quarta-feira, abril 22, 2015

FINLANDÊS FAZ HQ COM BEATLES E STONES - E OS FAB FOUR SAEM GANHANDO

Mais do que bandas de rock, Beatles e Rolling Stones há muito transcenderam a música, ganhando lugar garantido na cultura pop. Daí o grande número de HQs com ambas as bandas.

Beatles com A: O nascimento de uma banda e Mac Moose e os Stones são os  exemplos mais recentes.

Lançadas juntas no Brasil pela Edições Ideal, as HQs são produto da mente perturbada do quadrinista finlandês Mauri Kunnas, o mais bem-sucedido cartunista de seu país.

Agora, pesar de serem mesmo autor e partilharem da mesmíssima estética no estilo visual aparentemente despojado do desenhista, os dois álbuns tem grandes diferenças entre si.

Enquanto Beatles com A é essencialmente uma HQ biográfica (com muitas licenças poéticas em nome do humor gráfico), Mac Moose e Os Stones é uma história original (e totalmente tresloucada).

Essa diferença, infelizmente, causou um sério desequilíbrio no lançamento duplo, deixando os Beatles em clara vantagem na velha rivalidade entre as duas bandas.

Beatles Com A concentra sua narrativa nos primórdios da trajetória dos Fab Four, iniciando mesmo em plena 2º Guerra Mundial, quando o mais velho integrante da banda, Richard Ringo Starkey nasce em Liverpool, no meio de um bombardeio nazista.

Com seu traço aparentemente sujo e solto, mas, na verdade, muito preciso e detalhista, Mauri Kunnas leva dezenas de páginas contando da infância e adolescência dos futuros Beatles, com especial atenção para o drama familiar de John, que foi criado por uma tia, mas que buscou conhecer sua mãe, Julia, uma legítima porra louca de vida breve e fundamental importância na vida do músico.

Apesar de não detalhar suas fontes em uma bibliografia, fica claro que Kunnas empreendeu uma pesquisa séria para criar sua HQ, tamanho o detalhismo com que relata o período inicial da banda, incluindo a formação dos Quarrymen (banda-embrião dos Beatles), além de seu período de lapidação tocando nos puteiros e bibocas de Hamburgo, Alemanha.

Seu maior mérito é conceder humor a uma história bem conhecida, renovando-a.

Já Mac Moose e Os Stones falha em sua tentativa de criar uma história original com Mick Jagger e sua gangue. Sem pé nem cabeça, é até engraçadinha, mas cansativa em seu nonsense depois de algumas páginas.

Beatles com A – O nascimento de uma banda / Mauri Kunnas / Ideal/ 76 p./ R$ 44,90

Mac Moose e os Stones / Mauri Kunnas / Editora/ 56 p./ R$ 44,90

Um comentário:

Ernesto Ribeiro disse...

.

Nunca se desperdiçou tanto papel e tinta na História dos Quadrinhos...