sexta-feira, junho 24, 2016

SILÊNCIO DE ORQUESTRA

Projeto do maestro Fred Dantas, a Orquestra Brasileira de São Salvador fez seu último concerto no Festival de Música Instrumental da Bahia. Saiba por que

10 de junho: a OBSS faz "último concerto" no TCA. Ft Alessandra Nohvais
Um cachorro e um gato surgem no alto da escada que leva à casa do  maestro Fred Dantas, no Barbalho.

Quando este  chega ao portão para receber a reportagem de A TARDE, logo tranquiliza: “Não morde, não. Só é carente. Se fizer carinho, não vai largar mais de você”. Não deixa de ser uma ameaça.

É terça-feira, 14 de junho. Fred ainda digere o sucesso do concerto da Orquestra Brasileira de São Salvador na sexta-feira última (10).

Regente e diretor musical da Orquestra desde 2011, o conjunto de vinte jovens músicos fez um raro concerto em Salvador dentro da programação do 21º  Festival de Música Instrumental da Bahia.

“Foi um sucesso acachapante”, entusiasma-se.

“Eu insisti com Zeca (Freitas, curador do festival) para inclui-la por que sabia que seria assim. Era o endereço certo para a Orquestra, o público certo. (Fernando) Marinho (um dos organizadores)  me disse que foi a única atração do festival inteiro que recebeu pedidos de bis de pé”, afirma o maestro.

Agora, a má notícia: por enquanto, este foi o último concerto da Orquestra Brasileira de São Salvador. A razão, óbvio, é a de sempre: não há patrocínio para que ela continue seus trabalhos.

Antes que haja mal-entendido, é bom esclarecer: a orquestra de que se fala aqui não é a Oficina de Frevos e Dobrados, que tornou Fred famoso em solo baiano desde os anos 1980. Esta vai bem, obrigado.

“O repertório da OBSS é bem específico. Ela traz como proposta uma leitura da música brasileira, um resgate de modinhas de Carlos Gomes, Villa-Lobos e Alberto Nepomuceno, além de fazer um passeio pelas músicas regionais do Brasil”, conta.

Vida breve

Fred assumiu a  Orquestra em 2011, quando a telefônica Tim encerrou seu projeto de educação musical Música nas Escolas.

“Aí uma empresa de São Paulo, chamada La Fabbrica Comunicação e Marketing, assumiu o projeto e conseguiu um novo financiamento junto à Basf, para criar uma orquestra com os alunos remanescentes”, conta Fred.

Convidado para assumir a direção artística da Orquestra, Fred impôs como condição deixar de tocar o material imposto por São Paulo no tempo da Tim.

“Meu objetivo foi chegar na música atonal contemporânea. Não queria ver os meninos tocando feijão com arroz”, diz.

Como contrapartida ao patrocínio, Fred e os jovens músicos da Orquestra passaram a dar aulas de educação musical em escolas públicas das comunidades carentes de Camaçari, onde a Basf está instalada no Pólo Petroquímico.

“Esses jovens professores tiveram uma atuação de pedagogia musical arrasadora. Em coisa de um ano, tinha criança lendo pequenas partituras na sala de aula”, diz.

Fred rege e Irma Ferreira canta. Foto: Alessandra Nohvais
A cantora soprano Irma Ferreira foi uma dessas professoras.

“Era impressionante ver a reação das crianças ao receber essas informações. A maioria delas nunca ouviu nada na vida, além de pagode e arrocha”, conta.

“Quando elas ouviam, pela primeira vez na vida, o som de uma flauta transversal ou até quando eu cantava, algumas chegavam a se emocionar”, lembra Irma.

A experiência foi importante para os jovens músicos da Orquestra, que também aprendiam enquanto ensinavam às crianças. “Passamos a ver a música de outra perspectiva. Ser músico não é só tocar um instrumento, é também propagar um conhecimento”, afirma a cantora.

Ainda com patrocínio da empresa petroquímica, a OBSS gravou um CD com 13 faixas, chamado Bandeira do Divino.

No repertório, composições de Alberto Nepomuceno (Cantiga), Waldir Azevedo (Brasileirinho) e Anacleto de Medeiros (Os Bohêmios), além de músicas da cultura popular de Ilhéus, Barra do Pojuca e outras três da safra atonal do próprio Fred Dantas.

Infelizmente, o projeto, apesar de promissor, teve fim com a saída da Basf. “Alegaram  a crise”, diz Fred.

Isto foi em 2014.

Sem dinheiro, os músicos da orquestra abandonaram a música para se dedicar a trabalhos convencionais.

“Jovens realmente promissores tiveram de trabalhar com telemarketing e em caixas de supermercados, para ajudar a sustentar suas famílias”, relata.

Pós-concerto, Fred aguarda decisão da La Fabbrica. Ft: Alessandra Nohvais
Alguns poucos, o maestro ainda conseguiu aproveitar em sua orquestra profissional de baile, como o saxofonista Reinan Proença e o baterista Lucas Paulo.

“E meu contramestre, Mário Douglas, agora é regente da Oficina de Frevos e Dobrados”, conta.

“Já Maicon Oliveira, um flautista excelente, foi estudar enfermagem. Os irmãos Henrique (sax) e Vinícius (clarineta) foram estudar Engenharia.  Por outro lado, Irma Ferreira segue o curso de Canto da Ufba. Já Daniela Natali e David  Brito foram para a Neojibá”, relata o maestro.

Só quem não teve o destino definido foi a OBSS.

“Agora, a Orquestra está parada. A perspectiva é esperar que La Fabbrica demonstre interesse em buscar outro patrocinador local. Ou então buscar espaço no mercado baiano através de produtores culturais”, conclui Fred Dantas.

11 comentários:

Franchico disse...

Lindo. O pai de Liana Friedenbach, estuprada e morta pela psicopata Champinha,deu um chega-pra-lá gostoso no Bolsolixo, que sempre usa essa tragédia pra justificars suas propostas imbecis.

http://www.brasilpost.com.br/2016/06/23/ari-friedenbach-resposta-bolsonaro_n_10638960.html?utm_hp_ref=brazil

Franchico disse...

..e a estupidez venceu no Reino Unido. A burrice e o ódio conservador vai se espalhando, perigando levar psicopatas como Trump e Bolsovomito ao poder e isolando nações. Que belo futuro estamos (estão, lá eles) construindo para este mundo. Mas os ingleses não perdem por esperar. O plebiscito para decidir se a Escócia (cujo povo votou maciçamente pela permanência no bloco europeu) continua no Reino Unido vem aí - ano que vem, se não me engano - e aí, quando o país do uísque deixar o RU para se juntar à EU, aí, eu quero ver se esses xenófobos conservadores imbecis vão continuar com esse papinho de fechar fronteiras, "take back the country" etc. Sim, um ciclo DESASTROSO de poder conservador parece estar se instalando, mas como eles são tão burros, não deve durar muito. Logo logo o povo vê a barca furada em que embarcou e vira o jogo novamente. Até o próximo....

Franchico disse...

Curioso, não sabia que o PSDB tem a primazia de ocupar todas as presidências de todas as CPIs.

http://www.brasilpost.com.br/2016/06/22/cpi-merenda_n_10618486.html?utm_hp_ref=brazil

Deve ser por que no PSDB não tem corrupto, né? É a casa das santas, o reduto das ninfas, o oásis da pureza na política brasileira.

Franchico disse...

Vou achar tão lindo quando isso acontecer.

http://www.dw.com/pt/ap%C3%B3s-brexit-esc%C3%B3cia-volta-a-defender-referendo-para-deixar-reino-unido/a-19352976

Todo o dinheiro de imposto da Escócia deixando de ir para Londres e indo (ou pelo menos parte dele) indo direto para Bruxelas. Chupem, conservadores ingleses!

Franchico disse...

Não concordo com tudo que Forastieri escreve, mas nessa, ele foi na veia:

"O Ministério Público é muito valente, mas nunca para enfrentar o PSDB. Os juízes são muito rigorosos, mas nunca para enquadrar o PSDB. Os eleitores de Aécio saíram às ruas somente para derrubar Dilma, não para enfrentar o crime organizado nos palácios ocupados pelo PSDB. Contra a corrupção do PT, muitas pessoas bateram panelas. Contra a corrupção do PSDB, o silêncio destes cúmplices é ensurdecedor".

http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri/2016/06/23/a-merenda-as-panelas-e-a-pizza/

Franchico disse...

Forasta no tuíter:

"Scared people want walls to protect them. Climate Change and Superpopulation will blow them down".

https://twitter.com/forastieri

Espero quer não demore muito....

Franchico disse...

Sensacional o comentário de Warren Ellis sobre a vitória do "leave":

https://pbs.twimg.com/media/CltqkEFWQAA6vpu.jpg:large

https://twitter.com/warrenellis


Franchico disse...

Quadrinistas britânicos reagem ao Brexit:

http://www.bleedingcool.com/2016/06/24/comic-book-creators-wake-up-to-brexit/

Rodrigo Sputter disse...

se não me engano o pai da mina no começo era a favor da redução...vai ver estudou e viu que num é bem assim...e o champinha, pelo q diz no texto, tá preso pra sempre...tenho uma amiga anarco que é contra até a prisão...por uma trágica ironia do destino, a mãe creio q surtou e tirou a vida das duas meio-irmãs dela...e ainda assim ela continuou contra qq prisão...

ninguém bate mais panela pq o país num tem mais corrupto...violência...nada...tá tudo bem e gostoso...como foi antes...só foi ruim na época do pt.

o mundo todo tá de uma caretice só...foda...todo mundo reclama dos imigrantes, mas na hora que fudeu e roubou o país dos outros ninguém se preocupou...quando foi e aumentou as rixas entre os povos...olavim vai dizer q isso nunca ocorreu e que os africanos sempre foram assim...como se o mundo ocidental tb num fosse...cansado...é babaca de um lado, do outro...e o idiota aqui tá cansado disso tudo, um monte de jovem reacionário...a que ponto chegamos...

Rodrigo Sputter disse...

fora que a maioria deve ser cristã, desses reaças...se Jesus tivesse corpo, ia tá se revirando no túmulo...mas subiu aos céus e ainda num voltou, se for pra voltar e levar esses reaça tudo, q volte logo agora.

Rodrigo Sputter disse...

não se pode ter uma boa opinião nesse país:

https://br.celebridades.yahoo.com/zeca-camargo-pode-ter-que-pagar-mais-de-r-1-165319682.html

tamos fudidos se a galera vier nos investigar-ehehhehe

pelo que sei o zeca não falou nada demais...

e cuidado com o que fala:

https://esportes.yahoo.com/blogs/jorge-nicola/getterson-admite-choro-e-noite-em-claro-revela-103205720.html