quarta-feira, abril 29, 2015

MOEBIUS À LA CARTE

Com O Mundo de Edena e Os Olhos do Gato, Nemo segue lançando o melhor do artista francês

Finalmente, os fãs do icônico quadrinista / artista francês Jean Moebius Giraud podem dizer que estão bem servidos de sua obra no Brasil.

Com os recentes lançamentos do álbum Os Olhos do Gato e a conclusão da série O Mundo de Edena, parte significativa de sua produção está à disposição do público.

Mérito do Nemo, selo da Editora Autêntica que, desde sua criação, em 2011, vem lançando, sistematicamente, em edições de luxo (capa dura, papel cuchê) a obra do artista, morto em março de 2012.

Logo na inauguração o selo lançou a Coleção Moebius, que teve sete volumes e trouxe, entre outras HQs, inéditas ou já publicadas no Brasil, a série A Garagem Hermética, uma das mais famosas do artista.

Já a partir de 2013 iniciou-se a publicação da série em seis volumes O Mundo de Edena, totalmente inédita no país.

Além dessas coleções, ainda houve fôlego para lançar duas belíssimas parcerias de Moebius com o escritor e dramaturgo franco-chileno Alejandro Jodorowsky: Garras de Anjo e Os Olhos do Gato.

Do grosso de sua obra (além de O Incal - sua parceria mais importante com Jodorowsky -, já publicado no Brasil pela Devir), só falta a Nemo lançar Blueberry, uma das séries mais definitivas do western em HQ, em parceria com o escritor belga  Jean-Michel Charlier. Fica a torcida.

Gato e Edena

Os Olhos do Gato, título mais recente de Moebius nas prateleiras, foi sua primeira parceria com Jodorowsky.

A HQ, que quase não tem texto e se desenvolve de forma ágil, é um desbunde visual místico e psicodélico em glorioso P&B.

É obra que, para ler, leva-se menos de dois minutos. Mas para admirar, pode-se levar a vida inteira, graças aos desenhos magníficos de Moebius.

Já O Mundo de Edena tem uma gênese curiosa: inicialmente, era uma HQ promocional criada sob encomenda da montadora francesa Citröen, na qual dois personagens, Stel e Atana, cruzavam um planeta alienígena a bordo de um modelo recém-lançado, em 1983.

Moebius gostou tanto dos personagens que decidiu aproveita-los em uma HQ própria, transformando Stel e Atana em mecânicos espaciais, às voltas com espaçonaves à deriva em planetas estranhos.

Ao longo dos seis volumes da série, Moebius fez gato e sapato (no bom sentido) dos personagens, lançando-os em situações (e planetas) surreais, abertas à interpretações várias e de viés psíquico.

Os Olhos do Gato / Moebius, Alejandro Jodorowsky/ Tradução: Arnaud Vin / Nemo/ 56 páginas/ R$ 54,90


O Mundo de Edena (seis volumes) / Moebius/ Tradução: Fernando Scheibe Nemo/ 56 páginas (cada vol.)/ R$ 49 (cada)

Nenhum comentário: