quinta-feira, dezembro 18, 2014

USINA MÚSICA: PRIMEIRA TEMPORADA DE WEBSÉRIE FOCA ARTISTAS DO MOVIMENTO BASS BAHIA

Frame do Episódio 1, com o DJ Rafa Dias, AKA ÀTTØØXXÁ e seus dreads
No sempre difícil cenário da música alternativa baiana, um dos maiores aliados na divulgação de bandas e artistas é o uso esperto das novas (ou nem tão novas assim) ferramentas digitais do audiovisual.

Nos últimos anos, algumas iniciativas ajudaram a criar uma visibilidade importante para a cena local, como Mê de Música e Vandex TV (há outras, mas a memória do colunista blogueiro falha no momento).

Agora uma outra produtora na cidade cria vídeos de divulgação dessa produção independente: Usina Música.

Idealizado pelo videomaker Rafael Souza, da produtora Usina Films, a websérie Usina Música iniciou com cinco episódios em sua primeira temporada:  ÀTTØØXXÁ (projeto do DJ Rafa Dias), Mauro Telefunksoul, Afrocidade (grupo de Camaçari) e Lucas Brasil vs. Kongo (dupla de DJS que se apresenta back to back, ou seja: juntos).

“O Usina Música nasceu da vontade de fomentar, divulgar e fortalecer a música alternativa na Bahia”, afirma Rafael.

“Atrelado a isso, queremos focar também no audiovisual. Não é só um produto audiovisual de música, mas os dois juntos, o tempo todo. Queremos as pessoas vejam que aqui conseguimos criar produtos de qualidade”, reivindica.

O projeto foi lançado com uma grande festa sábado passado retrasado na Casa de Taipa, em Camaçari, com shows de todos os artistas da temporada e direito a um ônibus saindo do Rio Vermelho para a galera de Salvador que quis comparecer.

Porta de saída

Frame do Episódio 2, com o DJ Mauro Telefunksoul (de boné)
Como o leitor mais atento pôde notar, essa primeira leva de episódios foi dedicada a DJs e artistas mais ligados à cena eletrônica.

Rafael conta que, nos próximos, o leque de estilos será mais amplo.

“Sim, não vamos fazer só música eletrônica até por que o pessoal já reclamou, a ideia é fazer também Scambo, Baiana System, Bemba Trio, o pessoal da MPB, do rock, toda a música alternativa da Bahia”, conta.

Produzida de forma 100% independente até aqui, Rafael pretende buscar apoio em editais para ampliar o escopo do projeto.

“Em 2015 vamos tentar um edital para ver se fazemos seis episódios  e seis videoclipes e divulgar um por mês, alternando entre um e outro”, diz.

“Tem muita coisa boa na cidade que surge e depois morre por que não tem porta de saída, não conseguimos fomentar da forma correta”, avalia Rafael.

Conheça: youtube.com/usinafilms


Um comentário:

Rodrigo Sputter disse...

Grande Mauro, amigo desde a época da porcos falantes...fico viajando, se ele gosta de Salvador que tem essa vista aí pra bonocô, que é um bairro que nem viajo muito, imagina eu com essa cidade-baixa toda lindona (e abandonada) aqui...depois a galera num entende pq amo minha downtown...

Tava até com Lord Breu ontem, amigo tb desde os anos 90, que é da cidade baixa, estava bebendo com ele e uns amigos meus daqui das quebradas, inclusive com o batera dos Honkers q é da Ribeira...e ele me falou desse movimento aí...massa...a galera tá ralando há tempos e tá (MAIS DO QUE) na hora de colher os frutos...