quinta-feira, abril 23, 2015

A SEGUNDA VINDA

Estreia: Vingadores: Era de Ultron vem com tudo o que os fãs querem, mas não é memorável como o primeiro

Fanboys and girls  podem voltar a respirar: a Era de Ultron está entre nós.

A partir de hoje, a segunda vinda dos Vingadores ocupa a maior parte das salas de cinema em todo mundo, com perspectivas de fazer a maior abertura da história.

Não seria de se admirar: o filme anterior, Os Vingadores - The Avengers (2012) fez a  maior bilheteria de abertura da história, arrecadando US$ 207 milhões só no fim de semana de estreia, além de ser a terceira maior de todos os tempos, atrás apenas de Avatar e Titanic.

Obviamente, esta avalanche ocasionada pelo filme (e seus milhares de produtos de merchandising) é fruto da poderosíssima máquina dos sonhos de marketing chamada Disney, dona da Marvel.

Descontado todo o auê, quando projetado na telona, Vingadores: Era de Ultron não causa todo o impacto do seu antecessor – afinal, a primeira vez, ninguém esquece.

Ainda assim, entrega aos fãs mais ansiosos tudo o que se espera de um filme deste escopo: cenas em escala gigantesca de ação super-heroica, agilidade narrativa (talvez até demais), uniformes reluzentes, interação bem humorada entre os personagens, uma trama razoavelmente coerente e até um futuro romance.

Excesso que anestesia

O que Era de Ultron menos oferece é algo que consagrou as HQs da Marvel e que o estúdio utilizou bastante em seus filmes: as relações com os outros filmes e personagens.

Era de Ultron é o filme mais autocontido da Marvel até agora, concentrando-se mais no desenvolvimento da trama do dia e investindo menos em referências.

Porém, apesar de todo o capricho da produção, do carisma dos atores e do apelo dos personagens, Era de Ultron, diferente do seu antecessor, não consegue evitar a armadilha que vitima quase todo filme blockbuster: cenas cada vez mais grandiosas de ação que se sucedem a todo momento sem grandes consequências e que acabam por anestesiar o espectador pelo excesso.

A Marvel, que se notabilizou através de sua história editorial por justamente saber valorizar seus personagens e as consequências dos seus atos, pecou (ou deixou o diretor Joss Whedon pecar) nisso.

Um exemplo claro é a sequência em que o vilão Ultron toma controle do Hulk e o Homem de Ferro usa uma armadura especial (Hulk Buster, ou Caça-Hulk) para enfrenta-lo.

A cena, que tinha tudo para ser épica, é apenas banal e inconsequente. Poderia até ser extirpada do filme que não faria qualquer diferença.

Atropelo e Ultron

A trama traz paras telas um dos maiores inimigos dos Vingadores nas HQs: Ultron, inteligência artificial criada por Hank Pym, o Homem-Formiga original. No filme, cabe a Tony Stark a tarefa, com auxílio de Bruce Banner, o Hulk.

Projetado como um sistema de defesa planetário autoconsciente, Ultron nasce torto e chega a conclusão de que a melhor defesa para a Terra é o ataque ao seu pior inimigo: a raça humana.

Depõe contra o filme a forma atropelada com que o vilão surge. O ponto a favor  é a interpretação de James Spader como Ultron em sua  forma robótica através da captura de movimentos , concedendo carisma, caras e bocas ao que, de outra forma, seria um boneco de lata.

Percebe-se que Joss Whedon e roteiristas até se esforçam para acomodar a trama e o numeroso elenco, com tempo de tela para tudo e todos –  especialmente os personagens que não tem filmes próprios, como Gavião Arqueiro e Viúva Negra, mas a sensação de atropelo persiste em um filme que, nem de longe, é memorável como o anterior.

Conheça os novos Vingadores

Pietro Maximoff, Mercúrio

O velocista da Marvel surgiu ano passado em melhor forma (e interpretação) no filme X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido. Aqui, parece meio pálido e mal aproveitado na pele de Aaron Taylor-Johnson (Kick-Ass)

Wanda Maximoff, Feiticeira Escarlate

Irmã de Pietro, é nas HQs uma poderosíssima mutante com poder de manipulação de probabilidades. Estreia bem nas telas na pele de Elizabeth Olsen, graciosa ao gesticular seus feitiços envoltos em névoa vermelha

Visão 

Encarnado pelo ótimo ator Paul Bettany (Padre), o Visão é uma das boas surpresas do filme ao surgir – ainda que o roteiro não explique bem sua origem. Andróide com poderes de levitação,  intangibilidade e... sentimentos

Vingadores: Era de Ultron / Dir.: Joss Whedon / Com Chris Evans, Chris Hemsworth,  Jeremy Renner, Mark Ruffalo, Robert Downey Jr., Scarlett Johansson / UCI Orient Shopping da Bahia, UCI Orient Barra, UCI Orient Paralela, Cinépolis Salvador Norte,  Espaço Itaú Glauber Rocha, Cinemark

16 comentários:

Franchico disse...

Por aí vc tira o nível da tucanada...

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/04/1619384-ex-assessora-vira-socia-de-blogueiro-anti-pt.shtml

Depois falam de petista. TUDO CORJA.

Franchico disse...

Já falei por aqui como eu desprezo o futebol institucionalizado?

http://www.brasilpost.com.br/2015/04/22/presidente-cbf-compra-apartamento-metade-valor-mercado_n_7122800.html?utm_hp_ref=brazil

Ernesto Ribeiro disse...

.


Artigo, confiável, imparcial, objetivo, independente. Muito bom, senhor Castro. Enfim, uma opinião com credibilidade na grande mídia.


Assistirei esta bilionária super-mega-produção de Hollywood, aliviado do peso das grandes expectativas.


(Diferente do artigo de mesmo tema publicado no mesmo dia na Folha de S. Paulo, anunciando esta segunda vinda como "O Melhor Filme de Super-Heróis Já Feito"...)



Finalmente o prestigioso jornal ATarde supera o rival paulistano de circulação nacional no quesito CREDIBILIDADE e IMPARCIALIDADE em análise fílmica em Cinema.



O que é uma grata surpresa, pois até hoje a área de atuação do articulista Chico Castro Jr estava circunscrita á Música, com especialização em Rock & Roll.



Folgo em saber que o referido ensaísta também possui uma visão multifacetada da Cultura Pop, com talentos mais diversificados do que podia imaginar.



As aulas de Cinema com os mestres e amigos André Setaro e Joca Sampaio sem dúvida foram uma influência decisiva para ampliar seu domínio crítico. Esse rapaz vai longe.


.

Ernesto Ribeiro disse...





.


Pronto, Chicão. Depois dessa, se rolar um show dos Rolling Stones por aqui, você me descola um par de ingressos grátis, OK?


Alô? Chico? Alguém?

Franchico disse...

...Porra, e eu pensando que o cara apenas se comprazia em massagear meu... hum... ego?!?

OK, Ernesto, se rolar os Stones por aqui, a gente conversa....

Ernesto Ribeiro disse...

.

Finalizando, senhores editores desse jornal que tanto nos orgulha de sermos baianos:


Após essa demonstração de indubitável profundidade de conhecimento das artes cinematográficas e de opinião abalizada, acredito piamente que posso falar em nome de todos nós, leitores assinantes. Outrossim, recomendamos expressamente que esse talentoso redator Chico Castro Jr seja nosso correspondente internacional, designado para realizar a cobertura de todas as festas de premiação do Oscar.


Bem como TODAS as festas que rolarem: Grammy, Emmy, Tony, MTV Awards, Troféu Jabuti... qualquer cerimônia em que nosso representante baiano possa adentrar sem cerimôni, com as devidas credenciais e devidamente assessorado por um pequeno grupo ("turma", "galera" ou "panelinha") de acompanhantes especialistas selecionados entre conhecidos experts em Cultura Pop aqui mesmo em Salvador, para garantir sua segurança, ajudá-lo nas traduções poliglotas e escoltá-lo com passe livre para as mesas-redondas de debates --- bem como outras mesas de banquetes, mulheres, shows, comes e bebes.

Franchico disse...

Alguém aí precisa de um Cavaleiro das Trevas 3?

(Ruído de grilos cricrilando no mato).

POIS É!

http://www.universohq.com/noticias/dc-comics-confima-frank-miller-fara-cavaleiro-das-trevas-3/

Rodrigo Sputter disse...

Baixei o 2 e nunca li...deve ter + de 1 ano...essa galera TEM $$ e num sei pq quer mais grana...vai-te pá porra...o pior de tudo é q frank virou um reaça...batman vai caçar comunas...bater na galera que ocupou wall street, vai dar uma pintada no Brasil, bater num petralhas, prender lula e dilma e salvar aécio...q tal?

Franchico disse...

Perfeito, Sputter!

Franchico disse...

E a Scambo no SuperStar, hein?

http://televisao.uol.com.br/noticias/redacao/2015/04/27/no-superstar-fernanda-lima-puxa-orelha-de-jurados-nao-fiquem-acanhados.htm#fotoNav=1

Torço por eles!

Franchico disse...

Aqui a performance da Scambo na Grobo ontem:

http://gshow.globo.com/programas/superstar/O-programa/noticia/2015/04/scambo-canta-musica-autoral-agrada-todos-os-jurados-e-atinge-84.html

Franchico disse...

Pray for Lemmy, motherfuckers...

https://br.noticias.yahoo.com/blogs/mira-regis/minha-homenagem-ao-lemmy-enquanto-ele-esta-172632281.html

O cara tá internado em São Paulo, depois que o show do Motorhead no Monsters foi cancelado.

Diz que o home tá mal.

Só faltava essa, Lemmy morrer em SP....

Franchico disse...

Falando em Monsters of Rock...

PRONTO, GOURMETIZARAM O METAL!

http://musica.uol.com.br/noticias/redacao/2015/04/27/com-publico-mais-maduro-monsters-of-rock-vira-festival-de-metal-gourmet.htm

ME. TIRA. O. TU-BO!

Rodrigo Sputter disse...

Lemmy vai morrê por culpa do PT!!

chico...eu ia comentar tanta coisa man...mas ó...come amargeddon, come...

não sabia que Trad tava no Scambo e o batera é um bróder meu tb...toca pra porra...trampei como roadie "dele" algumas vezes...

Ernesto Ribeiro disse...

.

É mesmo, Sputter? Pois a minha queixa contra Frank Miller é exatamente o contrário: ele é um maldito ODIADOR DE POLICIAIS e fez do Batman um chefe de quadrilha de assassinos de policiais.


1986 : “Mate um policial com um tiro de escopeta na cara e entre pra gangue do Batman!”


2001 : “Mate um policial, aleije outro e fique fora da cadeia, de cama na gangue do Batman!”


Esse imbecil do Frank Miller não convence nem criancinha: que numa delegacia da maior cidade americana só há dois policiais tomando conta de 200 psicopatas juntos numa única cela; que é fácil os bandidos de dentro da cela segurarem o policial armado do lado de fora e o desarmarem, sem que ele atire; que o outro policial também não atira, não chama reforços e nem reage, mas fica parado, esperando ser abatido com um tiro da arma do colega; que basta empurrar que as grades da cela se partem.



Frank Miller: "Eu sou apenas um contador de lorotas."

Rodrigo Sputter disse...

Caro Ernestones...de 2001 pra k mudou TANTA coisa...o pt nem tinha entrado no poder...O Bahia e o seu rival nem tinham caído pra 2a e 3a divisão...as torres gêmeas estavam em pé até setembro...Joey Ramone e George Harrissn vivos, só vi sua resposta agora...Strokes ainda ia lançar o 1o álbum...lançaram a demo em fevereiro...aliás a melhor coisa que fizeram...