns dias em coma, decorrente de uma dupla hemorragia cerebral. O fato, inclusive, adiou a presente turnê, inicialmente prevista para outubro de 2008.

Outra notícia curiosa sobre Bayley é que, algum tempo após sua saída do Iron Maiden, o cantor arrumou um “emprego sério“ numa loja de acessórios automotivos na Inglaterra, país onde nasceu, para ajudar a financiar a gravação dos seus discos.

Nesta turnê, Blaze Bayley se apresenta com a banda que gravou seu último álbum, formada por Nico Bermudez e Jay Walsh nas guitarras, David Bermudez no baixo e Lawrence Paterson na bateria.

Os fãs baianos mais ardorosos ainda poderão conhecer e trocar algumas palavras com cantor pessoalmente, na tarde de autógrafos que acontece também hoje, no bar / casa de shows alternativos Rock Sandwich.

Antes de Bayley, a banda baiana de thrash metal Pandora abre a noite, divulgando seu primeiro álbum, Four Seasons, a ser lançado ainda neste semestre.

Blaze Bayley e Pandora | Hoje, às 20 horas | Boomerangue (3334-5935 / 5577) | Rua da Paciência, 307, Rio Vermelho | R$ 40 (pista) e R$ 50,00 (camarote) | Classificação etária: 18 anos

Tarde de autógrafos: hoje, 17 horas | Rock Sandwich | Rua Oswaldo Cruz, 599, Rio Vermelho | Entrada gratuita

17 comentários:

Franchico disse...

Infelizmente, o homem estava em trânsito ontem e não consegui entrevistá-lo.

Mas fica o registro.

Franchico disse...

OPS!

Notícia de última hora:

Neil Young mostra uma música inédita no seu site oficial

"Fork in the Road" pode ser o prenúncio de um novo álbum

http://www.omelete.com.br/musi/100017459/Neil_Young_mostra_uma_musica_inedita_no_seu_site_oficial.aspx

Franchico disse...

A vocalista da banda Made in Brazil e participante do reality show Troca de Família, Débora, cometeu suicídio.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u489541.shtml

RIP.

Nei Bahia disse...

A canção nova de Neil Young é uma ironia com a "crise":

“A ajuda está vindo, mas não é para você”, escreve Neil.
O clipe já está no youtube, com direito a Air Guitar , ironia com a geração Ipod e etc...

Isabel Machado disse...

ainda não vi o filme, assim que a vida assentar vai ser a primeira coisa...
pra vc não dizer que eu inventei:
http://br.youtube.com/watch?v=fspMCLaOKiE
bjão

glauberovsky disse...

na onda do baba roots de bel, vejam esse comercial. é hilário, o jingle é bala. saca a chinfra do criôlo cantando a música. sensacionaaaaal!!!

http://www.youtube.com/watch?v=sk0ARmuGvjY

GLAUBER

osvaldo disse...

ja que o ano começou com destaque para o metal vai uma dica: Drake Nova, filho de Marcelo, esta escrevendo um blog de metal no site da MTV Brasil. Para os aficcionados do genero ( eu gosto de metal classico, este negocio de doom, grind, ect to fora)vale a pena dar uma força, ja que o metal perdeu espaço nas programaçoes das tvs musicais, apesar do genero sempre ter fans fidelissimos. Boa sorte Drake! no:http://mtv.uol.com.br/metalblog/blog

Franchico disse...

Lembram da banda Duke Spirit, que andei recomendando alguns meses atrás?

Pois então! Jerry Lee Lewis, The Killer, tb se ligou neles e chamou Leila Moss, a sensacional cantora da banda para participar do seu próximo disco.

E Ron Wood tb está nele.

http://www.omelete.com.br/musi/100017518/Jerry_Lee_Lewis.aspx

Franchico disse...

Belzita, a senhora e o sr. Wildberger estão intimados a me trazerem uma garrafinha de Baba Roots na sua próxima visita a terra de Luis Caldas.

Pago com uma garrafinha de Pau do Índio. (Se eu conseguir encontrar para comprar, claro).

Saudades de Itacimirim, dos mint julep (o melhor drinque do praneta), dry martinis e vossas senhorias....

Franchico disse...

Ah! E do senhor Jim Beam tb, como não?!?

Franchico disse...

Epa, epa, epa....

São, 11h10 da manhã de sábado e os Cascaboys Fábio, Thiago e Tiaguinho Nego Play dão o ar de suas graças no jornal da TV Bahia.

Go, Casca, go!

Franchico disse...

Dica: manhã, domingo 18, sai matéria gigante no periódico da Tankred Snows Avenue sobre os 40 anos do Led Zeppelin I, minha e do brou Edu Bastos. Quem quiser ler em primeira mão, é só afanar um exemplar na casa daquele tio assinante.

É legar ler no papel, até por conta da "andywarholizada" que outro brou, Bruno Aziz, deu na cara dos Leds, a partir da clássica foto de Chris Dreja, extraída da contracapa do vinil.

Na segunda, posto por aqui.

A matéria abre a (extensa) temporada de efemérides 2009.

Sobre isso, não sei se rio ou se choro.

Alguém? Buuuueller?

Franchico disse...

RIP tardio mas necessário para Ricardo Montalban...

http://popwatch.ew.com/popwatch/2009/01/ricardo-montalb.html

KHAN FOREVER!

Isabel Machado disse...

Glauber,
A propaganda é linda demais. Se assistir mais uma vez vira clipe de Vandex... hehe

Chiquito,
Levo sim. Mr. Beam manda lembranças...
Próximo Reveillon vai ser no Bayou, com churrasquinho de jacaré, moonshine e, é claro, muito mint julep!

bjão

glauberovsky disse...

pôoo, reveillon mambo jambo! beijo, bel.

GLAUBER

osvaldo disse...

no expecting rain de sexta(maior site de dylanologos), link para o storyboard que miguel cordeiro fez para love sick de dylan. os acessos para o blog de miguel explodiram com acessos de todo o mundo literalmente, merecidamente, o storyboard esta fantastico.
http://www.expectingrain.com/archives.shtml

Franchico disse...

O jornal perguntou aos leitores que atrações internacionais eles gostariam que viessem a Salvador.

O resultado é assustador e hilário ao mesmo tempo.

Não vou entrar em detalhes do que achei por que seria me entregar de bandeja demais aos detratores (que imagino que existam), mas pelo menos um pedido eu registro aqui:

Teve um cara que pediu a banda "Morron 5".

Banda de reggae, imagino?

Leiam o resto aqui, por sua própria conta e risco:

http://www.atarde.com.br/cultura/noticia.jsf?id=1050271