segunda-feira, junho 02, 2008

DUFFY, CANTORA-REVELAÇÃO DE 2008, DIVIDE A CRÍTICA

Ela é lourinha, nasceu e cresceu num lugarejo isolado da costa Norte do País de Gales, mas canta como uma diva negra da Motown.

Ela é Aimee Anne Duffy, ou simplesmente, Duffy, a cantora-sensação que vem sendo considerada a Amy Winehouse da vez com os hits Rockferry e Mercy, um soul incendiário que lembra os melhores momentos de Aretha Franklin.

Ao contrário de Winehouse, responsável por estabelecer de vez a onda de novas cantoras soul pop retrô junto à nomes como Joss Stone, Leona Lewis e Macy Gray, a bem comportada Duffy não é exatamente uma unanimidade da crítica, que a acusa de ser uma armação desprovida de personalidade, a exemplo da resenha de Greg Cochrane para Rockferry no influente semanário inglês New Musical Express.

Ora, estilo próprio por estilo próprio, nenhuma das cantoras citadas o tem de fato, pois todas apenas recauchutam um estilo retrô que muitos acreditavam morto.

Arrotos da crítica à parte, o que vale mesmo é o feeling de quem ouve. Produzido pelo guitarrista Bernard Butler (ex-Suede, banda referência da geração britpop que consagrou Oasis e Blur), Rockferry é um álbum de imensas qualidades.

De sonoridade sofisticada, o disco apresenta rebuscados arranjos de cordas emoldurando o vozeirão de Duffy em melodias encantadoras, claramente inspiradas na era de ouro do pop negro americano e mesmo britânico à moda Dusty Springfield, a precursora cantora inglesa, resgatada do ostracismo nos anos 90 por Quentin Tarantino, que incluiu o hit Son of a Preacher Man, na trilha do filme Pulp Fiction.

Referências à parte, Duffy pode não ter superado Amy Winehouse na estréia, mas deixou Joss Stone e Leona Lewis, com seus trabalhos inconsistentes, comendo poeira lá atrás. O tempo dirá, afinal, quem é Duffy, se uma deusa ou uma armação.

Rockferry
Duffy
Universal
26,90
www.iamduffy.com

20 comentários:

Franchico disse...

Watchmen news...

http://www.omelete.com.br/dvd/100012820/Animacao_de_Watchmen_saira_mesmo_em_DVD__filme_ja_tem_tres_horas_de_duracao.aspx

Franchico disse...

Páááááááára tudo! Que porréessa?

Cinzas de Kurt Cobain são roubadas

http://br.noticias.yahoo.com/s/080602/48/gjo425.html

cebola disse...

Man, com uma boquinha dessas ela pode até ser armação, que deusa ela já é. ié.

cebola disse...

Oh, man! Acabo de ouvir Rockferry...se for armação, que venham mais dessa!

Franchico disse...

RIP Bo Diddley...

http://www.omelete.com.br/musi/100012955/Morre_o_bluesman_Bo_Diddley.aspx

Franchico disse...

Num é, Cebola? Concordo em gênero, número e grau. Se vc for ler as resenhas do NME pra essa mulher, dá até raiva, são cruéis. É como se ela tivesse a obrigação de ser suja, drogada e detonada como Amy W. para ter legitimidade. A imprensa inglesa, ou pelo menos, boa parte dela, é patética.

Franchico disse...

Opa! Aqui tem coisa.

http://www.omelete.com.br/cine/100012957/Comediante_em_ascensao_e_cineasta_indie_em_inusitado_filme_de_fantasia.aspx

Se Will Ferrel botou o cara debaixo de sua asa, é porque, definitivamente, aí tem coisa...

Franchico disse...

Momento zôo-nerd:

Cientistas descobrem rã com as garras de Wolverine

http://www.universohq.com/quadrinhos/2008/n03062008_01.cfm

Franchico disse...

O Música Social lascou uma cacetada de mp3 em homenagem ao mestre Bo...

http://musicasocial.blogspot.com/

Franchico disse...

Vejam Robert Downey Jr. acertar um chute nos bagos do Jack Black.

http://www.omelete.com.br/cine/100012983/Kung_Fu_Panda_versus_Homem_de_Ferro_em_hilario_video_viral_de_Tropic_Thunder.aspx

osvaldo disse...

O Rock Loco tambem é serviço de Utilidade Publica, ta lá no Terra:

Usar calcinha faz mal à saúde, dizem especialistas

http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI1289577-EI1510,00.html

Anônimo disse...

brahma, o abafamento da área colabora com a proliferação bacteriana e fungica, então, certo mesmo estavam as indias que não desenvolviam aroma de bacalhau da noruega.

Mario

osvaldo disse...

pois é mario, agora vou entender perfeitamente quando uma mulher falar que esta se setindo abafada

Яαfαєllaωay disse...

Ow oiii!!Queria primeiramente
paabenisar seu blog e perguntar sua opiniao!!!
oq vc acha mtas pessoas
dizem q a duffy imita a amy winehouse??
xau ^^

http://newvibrations.blogspot.com/

Anônimo disse...

Bem, eu adoro o estilo de musica soul. Posso dizer que gosto de duas grandes vozes. Joss Stone e agora Duffy. Ca me parece k a duffy veio para prometer. Da amy winehouse detesto, não sei se pelo estilo dela ou da vida k ela leva mas nunca gostei. Esta nova cantora duffy supera, tem um estilo mt simples e uma voz autentica. Sem dúvida, Joss stone, pela sua simplicidade e simpatia, tem um vozeirão e isso é inegavel. Agora Duffy, com um estilo mais melancolico e extremamente bonito. Ja ouvi o cd todo. Ta aprovadissimo. Amy winehouse = pessoa sem personalidade lol

Anônimo disse...

Ah a Duffy nao emita a amy winehouse. Quem ouve vê que n tem nd a ver. As letras da amy sao sacanas e porcas. Duffy nao tem nd a ver. 1º Duffy, 2ºJoss Stone e por fim a drogada da amy na minha opiniao, mas admito, se a amy mudasse de postura... ca me parece k a coisa mudaria. É um facto, amy tem uma voz incrivel tbm, mas devia haver uma grande virada com ela, mas como n muda d atitude fica a leguas de joss e agora da magnifica Duffy.

Unknown disse...

Desde hoje,26/09/08 pela primeira vez que a ouvir, ñ consigo parar. Adorei a música, Serious Live.
Me apaixonei pela voz!

Nelio disse...

Além da beleza, Duffy canta e muito, tem um swong que poucas tem. Apesar dos meus 62 anos, e sendo conservador,admiro seu canto, sua voz, sua beleza, sua elegância.

Karina Lima "Amélie" disse...

Conheci o trabalho da Duffy,através de um clipe q passou na Mtv na madruga,fiquei apaixonada pela voz dela,pesquisei na net sobre ela e comprei o Rockferry.Pra mim a Duffy veio pra ficar!O cd é muito bom,em especial:Warwick avenue ,Stepping Stone(o clipe q eu citei acima refere-se a essa músicaMercy e I'm Scared.

Unknown disse...

muito boa e musicas com muito senso de musica..