quinta-feira, outubro 30, 2014

DRUIDA WIRELESS

Em Vira-Lata na Via Láctea, Tom Zé vem com CD sem tema e cheio de novidades

Tom Zé faz concha com a mão para te ouvir melhor. Foto: André Conti
Em seu mais recente códice, o druida de Irará conjurou visões do futuro em sua bola de cristal wireless e previu que o porvir da Geração Y não vai ser muito diferente do da Geração Z, da Geração Saúde, da Geração Coca-Cola e muito menos do da Geração das Utopias.

“Daqui a alguns anos / vamos ter de governar, infelizmente governar / Oh, e os nossos ideais, ai, quem diria / no mesmo camburão da burguesia / Uma renca de parentes atender / nos ritos e delitos do poder / Puta, que tragédia / desaba sobre nós! / logo depois que a ilusão tem voz”, recita um melancólico e sardônico Tom Zé logo na faixa de abertura do seu novo álbum, Vira lata na Via Láctea.

“Este é meu primeiro disco, desde 1976, que sai sem um tema central. São várias músicas sobre assuntos diferentes em cada uma”, conta Tom Zé, por telefone, de São Paulo.

“No caso da faixa Geração Y, eu tive uma tendência imediata de simpatizar com ela por que voltaram a dar atenção a ética. A última vez que ouvi falar em ética foi na minha infância em Irará”, afirma.

“Imagine a tarefa dessas criaturas quando forem chamadas a governar. Isso me inspirou no refrão como se fosse uma tragédia, por que se vai entrar num campo de trabalho onde a ética é chutada para escanteio, que é a política”, observa Tom Zé.



Milton e Caetano

Com lançamento on line (via iTunes) marcado para hoje anteontem, Vira lata na Via Láctea terá sua versão em CD chegando às lojas no fim desta semana, início da semana que vem.

Inspirado (e quando ele não o foi?), o artista volta seu olhar crítico, irônico e poético em várias direções: Esquerda, Grana e Direita (autoexplicativa), a mídia impressa (Banca de Jornal, parceria com Criolo), a usura (Mamon), Irará (duas faixas: Guga na Lavagem e Irará Irá Lá), patrulha ideológica (Papa Perdoa) e até para o próprio umbigo (A Boca da Cabeça), entre outros temas.

Este também deve ser o álbum de Tom Zé com o maior número de parcerias e participações.

Além de Criolo, outros nomes significativos da atual nova MPB comparecem, como as bandas O Terno, Trupe Chá de Boldo e Filarmônica da Pasárgada, os músicos SILVA, Kiko Dinucci (Metá Metá) e Daniel Maia.

Mas surpresa mesmo é ouvir Tom Zé cantando em dueto com Milton Nascimento (em Pour Elis, homenagem a Elis Regina) e Caetano Veloso (Pequena Suburbana).

“Fiz essa letra em 1987, a partir de uma carta que Fernando Faro escreveu para um vídeo do aniversário de morte da Elis. Quando li, eu ‘puxa, isso tá tão bem escrito’! Comecei a cantar de brincadeira e fiz uma música dando mais importância a melodia, coisa que nem sempre eu faço. Quando Marcus Preto (jornalista, atualmente produzindo a biografia de Tom Zé) viu, disse ‘isso é a cara do Milton. Milton gostou e gravou”, relata o músico.

Já Caetano, sobre quem pesavam acusações de ter “abandonado” o iraraense durante o ostracismo que este viveu após a Tropicália, Tom Zé faz questão de desfazer a noção.

“Nunca teve abandono. Cada pessoa estava do seu lado, se virando com seus problemas. Não é possível ninguém carregar ninguém no colo. Tem um ditado que é assim: ‘Se uma pessoa estiver se afogando e a outra quiser salvar, morrem os dois’”, afirma.

“A verdade é que ele e Gilberto Gil fizeram, com o Tropicalismo, o campo artístico mais profícuo do movimento. A música acabou sendo a estrela principal do Tropicalismo. Isso se deve a ele e ao Gil, os quais,  quer queira, quer não, são pessoas que podem ser chamadas de gênios”, diz.

Mesmo sem tema específico, é a política que está no centro de Vira Lata na Via Láctea. Em Esquerda, Grana e Direita, ele cita Paulo Freire: “Quando o trabalhador cresce na sociedade e tem oportunidade de ser protagonista da História – ele pratica o método do opressor porque foi o único método que aprendeu; então, ele só sabe agir como o opressor”.

Seria este um recado com destinatário certo, Tom Zé?

"Bom, o Paulo Freire é um dos fundadores do PT e sim, realmente o PT está incluído naquela frase. Quando o operário se torna o personagem central da história da nação, ele começa a agir como opressor,  por que foi o único método que ele aprendeu. E se você exigir mais do PT, é normal ficar decepcionado, tem que se conformar com essa modificação que o Paulo tinha previsto", despista o esperto.

Neste fim de semana, Tom Zé faz o show de lançamento do álbum no Sesc Vila Mariana.

Salvador? “Espero os empresários da cidade me chamarem. Já tem alguma conversa, mas ninguém acertou nada ainda. Sei que meus três últimos shows na Concha Acústica foram lotados. Sério, nunca imaginei isso”, ri o artista.

Tom Zé / Vira lata na Via Láctea / Pommela / R$ 24,90



5 comentários:

Old School disse...

Desculpa mas vo encher o saco falando um pouco desse espetaculo comico chamado eleicoes pra presidente do cu do mundo,digo Brasil.Acho q vcs viram isso aqui,nao?

http://entretenimento.r7.com/blogs/andre-barcinski/hulk-vs-mainardi-sem-caca-as-bruxas-por-favor-20141030/

Mas q chato!Os terceiros mundistas do nordeste estragaram o sonho dos primeiro mundistas do Sul/Sudeste de daqui a no maximo 4 anos terem o pais deles com escola e saude publicas realmente eficazes,farto e competente policiamento,niveis muito baixos de corrupcao,e mais todos os beneficios de um pais fruto de colonizadores brancos do mais alto nivel intelectual.
O Aecio perdeu na propria casa dele,perdeu no RJ tambem.E agora Mainard,vamos incluir MG e RJ no terceiro mundo do NE tambem?O brasileiro,ate o final dos tempos,vai continuar sendo esse povinho bunda q nao se enxerga e por isso mesmo nao ve os seus defeitos.E eu,como nordestino q mora nos EUA ha 12 anos,to cansado de limpar rastro de merda deixado por paulista,gaucho,paranaense,etc;seja nos mil e um trampos onde ja estive,seja em condominios q se recusam a alugar pra brasileiro,seja la onde for.O Brasil eh esse imenso tolete de merda,e ainda tem quem queira se intitular o melhor pedaco da merda.
Tem uma coisa q eu sempre disse,o nordestino deveria deixar de ser otario de ficar recebendo bem os turistas do resto do Brasil,com excecao da regiao Norte.Esses filhos da puta do Sul e do Sudeste deveriam ser recebidos no NE na base da peixeirada,isso sim.Quer praia com agua do mar quentinha,vai buscar agua quentinha na buceta da mae de vcs!Enquanto o NE nao der a esses merdas o mesmo trato q recebe,vai ser sempre isso.No dia q eu for a SSA e um filho da puta sulista desse me pedir uma informacao,eu mando eles irem passear na Avenida Peixe la na Liberdade (ainda existe essa rua?).
Fodam-se,falei mesmo!

Franchico disse...

Normal, seu desabafo, Old School.

Tinha visto o link do Barcinski, já. Me decepcionei um pouco. Defender o indefensável (Mainardi) é PHODA. Triste, isso.

Mas paciência. Gente muito mais próxima já me decepcionou muito mais, fazer o quê?

Imbecilidade, fanatismo radical partidário e estupidez são a regra neste país agora.

Se alguém souber de alguém sensato por aí, favor avisar....

Rodrigo Sputter disse...

deixei um comentário lá...se aquilo não foi insulto...deus tenha medo...hitler renasce...

Rodrigo Sputter disse...

Olha que interessante.

Se em site ligado a família de acm escreve isso, é um fato a ser considerado, pois eles apoiam aécio:

http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/dilma-vence-no-norte-e-no-nordeste-aecio-ganha-nas-outras-tres-regioes/?cHash=c302460aaf97d677f58d1f575fc279f0

aí vc vê um site tentando mostrar como a coisa realmente foi:

http://noticias.terra.com.br/eleicoes/cenario-eleitoral-ne-nao-tem-culpa-diz-especialista,5d4412f524259410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html

e a veja, nos brinda com isso:

http://veja.abril.com.br/eleicoes/resultados/presidente-estados-segundo-turno.html

pq será??
querendo fomentar o ódio??

Franchico disse...

Se essas camisas de super-heroi das lojas de departamento são piratas, imaginas todas aquelas dos Beatles, Ramones, Bowie, Stones, Kiss e Sex Pistols que tão vendendo de baciada?!?!

http://www.bleedingcool.com/2014/11/02/something-tells-me-this-brazilian-batman-t-shirt-may-be-a-fake/