quinta-feira, junho 02, 2016

ORQUESTRA SOTEROPOLIFÔNICA FAZ CONCERTO DE ESTREIA SÁBADO, NO PARQUE DA CIDADE

A turma da Soteropolifônica reunida. Foto Daniel Lemos
Projeto do coração da dupla de  maestros Ubiratan Marques e Luciano Calazans, a orquestra Soteropolifônica faz sua estreia neste sábado, em grande estilo, durante a reinauguração do Parque da Cidade.

Noticiada com exclusividade pelo Caderno 2+ em fevereiro último, a criação da Soteropolifônica é a proposta de Calazans e Marques para uma orquestra municipal, com a cara multicultural da cidade.

Além de instrumentos sinfônicos típicos, ela também conta com instrumentos elétricos e percussão de terreiro, tudo em favor de um repertório que contempla erudito e popular: samba, rock, axé.

No concerto de estreia, a orquestra contará com participações de estrelas da música baiana como Saulo Fernandes, Lazzo, Gerônimo, Belô Veloso, Taís Nader e Denny (Timbalada).

“Saulo canta uma música de minha autoria e Alegre Menina, de Dori Caymmi e Jorge Amado. Já Lazzo canta Me Abraça e Me Beija e Negrume da Noite”, conta Calazans.

O repertório ainda conta com Sociedade Alternativa (Raul Seixas e Paulo Coelho), A Rã (João Donato e Caetano Veloso) e o primeiro movimento dos Concertos de Brandenburgo (Bach), entre outras.

“A música do Raul mostra o propósito real da orquestra, que é dialogar com qualquer genero, do heavy metal ao samba. A Rã já é um hit dentro do grupo, o pessoal adora tocar e cantar. Aliás, em muitas peças os músicos  cantam, aconteceu naturalmente, diz.

“O repertório tem arranjos meus e de Bira. Nós dois nos revezamos na regência. Na abertura, faremos uma performance em duo, comigo no baixo e ele no piano”, detalha.

Padrinhos e apoio

Ainda sem contar com um patrocinador fixo para a orquestra, Calazans conta que “o grupo saiu pela boa vontade dos seus membros, todos trabalhando por um ideal”.

“Já tivemos reuniões com secretários da Prefeitura, pessoal da Saltur, que nos convidou para a reinauguração do Parque e tudo, mas ainda não tem nada oficializado. Mas acredito que estamos perto disso, está em andamento, por que há interesse de várias partes, tanto do setor privado quanto publico”, relata Calazans.

Por enquanto, o maior apoiador da orquestra tem sido mesmo Carlinhos Brown, que cedeu seu Candyall Ghetto Square para os ensaios semanais do grupo.

“O Carlinhos é um padrinho para a Soteropolifônica. Ele gostou muito da ideia, do formato e da proposta, então nos ofereceu o Candyall para ensaiar desde março. Ele e  João Américo, que também tem nos apoiado”, conta.

“Quanto a algum tipo de chancela do poder publico, sei que existe interesse. Talvez este concerto seja a oportunidade de mostrar o que é a Soteropolifônica,  seu potencial e diferencial”, acredita Luciano.

No palco do Anfiteatro Dorival Caymmi, a orquestra se apresentará pela primeira vez ao público baiano com 53 músicos em ação.

“Só por que não cabe no espaço, por que já contamos com mais de 60. A Soteropolifônica é hoje a maior orquestra popular com elementos sinfônicos do Norte e Nordeste”, afirma.

Em julho, a Soteropolifônica fará ensaios semanais abertos, no Candyall Ghetto Square. “A ideia é  trazer uma evolução, tocar com todo mundo. É uma banda de garagem gigante, sinfônica e elétrica”, conclui Calazans.

Soteropolifônica na reinauguração do Parque da Cidade / sábado, 11 horas / Anfiteatro Dorival Caymmi / Entrada franca

9 comentários:

Franchico disse...

Retomando os trabalhos aos poucos.... esquentando turbinas....

Franchico disse...

Eu acho é graça.

http://www.bahianoticias.com.br/cultura/noticia/24577-lista-mostra-que-artistas-nao-foram-os-maiores-beneficiarios-da-lei-rouanet-em-2015.html

A gentalha coxinha é tão burra que erra até quando acerta!

Vão atrás do Chico Buarque agora, playboys, vão!

Franchico disse...

Wendy Leigh, autora de uma biografia de Bowie recém-lançada no Brasil, foi encontrada morta. Parece que foi suicídio...

http://pagesix.com/2016/06/02/best-selling-author-leaped-to-death-off-london-balcony/

Franchico disse...

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/filho-de-fhc-foi-favorecido-pela-petrobras-quando-o-pai-era-presidente-diz-cervero/

MENTIRA!!!!!!!

O Psdb é a casa das ninfas, o ninho das virgens puras, o reduto das santas! Jamais alguém deste partido ou seus familiares estariam envolvidos em tais maracutaias dignas do projeto criminoso de poder da quadrilha lulopetista e seus militontos!

Pronto, agora deixa eu tirar esse cocô do meu cérebro aqui....

Franchico disse...

É isso mesmo, essa lei Rouanet só serve para vagabundo mamar nas tetas públicas!!!

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/filho-de-fhc-foi-favorecido-pela-petrobras-quando-o-pai-era-presidente-diz-cervero/

Só não eram os vagabundos que os coxinhas pensavam...

Agora, toda vez que ouvir um coxinha dizendo que tem que acabar com a lei Rouanet, eu vou concordar.

Franchico disse...

Na moral, tem ALGUÉM nessa merda de governo ilegít - ops, interino - que NÃO esteja envolvido em alguma maracutaia?

http://www.brasilpost.com.br/2016/06/03/fatima-pelaes-4-milhoes_n_10279882.html?utm_hp_ref=brazil

Não, né? Não tem! E por que foi mesmo que tiraram Dilma? Tá bom, vou fingir que acredito.

Brasil, a democracia de mentirinha.

Rodrigo Sputter disse...

num tem o papo que temer tb num deu essas mesmas pedaladas fiscais que tiraram dilma do poder?

putz...que merda o lance da mulher...parece que cinco meses depois que a mãe morreu, ela num guentou o tranco...quando penso na morte de meus pais, me dá um calafrio...e se eu tiver "sorte", verei-os morrer...pois dizem que para os pais, a pior coisa é enterrar um filho...falando em bio...vc tem a do lou, do iggy ou do cohen ? quiser emprestar, doar ou vender???
tenho interesse...

o problema dessas leis, desses governos, é que quem num mamou, quer mamar...q teve gente pacas que mamou no pt, isso teve...mas vc num pode falar, porque é invejoso, ciumento e num passou...mas teve muita gente que mamou antes tb...uma coisa não justifica a outra...o que essa lista não mostra é: o somatório de tudo que os conchavos ganharam foi quanto?
juntando ao todo...
eu não sei sobre essa lei, nem editais...mas sempre fiquei com pé atrás pacas...

Franchico disse...

Sputter, sobre esse governo de mentirinha do país da mentirinha, tem TODO TIPO DE PAPO. Nunca antes na história deste país (ops), um governo fez tanta MERDA em apenas 20 dias de poder. Nunca antes, sério. Não se salva um neste governo, absolutamente nem um. Quem não é corrupto (e tem isso?), é inepto, ou evangélico medieval, ou fascista, ou ...

Sobre a Lei Rouanet, é obvio que ela precisa ser a) investigada e b) melhorada. Por que do jeito que tá, só tá dando grana pra Globo e seus sócios.

Por isso, toda vez que vc vir / ouvir um coxinha babaca (sorry o eufemismo) dizendo que tem que acabar a Rouanet, concorde com ele. Enquanto ele acha que os investigados serão Chico Buarque, Leticia Sabatella e José de Abreu, vc sabe que os verdadeiros grandes beneficiados nessa mamata são a Fundação Roberto Marinho, a produtora do Rock in Rio, dos musicais chapa branca etc. Gente que tem mais é que ser investigada mesmo.

Adelvan disse...

Primeiramente, Fora Temer. Segundamente, gostaria de informar que este é unico blog que mesmo quando não me interesso pela postagem em si, venho ver os comentários, e são sempre ótimos.