segunda-feira, março 28, 2016

SUPER QUEBRA-PAU

Batman Vs Superman: A Origem da Justiça realiza o sonho dos fãs ao promover o duelo dos heróis. A abordagem sisuda do diretor Zack Snyder segue ditando o clima

Batman, Mulher-Maravilha, Superman: a Trindade da DC
Há, pelo menos, duas maneiras de se avaliar Batman Vs. Superman: A Origem da Justiça, que estreou ontem na última quinta-feira.

Há a maneira do fã dos quadrinhos, nos quais estes personagens surgiram. E há a forma “adulta”, que ignora seu vasto legado pop-cultural e considera apenas o filme em questão.

O fã, já escaldado pela linguagem grandiloquente e sem humor demonstrada pelo diretor Zack Snyder no filme precedente, O Homem de Aço (2013) – além dos trailers do filme que estreia agora –, sabe o que esperar: super-heróis no sentido mais grandioso da palavra, maiores do que a vida, com feitio de deuses e filmados de baixo para cima, fora do alcance dos meros humanos.

A estética de Snyder deve muito às obras da chamada Era Moderna dos quadrinhos (dos anos 1980 para cá), quando o colorido psicodélico dos anos 1960 e 70 foi substituído por uma paleta mais sóbria e escura, que refletia os anos difíceis da Era Reagan e os heróis foram, ironicamente, humanizados, ao se ressaltar seus aspectos trágicos.

Para o fã que conhece todo este background, Batman Vs. Superman vale cada centavo do ingresso ao realizar, na tela grande e em alto estilo, seu sonho de criança: quem ganha num quebra-pau, Batman ou Superman? Dado seu respeito à mitologia do Universo DC, aliado ao ineditismo do espetáculo em si, Zack Snyder já garantiu seu lugar no céu dos nerds – garantido desde Watchmen (2008), aliás.

O Lex Luthor jovem, descolado e caricato de Jesse E.
Há, porém, o outro lado da moeda: Batman Vs. Superman tem, claro, seus defeitos. Henry Cavill, o Superman / Clark Kent, continua um bonecão de posto em cena, com sua atuação pouco expressiva.

Já Jesse Eisenberg, como Lex Luthor, é o oposto: expressivo até demais, à beira do exagero. Fica a impressão que sua atuação é uma homenagem torta ao Lex Luthor caricato do Gene Hackman nos filmes com Christopher Reeve.

A trama, por vezes, parece vitimada pelos atropelos do roteiro, que precisa incluir muitas cenas de pancadaria e efeitos especiais. Tragédias inomináveis (com o fetiche pós-11 de setembro mais acentuado do que nunca) acontecem à rodo, e quase não há consequências.

Ben Affleck (Batman / Bruce Wayne) e Gal Gadot (Diana Prince / Mulher Maravilha) estreiam razoavelmente bem em seus respectivos papeis, com a gravidade (o primeiro) e a altivez (a segunda) que os personagens exigem em boa medida.

Algum humor, tão presente nos filmes da Marvel, talvez fizesse bem aqui. Não há alívio cômico nesta aventura, só tragédia e gravidade.

Universo compartilhado

A trama de Batman Vs. Superman, a bem da verdade, é um prelúdio para os próximos filmes da Warner / DC Comics, que corre para estabelecer seu próprio universo cinematográfico compartilhado após o êxito dos filmes da Marvel.

Na tela, vemos o início de uma saga maior, que culminará na formação da Liga da Justiça.

Superman: Deus para uns, falso deus para outros tantos 
Há filmes previstos nos próximos anos para Mulher Maravilha, Batman, Aquaman, Flash e Cyborg. Os três últimos já aparecem de relance.

Tudo começa durante os eventos d’O Homem de Aço, quando um prédio da Wayne Enterprises em Metrópolis é destruído na luta do Superman com  Zod.

Irado, Bruce busca vingança contra o alienígena.

O resto, é melhor conferir na tela.

Batman Vs Superman: A Origem da Justiça / Dir.: Zack Snyder / Com Ben Affleck, Henry Cavill, Amy Adams, Jesse Eisenberg, Gal Gadot, Diane Lane, Laurence Fishburne, Jeremy Irons / Classificação indicativa: 12 anos

7 comentários:

Franchico disse...

Minha resenha, publicada sexta-feira passada no periódico da Tankred Snows Avenue - antes tarde, como dizem...

Como se pode ler no texto, confesso que gostei. Me apedrejem.

Mas parece que meus elogios não foram o bastante para animar Ben Affleck após a enxurrada de críticas negativas ao filme.

http://www.bleedingcool.com/2016/03/25/sad-ben-affleck-sad-batman/

Don't cry, Benny. Don't cry.

Acho que o pessoal leva muito a sério. É só um filme de super-heróis, porra. Esperavam o que? Um tratado da fragilidade humana à luz da abordagem de Ingmar Bergman em Face a Face? Ora, me poupem.

Franchico disse...

A Natura acaba de liberar o primeiro vídeo do DVD do duo Dois Em Um, gravado no Museu do Recôncavo Wanderley Pinho:

https://youtu.be/5DPwq0nGXz0

Minha matéria sobre as gravações na época:

http://rockloco.blogspot.com.br/2015/09/magia-na-enseada.html

Franchico disse...

Olha que lindo o Mogwai tocando Wizard Motor, da trilha de Les Revenants, ao vivo na BBC:

https://youtu.be/Ov3UZcuwOr8

rodrigo sputter disse...

foda esse video do mogwai...essa trilha é perfeita!!
gostei MUITO do video do 2 em 1..a Fernanda tá cantando melhor como nunca, no começo a voz dele num tava se encaixando no som...depois ela se achou...ficou massa...e legal ver o Felipe na batera, cara da zorra...produção foda!!
mas acabou o duo??

http://cultura.estadao.com.br/noticias/musica,,10000023579

http://oglobo.globo.com/cultura/musica/lobao-peco-humildemente-perdao-de-voces-caetano-gil-chico-18962648

Lobão tá desesperado ou se achando demais??
Será q olavito ensinou-o a debater?
pq eu NUNCA vi o olavo debater com ninguém...nem ninguém sério...pq ele diz q NUNCA perdeu um debate...

andre L.R. mendes disse...

Chico,quando fizer crítica de filme e disco,que tal colocar uma cotação tipo 5 estrelas...mesmo q seja só pra nós leitores do rockloco?

Franchico disse...

André, tive um conflito no Caderno 2+ quando me perguntaram "quantas estrelas?" para este filme. Meu lado fanboy dá quatro - ESTRELAS, porra! Meu lado "adulto" dá três - ESTRELAS, porra!

Amanhã posto outra resenha de filme aqui, desta vez com a cotação.

andre L.R. mendes disse...

poxa...quero é a sua cotação fanboy! :D