sexta-feira, abril 10, 2015

DESFILE DE DOIDÕES NÃO SALVA FILME DO TÉDIO ABSOLUTO

Estreia: Vicio Inerente, filme de Paul Thomas Anderson com Joaquin Phoenix, fracassa nas suas pretensões

Joaquin Phoenix como Doc Sportello : mais perdido do que cego em tiroteio
Existem filmes que tem tudo para dar certo, mas, por alguma razão (ou razões), fracassam. Vício Inerente (Inherent Vice),  nova película do cultuado diretor norte-americano Paul Thomas Anderson, leva essa categoria a um novo patamar.

É o Titanic (o navio) dos filmes que chegam cercados de altas expectativas, mas, que no fim, apenas afundam.

Diretor de clássicos contemporâneos como Boogie Nights - Prazer Sem Limites (1997), Magnólia (1999) e Sangue Negro (There Will Be Blood, 2007), PTA causou frêmitos de antecipação nos cinéfilos quando anunciou sua adaptação de Vício Inerente, o livro mais recente do também cultuado (e recluso) autor Thomas Pynchon.

Depois que escalou um terceiro nome cultuado – Joaquin Phoenix, com quem já trabalhou em O Mestre (2012) – para liderar um elenco estrelado, não havia mais dúvidas: esse filme só poderia ser o evento cinematográfico hipster do ano.

Só que foi pretensão demais para filme de menos. Vício Inerente é uma entediante sequência de cenas desconexas e desprovidas de interesse que leva tortuosas duas horas e vinte minutos para chegar a sua conclusão.

Paranoia e fim de festa

Martin Short (com Sasha Pieterse): de longe, a cena mais engraçada do filme
Na trama, ambientada na louca Los Angeles de 1970, acompanhamos o detetive particular e maconheiro compulsivo Larry Doc Sportello em uma investigação a pedido de sua ex-namorada, Shasta Fay Hepworth (a atriz Katherine Waterston).

Ela pede que Doc encontre seu atual, Michael Z. Wolfmann (Eric Roberts), um especulador imobiliário sumido, cuja esposa planejava, em cumplicidade com seu amante, jogar no hospício.

Na sequência, Doc é procurado por um ex-presidiário ligado aos Panteras Negras, que lhe pede que encontre seu ex-companheiro de cela, um neonazista. Daí Shasta desaparece também.

E aí tome-lhe personagem esquisito entrando e saindo de cena com Joaquin Phoenix: o policial branco de cabelo escovinha (Josh Brolin, ótimo), o informante do FBI infiltrado em seitas estilo Charles Manson (Owen Wilson), um dentista maluco viciado em cocaína (Martin Short, que protagoniza a única sequência realmente engraçada do filme), gueixas ninfomaníacas e hippies em geral.

A ambientação do filme é de fato interessante, recriando bem o clima de paranoia e fim de festa que assolou a Califórnia após os crimes do já citado Charles Manson.

Doc e sua atitude nada suspeita diante do tira de Josh Brolin. O que é que há, Doc?
Mas no fim, nada acontece de verdade, a trama não anda, o filme não “engrena”.

O setor da crítica que parece incapaz de falar mal de um filme do PTA justificou tudo com o velho blá blá blá de que a intenção do autor não era contar uma história, mas fazer uma metáfora do fim do sonho  paz & amor, um painel do pesadelo americano e até mesmo uma abordagem da especulação imobiliária de Los Angeles.

Pode até ser, mas ainda assim, o filme falha fragorosamente em atingir qualquer um desses objetivos com  diálogos desconexos, simbolismo sem força e roteiro entediante.

Vício Inerente / De  Paul Thomas Anderson / Com  Joaquin Phoenix, Josh Brolin,  Martin Short,  Benicio Del Toro, Reese Witherspoon / Em Cartaz na Cinema da Ufba

19 comentários:

Paulo Sales disse...

Engraçado, não achei o filme tão ruim, Poetinha, embora sua trama seja totalmente desconexa.

Na verdade, é mais um apanhado de boas sequências que não levam a lugar nenhum. Gosto muito das atuações de Phoenix e Brolin. Fiquei entediado em alguns momentos, mas em outros me diverti muito.

Talvez seja o universo malucão de Pynchon mesmo, embora não tenha lido nenhum dos seus três livros que tenho em casa para saber se estamos vendo Pynchon ou Thomas Anderson.

Enfim, valeu como diversão. Mas O mestre, seu filme anterior, é muito mais interessante.

Franchico disse...

Pois é, Paulinho. Eu tb gostei das atuações, o elenco é de alto nível, pois todo mundo quer trabalhar com PTA, mas elas nem estão a serviço de uma trama coerente e nem formando um painel social interessante, como o próprio PTA fez em Magnólia, tão influenciado pelos paineis do genial Robert Altman, sua influencia declarada.

Eu me decepcionei demais. Fiz questão de ir na cabine de imprensa, de tão a fim que eu tava de gostar desse filme. Mas me entediei profundamente em questão de meia hora e torci para acabar logo - o que não aconteceu.

E concordo: O Mestre, ainda que seja meio lento, é bem melhor mesmo.

Tb nunca li Pynchon. Talvez para quem leu o livro o filme faça algum sentido. Mas para mim, passou batido.

Rodrigo Sputter disse...

Chico, desconcordo na parte hipster...quer dizer...só se o filme for hipster...pq os hipsters não tem capacidade intelectual de entender Thomas...embora esse seja provavelmente o livro mais pop dele...e se é que eles sabem quem é o Thomas, digo o Thomas que é o Pynchon....

O filme começa bacaninha...cai legal...e tem um final bacaninha...essa movimentação é interessante, mas não deu caldo...sai meio frustrado, ainda mais q levei a namo pra ver, ela viu q tava louco pra ver o filme...ansioso...e vi q ela não tava curtindo...e olha q ela gosta de cinema...chegamos a mesma conclusão...ela disse q pelo menos o final é interessante...

Curiosamente, tenho todos os livros do pynchon lançado no brasil...aliás os 2 mais grossos dele (ui), comprei super barato MESMO...mas nunca li...2 calhamaços da porra...aliás, nunca terminei o vício inerente...não sei pq, li 70% do livro...vou terminar...pq depois do filme fiquei com vontade de saber mais...

Não acho ele tão genial assim, o diretor...se bem q só vi 2 dele...Magnólia que é FODA, na época q vi no cine...e The Master, que gostei...mas esse do petróleo me deu uma vontade de ver, mas logo depois o tesão desceu...num sei pq...boogie nights, acredite, nunca vi...

Rodrigo Sputter disse...


PS.: Shasta de calcinha minúscula e nua...valeu o ingresso...q paguei 7 pilas...

Ps2.: Pé grande no livro toda hora num quebra a porta dele???

Ps3.: Será que Cebola ainda passa por aqui? falei com ele do filme...ele tá louco pra ver...FEAR AND LOATHING que vcs gostam, eu nem pirei muito...esperava mais...

Ps4.: Será q essa galera saca de cinema? essa galera né vcs não...digo esse povo hipster e crítico...pq num fala mal pq num quer ser OUT...tem medinho...

Ps5.: Chico, cabine de imprensa? o q é isso? rola uns canapés? me leve-ehhehe

Ps6.: Sobre Pynchon, LER TODO, só li o mais fininho dele, que é "o leilão do lote 49", BEM legal, gostei muito...mas li em 2001, 2001...nem lembro..."vício..." eu li 70%, mas minha vida é tão idiota, que fiquei um tempo sem conseguir ler nada...sem tesão em tudo na vida...a não ser em shasta fay nua no cinema...hehehehe...isso mostra que tou vivo...aliás, q fodinha sem graça a dele né? meteu gozou da porra...aliás...blz...até entendo...aquela deusa, o cara louco por ela, anos sem trepar...coroa...ocorre...hehehe...mas tava nítido q ela num tava curtindo...parecia estuprada...ou tipo "vai fio, goza, q tá doendo, sem graça, mas goze por tudo q vc passou por mim, pra sua alegria"...voltando aos livros...tenho retornado a ler mais...tou lendo aqui um e quando terminar volto ao "vício...", comecei o "vineland" do thomas, há anos, mas li umas 30 páginas e parei...é outro "pop" dele tv...mais ligado a tv, cultura de tv, mas não esse lixo q vivemos agora...dei uma olhada em "V", o que me parece ser o mais "livro" dele..."O Arco-Íris da Gravidade", tem quase 800 páginas...era tipo 70 conto no começo dos anos 2000...sempre fiquei na curiosidade de ler, mas se 70 pilas é caro hj, imagina na época..aí um amigo disse q tava por 15 pilas no barra, numa feirinha, cheguei lá tava por 21, chiei e o cara me fez por 18..."Mason & Dixon" outro calhamaço, esse parece ser mais "experimental", um "experimental medial", na línguagem, na verdade, na língua...dizem que a tradução dele foi difícil, aliás sempre é, vou deixar no final um artigo interessante sobre a tradução desse livro, eu comprei esse barato, 28...e ele era carão na época...vi esse preço na joana angélica...devia tá mofando há anos lá...comprei em 2010 e nunca li...sou um otário mesmo...esse tem mais de 800 páginas...vi q tem um de 2013, nem sabia desse, q nem saiu aqui, e tem um outro q não tinha até dia desses tradução e q saiu...vi que o V, o 1o dele, tá carão na estante virtual...o mais cultuado "O arco-íris da gravidade", nem tem lá...

UFA!

Desculpe a empolgação...é a chuva, sem muito o que fazer...voltarei ao livro q tou lendo...e acho q me dedicarei ao pynchon depois...aos livros dele q tenho...se ler somente 40 páginas por dia, em 20 dias termino o livro...tenho tantos livros na estante...Céline é outro q deveria terminar de ler...mas Céline já li uns 3 ou 4 dele...incluindo os calhamaços...

o artigo da tradução:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002005000200015

Rodrigo Sputter disse...

http://rockquadrinhosscans.blogspot.com.br/search/label/Revista%20Bizz

te interessa?

Rodrigo Sputter disse...

https://www.youtube.com/watch?v=o290ciijrgM

https://www.youtube.com/watch?v=MLYSZEDcVG4

https://www.youtube.com/watch?v=QerSp6YO8X0
Não conhecia essa banda...boa...sub pop...sacava?

Franchico disse...

Nas imagens do protesto de ontem (12.04) vi uma rapazinho na Paulista, branco, de cabelinho penteado, fortinho e bem nutrido segurando um cartaz com os dizeres: "#privatizatudo".

Forasta nos explica por que esse cara (e todo mundo que defende um despautério desses) é um completo babaquinha manipulado pelos direitistas / fascistas de plantão:

http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri/2015/04/10/os-protestos-os-inimigos-do-estado-e-os-inimigos-do-brasil-ou-porque-eu-nao-ajudo-os-pobres/

Um tira-gosto:

"É fácil dizer “não precisamos do Estado” quando você é jovem, saudável, estudou, tem poupança e onde cair morto. É fácil defender corte nas aposentadorias dos velhinhos quando os seus pais têm plano de previdência privada. É fácil defender privatização da educação quando sua família financiou sua escola desde o jardim da infância".

Franchico disse...

BRAVO, FORASTA!

Franchico disse...

Quem nunca leu Akira por inteiro (como eu - lá ele) agora terá a chance de faze-lo:

http://www.universohq.com/noticias/jbc-vai-republicar-akira-no-brasil/

Franchico disse...

Olhaí a carinha bonita do povo que foi pra rua em Brasília ontem:

http://www.brasilpost.com.br/2015/04/12/militares-brasilia_n_7049964.html?utm_hp_ref=brazil

Quanto mais eu rezo, mais fantasma me aparece, como costumava dizer meu saudoso pai....

Franchico disse...

Pooorrrra, Iggy Pop! Até vc, malandro?

http://moda.terra.com.br/spfw/pai-do-punk-iggy-pop-ja-esta-no-brasil-para-quebrar-spfw,5f9739bce52bc410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html

SPFW?!?!?!? Ó, me incluam fora dessa, viu?

Rodrigo Sputter disse...

Iggy tem que garantir a aposentadoria privada dele Chico-ehheheh

cara, esses cartazes foram os "melhores" que vi, pelo pouco que vi, não quero mais passar raiva do que já passo, nos protestos:

http://blogdojuca.uol.com.br/2015/04/durma-com-um-barulho-desses-2/

Ontem no jogo do Bahia, só vi um cara com o rosto pintado de amarelo e preto, escrito BASTA no rosto...foi na cadeira, que a meia custa 25 R$, e ele era branquinho...na faixa dos 40...isso se ele num é sócio torcedor que paga acho que 200 contos por mês pra entrar na Fonte Nova.

Rodrigo Sputter disse...

Chico, se vc tomou seu calmante...leia os comentários contras...eu parei no 1o...bati um pratão de feijão agora...não quero vomitar...bicho...bora voltar pros anos 90?
apesar de muita coisa ruim...pelo menos a gente não via tanto imbecil por aí...

Rodrigo Sputter disse...

Cara...e pra q a porra do cartaz em inglês? pedindo reforço da CIA?

Franchico disse...

Pois, Sputter, neguinho só fica retadinho quando corrupto é do PT...

http://www.cartacapital.com.br/politica/zelotes-e-a-indignacao-seletiva-dos-movimentos-contra-a-corrupcao-3485.html

Rodrigo Sputter disse...

sabia que ia achar cartazes mais legais:

http://i.huffpost.com/gadgets/slideshows/417196/slide_417196_5307104_compressed.jpg

chico, me explique, sou burro, ela tá falando que bebe e dirije...e não será pega, ou Lula falou algo do tipo, ou aconteceu algo do tipo, ou ela diz que aconteceu algo do tipo?
ou quis dizer que bebe e dirige e num dá nada? pq sei lá...desse povo...se espera qq coisa...

esse é tão surreal, que precisa de explicação:

http://i.huffpost.com/gadgets/slideshows/417196/slide_417196_5307112_compressed.jpg

sério...não entendi...se o cara é imbecil mesmo...ou foi na cara e na coragem fazer uma ironia...

bom...e nem tudo tá perdido nesses protestos:

http://i.huffpost.com/gadgets/slideshows/417196/slide_417196_5307652_compressed.jpg

pelo menos tem-se uma bela visão...daqui a pouco seremos chamados de machistas-ehheheeh

Rodrigo Sputter disse...

Porra...tudo bem que colocar todos corruptos do Brasil no cartaz, só os políticos, daria km de faixa...mas colocar só esses do pt aí é dose...minimamente tendencioso...cara...falei desse tema na aula retrasada, que tou pegando de aluno especial do mestrado...sobre sonegação de imposto...q é um imposto cora da porra...o governo sempre tomou mais do que devia da gente, de todo mundo, pq até um "queimado" tem imposto...e vc sonegar é um ato "revolucionário" ou corrupto?
pq é corrupção...mas a grande maioria sonega...e reclama da corrupção...

daqui a pouco, essa galera vai pegar Beatles pra protestar:

http://letras.mus.br/the-beatles/270/traducao.html

Esse "dilema" é interessante...mas sempre prefiro os que dizem "é errado, faço, e pode me chamar de corrupto por sonegar", do que protestar contra corrupção e "corruptar" essas infos...eu nem ganho salário pra poder sonegar ou não...

o que me retei com essa galera nova direita, é que deixei meu lado "anarquista" de lado, que já tava aflorando mais nas últimas décadas, o "niilismo" tomando conta de mim...aí tive que dar uma guinada "a esquerda", pra combater essa galera...dose...até votar em quem não queria, eu tive...e o pior, não votar em deputados, vereadores, senadores (que anulei) é que as desgraças piores entram...mas cada povo tem o governo que merece...

Ernesto Ribeiro disse...

Bando e Putas Golpistas, Prostitutas de Milicos, Lambedores de Coturnos, Vagabundas Colonizadas, aqui vai um recado pra vocês que os ianques entendem: FUCK YOU! Vão se fuder! DITADURA NUNCA MAIS!

Rodrigo Sputter disse...

Recebi um email, de Luiz Mott, que ele enviou para alguns amigos e conhecidos dele e eu estava entre as pessoas...embora não seja amigo dele, nem conhecido...q ele foi no protesto contra Dilma, a foto tem ele e 2 garotas negras...não se fazem mais Gays como antigamente...pedindo pra Dilma sair e quem entrar???