terça-feira, setembro 27, 2011

CANÇÕES SOBRE A PASSAGEM DO TEMPO

Há duas semanas, a banda baiana Theatro de Seraphin (foto de Fernando Udo) fez um show no Bar Póstudo para lançar seu segundo disco, No Fim de Maio.

A ocasião foi especial por diversas razões. A primeira foi poder degustar o novo trabalho de uma das bandas mais maduras e de personalidade mais forte do chamado “roque baiano”.

A segunda é celebrar a volta do grupo aos palcos locais após um bom tempo longe, período em que a banda perdeu o guitarrista Cezar Vieira (ex-brincando de deus) e reintegrou o membro fundador Candido Soto Jr. (ex-Cascadura).

“Teve uma demora enorme mesmo. Começamos a gravar há quase um ano. Por outro lado, isso ajudou a dar uma amadurecida, no sentido de deixar o repertório mais redondo, fechou os arranjos, amadureceu o disco como um todo”, observa o baixista Marcos Rodrigues.

Produzido por Luis Fernando Apú Tude, No Fim de Maio foi gravado no esquema “ao vivo no estúdio” – decisão acertada, que construiu uma sonoridade coesa, enxuta, casando bem com a proposta da Theatro.

“Foi uma decisão estética do produtor. Gravamos baixo, bateria, guitarra base e voz guia. Depois acrescentamos solos, voz definitiva e os instrumentos convidados, como o violoncelo de Fernanda Monteiro e o piano de Luisão Pereira (ambos Dois Em Um) e o trompete de Alex Pochat, por exemplo”, cita.

No Fim de Maio não chega a ser um disco temático, mas seu nível de amadurecimento e coesão são tão evidentes que sugerem o tema da passagem do tempo.

“De fato, a melancolia, a coisa de lidar com o tempo é algo bem recorrente nas nossas músicas”, admite Marcos.

“Mas eu não diria que é um tema do disco. É um tema da banda. Há aí uma densidade que é nossa característica. Essa pegada existencialista é a cara de Arthur – minhas próprias letras não são muito distantes disso. Talvez, num terceiro disco, haja um outro direcionamento”, analisa o músico e arquiteto.

Com dois veteranos da década de 1980 (Artur, ex-Treblinka e Marcos, ex-Via Sacra) e um dos anos 90 (Cândido) na formação, o grupo tem uma visão bem crítica do atual estado do rock baiano.

(Foto Maritza / fotolog.com.br/candidosottojr)

“A cena rock está estilhaçada. Nem é exatamente uma cena. Você tem um monte de bandas cavando lugares para tocar, por que não há um circuito. Não há rádios. E fora um ou dois blogs, não há muitos jornalistas cobrindo o que está acontecendo”, nota Marcos.

Mas para ele, o pior de tudo nem é tudo isso, e sim, a prevalência de bandas cover tocando na noite.

“Lamento muito que hoje a gente abra o jornal e veja vinte bandas fazendo cover. Não digo que não deveria existir, mas agora elas são a maioria. As autorais é que deveriam prevalecer”, afirma.

A onda de bandas recorrendo às influências de MPB e música regional é outro ponto de discordância para Marcos.

“Nesse sentido, temos um certo radicalismo purista. A Theatro é uma banda de rock e acabou. Aqui não tem dendê”, demarca.

“Somos daqui, cantamos em português, nossa sonoridade nos situa como banda baiana e brasileira. Sempre seremos isso, independente de qualquer coisa. Por que tem essa onda regionalista aí que acho equivocada no sentido de que virou uma procura, uma busca para se encaixar na moda”, crê.

“Tudo bem, podemos não soar nada de mais para a maioria das pessoas, mas a gente gosta de dizer que somos uma banda de rock, e que, ainda por cima, tem uma linguagem que ainda consegue extrair algo desse estilo musical. E isso nos deixa orgulhosos”, conclui.

Perfeição na maturidade

Dizem que “rock maduro” é uma contradição em termos – mas gênios como Lou Reed e Neil Young estão aí para provar que não é bem assim.

A Theatro de Seraphin, banda local cujo vocalista, o poeta Artur Ribeiro, já passou dos 50, é o nosso melhor exemplo nesse sentido.

Autor de letras magistrais, impressiona também pela interpretação plena de dor – expressa na voz rouca que parece vir das entranhas mais profundas. Tudo emoldurado por arranjos minimalistas, em uma obra de sonoridade sofisticada e suave.

Só uma banda com músicos tão experientes e bem formados poderia cometer um disco deste porte: coeso, de peso poético evidente e sonoridade exata, precisamente adequada à proposta.

O guitar hero Candido Soto Jr. é outro destaque, com intervenções melodiosas, preciosas. Um disco perfeito, para ouvir do início ao fim. Ouça hoje.

No Fim de Maio / Theatro de Seraphin / Independente / Download gratuito em MP3 de alta qualidade e encomendas do disco físico no site: http://theatrodeseraphin.com

40 comentários:

Franchico disse...

RIP Sergio Bonelli.

http://www.universohq.com/quadrinhos/2011/n27092011_04.cfm

Riposa in pace Fumetti genio.

cebola disse...

Sim, eu sei, eu sou suspeito, mas mesmo assim...Vi este rebento nascendo, ouvi as primeiras palavras, e assisti ele andar com as próprias pernas. Neste processo, desde o início, saquei que estava chegando por aí algo que faria a diferença. Não me enganei. A capa é perfeita ao transmitir essa idéia de florescimento e maturidade, beleza com simplicidade. E é bela por sí só, também. Como o disco. E posso contar aqui um semi-segredo: A linha de montagem de canções, Artur ribeiro, já tem quase pronto outro completo...Parabéns, "garotos"!

Franchico disse...

"Hoje é dia de rock, bebê".

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/981139-frase-de-torloni-sobre-o-rock-in-rio-vira-hit-na-internet.shtml

Franchico disse...

Dois herois que quase ninguém lembra completam 70 anos.

http://omelete.uol.com.br/aquaman/quadrinhos/aquaman-e-arqueiro-verde-completam-70-anos-esta-semana/

Parabéns, Arthur, parabéns, Oliver! Duh!

Franchico disse...

Lindo depoimento de Sidney Gusman, editor do UHQ e de Maurício de Souza, sobre seu estágio com Sergio Bonelli em Milão.

http://www.universohq.com/quadrinhos/2011/beco_bonelli.cfm

Com direito a briga de rua, socos, pontapés e o caralho.

E a galeria de fotos da editora é uma atração a parte, coisa de babar.

http://www.universohq.com/quadrinhos/2011/Bonelli-galeria1.cfm

Pensar que quase passei por lá para visitar... Eles agendam visitas guiadas e tudo, que eu tô ligado. Bom, fica pra próxima.

Franchico disse...

Muito legal tb a homenagem de Maurício de Souza, com os personagens da Turma da Mônica vestidos como Tex, Zagor, Julia, Dylan Dog e outros personagens da Sergio Bonelli Editore...

http://www.universohq.com/quadrinhos/2011/n27092011_05.cfm

Márcio A Martinez disse...

Demorou, cobramos muito, mas valeu muitíssimo a pena a espera: cada sulco digital do novo Theatro de Seráphin dispara ondas sonoras que nào se vê com tal excelência de qualidade por aqui hoje em dia.
Parabéns a essa trupe das sombras pelo trabalho esmerado, o que me faz pensar que ainda há esperança por aqui, na terra do dendê.
(nada contra o dendê, desde que na comida e hoje é dia de Cosme e Damiào, hein? heheheee).

Márcio A Martinez disse...

Hahahaha... Faz-me RIR é ótimo!!! (refiro-me ao coment de Cebola sobre o rockinrio no post anterior...)

"Faz-me RIR"... kkkkkkkkkk... é mesmo...

Rodrigo Sputter disse...

O rock daqui muitas vezes apodrece antes de amadurecer...claro que não é o caso dos "rapazes" da Theatro...gosto muito desses sacanas...Tutti buona genti (né só a torloni que parla italiano...hheehhe).

Caramba, as lendas todas estão indo embora...daqui a 30 anos num sobre ninguém...pelo menos atuando em suas artes...Tex é crássico, tenho um tio que é fanzão, curiosamente o nome dele é WAltex...meus avós devem ter tomado umas na época-hehehe
vai ver por isso que ele curtia muito o quadrinho...um héroi com quase o nome dele...

Franchico disse...

Legal, Sputter! Se eu tiver um filho vou chamar ele de Walsex! Ui...

cebola disse...

Julguem vcs mesmos! Tou meio besta ainda...
http://youtu.be/8LWtb621DRg

cebola disse...

Sputter, estou com 100% de aproveitamento em Pituaço! (Flu e ATl Pr)! Vamos marcar esse ula-ula no Hawai? (ui, pt2)

osvaldo disse...

no fim de maio é um discaaçooo! so uma observação chico, a banda se destaca hoje não só no cenario rock baiano, como no cenario nacional.alias são puoquissimas as bandas que fazem um trabalho com este grau de maestria. a theatro fuckin´rules!

Márcio A Martinez disse...

Foi como eu já disse por aqui: finalmente vou ter um disco do Metallica! Julguei altamente positivo!
É a cara de Lou nowadays...

Márcio A Martinez disse...

E nesta sexta todos os caminhos levam aos cinemas: estréia o blockbuster mais esperado deste ano, quiçá deste século, o documentário BAHIA MINHA VIDA!
Cebola, Sputter e cia, avante esquadrào!
BBMP!!!!!!!!!!!!

cebola disse...

Ruuules, bloody ruuules! Pueblo, vuma no TAZ hoje?! Por que? Porque sim, horas bolas!

Franchico disse...

Deus me livre! Eu num suporto futebol nem na TV, que dirá no cinema! Passarei beeeeeem longe!

Franchico disse...

Adicionei o videozinho do lançamento aí, pra ficar bacana, pra ficar legal....

Rodrigo Sputter disse...

hehehehe
mas quem disse que gostamos de futebol Xico?
gostamos do Bahia...futebol o Time jogou até meados dos 90´s...
hehehhehe
Bicho, VAMOS, me liga porra, tu tem meu número!!
tou lá CERTAMENTE, tenho que tá.
ME LIGUE VÚ VÉI!
se bem que time que tá ganhando num se mexe...vc num me viu e ganhamos-hehhehehe
Vou ver o filme, mas dia 30 vai ser foda assistí-lo, vai ser quase uma lavagem do Bonfim-hhehehe.

Sobre o disco do Meta e do Lou achei bem feito a parada, mas há tempos não viajo muito nessa do Lou recitando as faixas...entendo ele, mas particularmente ainda prefiro ele cantanto ao invés de "falando".


ps.: Só fui me dar conta que Danzig lançou um disco ano passado na semana retrasada...baixei, bacana vú...ele pode ser chatão, mas o disco é bem bacana...nada de novo, mas é bom ouvir o velho danzig cantando...por sinal chico, vc já viu a editora dele de quadrinhos?

Franchico disse...

RIP Redson do Cólera...

http://bagarai.com.br/punk-nacional-perde-redson-do-colera.html

Que merda. 49 anos.

cebola disse...

PÔÔÔ Xicuz, vamu, véi! Sputter, vou lhe ligar pra gente marcar sexta e sábado. Mas eu perdi o celular q tinha seu numero, manda lá pro meu mail, blz?

cebola disse...

Segurem seus bagos malditos infiéis! Logo mais, na reinauguração do meu blog zumbi, texto de mr. Cláudio Esc Moreira sobre seus dias no Rock in Rio!! Hunter Thompsom, vai se fuder!! Muuuuahahahahahah!!

osvaldo disse...

chico, vc sabe a causa mortis de redson?

artur disse...

Conheci Redson em minha casa no Costa Azul lá pelos idos dos 90'. Em uma festa muito loca onde estava presente também meu amigo Marcos Rodrigues! Que noite! Teve de td que uma boa festa pode ter, inclusive dois PM's batendo à porta pedindo pra baixar o som, e olhe que tocava Bauhaus a todo vapor!
Muito novo. Nos vemos por ai
Redson!

PS.: Sinto-me lisonjeado, eu e o pessoal da TdS, pelos comentários positivos ao CD. Enfim, nosso trabalho chegou onde queria, missão 'previamente' cumprida; aguardem o próximo, já estamos trabalhando nisso! :)
Artur

Franchico disse...

Barama, o que se divulgou até agora ficou entre "parada cardíaca" e "parada cárdio-respiratória".

Artur, é sempre uma honra ter um comentário seu por aqui, no nosso pequeno playground....

Rodrigo Sputter disse...

que merda!
parecia ser um cara ultra gente boa, não o conheci pessoalmente, mas sempre tive vontade.
novo mesmo o cabra!

CEbola mandei meu tel pra ti por e-mail.

Márcio A Martinez disse...

Huááááá!!! Já estou sabendo (e tremendo!) de alguns relatos do nosso personal Hunter "Esc" Thompson sobre sua Aparição no faz-me RIR.
Agora será aguardar o relançamento do blog de Cebola com o relato completo do Gonzo Esc Soteropolitano Mor...
Tremei!!!

cebola disse...

Xicvz, deixa eu roubar um pouco de sua audiência...
http://oculosdecebola.blogspot.com/

Franchico disse...

Mas é impressionante a produtividade desse sujeito.

http://omelete.uol.com.br/cinema/dr-sleep-stephen-king-oficializa-continuacao-de-o-iluminado/

O cara vai no banheiro dar uma cagada, pronto, sai um conto. Aí ele vai na esquina comprar pão, salta um romance. Imagina quando ele vai no banco e a fila tá grande. Sai uma saga inteira, como a da Torre Negra. Im-pres-si-o-nan-te.

cebola disse...

MESSSTREEEEE!!

Franchico disse...

;-)

Franchico disse...

Porra tomara que comece logo.

http://omelete.uol.com.br/community/series-e-tv/community-veja-os-videos-imagens-da-terceira-temporada/

Meu seriado de comédia favorito hj em dia.

Rodrigo Sputter disse...

http://www.nypost.com/p/news/national/the_rise_and_fall_of_sly_stone_qijyKoYzmAqer1PA0YogSJ?CMP=OTC-rss&FEEDNAME=&utm_source=SFnewyorkpost&utm_medium=SFnewyorkpost


apesar dessa van ser mejor que a casa de muita gente que tem por aí...

Anônimo disse...

Para reflexão.

O “POLITICAMENTE CORRETO” ESTÁ MATANDO O ROCK.
Embora o rock tenha estourado nos anos 60 do século passado se associando a causas afins à esquerda (crítica à guerra do Vietnã, ao racismo contra os negros [sendo inclusive derivado em grande parte do blues], ao que se julgava conservador, etc), na esteira das pregações do marxismo cultural da chamada Escola de Frankfurt - em verdade, uma estratégia para enfraquecer a juventude ocidental na guerra fria, em que pese também criticar o totalitarismo soviético -, havia no estilo musical e de vida que o rock encarnava algo de anárquico e libertário (não sou anarquista) que o tornava rebelde, crítico e iconoclasta, irredutível a esquemas morais rígidos e dogmáticos.
Era justamente aí que residia o charme e a estética roqueira: algo rebelde, contestador, libertário, jovem.
E o que se vê agora? Um rock rendido ao esquerdismo totalitário e “politicamente correto”. É o que se constata ao se assistir à MTV e às manifestações “políticas” de alguns artistas no Rock in Rio. Os nacionais criticam Sarney mas têm medo de fazer o mesmo com o seu maior defensor (do Sarney), o Lula; os internacionais, dominados pelo “politicamente correto”, cuja tradução mais grotesca e patética é o Bono Vox, em pleno século XXI, depois de tudo que se soube e se sabe a respeito do esquerdismo na prática (que nos anos 60 ainda se desconhecia em grande parte), continua em geral caudatário dos mitos esquerdistas e de sua versão moderna no Ocidente, o “politicamente correto”.
Também o rock, com a esquerda totalitária no poder, se tornou pelego.
Muito se fala no meio roqueiro que está acabando o espírito rebelde e juvenil do rock. A razão disso está exposta acima.
O “POLITICAMENTE CORRETO” ESTÁ MATANDO O ROCK.

Baianinho

Franchico disse...

O filme do ano?

http://omelete.uol.com.br/videos/os-muppets-teaser-trailer-4/

Franchico disse...

Amanhã (quarta, 5.10) tem post novo, rapeize. Djuro!

Yara Vasku disse...

O disco tá lindão! Divulguem, divulguem!!!!

Ernesto Ribeiro disse...

É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um brasileiro fazer algo grande que preste --- ou sequer uma capa de livro ou disco que tenha um mínimo de EXPRESSIVIDADE.


INEXPRESSIVA, vazia, fraquíssima é a capa deste e de todos os discos brazucas --- com a única exceção do Camisa de Venus, notadamente a de Batalhões de Estranhos : capa fodástica, foto punk, imagem obscena em ambiente mesclando o urbano / selvagem que é o Brasil em SP, para onde a banda se mudou ao lamçar sua maior obra-prima. Deveria se chamar Selva Urbana.

Ernesto Ribeiro disse...

CORREÇÃO, Anônimo:


Onde se lê “politicamente correto” em qualquer parte da mídia, leia-se ESQUERDISMO.


ESQUERDOPATIA. MENTIRA IDEOLÓGICA. ÓDIO PSICÓTICO ANTI-AMERICANO. AOPIO SUICIDA aos piores inimigos da América (e da Humanidade).


Resumo da ópera:


A ESQUERDA É O MIDAS AO CONTRÁRIO.


TUDO QUE A ESQUERDA TOCA VIRA MERDA.


Até o jornalismo. Até o cinema. Até o teatro. Até a pintura. Até a música.
Até o Rock n Roll, porra!!!



É por isso que eu admiro a atitude dos poucos rockers anti-comunistas ou até de direita, como Kid Rock, Ted Nugent, Megadeth e o site Conservative Punk.


Só mais uma coisa:


U2 NUNCA FOI ROCK .


Aquela banda de merda NUNCA tocou um Rock n Roll na vida. Ever.


É óbvio demais que uma UNANIMIDADE INTOCÁVEL E INATACÁVEL como o U2 é a maior ARMAÇÃO FABRICADA PELO SISTEMA pra imbecilizar todo mundo.


Bono Bosta, vá tomar no CU2 !!!



Ernesto Ribeiro disse...

O Rock n Roll foi castrado. corrompido. subornado. prostituído.

Eis o horror do século 21.

A esquerda transformou a cultura ocidental em merda.

Eis o produto final indústria controlada por vermes que odeiam o Rock n Roll. E que por sua vez é controlada pela ideologia mais psicótica do planeta. Da promiscuidade de ambas (indústria e esquerdismo) surgiu o CU2.


Que se dizia católica. Mas é tão messiânica e vigarista quanto.


O que têm em comum os totalitários da Igreja e do Partido? O Cristianismo e o Islamismo?


Querem rebaixar o nível das consciências para dominar a Humanidade, corrompendo a tudo e a todos.


A Humanidade perdeu. Como sempre.


Fodam-se tudo e todos.