quinta-feira, outubro 20, 2011

SONS DA IRLANDA NO PELOURINHO, NESTA SEXTA E SÁBADO

Terra de grande tradição cultural, a Irlanda vem mostrar um pouco de sua arte contemporânea na Bahia, no Brasil Celtic Festival.

A programação conta com shows de música, espetáculo de dança e mostra fotográfica, tudo entre esta sexta-feira o sábado, em diversos locais do Pelourinho.

O evento é a versão local do I Festival Brasileiro, realizado em novembro de 2010 no sul da Irlanda, quando o guitarrista baiano Armandinho Macedo se apresentou e ministrou aulas de guitarra baiana para os irlandeses.

Por trás de tudo isto estão os produtores culturais soteropolitanos Christiano Bomfim e Jaime Oliveira Amor.

“Foi quando surgiu um convite do Culture Ireland (Agência do Ministério da Cultura da Irlanda) para aprofundar esse relacionamento entre Brasil e Irlanda”, conta Christiano.

O resultado poderá ser visto (e ouvido) no Brasil Celtic, que reúne atrações do outro lado do Atlântico e daqui mesmo, em dois dias de evento, quando será possível assistir aos shows de bandas de sucesso na Irlanda, como Mako e Bipolar Empire (foto no alto), do duo de música tradicional celta Séan Garvey e Joe Thoma, da dupla de dança The Tappers, entre outras atrações.

Do lado brasileiro, o próprio Armandinho reedita sua participação, além do celebrado Magary Lord e seu black semba, a banda carioca de rock Medulla e o tradicional grupo de dança Tran Chan (foto ao lado).

Para Christiano, a Bahia pode aprender com a Irlanda  uma ou duas lições de cidadania. “Acredito que a lição irlandesa é respeitar as pessoas, a cultura e os patrimônios material e imaterial. Lá, toda a herança celta ancestral é muito bem conservadas,  a cultura contemporânea é incentivada e tem edital para tudo. Os cidadãos são respeitados e as ruas são limpas. Acho que poderíamos aprender essas coisas com eles”, opina.

BREVE BATE PAPO COM DECLAN O'SHEA, DA MAKO




Com quatro indicações ao Grammy 2011, a dupla irlandesa Mako encara o desafio de tocar em território desconhecido, diante de um público que não os conhece, com naturalidade.

“Tocamos de coração, damos nosso melhor e mostramos como estamos excitados em nos apresentar para uma audiência nova”, afirma o vocalista Declan O'Shea.

“É uma honra tocar em Salvador.  Esperamos que o público goste do nosso estilo de música, pois adoraríamos voltar para tocar de novo e, quem sabe, fazer turnê pelo Brasil”, derrete-se.

Com uma história de peso no rock mundial, a Irlanda gerou nomes fundamentais como Van Morrison (e sua banda inicial, Them), o guitar hero Rory Gallagher, a banda Thin Lizzy (e seu lendário líder, o baixista Phil Lynott), e, claro, o onipresente U2, entre muitos outros.

Longe de ser um peso para novas bandas, Declan vê esta herança como um incentivo: “A Irlanda tem uma grande riqueza em seus artistas, e tudo isto ajuda a inspirar jovens músicos. Falo isto por que me inspirei em todos estes nomes quando comecei a compor”, diz Declan.

Mesmo com algumas indicações ao Grammy, as dificuldades para as bandas britânicas penetrarem no mercado norte-americano ainda existem, como ele conta:

“Tem que dar muito duro, fazer muita turnê tocando em lugares pequenos, abrindo para outras bandas. Até por que a venda de CDs já era”, explica o irlandês.

ATRAÇÕES RECOMENDADAS

Séan Garvey e Joe Thoma 

Visto como um professor, considerado uma das maiores autoridades na tradicional música folclórica irlandesa, Séan Garvey (ao violão) se apresenta em Salvador acompanhado do violinista Joe Thoma. Promete.

Bipolar Empire

Estrelas em ascenção no rock irlandês, a Bipolar Empire tem colhido elogios superlativos na imprensa do seu país desde o lançamento do seu último álbum, Feel That You Own It. É bom conferir, pois podem se tornar bem grandes.



SERVIÇO: I Brasil Celtic Festival / com: Água Negra, The Tappers, Tran Chan, Séan Gravey & Joe Thoma, Armandinho, Bipolar Empire, Magary Lord, Mako e Medulla / amanhã e sábado / PELOURINHO / R$ 30 e R$ 15 / Informações: www.brasilcelticfestival.com

4 comentários:

Márcio A Martinez disse...

The Chieftains, Chico, THE CHIEFTAINS!

Não se pode deixar de falar de tradição Irlandesa sem falar desse ancient group da terra de bebuns mor, que já tocou com (e influenciou) desde Sting a Stones, já lançou uma miríade de discos desde os `60 tanto enraizados na cultura tradicional celta como mesclando música pop aos seus elementos próprios, "solos" ou juntos a outros artistas convidados.

O próprio Van the man Morrison tem um disco junto com eles, "The Irish Heartbeat", Roger Daltrey já cantou num disco deles...

And so on...

Pena que eles não vão estar por aqui também...

Franchico disse...

Aí vc já está exigindo demais dos organizadores, Márcio..... É uma pena mesmo.

Franchico disse...

AGORA FUDEU TUDO:

COMUNICADO CCPI | Alterações nas programações do Pelourinho

Por conta das fortes chuvas que caem em Salvador, o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) informa alterações em sua programação:

A pedido da produção do Brasil Celtic, o evento internacional que ocorreria hoje (21/10) e amanhã (22/10), nos largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro d’Água, foi CANCELADO.

A banda de rock baiano O Círculo, que se apresentaria hoje (21/10), no Largo Pedro Archanjo, às 20h, teve o seu show ADIADO para o dia 15/11 (terça-feira). O show é comemorativo aos cinco anos de bons momentos vividos pela banda e será registrado e posteriormente veiculado como Especial Musical da TVE.

Agradecemos a compreensão.

MAIS INFORMAÇÕES:

Texto & Cia Comunicação e Marketing

71 3341 2440/ 71 9195 2630



Programa Pelourinho Cultural

Centro de Culturas Populares e Identitárias

Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

ascom.pelourinho@gmail.com

www.pelourinho.ba.gov.br

Márcio A Martinez disse...

Logo agora que tava ficando um clima irlandês mesmo, poxa?

Já tava vendo a gente com as canecas de cerveja pulando e gritando por cima das mesas...