terça-feira, agosto 28, 2007

THE PREACHERMAN IS BACK!

Preacher volta às bancas e livrarias em nova editora - e 15 pilas mais barata! Será que agora veremos o final da história?

A Pixel Media, uma empresa criada a partir da associação da tradicional editora carioca Ediouro e a Futuro Comunicação, do jornalista André Forastieri (ex-editor da revista Bizz), assumiu para si o compromisso de honrar uma velha dívida com os leitores brasileiros: concluir, de uma vez por todas, a publicação da aclamada série de HQ Preacher, de Garth Ennis e Steve Dillon.



Lançada nos Estados Unidos em 65 números mensais na segunda metade da década 90, Preacher amarga uma errática história editorial no Brasil, já tendo sido iniciada e interrompida por um punhado de pequenas editoras que não conseguiram dar prosseguimento à publicação. Pior para o leitor brasileiro, que, desde 1997, espera para ver o final da série, até hoje inédito no Brasil.


A última editora, a Devir Livraria, estava indo bem, publicando boas adaptações dos encadernados reunindo 7 ou 8 números do original americano. Publicou o primeiro, A Caminho do Texas, o segundo, Até o Fim do Mundo e o terceiro, Orgulho Americano - quando perdeu os direitos sobre as publicações da Vertigo no final de 2006 para a Pixel Media, que, felizmente, resolveu poupar os leitores de mais um re-início e começou a publicar Preacher imediatamente de onde a Devir parou.


Recém-chegada às bancas e livrarias, Rumo ao Sul é o quarto encadernado de Preacher, que mantém o mesmo bom nível editorial adotado pela ex-editora, com as vantagens da distribuição mais abrangente (que inclui bancas) e menor preço: R$ 15,00 mais barato. Grande Forasta.

BLASFÊMIAS - Um padre texano, em crise com sua fé, é possuído no meio de uma missa por uma entidade resultante da união entre um anjo e um demônio. Com o impacto da chegada da tal criatura, a igreja explode e é envolvida pelo fogo, matando todos os fiéis. Somente o padre sobrevive, agora imbuído de um poder único, misto de divino e demoníaco.

Com essa outra consciência habitando seu corpo e espírito, Jesse Custer - esse é o seu nome - descobre que Gênesis, a entidade, fugiu do Paraíso, onde era mantida prisioneira. E mais: Deus também abandonou o Paraíso e deu uma banana para a humanidade, e agora vaga pela Terra, com destino desconhecido.

Irado com tudo o que lhe aconteceu, Jesse resolve partir em busca do Criador disposto a lhe dizer umas verdades e forçá-lo a fazer alguma coisa pela humanidade. Ao seu lado, dois companheiros nada ortodoxos: uma pistoleira de aluguel (e ex-namorada) chamada Tulipa e um vampiro irlandês com 100 anos de idade, encrenqueiro e beberrão, chamado Cassidy. Isso é só o ponto de partida de Preacher, uma das três melhores séries do selo Vertigo, ao lado do Monstro do Pântano de Alan Moore e do Sandman de Neil Gaiman.

Escrita por Garth Ennis, que também é irlandês e chegado numa porre, Preacher é uma jornada insana e recheada de um pesado humor negro ao que a América tem de mais bizarro, baixo e blasfemo.

Não há mocinhos na história, e muito menos gente usando a cueca por cima da calça. O ritmo é de uma constante perseguição pelas estradas e motéis dos Estados Unidos, temperado por diálogos extremamente bem escritos e uma surpresa atrás da outra. Não por acaso, já foi chamada de Pulp Fiction dos quadrinhos. Não há limites para a blasfêmia e a sanguinolência na série de Ennis, portanto, recomenda-se que pessoas mais religiosas e sensíveis mantenham uma distância segura dessa HQ.

Ora é o Santo dos Assassinos, enviado pelos burocratas do Paraíso, que aparece para matar Custer e promove verdadeiras chacinas. Ora é Herr Starr, um alemão de monóculo a serviço da organização secreta Graal, dedicada a proteger a linhagem de Jesus Cristo, que quer se apoderar do padre e seu poder. Protegida em segredo há dois milênios pelo Graal e procriando-se apenas entre si mesmos, o último descendente da linhagem de JC é um jovem retardado que vive numa jaula e arremessa seus excrementos em quem quer que se aproxime.

Decadência, mutilações e muitas discussões sobre fé, igreja, guerra, política e até mesmo amor pontuam a narrativa em Preacher, tornando-a o ponto alto da prolífica carreira do escritor, cuja assinatura em HQs como Justiceiro (Marvel), A Pro (Dark Horse) e Hitman (DC) é garantia de boas vendas, dado o seu grande séquito de seguidores entre os chamados fanboys (fanáticos das HQs).

Auxiliado pelos ótimos desenhos de Steve Dillon, um especialista em expressões faciais e detalhes da anatomia humana expostas por tiros e facadas, Ennis criou um dos melhores testemunhos do caos de fim de século ao misturar diversos gêneros numa HQ de características únicas, com clima de faroeste e ritmo de pesadelo e comédia em doses iguais.

Em busca de Deus e de respostas para o porque Dele ter abandonado a humanidade a rezar para ninguém, Jesse Custer encarna uma versão pós-moderna do caubói durão, que é capaz de matar sem remorsos, mas justo o bastante para ganhar a simpatia do leitor.

O elenco coadjuvante é outro ponto alto de Preacher, a começar por Tulipa e Cassidy, que acabam formando com Custer um improvável triângulo amoroso. Mas inesquecível mesmo é o Cara de Cú, ou Você-Sabe-Quem, um jovem e ingênuo fã de Kurt Cobain, que após saber do suicídio do líder do Nirvana, resolve segui-lo, dando um tiro de espingarda na própria cara. O problema é que ele não morreu, apesar de ter ficado com o rosto totalmente destruído. Arrependido e iluminado por uma nova chance na vida, ele resolve se tornar uma espécie de benfeitor, de codinome impublicável - daí a denominação Você-Sabe-Quem, utilizada pela editora nas peças de divulgação para não chocar o público leigo.

O personagem fez tanto sucesso que ganhou uma edição especial detalhando sua origem, A História de Você-Sabe-Quem, lançada pela Pixel em junho e ainda disponível nas bancas.

Em Rumo ao Sul, acompanhamos o Reverendo Custer, Tulipa e Cassidy em uma viagem a Nova Orleans, onde eles entram em contato com um bruxo local, esperando descobrir mais sobre a entidade Gênesis e e o paradeiro de Deus. Claro que nada sai como se espera, e novas bizarrices acontecem com o trio, incluindo a decapitação de um deles. Há ainda um novo encontro com Você-Sabe-Quem, que ganha sua primeira transa. Já Herr Starr encontra num chapéu panamá a solução para disfarçar sua careca, transformada pelo Preacher em um pênis gigante com a ajuda de uma faca.

Com o sucesso cult, Preacher está sendo adaptada pelo diretor Mark Steven Johnson (Motoqueiro Fantasma, Demolidor) para uma série no canal americano HBO. Cada temporada teria 12 episódios de uma hora e cada episódio reproduziria fielmente um dos 65 números da serie. Por enquanto, a idéia não saiu do papel, mas os fãs, mãozinhas suadas de ansiedade, aguardam novidades para breve - com as bençãos profanas de Jesse Custer.

Preacher: Rumo ao sul
De Garth Ennis & Steve Dillon
Pixel Media
180 págs.
R$ 29,90
www.pixelquadrinhos.com.br

Site indicado sobre Preacher:
http://preacher.alwaysmad.com/

Matéria publicada no Caderno 2 do jornal A Tarde de 29 de agosto de 2007. Texto sem a edição do jornal.

4 comentários:

Franchico disse...

Adeus, Tony. Foi genial enquanto durou.

http://www.omelete.com.br/conteudo.aspx?id=100007645&secao=teve

Franchico disse...

Frank "Show" e suas mulheres...

http://www.omelete.com.br/quad/100007657/Mary_Jane.aspx

Franchico disse...

O Rei (dos quadrinhos) faria 90 anos hj.

http://www.omelete.com.br/quad/100007662/Jack_Kirby__o_Rei_dos_Quadrinhos__comemoraria_90_anos_hoje.aspx

Franchico disse...

Ainda KirbY: aqui,

http://www.comicsreporter.com/index.php/briefings/commentary/9874/

vc pode se deliciar com uma vasta galeria de trabalhos do mestre, para apreciar, guardar, imprimir...