sexta-feira, setembro 26, 2008

PUNK-BOSSA EM CONCERTO

O ex-Úteros em Fúria Vandex mostra suas experimentações entre o punk e a bossa na Sala do Coro, na próxima segunda-feira à noite, a preços populares

“João Gilberto vai quebrar um violão na minha cabeça, ai, ai“, brinca o cantor e compositor Vandex, ao (tentar) explicar seu estilo, a punk bossa, que também é o título do show que ele fará nesta segunda-feira (29) à noite, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, dentro do Segundas Musicais, um projeto da Fundação Cultural do Estado.

Um dos nomes mais criativos surgidos no cenário alternativo local dos anos 90, Vandex foi membro fundador da Úteros em Fúria (dissolvida em 1995), clássica banda do rock baiano.

Tão clássica, aliás, que até será homenageada no VMB 2008, a cerimônia anual da MTV, quando Pitty e Cascadura subirem ao palco para executar ao vivo Inside The Beer Bottle, uma das músicas do único álbum do grupo, lançado em 1993.

No seu novo trabalho, este gaúcho de Cruz Alta, que vive em Salvador desde criança, mostrará como pretende misturar “a sofisticação da bossa nova com letras mais urbanas, inquietações como tédio, drogas, violência. Temáticas mais atuais, mesmo“, conta.

No show, o músico sobe ao palco muito bem acompanhado, contando com Eric Assmar na guitarra, Son Melo no baixo, Maurício Pedrão na bateria, João Alberto de Melo nos teclados, China na percussão e performances e As Vandettes Margarete Grazziane e Tina Ribeiro nos backing vocais.

Elaborado, o show conta ainda com figurinos de Bel Pedra, que assina as vestes do cantor e suas Vandettes.

Formado em Composição & Regência pela Escola de Música da Ufba e aluno especial do Mestrado em Composição, Vandex vem perseguindo esse ideal de construir um estilo próprio desde que formava a dupla Guizzzmo com o também ex-Úteros Luís Fernando Apú Tude, entre 1997 e 2005.

No seu CD Macaca! (2004), já havia um primeiro rascunho desse ideal na versão bossa nova para a música I Wanna Be Sedated, dos Ramones, que contava com arranjos do violonista Aderbal Duarte, o mais conhecido discípulo de João Gilberto.

O mesmo Aderbal, seu professor durante dois anos, é uma forte influência no seu trabalho.

“A gente fazia muito exercício de harmonia. Aí pegava melodias simples, como Parabéns Pra Você e, mantendo a linha melódica, a gente incluía o máximo de acordes, sem interferir na melodia. Ele (Aderbal) me deu vários toques de como colocar isso em prática“, conta.

“É isso o que eu acho legal na bossa: a sofisticação do discurso musical, com as harmonias, os compassos alterados, a riqueza, mesmo“, diz.

“Vale ressaltar que o show será a estréia mundial do gênero punk bossa“, brinca. “Quem for, terá o privilégio de dizer que foi uma das vítimas – e que nunca mais foi o mesmo depois de ser exposto aos efeitos e sensações deste novo e único estilo musical“, continua, deixando transparecer uma de suas marcas registradas: o humor.

“Adoro compor no banheiro. Desde pequeno, eu ia e levava o violão comigo. Sai cada pérola...“, ri. ”O pior é que é verdade. O ambiente é propício, tranqüilo, sabe?”, confessa.

Além de duas músicas do repertório da Guizzzmo, Venha Mamãe e Macaca!, o show apresentará suas composições mais recentes, como O Vinho e Cogito. A primeira é baseada numa “experiência alucinógena que vivi no Vale do Capão, quando tive um encontro deveras interessante com uma árvore lilás“, conta.

Cogito ele fez em cima do poema homônimo de Torquato Neto (1944-1972). “Comprei um livro dele, o Torquatália, e pirei nesse poema. Até já falei com a viúva dele para pedir permissão. Ela recebeu bem a idéia“, relata.

Sobre a homenagem à Úteros em Fúria no VMB, Vandex diz que está “muito feliz, até por que na época (início dos anos 90), a coisa era bem mais difícil, e mesmo assim, até hoje a banda é lembrada. Isso mantém aquelas músicas vivas. A coisa já não é mais nossa, saiu de nossas mãos“.

“Vou até ensaiar uma versão de Queenie, uma de nossas músicas mais pesadas, para os próximos shows“, promete.

PUNK BOSSA
Show do cantor Vandex | Segunad-feira, 29 de setembro, 20 horas | Sala do Coro do Teatro Castro Alves (3535-0600) | Praça Dois de Julho, s/n , Campo Grande | R$ 2 e R$ 1

6 comentários:

Franchico disse...

O Led Zeppelin vai volta-a-a-arrrr!!!!

http://www.thesun.co.uk/sol/homepage/showbiz/music/article1735624.ece

Tá, ou algo parecido, vai!

Anônimo disse...

eae blz,vi que voce gosta mesmo de rock, olha topa parceria com minha radio ela é rock o dia inteiro se chama RADIO ROCKAINA, url : www.radiorockaina.blogspot.com se caso topar me avise la no cbox vlw o seu site esta d+

Franchico disse...

Valeu o convite, chefia. Vou lá conferir sua rádio!

Franchico disse...

Rapaz, cara chato da porra esse Robert Plant!

http://g1.globo.com/Noticias/Musica/0,,MUL777747-7085,00-PLANT+DESCARTA+FAZER+TURNE+COM+O+LED+ZEPPELIN.html

Estraga-prazeres!

Franchico disse...

Atenção, vynil-lovers, a Deck Disc está cogitando abrir sua própria fábrica de bolachas pretas com um buraco no meio.

http://br.noticias.yahoo.com/s/29092008/25/entretenimento-musicos-voltam-lan-ar-trabalhos-disco-vinil.html

Franchico disse...

Já viram a grade do Boom Bahia?

http://www.boombahia.com.br/blog/