quarta-feira, outubro 05, 2011

SALVADOR NA ROTA DOS EVENTOS DE HQ

Salvador periga entrar no circuito nacional dos grandes eventos ligados aos quadrinhos e às artes gráficas. Pelo menos, é que se espera, a partir da realização da primeira edição do Festival Anual de Quadrinhos (FAQ), que começa amanhã e vai até domingo.

As expectativas são as melhores. Alguns dos principais nomes dos quadrinhos brasileiros e baianos estão escalados para participar de palestras, premiações, encontros com os leitores, oficinas, tardes de autógrafos, apresentações de peças, shows e outras atividades.

A abertura, amanhã no Teatro Eva Herz (Livraria Cultura), contará com a presença do maior e mais bem sucedido quadrinista brasileiro em todos os tempos: Maurício de Sousa.

O anfitrião será o baiano Luís Augusto, criador da tira Fala, Menino! e um dos idealizadores do FAQ, que entregará ao pai da Turma da Mônica o primeiro Troféu Lucas, pela contribuição para a História das Histórias em Quadrinhos nacionais.

“O FAQ é uma maneira de tentar movimentar o mercado, responder a uma demanda que sabemos que existe”, diz Luís.

“Queremos ver esse primeiro evento como um aperitivo. A intenção é promover a turma local e premiar tanto profissionais, quanto amadores. Queremos que as pessoas esperem pelas próximas edições. Esse vai ser o evento no qual as pessoas que querem entrar na área possam ter contato com os principais nomes. Até por que alguns deles estão vindo para passar conhecimento”, detalha.

Para Luís, o empresariado precisa saber que “esse mercado existe. A garotada ama quadrinhos”.

Em outro nível, mais pessoal, ele, fã número 1 do Superman, diz que, “como nerd, sinto muito falta de ter outro nerd para conversar. É chato ficar sem ter com quem discutir o fim da cueca do Superman ou a transa do Batman com a Mulher-Gato. Ninguém leva a sério essas coisas”, queixa-se, entre risos.

Elenco de primeira

Entre os convidados nacionais, pode-se listar alguns dos nomes mais badalados da atualidade, como André Dahmer (Malvados, tira ao lado), Rafael Grampá (Mesmo Delivery), Fábio Moon & Gabriel Bá (Daytripper), Gustavo Duarte (Có!, Taxi), Laudo Ferreira (Yeshuah) e Caeto (Memória de Elefante), entre outros.

Da Bahia, alguns dos nossos melhores talentos marcarão presença, como Antonio Cedraz (Xaxado), Flávio Luiz (O Cabra) e Bruno Aziz (Rock Sujo).

Consagrado Mestre do Quadrinho Brasileiro, Cedraz comemora o evento: ”Espero que seja o ponto de partida, para que eventos dessa natureza venham a colocar a Bahia na rota dos festivais de quadrinhos. Torço por isso e gostaria de colaborar sempre ”, afirma.

Como (ainda) não dá para incluir todo mundo, ele espera mais participação local no próximo FAQ: “Marcos Franco e o Estúdio Fúria, de Feira de Santana, o pessoal que fez o São Jorge da Mata Escura e o premiado Lucas da Feira, Hector Salas. Gente que realmente promove a HQ baiana, e no entanto, foram deixados de fora”, lamenta Cedraz.

Já Flávio Luiz acha “louvável e digna de prêmio a iniciativa. Já estava na hora de Salvador fazer parte do mapa desses eventos, haja vista a sempre significativa participação de artistas baianos nas feiras e convenções que acontecem ao longo do ano pelo Brasil”, reitera.

Para ele, o mais importante é “conseguir com que tenha Festival todo os anos. Eventuais equívocos de organização certamente serão corrigidos nas próximas edições”, considera.

Artistas e organizadores em prol de calendário nacional

Salvador nunca recebeu tantos artistas importantes dos quadrinhos ao mesmo tempo.

Por exemplo: neste sábado, a comic shop RV Cultura & Arte receberá praticamente um who’s who da HQ brasileira atual. Estarão lá André Dahmer, Fábio Moon & Gabriel Bá, Gustavo Duarte, Flávio Luiz, Mário Cau e Rafael Grampá.

“Confesso que relutei um pouco em aceitar o convite por medo de avião”, conta André. “Mas a expectativa é grande, por que as coisas ficam muito concentradas no Sudeste. Então, quando pinta um convite assim, eu gosto muito”, diz.

Ele acredita que é viável, como acontece nos Estados Unidos e Europa, o Brasil ter um calendário fixo de grandes eventos ligados à HQ e cartum.

“Em um pais que produz tanto, com tradição de artes gráficas, cartum, charge, esses eventos deveriam ser naturais. Temos história, como na Argentina e na França. Então, é meio absurdo que ainda não tenhamos um calendário”, acredita.

Maurício de Sousa, do alto de seus 52 anos de carreira, acha que este,felizmente, já é um caminho sem volta. "Sem dúvida. Estamos nos encaminhando rapidamente para isso (estabelecer um calendário de eventos)".

Com orçamento “em torno de R$ 100 mil”, o FAQ foi viabilizado pelo Fazcultura. “Já estamos correndo atrás da edição 2012”, garante Luís Augusto.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

06.10.11, 19h30 às 21h30, Teatro Eva Herz: Abertura Oficial do Festival Anual de Quadrinhos: Bate Papo entre Mauricio de Sousa e Luis Augusto. Premiação do Salão de Humor.

07.10.11, 9h às 10h30, Câmara de Vereadores de Salvador, Homenagem Mauricio de Sousa

07.10.11, 14h às 17h, RV Cultura e Arte, Oficina de “Quadrinhos Mudos”, com Gustavo Duarte

07.10.11, 14h30 às 16h30, Teatro Eva Herz, Bate-Papo Mercado de Quadrinhos na Bahia: como anda e como entrar! Com: Antônio Cedraz e Flavio Luis Mediação: Luis Augusto

07.10.11, 17h às 19h30, Teatro Eva Herz, Bate-Papo Quadrinhos Biográficos
Com: Caeto, Laudo Ferreira e Toni Rodrigues Mediação: Luis Augusto

07.10.11, 20h, Livraria Cultura, Noite de Autógrafos: Memória de Elefante, de Caeto, Histórias do Clube da Esquina, de Laudo Ferreira

08.10.11 e 09.10.11, 9h às 17h, Livraria Cultura, Espaço infantil

08.10.11, 10h às 17h Livraria Cultura, Stand de Caricaturas

08.10.11, 09h às 12h RV Cultura e Arte, Oficina de Mangá, Com Shirubana e Soni

08.10.11, 14h às 17h RV Cultura e Arte, Oficina de Quadrinhos Biográficos – construção de narrativas Com Caeto

08.10.11, 14h às 15h30, Teatro Eva Herz, Bate-Papo Quadrinhos em Outras Mídias
Com: Luis Augusto, Luis Adolfo de Andrade e Mario Cau / Lançamento do serie animada da Fala Menino! Produção da RX 30 e Origem. Dur. 7mim

08.10.11, 15h30 às 17h, Teatro Eva Herz, Bate-Papo Humor em seus diversos formatos Com: André Dahmer, Minêu e Will Leite Mediação: Luis Augusto

08.10.11, 17h, RV Cultura e Arte, Feira de Autores, com a presença de: André Dahmer, Fábio Moon, Flávio Luiz, Gabriel, Bá, Gustavo Duarte, Mário Cau e Rafael Grampá

08.10.11, 20h, Livraria Cultura, Lançamento de Livro, MSP 50, com Sidney Gusman, O Menino que Não Era, “Fala Menino! As Tiras em Quadrinhos e A cartilha “Igual a Tudo na Vida”, Luis Augusto

09.10.11, 14h às 16h, Teatro Eva Herz, Bate-Papo Artista Jovem de Quadrinhos Com: Bruno Aziz, Pedro Franz e Rafael Grampá

09.10.11, 19h30, Teatro Eva Herz, Show musical: Banda Set7e, Com participação especial do LDM Cosplay

17 comentários:

Franchico disse...

Confiram na edição de HOJE do periódico da Tankred Snows Ave., 5.10, matéria completa, com entrevistas com Maurício de Sousa e Gustavo Duarte. (É que tô meio sem tempo de postar tudo aqui agora...)

Franchico disse...

Russel Crowe surge como Jor-El no novo filme do Superman....

http://omelete.uol.com.br/superman-homem-de-aco-man-of-steel/cinema/superman-o-homem-de-aco-veja-russell-crowe-como-jor-el/

Franchico disse...

Só por que um seriado entra na onda de Mad Men, com estética vintage, não quer dizer que vá fazer sucesso....

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/985449-serie-the-playboy-club-e-cancelada-apos-tres-episodios.shtml

Franchico disse...

Albert Hammond Jr. (Strokes) grava cover da irretocável gema de pop perfeito Thirteen (Big Star).

http://stereogum.com/830411/albert-hammond-jr-covers-big-star-stereogum-premiere/mp3s/

Razoável, mas é melhor ficar com a original, mesmo....

Rodrigo Sputter disse...

Caramba, vou ver se dou uma chegada, mas do jeito que vou nessa vida, acho difícil...

falando em quadrinhos, relembrando o Cavaleiro da Lua, achei esse site, que entre muitas coisas "especula a religião" de alguns hérois:

http://www.comicbookreligion.com/?s=1169

Franchico disse...

Em 1968, um maluco apontou uma arma para Frank Zappa. Como terminou isso? Essa e outras histórias estão no livro que a ex-secretária do barbudo acaba de lançar lá fuera.

http://www.guardian.co.uk/music/2011/oct/03/frank-zappa-women

Franchico disse...

ISso vai ser legal:

http://omelete.uol.com.br/robert-downey-jr/cinema/perry-mason-de-volta-com-robert-downey-jr/

Márcio A Martinez disse...

Grande, grande e esperada matéria essa sua Chicaço! Parabéns man, li a reportagem do tal do periódico que você mencionara aí e tava cá pensando em quando eu iria conseguir ir para a FEST COMIX anual em São Paulo (este ano, de 14 a 16 de outubro), coisa que sempre desejei...
Porra, um evento desses por aqui é o começo de uma nova era cultural nesta cidade carente de alternativas nessa e noutras áreas, terá sempre meu apoio e torço para que se torne realmente calendário fixo anual...

Márcio A Martinez disse...

Infelizmente, no entanto, esta 1ª edição acontecerá justamente no período em que estarei no Rio de Janeura pro show de Clapton... Lá vem eu perdendo outro evento do tipo e justo em minha terra... Merda!

PS: será que algum dia teremos um Neil Gaiman ou Frank Miller ou Brian Vaughan... etc etc...???

Franchico disse...

Não acredito que cheguemos a receber top tops de linha internacionais como estes não, Márcio. Mas com este primeiro evento dando um bom retorno, acho que temos boas chances de começar a receber gente importante de fora tb, quem sabe? Já começou muito bem, trazendo tops nacionais, como Maurício, os gêmeos, Grampá, Duarte, Dahmer. Oremos, pois...

Márcio A Martinez disse...

Claro, Chico, não tenho dúvidas que quem participará já honra o evento, inclusive sou fã de carteirinha de Luís Augusto por causa de Fala Menino, uma das coisas mais geniais que já li em tirinhas!
Gostaria muito de conhecê-lo pessoalmente nesse evento, but...
Taí, me faz um favor: consiga um autógrafo dele pra mim; pede pra ele fazer uma tirinha especial pra Marcelinho... Te agradeço se conseguir, man! hehe...

cebola disse...

Pausa para os nossos comerciais (Deus lhe pague por estas inserções Chicvz, que eu não tenho grana):
Primeira parte do relato de mr. Nei Bahia e suas quase sempre polêmicas afirmações, em suas andanças cariocas, na Soul Night do faz-me RiR festival. Só Aqui:
http://oculosdecebola.blogspot.com/

Nei Bahia disse...

Colaborando para a campanha " Salve um blog Zumbi", lá no oculosdecebola.blogspot.com se encontra a primeira parte do meu depoimento sobre o dia de soul do Rock In Rio.
Até por que....já basta de ficar só se pendurando aqui no RL, Chicão não atura mais esses vermes!!

Rodrigo Sputter disse...

Márcio, tem uma amiga vendendo um ingresso pro Eric Clapton, cadeira SETOR D, dia 12/10.
se tiver interesse, ou caso queira, o contato dela é:

larissa.castro.malbec@gmail.com

fala que eu disse, num vou ganhar porcentagem nem nada, mas só pra saber.

E esse Bahia??
Filme? Estádio?
Tem ido??

Chico, viu o site q mandei?

Franchico disse...

Retrato de uma geração (a nossa).

http://www.manualdeingenuidades.com.br/2011/08/03/geracao-fracassada/

Franchico disse...

Vi o site, Sputter! Do caralho, ainda vou pesquisar melhor ali. Muita informação!

Franchico disse...

Que história louca, espetacular.

http://en.wikipedia.org/wiki/Collyer_brothers

Tô lendo (ou tentando ler) este livro aqui, sobre essas figuras:

http://www.becodaspalavras.com/2011/09/30/homer-langley/