quarta-feira, outubro 03, 2012

DAAN VANDEWALLE FEZ DESPENCAR QUEIXOS NA REITORIA

Êxtase total a apresentação do pianista belga Daan Vandewalle na noite de ontem, na Reitoria da Ufba.

Não a toa, um dos espectadores mais entusiasmados, o mestre Tuzé de Abreu, declarou, após aplaudir de pé o músico: "O MAB é o máximo! E este recital, foi, sem dúvida nenhuma, uma das coisas mais belas que eu já vi em toda minha vida. Pode botar isso aí", exigiu.

Um prazer cumprir seu desejo, Tuzé.

Diante de um público bastante razoável e educado, espalhado pelas poltronas do Salão Nobre da Reitoria, Daan Vandewalle deu um verdadeiro show de técnica, precisão e amor à arte de gigantes da música de concerto do século vinte, como John Cage (1912-1992, homenageado da noite), Luciano Berio [1925-2003], Olivier Messiaen [1908-1992], Charles Ives [1874-1954] e György Ligeti [1923-2006].

Daan iniciou o recital com os acordes esparsos de Peça 1 (Cage), um telegrafar tenso advindo de territórios não cartografados pela mente humana.

Acordes plenos de uma beleza alienígena arrabatadora, que, de repente, sem aviso, despencam sobre a audiência uma fúria de catarata do Niágara em época de cheia, preenchendo o amplo vão circular do Salão Nobre com avidez irresistível.

Foi a carta de intenções de um recital inesquecível, pleno de música tão enigmática qanto bela, que muitas vezes parece dar tanto valor aos silêncios entre os acordes quanto a um encadeamento supostamente lógico que conduza a melodias reconhecíveis.

É antes uma tentativa de comunicação com o invisível, o imponderável que desafia toda lógica.
Assim como uma instalação de arte moderna contemporânea - pensem no Tunga que esteve no Palacete das Artes há coisa de um ano - a música aprsentada por Daan W. maravilha quanto mais enigmática e intrigante ela se mostra.

Diante daquela peça de Tunga, só resta ao espectador criar, na sua mente, sua própria interpretação para aquela peça, criar sua própria história.

A sensação deste concerto foi basicamente a mesma. O espectador / ouvinte foi estimulado o tempo todo a dar seu próprio sentido ao que ouvia, aqueles sons quase alienígenas, trilha sonora de uma arqueologia do desconhecido (com a devida licença ao genial escritor inglês Warren Ellis e seu Planetary).

Em tempo: nunca o slogan do MAB - "Abduza-se" - fez tanto sentido.

E o segundo Seminário em Composição vem aí, a partir do dia 19. Vai ser uma semana com eventos todos os dias e música nova todas as noites. Fique ligado!

8 comentários:

rodrigo sputter disse...

zorra, chico, vc num colocou sobre esse som aqui...e eu ontem querendo fazer alguma coisa e nem saí de casa...

Franchico disse...

www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1165997-rihanna-e-artista-mais-importante-das-ultimas-decadas-diz-billboard.shtml

Rã-rã.

E minha benga tem 50 centímetros e ejacula champanhe francês.

Por essas e outras quem nem me incomodo mais em comprar essas revistas.

Aí fico pensando (não me dei ao trabalho de abrir a notícia): quem decidiu isso: Narciza Tamborideguy? Um corpo de jurados formado por ex-BBBs, modelos e atrizes da Globo?

Sinceramente, não sei, não quero saber e tenho raiva de quem sabe.

Franchico disse...

Yes, voltei.

Amanhã, terça 9, já temos post nuevo.

Vamo que vamo em frente, já que pra trás não é possível....

Márcio A Martinez disse...

É man, você chegando e eu saindo dia 15!

Dia 22 eu e Mr. Nei vamos a SP ver o bardo dos bardos, Roberto Planta, e na sequência, dia 24, o sequelado do fígado, Mr. Jack Bruce!

Prepara as erva!

cebola disse...

Hehe. Só pra Chiquéuris ficar com raiva de mim, a explicação: "Ela possui o maior número de entradas na lista (34), o maior número de inclusões entre os dez primeiros (21) e também mais números 1 (nove, ao lado de Katy Perry)", explicou a revista em um artigo publicado no 20º aniversário de seu sistema de lista, que conta com auxilio da empresa Nielsen."
Números, Chiquito, só isso. A "chamada" é pra fazer pressão polemizando mesmo. E conseguiram, né? ;)

Franchico disse...

Festa Faustão Falando Sozinho embargada pela prefeitura (via Sucom).

http://www.bahianoticias.com.br/entretenimento/noticia/13106-festa-039-faustao-falando-sozinho-039-e-suspensa-pela-sucom-no-marback.html

OK, beleza. Nada contra regularizar / profissionalizar as manifestações artísticas espontâneas que acontecem por Salvador.

Agora só falta embargar também os 785 bares com telão para assistir futebol e ufc / pagodes / festas de arrocha / carros-trielétrico / / templos de fanáticos religiosos / academias de musculação irregulares e infernizando a população que estão espalhados pelo resto da cidade.

Salvador, cidade lixão.

Franchico disse...

Márcio, estive lá semana retrasada, durante as férias - infelizmente não teve nenhum show bacana assim nesses dias. Mas deixo duas recomendações para vc e Sir Nei quando em terras paulistas:

http://www.geek.etc.br/loja/Home.aspx

http://www.rocknrollburger.com.br/

O primeiro, no Conjunto Nacional (Av. Paulista) e o segundo, a poucos metros, descendo a Augusta sentido Centro. Satisfação garantida ou....

Ah! Se passar pelo Centro, tb recomendo:

http://www.prediomartinelli.com.br/

Se subir na cobertura (e não há outra razão para ir no Martinelli que não essa), não esqueça a máquina fotográfica.

E se ainda não conhece, peça pra Yara e Drica levarem vcs no Coutinho (Vila Madalena). Cerveja 600 ml qualquer marca: R$ 3,90. Uhú!

Boa viagem, bons shows!

Franchico disse...

É, depois eu entrei lá e vi a "notícia", Sir Bola!

Não sei por que ainda perco meu tempo com tanta bobagem!