quinta-feira, abril 16, 2015

PODCAST ROCKS OFF DISSECA PHYSICAL GRAFITTI - EDIÇÃO DE 40 ANOS

Quem não perdeu horas viajando nessa capa genial não teve adolescência
Nei Bahia e Osvaldo Braminha Silveira dissecam um dos discos mais fodões, geniais, maravilhosos, inoxidáveis e ducaralho de todos os tempos: Physical Grafitti, cuja edição comemorativa de 40 anos chegou recentemente as prateleiras.

O disco definitivo da banda de rock definitiva. E fim de papo.

Quer dizer, começo de papo.

É só apertar o play, playboy!













Bônus:

24 comentários:

Ernesto Ribeiro disse...

.

Bem, Francis, os fatos contestam essa afirmação. Afinal, se o Led Zeppelin fosse mesmo "a banda de rock definitiva" então JAMAIS teria acontecido um Movimento de massas inteiro chamado PUNK ROCK --- CONTESTANDO e DESTRUINDO esse paradigma e estabelecendo outro, de pé até hoje: a única coisa definitiva no rock é a contestação e mesmo a indefinição.


Banda de rock definitiva pra mim são as Runaways: que escandalizaram o mundo como garotas menores de idade tocando VERDADEIRO rock n roll melhor do que quase todos os machos --- além de serem chaves de cadeia, drogadas, exploradas, punks, bissexuais, com triângulo amoroso lésbico. Mais transgressora, impossível.

Franchico disse...

A Vivendo do Ócio lançou seu novo clipe, com cenas gravadas nas ruínas do Cine Jandaia:

https://youtu.be/7R1OKMMfviE

Franchico disse...

OK, Ernesto. Então Bach tb deixou de ter relevância por que depois surgiu Mozart quebrando tudo. OK.

Rodrigo Sputter disse...

"Não gosto" do zeppelin de chumbo, nem das "fugitivas"...joguem pedras em mim...ehheehhe

Chico, os caras lançaram esse clipe no começo do ano aqui em Salvador...eu fui no lançamento, o produtor me chamou, amigo meu ele...e os caras da banda tb são meus camaradas.

Ernesto Ribeiro disse...

.

Não. Eu não estou falando de relevância. Nem mesmo de qualidade indiscutível como o deste disco.


Estou me atendo tão somente ao conceito de "definitivo". Só isso.


Mas, vamos lá, eu dou o braço a torcer: certos aspectos do Led Zeppelin SÃO definitivos enquanto se encaixam no conceito de Rock n Roll estabelecidos ainda nos anos 50, como a agressividade de Jerry Lee Lewis.


Sendo assim, as próprias Runaways seriam o equivalente a uma versão feminina e punk do próprio Led Zeppelin.


Tudo bem agora, mestre?

Ernesto Ribeiro disse...

.

Certo. Concordo. O Led Zeppelin foi mesmo um definidor de vários conceitos adotados or muitas bandas de rock, como o flerte de bandas de rock com a World Music. E o Funk Metal. E o Ocultismo. E...


Claro que nada disso jamais foi unanimidade em nenhuma vertente do rock, mas sim entre adotadas separadamente por inúmeros grupos. O Public Image Limited de John Lydon, por exemplo, abriu shows tocando "Kashmir" e tocou funk metal.


Beleza.

Ernesto Ribeiro disse...

.

Caceta. Que esta seja a última vez que eu escrevo um comentário sem revisão de texto.

Correção: "mas sim adotadas separadamente por inúmeros grupos."

Ernesto Ribeiro disse...

.

Muito bem, mestres. Me convenceram. Vou comprar minha cópia Deluxe da edição comemorativa de 40 anos de Physical Grafitti --- assim que receber meu próximo salário.

Tomara que venha com a capa em duas versões.



Parabéns ao Led Zeppelin por essa obra-prima definitiva.


Bem, respondendo á sua arguição, mestre Osvaldo "Braminha" Silveira:


Sim, Physical Grafitti do Led Zeppelin é mesmo the greatest álbum duplo da História do Rock n Roll --- junto com o London Calling do Clash e o Seventh Son of Seventh Son do Iron Maiden e o Duplo Sentido do Camisa de Venus.


PS: Divertido ouvir uma citação da revista Veja: "Brancos de cintura dura que não sabem dançar."


rararara


Mestre Nei Bahia, você é impagável.

Rodrigo Sputter disse...

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=4510426

RIP...pelo menos cantou um clássico imortal...vai-se o homem fica a canção...isso é...se o povo ainda ouve hj em dia...

Ernesto Ribeiro disse...

.

Damn it! Foi só falar, e aconteceu de novo...

Correção final:


o álbum duplo do Iron Maiden NÃO É o Seventh Son --- é o Fear of the Dark.


Pronto, terminei.

Rodrigo Sputter disse...

Demo da Saci Tric de 1997 pra ouvir e download:

https://www.youtube.com/watch?v=RhVPSG2K7ws

http://discofurado.blogspot.com.br/2013/10/saci-tric-cd-demo-1997.html

Rodrigo Sputter disse...

Pra ser o mejor disco duplo o do led tem que bater o Blonde on Blonde do Dylan...e eles tem que crescer muito intelectualmente pra isso-hehehhe

ou alguém duvida de mim???

e prefiro o London ao Led.

Old School disse...

Nao ouvi o podcast,pretendo faze-lo ainda hoje.Porem darei um pitaco baseado nas muitas audicoes desse e dos demais albuns dos caras,e desculpem,farei umas divagacoes saindo um pouco do foco do disco.
Sem duvida,discasso,obra prima incontestavel,porem nao eh o meu disco favorito dos caras nao,e apesar de gostar muito do Zep,eh a minha banda menos favorita entre as quatro q serviram de pilares fundamentais pra concepcao do metal (incluo como a quarta o Uriah Heep fase Byron,q sempre foi injustamente excluida),isso eh so o meu gosto pessoal,so interessa a mim e nao eh argumento pra se debater.Em termos de influencia pro rock pesado,a importancia dos caras nao se discute,tanto eh q foi influencia pras outras tres.Porem eu contesto e sempre contestarei essa superioridade indiscutivel e absoluta q muita gente prega a respeito do Zep.Eh dificil discutir isso,ainda mais na internet,ja q o Zep eh a banda de rock q tem a maior quantidade de fans xiitas (conseguem ganhar do Dream Theater,Metallica e Iron Maiden).
Divagando bem fora do foco do disco (nem tanto pq tem uns plagiozinhos la,ne?),eu acho triste como algumas pessoas tratam a questao dos plagios dos caras,PLAGIOS SIM!Eh q nem quando pegam rico roubando,na mesma hora vem gente dizendo q o cara eh cleptomaniaco,eh bipolar,ta estressado passando por um momento dificil,esqueceu de pagar,etc.Quando pegam pobre roubando (se for preto entao,pior ainda),"vamo matar esse fdp","amarra no poste e toca fogo nele".Gosto dos caras mas nao faco vista grossa nem ponho panos quentes nessa questao.Alem da competencia dos caras como musicos,o Zep teve um grande empurrao do Peter 'ACM' Grant,com doses macicas de marketing e muita pilantragem.Imagino o quanto os caras nao devem ter pago em 'cala a boca' pra gato e cachorro.O pior caso foi o de Dazed And Confusion,foi o cumulo da cara de pau,como Jimmyntira Page (grande guitarrista e grande descarado tambem) conseguiu registrar essa musica como dele,so Deus,ele e o Peter Grant sabem.Os Yardbirds ja faziam o cover da musica (me amarro nela cantada pelo Keith Relf),dai quando os passarinhos de dissolveram e o Page se apossou dos direitos da banda pra fazer os ultimos shows (New Yardbirds foi outra cara de pau de doer) ,ele manteve o cover porem adicionou uma azeitona aqui,um petit pois ali,e registrou a musica como sua,com a mesma base e sequer mudou o nome.E o pior eh q o Jake Holmes demorou decadas pra processar os caras,acho q acabou o dinheiro da propina e bateu aquela dor na consciencia.Outro caso curioso eh o de Whole Lotta Love,foi plagio do plagio.O Zep nao plagio o Willie Dixon,o Small Faces plagiou primeiro,dai os caras ouviram e gostaram da versao inclusive o Marriott (q foi ate convidado pra ser vocalista do Zep antes do Plant,mas recusou) foi influencia pro Plant,e eles resolveram fazer a versao deles.O Dixon q nao eh bobo nem nada,foi pescar o peixe grande.
Entao eh isso,em termos de discografia Purple e Sabbath nao devem nada ao Zep,em termos de competencia em cima do palco sou mais o Purple MKII e outras bandas de rock eram tao boas quanto o Zep,portanto essa superioridade toda pra mim nao existe.
E mais uma vez repito q sou fan dos caras,Stairway To Heaven eh a minha musica de rock favorita mesmo sabendo q foi chupada de outra (soube q o Spirit tambem resolveu processar os caras depois de decadas).

Ernesto Ribeiro disse...

.

RARARARARARARAARARARARARA

BEST COMMENT EVER!

Old Skull, meu velho, você é o Mestre dos Comentários Sagazes, Sacanas e Sarcásticos. Além de ser incrivelmente bem informado, com revelações raras, conhecimento profundo e discurso afiado. Disparado, o melhor comentarista do mundo. Sou seu fã.

Cara, se você tiver mais discursos assim por escrito, me envie, por favor. Eu sempre guardo em meus arquivos verdadeiras antologias de "Melhores Comentários" sobre diversos assuntos. Se puder, um dia publico tudo, principalmente os seus.

Old School disse...

Mestre Ernesto,eu poderia falar aqui por horas pra dizer pq nao acho o Zep a melhor banda de rock de todos os tempos,mas vai soar muito anti-Zep,entao deixa pra la.Mas so uma coisa eu vou dizer,a critica maior q eu faco em relacao a banda eh sobre o Robert Plant.Com certeza um vocalista muito bom,porem nao foi o melhor como os fans xiitas dizem nem q a vaca tussa.Dos vocalista nesse estilo dele com a voz possante,eu chamaria de vocalistas "gritadores",e considerarei apenas os da epoca dele,eu ponho pelo menos o Gillan (esse sim foi o melhor disparado),Coverdale e Dio na frente dele.E o David Byron se nao foi melhor q ele foi pau a pau,e outro q nao devia nada a ele eh o Glen Hughes.A critica q faco ao Plant eh q ele nao repetia ao vivo o q ele cantava no estudio,talvez nos 2 primeiros anos da banda,depois disso um abraco.Pode ver o show do video "The Song Remains The Same" (e olha q esse video ta bem 'overdubado,hein!)q foi um show de 73,ele canta musicas de 71 e ate do disco vigente daquela tour num tom abaixo do tom usado nas gravacoes de estudio."Rock'n'roll","Celebration Day","The Song Remains The Same",etc.Pode ate nao estar mal as musicas cantadas num tom mais baixo,mas o cara nao repetia aquele tom mais alto do estudio nem a pau.Eu ate costumo lancar um desafio na net,ja me xingaram,xingaram a minha mae,a minha avo,mas chilique nao responde o q eu sempre digo q eh o seguinte:me mostra uma gravacao ao vivo onde o Plant canta "Over The Hills And Faraway" do mesmo jeito q ele cantou no disco Houses Of The Holy.A versao do When The West Was Won nao vale,ta overdubada tambem.Pois eh,alguem por favor me mostra um misero pirata onde o Plant canta essa musica ao vivo do jeito q ele gravou em estudio.Dos grandes vocalistas do passado,ele foi o q perdeu a voz mais rapido.Nos shows do Zep no final da carreira em 80 a voz do cara ja ta muito aquem do q era,da ate pena de ver o cara cantando as musicas antigas como Whole Lotta love.E onde tava o Gillan no comeco dos 80's?Tava excursionando com o Sabbath,cantando War Pigs feito um animal,pode ouvir:
https://www.youtube.com/watch?v=Mqk3UoGmLmE

Old School disse...

Sobre o podcast,muito bom!Comecaram com a minha favorita do disco,"The Rover".Mas com todo respeito,discordo de algumas coisas.Primeiro,o Zep no comeco da carreira realmente nao foi tao divulgado nas radios como as outras bandas,mas fizeram radio sim,as gravacoes na BBC provam isso,e na epoca do P.G. em 75 entao,ja tavam nas radios.Eu ja ouvi uma gravacao de uma entrevista de radio do Page no inicio do Zep onde ele da uma alfinetada nos Beatles dizendo q "hoje em dia os fans estao interessados em coisas mais relevantes do q o q o Paul McCartney comeu no cafe da manha".Tambem fizeram televisao no comeco da carreira,pelo menos na Inglaterra,Suecia,Alemanha e Franca.A grande sacada de marketing do Grant,e ai merito dele pela visao empreendedora,foi ir direto pro mercado americano abrir a maior quantidade de shows possivel pras bandas q ja tavam no mercado,e realmente a competencia dos caras falou mais alto.
Uma coisa q foi dita e eu discordo frontalmente:nesse disco "o Zep fez o proto funk metal,funk metal rabiscado".Cito pelo menos 2 bandas q fizeram som pesado com elementos de funk antes de 75:Grand Funk Railroad e Trapeze (acho q tem mais,mas to preguica de fussar na net).Alias,vale citar o James Gang(tanto com Walsh como com Bolin)?Nao eram tao pesados mas tinha ali algo de hard/funk,nao?O proprio GFR (ate tem funk no nome) sempre foi um hardao/metal com pitadas de funk.Ate o Deep Purple nos albuns com o Glen Hughes antes de 75 tambem ja tem uma pitada de funk,nota-se uma influencia de Trapeze nesses discos do Purple levada justamente pelo Hughes,e isso foi um dos motivos da saida do Blackmore da banda,ele nao queria fazer esse tipo de som.Com o Tommy Bolin,ai sim os caras injetaram ainda mais funk no som,mas ai ja foi alguns meses depois do lancamento do Phisical Grafitti.O Mel Schacher (meu segundo baixista favorito no rock,perde por uma cabeca de vantagem pro Entwistle) tem uma pegada de funk muito maior e mais maneira q o John Paul Jones.
Discordo tambem de outros pontos de vista menores,acho q quem fez a ponte do blues americano pra os brancos ingleses nao foi o Zep nem o Page,e sim o John Mayall,tanto eh q da banda dele surgiram pelo menos 2 bandas inglesas de rock com um teor forte de blues antes do Zep,o Cream e o Fleetwood Mac com o Peter Green.Sobre Kravitz,acho q a influencia funk dele foram os proprios negros americanos,o cara ja era negro e americano mesmo,Jackson 5,Sly and The Family Stone,e por ai vai.Outra coisa,slide por slide,cito um q nao teve a pompa e circunstancia do Page mas nao deve nada a ele:Mr. Rod Price do Foghat.

Old School disse...

Agora tive o meu momento Ernesto (hehehe) aqui no blog.Quero falar so mais uma coisa.Com toda a modestia,eu tenho no lombo uma boa quilometragem de shows assistidos,a imensa maioria desses shows sao das bandas dos 60's,70's e 80's,q sao as minhas epocas favoritas do rock,mas sobretudo 60's e 70's,em varios estilos diferentes.Toda vez antes de comecar os shows eu vou direto pro bar ou pra area onde ta vendendo uma cachaca.Sempre bate um papo com os fans dinossauros,muitos ate tem idade de ser meus pais,alguns tem mais de mil shows nas costas.Eu sempre ouco mais do q falo,deixo os caras contarem as historias e fico babando com os depoimentos,e sempre dou uma de pirralho pentelho e faco uma pergunta aos caras:qual foi o melhor show q vc ja asssitiu na vida?A resposta eh quase uma unanimidade:"Hendrix".Muitos nao respondem Hendrix pq nao assistiram o negao.Mais uma vez caiu por terra essa coisa q o Zeppelin eh imbativel.
Ernesto,vc q eh chegado pro punk rock,uma vez eu fui prum show do Stiff Little Fingers,esse show foi especial pq o Bruce Foxton (The Jam) tava fazendo o baixo do Stiff.Encontrei com um sujeito mais velho q eu,ele tava usando uma camisa do 100 Club,dai eu disse "bela camisa",e comecou o papo.O cara tinha um sotaque fechado de britanico,era de Glasgow,disse q na epoca do punk ele morava la em Londres e simplesmente viu a porra toda.Viu Clash,Jam,Pistols,Buzzcocks,etc etc etc por dezenas de vezes.Eu so faltei chorar.

Ernesto Ribeiro disse...

.

Chorei a morte do nosso grande general Joe Strummer.

E a dos 3 Stooges.

Foda.

Rodrigo Sputter disse...

https://www.youtube.com/watch?v=kf-wqUTxqak

https://www.youtube.com/watch?v=M0Ox0xr3y-A

pra teoria de plágios que pegaram pra starway to heaven...o começo das duas parece pacas...a 1a o começo..e a 2a o começo dela parece o final de starway...


cara...essa versão de war pigs num tá overdubada?
então tá com um delay monstro!

e olha que AMO o Sabbath...já o zep...NÃO!

falando em blues magoos e plágio, o Deep Purple bem que podia pagar aos caras:

https://www.youtube.com/watch?v=-ZJ6QvBp51g

Se bem que essa linha de baixo eu ouvi de uma música do ricky nelson do começo dos 60´s...e os caras da banda me falaram q o baixista, ou o guita dos magoos, ouviram essa faixa do ricky...ladrão q rouba ladrão...

Franchico disse...

Finalmente uma crítica desfavorável ao seriado do Demolidor.

http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri/2015/04/16/demolindo-o-demolidor-o-heroi-sem-cerebro/

Só podia ser do - claro - do velho Forasta.

Franchico disse...

Old School, matou a pau nos comments.

Discordo, claro, pois o Led ainda é minha banda favorita desde os 16 anos - tenho 43 agora - apesar de conhece-los desde os 13. Levei um tempo para chegar a esta conclusão.

Mas seus argumentos são totalmente coerentes, profundos e dão gosto de ler. Valeu a colaboração com este humilde blog.

Já quanto a minha fãzice cega pelo Led, credito-a a uma mistura de memória afetiva de tempos idos com espírito coletivo da adolescência, com deslumbre de jovem roqueiro, com a descoberta que gatinhas bacanas tb gostavam de Led, com canções foda, com discos fodões, com...

Sei lá, cara, tenho dificuldade de explicar essas coisas. Amor não se explica, correto?

Franchico disse...

To whom it may concern...

SEGUE RELEASE:

Fazcultura 2015 abre inscrições

Mecanismo de fomento - que contempla pessoa física e jurídica - destina R$ 15 milhões através de renúncia fiscal para patrocínio a projetos culturais

O Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural, Fazcultura, abre inscrições a partir desta sexta-feira, 17 de abril, para pessoas físicas e jurídicas, com atuação na área cultural na Bahia. Todas as expressões artístico-culturais e os bens de natureza material e imaterial poderão ser contemplados nos termos do art. 3º da Lei Orgânica da Cultura, disponível no site da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) - www.cultura.ba.gov.br. Desde 2013, as inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, através do Clique Fomento, no endereço siic.cultura.ba.gov.br. As inscrições ficam abertas até 02/12/2015.

Old School disse...

Sputter,esse link ta postado como sendo de um pirata,mas pode buscar q tem varias gravacoes dessa tour do Sabbath com Gillan,o cara mandou bem demais.Eu nao gosto das musicas do Sabbath com Ozzy cantadas por ninguem diferente dele,mas abro uma excessao pra essa ai do Gillan,ele simplesmente botou Ozzy num bolso e Dio no outro,hehe.Rapaz muita gente grande e boa (sou fan de alguns) cometeu plagio no rock e esse eh um dos argumentos dos defensores ferrenhos do Zeppelin,o problema eh q eles fizeram isso muito mais do q todo mundo,inclusive diz a lenda q o Hendrix criticava os caras por isso.E sabe o mais triste de tudo,os caras nem precisavam disso pois tem musicas lindissimas de sua propria autoria.Eu fico imaginando o q teria acontecido se os artistas tivessem processado o Zep na epoca,sera q eles teriam a mesma credibilidade.E tambem imagino pq nao o fizeram,muito provavelmente rolou uma molhacao de mao,alem do q muita gente tinha medo do Peter Grant pois ele era tido como mafioso e o bicho era grande e mal encarado,ele metia medo mesmo.
Tai um bom tema pro proximo podcast,"os plagios ou possiveis plagios mais famosos do rock".

Old School disse...

Valeu Chico!Cara,apesar das criticas eu gosto muito dos caras,e vc pode ver q muitas das criticas q fiz estao ligadas mais a falta de carater do q criticas a musica propriamente dita,mas realmente contesto q eles tenham sido indubitavelmente os melhores.Porem quando vc diz q eh a sua banda favorita,isso he algo q ninguem pode discutir,eh o seu gosto e pronto.Como vc bem disse,"amor nao se explica".E tem um detalhe,eu tambem tenho uma memoria afetiva muito grande com Stairway To Heaven,essa musica foi um divisor de aguas na minha vida ao ouvi-la pela primeira vez em 1981 aos 13 anos de idade,pra sempre serah a minha musica favorita do rock.Bicho,em termos de importancia de influencia pro rock,o Led Zeppelin eh uma banda q ta acima do bem e do mal,isso eh totalmente indiscutivel.Porem tem gente q se empolga e ja diz q todos os musicos da banda foram os melhores do rock em seus instrumentos,e blablabla.Na minha opiniao,o Zep foi uma banda com musicos de primeirissima linha,assim como outras bandas tambem tiveram isso;foi uma banda q teve uma discografia contundente,assim como outras bandas tambem tiveram (e ai eles tiveram um merito de poucos:acabaram por cima,nao ficaram insistindo fazendo disco meia boca,esse merito os Beatles tambem tiveram);foi uma banda q atingiu o patamar maximo naquilo q se propos a fazer,e outras tambem conseguiram isso.Quem foi melhor do q quem?So o gosto pessoal pra desempatar.
Desculpa o aluguel,mas acabarei fazendo uma critica ao Jimmy Page,e de carater totalmente musical,nao tem nada a ver com o fato dele ser um cara mau carater,q isso ele eh comprovadamente (ou foi,talvez tenha aprendido com a vida).Obviamente o cara eh um grande guitarrista,porem alguns fans do Zep o consideram o melhor de todos,eu discordo.Acho q indiscutivelmente melhores q ele estao o Hendrix e o Jeff Beck.E discutivelmente (prefiro esses a ele,porem eh algo discutivel) acho melhores q ele:Ritchie Blackmore,Leslie West,Rory Gallagher,Gary Moore e Duane Allman (esse infelizmente foi cedo demais). Valeu.