quarta-feira, janeiro 30, 2008

MICRO-RESENHAS ANTI-CARNAVALESCAS

Exorcismo musical de vícios e dores

O 2º CD solo do vocalista do Depeche Mode é um denso caleidoscópio de dor e desespero. São dez faixas entre um sujo som eletrônico e o gótico, lembrando muitas vezes sua banda original. Gahan é um cara que já sofreu muito por causa do vício em heroína, tendo quase morrido algumas vezes - por iniciativa própria ou acidente. Isso se reflete no tom sombrio que o CD apresenta desde a primeira até a última faixa. Em algumas delas, chega a lembrar alguma coisa do Marilyn Manson - o que é péssimo - mas essa impressão passa logo - o que é ótimo. Sua bela voz grave ainda está lá, e suas letras desesperadas também. Álbum denso, triste, desiludido e não recomendado para pessoas depressivas.
Hourglass
Dave Gahan
EMI
R$ 28,90
www.davegahan.com


Vermelha é a cor da violência

Grendel é um personagem fascinante criado na década de 80 pelo quadrinista americano Matt Wagner, tomando emprestado apenas o nome de um dos vilões de Beowulf. Inicialmente, Grendel era a identidade secreta do jovem e milionário escritor Hunter Rose, que nas horas vagas atuava como gênio do crime e psicopata refinado - do tipo que encarava o ato de matar como uma obra de arte. Neste livro, o personagem é apresentado aos leitores brasileiros em diversos contos de clima noir, ilustrados por grandes desenhistas do mercado internacional, como Tim Sale, Mike Allred, Chris Sprouse, Paul Chadwick e outros.
Grendel: Preto, Branco & Vermelho
Vários
Devir
200 p. | R$ 34,50
www.devir.com.br


Por um novo rock brasileiro

A promissora banda campineira Instiga chega ao segundo CD, Menino Canta Menina, determinada a aprofundar sua busca por um indie rock em português mais brasileiro. Não que cantem sobre a cadência do samba ou algo assim, qual um Los Hermanos paulista. A verdade é que desde seu primeiro disco, A Máquina Milenar (2005), a banda liderada por Christian Camilo (guitarra e vocal) tem demonstrado personalidade própria em canções diretas, com letras instigantes (sem trocadilho) e arranjos baseados em guitarra que devem render um show bem divertido. CD acima da média de uma banda ainda a ser descoberta pelo público. Destaques: Sabiá, Olá e Herói.
Menino Canta Menina
Instiga
Trombador
R$ 22,90
www.instiga.com


Fábio, em que estrela se escondeu
Quem tem mais de 40 anos deve se lembrar dessa: “Stella-a-a-a! (olha o eco) Em que estrela você se escondeu?“. Esquecido pelo grande público há décadas, Fábio Rolón, um paraguaio de 60 e poucos anos, foi um dos melhores amigos de Tim Maia e fez sucesso ainda antes dele com o hit Stella, uma balada soul na mesma linha das do Síndico, ainda em 1970 ou 71. Além desse novo CD, com velhas e novas canções, incluindo Stella, Risos e Preciso Urgentemente Falar com Cassiano, Fábio ainda lançou em 2007 o livro Até parece que foi sonho - Meus 30 anos de amizade e trabalho com Tim Maia (imagem ao lado), ofuscado pelo bombado livro de Nélson Motta. Muito suíngue e boa voz.
Meu Jovem Amigo
Fábio Stella
Independente
R$ 20
(71) 3374-7951 | fabiorolon@ig.com.br

14 comentários:

Franchico disse...

Mr. Jama conta um pouquinho da história dos Traveling Wilburys, a maior super-banda do praneta, que reunia ninguém menos que George Harrison, Bob Dylan, Roy Orbison, Jeff Lynne (da Electric Light Orchestra) e Tom Petty (líder dos Heartbreakers.

http://oglobo.globo.com/blogs/jamari/

A matéria é a propósito da caixa que a Warner lançou agora no Brasil, reunindo os dois únicos e sensacionais álbuns da banda + faixas inéditas + DVD com um documentário.

Imperdível sou eu, isso é necessário.

Franchico disse...

A Petrobrás aparecerá como uma das equipes de corrida do filme do Speed Racer, dirigido pelos Irmãos "Matrix" Wachowski.

http://www.omelete.com.br/cine/100010626/Speed_Racer.aspx

Aliás, quem não viu esse trailer ainda, eu recomendo. É espetacular.

Franchico disse...

Recado chegado por email:

"A banda de Salvador HOJE VOCÊ MORRE, de Hardcore/Metal, disponibiliza ao público seu primeiro vídeo clipe da música "Mensagem de Despedida":

http://www.youtube.com/watch?v=k6RSfdgzsuI

O grupo encontra-se finalizando seu primeiro disco intitulado Nada é tão ruim que não possa piorar para em seguida partir em uma turnê pelo Brasil.

Sites Relacionados:

http://www.myspace.com/hojevocemorre/

http://www.fotolog.com/hojevocemorre/ "

Franchico disse...

Momento emo:

ouça a nova música do Panic! At The Disco.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u368280.shtml

Até que não é tão ruim para uma bandinha pop-safada. O problema é que ser menos pior que My Chemical Romance não dá futuro pra ninguém...

osvaldo disse...

vamos la conferir o palco do rio vermelho, pelo menos quem estiver por aqui no carna. pode se tornar uma alternativa interessante.

Franchico disse...

Estaremos lá, Braméuris!

Franchico disse...

Momento niu-uêive:

ouça a música nova do B52's, Funplex:

http://igpop.ig.com.br/externo/2008/01/30/ouca_aqui_a_nova_do_b_52s_que_acaba_de_ser_lancada_1171549.html

Franchico disse...

O novo trabalho de Alan Moore será mais ou menos uma fotonovela.

Nova graphic novel de Alan Moore é revelada
http://www.omelete.com.br/quad/100010653/Alan_Moore.aspx

Vem mais loucura genial por aí...

Franchico disse...

Recado chegado por email para os doentes que estarão na Barra hoje...

"TRIO ELÉTRICO ACORD NO CIRCUITO BARRA/ONDINA! SEGUNDA 14H!
A segunda-feira do Carnaval 2008 começará com uma grande novidade: O TRIO ELÉTRICO ACORD! Com influências do rock clássico e elementos de banda de garagem, a Acord traz um show diferente para o carnaval de Salvador. Engana-se quem diz que rock é so "bater cabeça", é também ritmo, dança e groove. O repertório selecionado está ai para mudar esses conceitos, resgatando nomes do rock nacional e internacional somados ao trabalho autoral da banda. O trio sairá no circuito Barra-Ondina, segunda-feira(04/02) às 14h e 30 com a participação especial de Diogo Florez(percussionista). Preparem-se para muito Roque em Rou Groove no Carnaval de Salvador!

O Quê? TRIO ELÉTRICO ACORD
Onde? CIRCUITO BARRA/ONDINA
Quando? 4 de Fevereiro, às 14 horas"

Franchico disse...

Acho que eu já postei isso aqui antes, mas foda-se. é genial e pronto.

http://www.youtube.com/watch?v=UhHhXukovMU

Italian Spiderman!

"Shut your mouth pussycat e fammi un macchiato...pronto!"

Franchico disse...

Meu deus, agora descobri o Superman indiano.

http://www.youtube.com/watch?v=olr2Cr3LHbE&feature=related

Alguém me traga uma fralda geriátrica, peloamordedeeeeeeeusssssssss!!!!!!!!!!!!

Tem tb o Homem-Aranha japonês. Esse já é manjado, mas vale uma conferida...

http://www.youtube.com/watch?v=mGxde2a2_iQ&feature=related

Franchico disse...

We Salute You: 10 Bands That Rock in ‘08 - segundo o All Music Guide...

http://blog.allmusic.com/2008/1/30/we-salute-you-10-bands-that-rock-in-08/

OK, OK, mas Supergrass? A música nova, Diamond Hoo Ha Man, é fucking do caralho, mas a banda existe desde 1994, pporrrra!

Coisa de americano, mesmo...

Franchico disse...

Esse texto está circulando pela internet como um grito de alerta para as pessoas que estão passando por dificuldades. Repassem aos amigos e familiares. Se vc conhece alguém que esteja passando por esses "pobremas", estenda-lhe a mão e ajude o seu irmão. Segue o texto:

Tudo começou quando eu tinha uns 14 anos e um amigo chegou com aquele papo de experimenta, depois quando você quiser é só parar... e eu fui na dele. Primeiro ele me ofereceu coisa leve, disse que era de "raiz", da terra, que não fazia mal, e me deu um inofensivo disco do Chitãozinho e Xororó e em seguida um do Leandro e Leonardo. Achei legal, uma coisa bem brasileira.

Mas a parada foi ficando mais pesada, o consumo cada vez mais freqüente, comecei a chamar todo mundo de "amigo" e acabei comprando pela primeira vez.


Lembro que cheguei na loja e pedi:

- Me dá um CD do Zezé de Camargo e Luciano.

Era o princípio de tudo! Logo resolvi experimentar algo diferente e ele me ofereceu um CD de Axé. Ele dizia que era para relaxar; sabe, coisa leve... Banda Eva, Cheiro de Amor, Netinho, etc.

Com o tempo, meu amigo foi me oferecendo coisas piores... o Tchan, Companhia do Pagode e muito
mais.

Após o uso contínuo, eu já não queria saber de coisas leves, eu queria algo mais pesado, mais desafiador, que me fizesse mexer os quadris como eu nunca havia mexido antes.

Então, meu amigo me deu o que eu queria, um CD do Harmonia do Samba. Minha bunda passou a ser o centro da minha vida, razão do meu existir. Pensava só nessa parte do corpo, respirava por ela, vivia por ela!

Mas, depois de muito tempo de consumo, a droga perde efeito, e você começa a querer cada vez mais, mais, mais... Comecei a freqüentar o submundo e correr atrás das paradas. Foi a partir daí que começou a minha decadência. Fui ao show e ao encontro dos grupos Karametade e Só Pra Contrariar, e até comprei a Caras que tinha o Rodriguinho na capa.

Quando dei por mim, já estava com o cabelo pintado de loiro, minha mão tinha crescido muito em função do pandeiro. Meus polegares já não se mexiam por eu passar o tempo todo fazendo sinais de positivo. Não deu outra entrei para um grupo de pagode. Enquanto vários outros viciados cantavam uma música que não dizia nada, eu e mais outros 12 infelizes dançávamos alguns passinhos ensaiados, sorríamos e fazíamos sinais combinados.

Lembro-me de um dia quando entrei nas lojas Americanas e pedi a Coletânea "As melhores do Molejo". Foi terrível! Eu já não pensava mais!!! Meu senso crítico havia sido dissolvido pelas rimas miseráveis e letras pouco arrojadas. Meu cérebro estava travado, não pensava em mais nada.

Mas a fase negra ainda estava por vir. Cheguei ao fundo do poço, ao limiar da condição humana, quando comecei a escutar popozudas, bondes, tigres, MC Serginho, Lacraias, motinhas e tapinhas.

Comecei a ter delírio e a dizer coisas sem sentido e quando saía à noite para as festas, pedia tapas na cara e fazia gestos obscenos. Fui cercado por outros drogados, usuários das drogas mais estranhas que queriam me mostrar o caminho das pedras... Minha fraqueza era tanta que estive próximo de sucumbir aos radicais e ser dominado pela droga mais poderosa do mercado: Ki-Kokolexo.

Hoje estou internado em uma clínica. Meus verdadeiros amigos fizeram a única coisa que poderiam ter feito por mim. Meu tratamento está sendo muito duro doses cavalares de MPB, Bossa-Nova, Rock Progressivo e Blues.

Mas o médico falou que eu talvez tenha de recorrer ao Jazz, e até mesmo a Mozart, Beethoven e Bach.

Mozart.

Queria aproveitar a oportunidade e aconselhar as pessoas a não se entregarem a esse tipo de droga. Os traficantes só pensam no dinheiro.

Eles não se preocupam com a sua saúde, por isso tapam a visão para as coisas boas e te oferecem drogas. Se você não reagir, vai acabar drogado alienado, inculto, manobrável, consumível, descartável, distante.

Vai perder as referências e definhar mentalmente. Em vez de encher a cabeça com porcaria, pratique esportes e, na dúvida, se não puder distinguir o que é droga ou não, faça o seguinte:

-Não ligue a TV no domingo à tarde;

-Não entre em carros com adesivos "Fui!";

-Se te oferecerem um CD, procure saber se o indivíduo foi ao programa da

Hebe e ou ao Domingo Legal do Gugu; Mulheres gritando histericamente são outro indício;

-Não compre um CD que tenha mais de 6 pessoas na capa;

-Não vá a shows em que os suspeitos façam passos ensaiados;

-Não compre nenhum CD que tenha vendido mais de um milhão de cópias no Brasil, e...

-Não escute nada em que o autor não consiga uma concordância verbal

mínima. Diga não às drogas!

Franchico disse...

Mangue Negro - filme capixaba de zumbis que vem em breve por aí.

Making of:
http://youtube.com/watch?v=JAT4OvYEB70

Matéria na Folha:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u369731.shtml