segunda-feira, janeiro 02, 2017

EXPRESSO PARA O INFERNO

Ambientado em um trem, o filme coreano Invasão Zumbi ensaia uma revitalização no subgênero dos mortos-vivos. O resultado é sucesso de público e crítica

A onda zumbi é como os próprios mortos-vivos: agoniza, mas não morre. Sucesso de público e crítica mundo afora, o filme coreano Invasão Zumbi (Busanhaeng ou Train to Busan), chegou nos estertores da mania walking dead para reanimar a moda, que andava meio... morta.

A surpresa é a procedência da produção. A Coreia do Sul  não tem tradição de filmes de zumbi – mas tem de terror (Medo, 2003, Eu Vi o Diabo, 2010)   e ação blockbuster (O Hospedeiro, 2006, Old Boy, 2003).

Invasão Zumbi combina essas duas tradições em uma produção caprichada e muito bem dirigida pelo animador Yeon Sang-ho, em sua estreia em filmes com atores.

Ênfase na ação

No filme, acompanhamos a viagem que Seok Woo (Gong Yoo) um jovem e ambicioso gestor de investimentos, é obrigado a fazer de última hora com sua filha, Soo Ahn (Kim Soo-Ahn), até a cidade de Busan, para deixa-la na casa da mãe, de quem é separado.

No caminho para a estação, os primeiros sinais de que alguma coisa estranha está acontecendo surgem, com um barulho de explosão e uma caravana de carros da polícia passando por eles.

Já no trem, outros personagens de destaque surgem, como o fortão Sang Hwa (Ma Dong-Seok) e sua esposa, Sung Gyeong (Jung Yoo-mi), que está grávida, além de uma equipe de beisebol, duas senhorinhas e um clássico recorrente em filmes de zumbi, que é o coroa covarde que põe tudo a perder.

O caos se instala rapidamente no trem e esses personagens logo se aliam na luta pela sobrevivência.

Claro, nem todos chegarão vivos ao fim do filme. Mas como se diz, aqui o que importa é o percurso, e não o destino.

Habilíssimo na coreografia da ação, Yeon Sang-ho quase não dá tempo para o espectador respirar – a todo momento, uma nova situação / ataque zumbi coloca os protagonistas para correr ou lutar.

Os zumbis são do tipo “modernos”, ou seja, velocistas, o que só torna tudo mais frenético.

Nem há aquela profusão de sangue e vísceras na tela, comum em filmes do gênero. A ênfase é na luta.

A boa notícia é que, além de ser um filme de ação de tirar o fôlego, Invasão ainda ensaia alguns comentários sobre a sociedade coreana e dá espaço para a concluir o arco dramático de alguns personagens em busca de redenção.

Invasão Zumbi  / De Yeon Sang-ho / Com  Gong Yoo, Ma Dong-seok, Jung Yu-mi / Cinemark, Cinépolis Bela Vista, Cinépolis Shoppping Salvador Norte, Orient Shopping Center Lapa, UCI Orient Shopping Barra, UCI Orient Shopping da Bahia, UCI Orient Shopping Paralela /  14 anos

3 comentários:

Rodrigo Sputter disse...

porra, tou afim de ver esse filme...tinha visto o trailer...achei interessante...

os do jarmusch até agora nada...o doc sobre os stooges e o anterior a esse...nem na net acho pra baixar...

Franchico disse...

A lavagem cerebral bostaminion começa a dar fritos, digo frutos:

https://br.noticias.yahoo.com/sobre-assassinos-e-homens-de-bem-134101066.html

2017, o ano em que o ovo da serpente eclodiu.

Adelvan disse...

Matheus Pichonelli, escreve muito. Já o filme, não vi ainda pq, incrivelmente, aqui em Aracaju só tá passando dublado! O cinemark (que monopoliza o mercado aqui) está me fazendo perder um hábito que cultivo desde que tinha 6 anos, quando fui ver o primeiro guerra nas estrelas no cinema, na época do lançamento ...