terça-feira, dezembro 02, 2014

RESTGATE BLUES, DE SALVADOR, PROMOVE FESTIVAL DE BLUES NO CAPÃO, ESTE FIM DE SEMANA

Distintivo Blue, de Vitória da Conquista, inspirou a criação do festival
Vista nesta coluna em agosto (na coluna Coletânea, quando assumida em agosto pelo colega de redação Gabriel Serravalle), a banda Restgate Blues está assumindo um papel de protagonista no fortalecimento da cena blueseira local.

Além de organizar shows gratuitos mensais em seu bairro (Resgate), a rapaziada promove este fim de semana o II Encontro de Blues da Chapada Diamantina.

O evento, organizado de forma independente e viabilizado através de crowdfunding (via Catarse), rola sexta-feira e sábado na adorável vila do Vale do Capão, com shows de bandas da capital e do interior à noite e oficinas musicais e ecológicas durante o dia.

A programação de shows traz as bandas Distintivo Blue (Vitória da Conquista), Mendigos Blues (Itabuna), Três de Vinte, Meia noite no Alí (Itaberaba), Noite Vermelha e a anfitriã, Restgate Blues.

O vocalista da Restgate, Wylsel Jr., conta que foi a banda de Conquista que o inspirou a organizar o festival.

“Um dia, a Distintivo Blue criou uma catalogação de bandas de blues do Nordeste no (finado) Orkut. Cadastrei a Restgate Blues e fiquei surpreso com a quantidade de bandas que tem aqui na Bahia”, relata.

Na época, Wylsel, que morava no Capão, resolveu fazer um festival de blues no local. “Comecei a me comunicar e, como estava no Vale, e não imaginava que fosse sair de lá, falei com o dono do Circo do Capão e  planejamos o projeto por lá: shows do circo e jam em um café da vila”, conta.

Só que, depois de algum tempo, ele teve de voltar a morar em Salvador. No ano passado, o guitarrista da Restgate estava por lá e avisou Wylsel que haveria uma oportunidade, durante a festa do padroeiro da vila.

Meia-Noite no Alí, banda "meio de Itaberaba, meio de SSa"
“Em questão de um mês fizemos um evento pequeno, mas que deu bastante gente, com a Restgate, Três de Vinte e o gaitista Luiz Rocha”, relata.

Planos para 2015

No festival deste ano, a turma conseguiu ampliar o leque de atrações – e promete um evento ainda maior para 2015.

Independente, o festival foi viabilizado através de doações no Catarse e apoio dos comerciantes locais.

"De Salvador, tem a gente, a 3 de Vinte e a Noite Vermelha, que é uma banda cover do Barão Vermelho, mas que também tem um trabalho de blues que pouco apresentam. A 3 de Vinte nos foi apresentada pelo Luiz Rocha e faz um som na linha Chicago, estão trabalhando um repertório autoral agora", conta.

"Tem outra que é meio de Itaberaba, meio de Salvador, a Meia-Noite no Alí. É que em Itaberaba tem um bar chamado Alí. Aí o pessoal perguntava que horas eles tocavam e eles diziam que era Meia Noite no Alí", relata.

"A Distintivo Blue fez a catalogação que me inspirou a buscar esse evento. É uma banda espetacular. Tem um site muito bacana e é a única banda do Nordeste inteiro que participou de uma coletânea de blues brasileiro. Tem uns 4 EPs gravados e já fizeram vários shows pelo Nordeste e devem estar se mudando para Curitiba em breve. Fazem um trabalho muito bom há um bom tempo em Conquista. São muito profissionais, mas como lá não tem muito retorno, pararam por oito meses. Eu enchi o saco deles para não pararem, aí eles voltaram", conta.

“Estamos aprendendo, tomando as porradas, encaixando as peças. (Ano que vem) Queremos fazer em agosto. O dia 1º, um sábado, é o dia mundial do blues, então vamos tentar chamar atenção para isso”, conta.

“Já temos o projeto pronto para inscrever em um edital. Vai ser mais planejado”, promete.

II Encontro de Blues da Chapada Diamantina / Sexta-feira e sábado, 19 horas / Oficinas: 10 e 15 horas / Vale do Capão (Palmeiras) / Gratuito

NUETAS
 
Festival de metal local

O I Bahia Metal Festival é  sábado,  com Keter, Rattle, Malefactor, Headhunter D.C. e Trepanator. Boa mostra do som local. 18 horas, Alto do Andu. R$ 40 (Foxtrot, Midialouca).

Daganja free

O rapper Daganja faz show gratuito quinta-feira no Dubliner’s, com o coletivo hip hop Família Ugangue.  22 horas, grátis.

Alumínio também


O reggaeman Alumínio lança seu novo CD Eu Sou o Barro em show gratuito sexta-feira, no Largo Quincas Berro D´Água. 20 horas, grátis.

Les Royales na sexta

Sexta tem Les Royales no Dubliner’s. 23 horas, R$ 15.

4 comentários:

Franchico disse...

RIP Bobby Keys

http://www.bbc.co.uk/newsbeat/30303406

"O" saxofonista do rock.

Keith Richards, que era amigão dele, está devastado.

Mais um gênio que se vai. E muitos outros ainda irão em breve. Precisaremos ser fortes.

Franchico disse...

Roger, um dos caras que mais admirei e que, com quem mais me decepcionei no rock brasileiro, dá uma daquelas entrevistas para a Playboy.

http://www.brasilpost.com.br/2014/12/02/entrevista-roger-playboy_n_6254208.html?utm_hp_ref=brazil

Até que aqui e ali concordo com ele em alguns pontos, mas - a essa altura do campeonato - a pessoa ainda acreditar que o PT pretende instalar uma ditadura à Havana no Brasil, é muito:

a) delírio

b) ingenuidade

c)ambos

Franchico disse...

E nas revistinhas da Marvel, o povo só pensa... naquilo.

http://www.bleedingcool.com/2014/12/just-how-sex-obsessed-are-todays-marvel-comics/

Franchico disse...

BOMBA!

Scott Snyder, o elogiado roteirista atual de Batman (pra mim, mediano) se junta a Frank Miller.

Pra que?

Cavaleiro das Trevas 3.

http://www.bleedingcool.com/2014/12/frank-miller-and-scott-snyder-to-write-dark-knight-3/

E Miller não deve desenhar.

Só espero que não caiam na besteira de botar o Jim Lee pra fazer isso.

Greg Capullo, que realmente está detonando na série atual do Batman (escrita por Snyder) é o cara para esta tarefa, na minha humilde opinião.