quarta-feira, março 14, 2012

MOZ, 9 DE MARÇO DE 2012, FUNDIÇÃO PROGRESSO, RIO DE JANEIRO


Depressão adolescente embalada ao som de The Smiths foi um privilégio que só quem era jovem nos anos 1980 pôde degustar em primeira mão.

Mas como toda banda original, seu legado sobrevive ao tempo e segue seduzindo. Na Fundição Progresso, Morrissey atraiu tanto coroas daquele tempo, quanto novos fãs.

A abertura ficou por conta da cantora e tecladista Kristeen Young, que fez um show chatérrimo! Alguém precisa avisar à mocinha que tudo o que ela faz hoje Bjork já fez antes, uns 15 ou vinte anos antes.

Quem estava na - desnecessária e inaceitável - área vip garante que ela pagou peitinho direto.

Como eu estava meio longe do palco, perdi o melhor do show, se é que vcs me entendem....

Após mais de meia hora de suplício com essa histericazinha mala, vem uma sequencia de clipes que é a cara do Morrissey: Sparks, Françoise Hardy, Velvet, Nico solo, sei lá mais quem e, claro, New York Dolls!

A essa altura eu já tava ficando mais animado.

Aliás, que lugar do caralho a Fundição Progresso. O espaço do show é só um entre vários que tem lá. Gigante, tem pizzaria e as porra!

De repente, as cortinas caem e lá estava a banda, já no palco. A galera urra. Morrissey entra, novos urros. First of The Gang To Die começa automaticamente.

Muito profissional, o mancuniano fez um show tecnicamente redondo – o homem parece incapaz de desafinar –, acompanhado de banda bastante competente, mas pouco elegante: em sungas amarelas e só.

Menos o veterano guitarrista Boz Boorer, que estava de drag queen - grafinha!

Ainda que o público já estivesse ganho logo de saída, Morrissey se esforçou,  emocionando a multidão com suas canções solo e um punhado de clássicos dos Smiths, como How Soon Is Now?, Still Ill, Please Please Please Let Me Get What I Want e There Is a Light That Never Goes Out, em  versões vigorosas.

O ritmo de celebração porém, foi quebrado em algumas ocasiões, como na panfletagem vegan Meat Is Murder (aí o telão exibe vacas e frangos trucidados) e algumas canções mais recentes (e não tão brilhantes), como  When Last I Spoke To Carol e Black Cloud.

Mas hits como First of The Gang To Die (abertura do show) Everyday is Like Sunday, Let Me Kiss You, You Have Killed Me e I'm Throwing My Arms Around Paris garantiram o status de “inesquecível” ao show.

Outra coisa sensacional é o gestual do cara. São meneios, acenos, gestos amplos e curtos – tudo com uma classe britânica difícil de chegar junto. Moz é o cara, sério mermo!

Confesso que não chegou a ser um dos melhores shows que já vi na vida etc e tal. Mas valeu cada centavo.

Um daqueles shows que falam direto com o adolescente deprê que eu fui. Um acerto de contas. Uma forma de dar adeus (ou ao menos, um tchauzinho) a mim mesmo, versão de 25 anos atrás. Afinal, minha depressão adolescente foi amplamente embalada ao som desse cara e sua ex-banda.

Mas interessante foi a coincidência da visita do Príncipe Harry ao Rio no mesmo dia, em busca de investidores para a Olimpiada de Londres.

“Ele veio buscar o dinheiro de vocês. Por favor, não deem”, alertou o anti-monarquista convicto. Recado dado!


Foto Felipe Panfili / AgNews

Veja mais imagens deste show aqui.

23 comentários:

rodrigo sputter disse...

Antes de falar em Mozz:

porra cara, eu matei o bill wyman ontem, tava passando uma apresentação dos stones num palco absurdo, parecia até um universo de tão grande, com umas bonecas infláveis, parecia ter sido nos 90´s...daí falei que o Bill tinha morrido, jurava que vi isso em algum lugar há anos atrás...aliás, o show me pareceu meio fake e ensaiado demais...nada daquilo me atraiu (Cebola vai me trucidar, pq deve saber que show é esse e provavelmente deve gostar), sim era grandioso, mas preferia ter ouvido os caras quando "eram uma banda de covers de blues" (como Dylan disse), num pub inglês nos anos 60...apesar, claro, de gostar da fase "pós cover"...mas essa grandiosidade não me disse nada, como eu disse, pra mim, minha pobre pessoa, gosto de um rock + "humano", menos "pomposo"...aliás depois passou o Iggy e os Stooges, que fez o revival (que não me agradou na época) e tb não me agradou muito ali na tv, mas foi divertido ver o iguana tocando com seus confrades da velha guarda...
não fui ver o Mozz pq hj em dia não sou tão pirado quanto era nos anos 90 e como o vi nessa década (sim, 2000 é década de 90, pelo menos assim me disseram, vivendo e aprendendo), não queria ver os tietes gritando histéricamente...ainda gosto + das faixas deles dos 90´s...e ainda compro briga dizendo que Mozz solo é tão bom quanto o Smiths (E às vezes "melhor")...o lance é que os Smiths vieram antes e como vc disse são + "originais", pra mim a originalidade estava na sacada deles com a proposta de letra e som...aliás dá um seminário isso Chicão, fala com Messias, imgina uma mesa com vc, Messias, Roney falando dos Smiths, eu qeuria tá na platéia pra provocar-hehehehe.
E "discordo" do que vc falou de todoa banda "original" o som perdura...só pra ser chato...aliás tou chato, "desgostando" dos Stones, Iggy e Mozz...mas num se preoucupe, num vou ser mpbista (apesar de nunca ter sido contra nos anos 90), como hj muitos são-hehehe.

Velho, que PORRA é essa dos caras de sunga AMARELA? tem foto disso?
isso é piada ou verdade véi?
qual o contexto disso?
Brasil = Putaria = Praia.
hehehehehehe
a vingança da sua Sra (com todo respeito) a sua gaitice do texto né rapá?
hehehehehe
Aliás a banda que acompanhou ele nao foi a mesma que veio da 1a vez...não tinha o Gary Day, nem o Alain Whyte, parece-me que o batera voltou né? vi umas fotos que parecia com ele...
O velho Boz continua, já falamos sobre isso...aliás o Boz era da banda de neo-rockabilly Polecats...dos 80´s...

Faladno em Neo-Rockabilly pra mim os Smiths entrariam com algumas canções deles nesse estilo...e NEO até nas letras e na sonoridade e no jeito de tocar, cantar essas canções dos Smiths...um bom papo pra um boteco ou uma mesa de um "seminário"...ô, na europa num já se discutiu o sexo dos anjos?
que deve ser + fácil que discutir o de Morrissey-ehhehehe..

Só vc Chico, pra ler as merdas q escrevo...obrigado.

Rodrigo Sputter disse...

Ah! na agonia vi agora o link pras fotos...se fosse outro gringo todo mundo ia reclamar da atitude, eu particularmente dou risada com tudo isso...fosse eu, além da cena ser + feia ainda...ia dizer que quero aparecer-hehhehe

Franchico disse...

Depois de anos marcando passo, a editora HQM engatou uma quinta na publicação dos encadernados de Os Mortos-Vivos - graças à série de TV, thank you. Dia 30 chega o oitavo volume, Nascidos para Sofrer (160 páginas, formato 16,5 x 24 cm, R$ 34,90).

http://www.universohq.com/quadrinhos/2012/n15032012_03.cfm

Miseravelmente, dei uma olhada em um encadernado gringo na Cultura e estraguei minha própria leitura com um spoiler ultrapunk (possivelmente, o momento mais chocante e doloroso de toda a série) que acontece no final do número 48....

Aliás, o final do episódio dessa semana, o "final showdown" entre Rick e Shane, foi de amargar também. E na semana anterior o grupo já tinha perdido um de seus membros mais queridos de forma brutal tb.

The Walking Dead - HQ e seriado de TV - deve ser a obra de terror mais melodramática de todos os tempos. Como dói ler e assistir esse troço.

Mas eu gooooostcho!

Franchico disse...

Jukebox Global de Alan Lomax a caminho...

http://www1.folha.uol.com.br/tec/1060834-jukebox-global-do-folclorista-americano-alan-lomax-e-digitalizada.shtml

Franchico disse...

Leia Before Watchmen e ganhe de Alan Moore o "desprezo total pela sua pessoa":

http://omelete.uol.com.br/watchmen-2/quadrinhos/alan-moore-pede-que-leitores-de-watchmen-nunca-mais-leiam-obras-de-alan-moore/

Esse sim, é Mr. Pití! Aliás, europeus em geral são tããããão rigorosos, né? Povo mais doido!

Franchico disse...

A quinta e última temporada da ultramegafodástica Breaking Bad começa em julho - lá nos States.

http://omelete.uol.com.br/breaking-bad/series-e-tv/breaking-bad-quinta-temporada-tem-previsao-de-estreia/

O monstro emerge de vez aqui, pelo visto.

rodrigo sputter disse...

rapá, agora que eu vi, escrevi pra porra...tou quase um alan moore soteropolitano, mas sem uma grande obra e sem grana-ehhehhe

rapá, essa notícia do Lomax me deixou feliz!

Franchico disse...

Esse Rich Johnston é um comediante. E dos bons.

http://www.bleedingcool.com/2012/03/15/seriously-marvel-really-avengers-vs-x-men-2-teaser/

cebola disse...

Sputter, sinta-se trucidado. Chico. Só me deu vontade de ler Before watchmen e, depois, reler watchmen, com um desenho de Moore ao lado do rei da Espanha, escrito no balãozinho deste: Por que non de calas!?

rodrigo sputter disse...

ehheheheh
num quer nem defender as pedras rolantes (ui) né Cebola?

hehhhehheeh

vai colocar balãozinho pra mim com o rei espanhol tb?

bill wyman disse...

esse tal de sputer é uma mala pesada sem alça que espirito d porco da porra

Franchico disse...

Sputter, se quiser que apague, é só dizer...

Franchico disse...

Mais Walking Dead, agora na Playboy americana...

http://omelete.uol.com.br/walking-dead/quadrinhos/os-mortos-vivos-origem-de-michonne-sai-em-hq-na-playboy-dos-eua/

rodrigo sputter disse...

heheheh
eu me divirto meu caro, relaxa...
acho que todos têm direito de pensar diferente...e mostrar a cara tb...às vezes sou um mala mesmo...mas sempre sincero...não dou tapinhas nas costas e finjo ser amigo de ninguém, nessa terra cheia de lisonja quem num baba ovo e é 2 (ou +) caras num "vai pra frente".

obrigado pelo carinho Chico.

Ps.: Gostaria era de prosear com Cebola sobre o show, pq ali é meu bróder e podemos discordar a vontade que é de boa...que vida sem graça seria se todo mundo fosse igualzim.

Ps.: Na verdade eu acho que quem escreveu aí é até um bróder que gosta de brincar aqui...pelo menos uma vez foi assim que ele deixou a entender pra mim...

Franchico disse...

Por falar em Stones....

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1062805-keith-richards-se-desculpa-por-comentarios-sobre-mick-jagger.shtml

rodrigo sputter disse...

dizem que Julian Casablancas falou:

"Ter uma banda é a melhor maneira de terminar uma amizade"

Franchico disse...

Passando agora no Bocão: "Presa mulher acusada de tentar vender filha de dez anos em Aratuípe".

Juro por Jah: é a primeira vez na vida que eu vejo uma notícia sobre Aratuípe.

Sério, cheguei a duvidar da mera existência desse lugar.

Nosso amigo Janjão deve estar em êxtase.

Ou indignado, vai saber!

Franchico disse...

Assim com os metaleiros, as moscas também amam - e sofrem e enchem a cara:

http://www.sidneyrezende.com/noticia/165269+moscas+consomem+alcool+ao+serem+rejeitadas+por+parceiras+diz+pesquisa

Franchico disse...

Deny The Light, primeiro single do disco novo do Headhunter DC, disponível para download gratuito:

http://www.msmetalpress.com/2010/

Acompanhe com uma aspirina...

Mas sem brincadeira, esseas caras botam para FODER. Recomendo até para quem não gosta. Faz maravilhas pelo seu espirito em momentos de fúria...

Franchico disse...

Poster de personagem: Viggo Mortensen é Old Bull Lee (William Burroughs) em On The Road....

http://omelete.uol.com.br/pe-na-estrada/cinema/na-estrada-road-veja-viggo-mortensen-no-novo-poster-do-filme-de-walter-salles/

Franchico disse...

Momento ressaca nostálgica: hj faz uma semana que eu vi esse show. Que coisa boa é estar longe, bem longe dessa cidade horrorosa....

cebola disse...

Sputter, man, Stones, pra mim, é que nem deus para os fiéis . Não preciso mais defender, a banda me basta. Vc foi "matar" o Bill, olha ele aí agora puxando seu pé. E tomara que não largue dele, huhuhaha.

rodrigo sputter disse...

eu vi essa porra das moscas-heheheh
pensei até q tinha lhe passado...
eu vi o trailer de on the road no site da l&pm...gosto desse ator...mas será q ele vai tá bem no papel?
quando vi-o no no trailer fiquei meio assim...e vc?

vi um filme ano passado, ou retrasado, sobre ginsberg...mas achei + ou - pra caramba. q nem lembro o nome...

porra Headhunter, já toquei várias vezes com os caras...meu bróders há no mínimo 15 anos...Ballof é um grande Tricolor tb!!