quarta-feira, janeiro 21, 2009

O CLUBE DA GUITARRINHA



Instrumento-símbolo do que de melhor já se produziu em termos de música carnavalesca na Bahia, a guitarra baiana sobrevive hoje graças a abnegação da família Macêdo (herdeira de Osmar, um dos dois criadores da guitarrinha, ao lado de Dodô) e dos seus muitos admiradores e seguidores.

Para reunir essa galera e ajudar a divulgar o instrumento, Aroldo, um dos irmãos Macêdo, criou o Clube da Guitarra Baiana, promovendo, desde 2004, diversos encontros itinerantes.

No clima do verão, portanto, nada mais agradável do que testemunhar mais uma reunião do Clube, hoje e na próxima quarta-feira (28), no Teatro Sesc Senac Pelourinho.

Estarão lá músicos de diversas vertentes, como Morotó Slim (da banda Retrofoguetes), Fred Menendez (do cenário da música instrumental), Robertinho Barreto (da banda Lampirônicos) e outros, além do clã Macêdo em peso, claro.

Eventos como esse são importantes até para se demonstrar – aos jovens e eventuais turistas – que a música de carnaval feita na Bahia já foi uma das mais criativas do mundo (com ênfase no “já foi“).

"É importante mostrar que a guitarra baiana está viva", afirma Aroldo, certo de que, se na avenida, o espaço para ela hoje é pouco, no coração do povo ele não tem tamanho.

Clube da Guitarra Baiana Com Aroldo Macêdo, Armandinho Macêdo, Robertinho Barreto, Morotó Slim, Fred Menendez, Gabriel Macêdo e Betinho Macêdo
Hoje e dia 28, as 19 horas
Teatro do Sesc Senac / Pelourinho (3324-4520)
Largo do Pelourinho,19, Centro Histórico
R$ 5

7 comentários:

Franchico disse...

Recadim da Educadora FM...

Cascadura no Outros Baianos

O rock pede passagem no Outros Baianos desta quinta-feira (22/01) que vai ao ar pela Educadora FM a partir das 21 horas. O programa destaca o grupo Cascadura, considerada a maior banda deste estilo na Bahia, com dezesseis anos de carreira e muita história pra contar. O entrevistado da noite é o compositor e vocalista Fábio Cascadura, fundador do grupo, que irá falar sobre a trajetória da banda apresentando as suas mais importantes composições. "Senhor das Moscas", "Elnora", "Mesmo Estando do Outro Lado", "Caim" e "Onde Aprendeu a Andar" são algumas das faixas que o ouvinte poderá conferir no programa.
Outros Baianos é produzido e apresentado pelo maestro, radialista e pesquisador Tom Tavares e pode ser conferido também através do site www.educadora.ba.gov.br

glauberovsky disse...

fábio cascadura, morotó slim e armandinho são os carassss!

GLAUBEROVSKY

glauberovsky disse...

esqueci de deixar um abraço pra nei bahia! ví seu recado lá no blog, velhão, sou seu fã!

GLAUBER

Unknown disse...

Xicovisky,
nas belas tardes de domingo as alegrias podem não ser tantas, mas tá rolando uma guitarra baiana de Fred Menendez e convidados lá em Humaitá.
Já fui algumas vezes e recomendo. Nem tanto pelo repertório, que às vezes desanda, mas vale pelo clima, pelo som e pelo público, composto basicamente de famílias da cidade baixa.

Franchico disse...

Eu tô ligado, Francis. O Menendez sempre manda a programação do evento pra gente lá no periódico da Av. TN.

Só não sabia que vossa senhoria era frequentador. Da próxima vez, me avise, quem sabe eu não consigo me desvencilhar do bode maligno que me persegue nas tardes dominicais e vou tb?

Depois daquele último cano que te dei nas nossas "tradicionais" incursões de sexta-feira no Porto, tô te devendo uma.

Franchico disse...

Depois do recadim da Educadora FM, segue agora o recadim da TVE...

(Desse jeito, vou acabar cobrando minha parte pro senhor Pola!).

;-)

A música é o destaque do programa e tem para todo gosto!

40 anos do primeiro disco do Led Zeppelin

O espetáculo As Rosas não Falam em homenagem a Cartola

O reggae do Dread in Brazil

O swing da banda Fantasmão

A turnê de A-Lex, novo cd do Sepultura

E mais a agenda de shows da cidade e dicas de cursos para aprender a tocar ou aprimorar o talento.

Apresentação de Luciana Accioly e Mário Sartorello

Coordenação de Silvana Moura

Soterópolis TVE Canal 2

quinta-feira, 22:00

sexta-feira, 19:30

domingo ,18:00


Pela internet no site www.tve.ba.gov.br

Contatos: 71-31167377

soteropolis@gmail.com

Franchico disse...

O site Universo HQ, o melhor do Brasil dedicado exclusivamente ao assunto, publicou sua lista de melhores quadrinhos de 2008.

http://www.universohq.com/quadrinhos/2009/melhores2008.cfm

Completíssima e feita por quem entende do assunto.