Blog (que, nos seus primórdios, entre 2004-05, foi de um programa de rádio) sobre rock e cultura pop. Hoje é o blog de Chico Castro Jr., jornalista formado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Atualmente, é repórter do Caderno 2+ do jornal A Tarde, no qual algumas das matérias vistas aqui foram anteriormente publicadas. Assina a coluna Coletânea, dedicada à música independente baiana. Nossa base é Salvador, Bahia, a cidade do axé, a cidade do terror.
sábado, junho 19, 2010
A BANDA MAIS UNDERGROUND DA CIDADE
Há pouco mais de um ano atrás, o escritor e músico Ricardo Cury, escreveu no periódico da Av. Tancredo Neves que “o rock de Salvador não para de produzir peculiaridades“. Pois peculiar é o mínimo que se pode dizer da banda The Futchers (vista aqui no show de encerramento de um festival de cinema no centro da cidade, em foto de Thaila Horst).
Projeto paralelo de Rodrigo Sputter Chagas (The Honkers), a The Futchers é que se pode chamar de uma banda verdadeiramente subterrânea.
“Se os Honkers são underground, os Futchers são o underground do underground. Se tem gente que acha os Honkers chatos, os Futchers são mais chatos ainda. Os caras são novinhos também, tem aquela radicalidade, a birra típica dos mais novos“, define Rodrigo. A média de idade da rapaziada é de 20 anos.
Nada de guitar hero
Formada no final de 2006, os Futchers levam ao paroxismo a proposta de Sputter de fazer rock de garagem dos anos 60 com influências de soul e blues primevo – sem essa de guitar hero.
“É soul punk na linha do MC-5. Os caras faziam soul com espírito de punk, sem solos de 15 minutos. Essa coisa de guitar hero eu acho um saco“, diz.
Depois de algumas mudanças na formação, hoje os Futchers contam com Léo Marinho e Rogério Gagliano (guitarras), Celeza (baixo) e Tripa 77 (bateria). Recentemente encerraram o Panorama Coisa de Cinema e lançaram um CD ao vivo, para download gratuito.
Ao vivo no boteko
Obcecados pela proposta de misturar blues primordial com rock de garagem dos anos 60 (leia-se Billy Childish e sua banda The Buff Medways), Sputter & Cia. mandam bem neste show gravado em um boteco na Cidade Baixa. A precariedade da gravação é compensada pela pegada monstra de faixas como I‘m Not an Emo Guy, Holes e Troubled Mind.
The Futchers Live @ Downtown Klub / Independente / Download gratuito: www.fotolog.com.br /the_futchers
NUETAS
Colé merma?!? É a Lisergia de volta!
Banda representativa da geração anos 90, a Lisergia marcou época com seu hit subterrâneo Colé Merma! Neste sábado tem show para desenferrujar, na Zauber, com ET XXVI, mais os DJs Bruno Aziz e Potato. 22h, R$ 10.
Método de Baixo
O baixista e virtuose Joel Moncorvo (da banda de metal Slow) lançou um livro detalhando seu método de ensino e estudo. Leitura rítmica, o volume em questão, tem 100 páginas e vem com CD demonstrativo. Saiba mais no site: joelmoncorvo.com.
Quer ser produtor?
Um terreno ainda deficiente na Bahia – por incrível que pareça – a arte e os segredos da produção fonográfica ganham, pela primeira vez, um curso superior em Salvador. A faculdade Unime abriu inscrições para a primeira turma, no 2º semestre de 2010.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
chico, viu isso?
http://www.youtube.com/watch?v=6dFRxCYELug
GLAUBER
Vamo ouvir Rex hj na Educadora, rapeize.
Segue release:
REX NO ESTAÇÃO JAZZ
O programa Estação Jazz da Educadora FM traz como convidado especial, na próxima segunda-feira (21.06), às 21h, o músico Rex, baterista do trio instrumental Retrofoguetes. No repertório inflamável, grandes nomes da “Era do Swing”, como Duke Ellington, Count Basie, Benny Goodman, Buddy Rich Big Band, Stan Kenton, além das big bands responsáveis pelo revival do gênero nos anos 90, Royal Crown Revue, Cherry Poppin’ Daddies, Squirrel Nut Zippers e a Brian Setzer Orchestra.
Estação Jazz – O programa apresentado pelos jornalistas Mário Sartorello e Emanuel Mirdad, estreou em novembro de 2009, e vai ao ar sempre às 21h, na Educadora FM 107,5.
Rex no Estação Jazz - Especial Swing Jazz
Rádio Educadora FM - 107.5
Segunda-Feira, 21/06/10
às 21h
Glauber, vi, mas não ouvi, por que não suporto essa banda.
O clipe é engraçadinho, né? Nada original, mas ficou engraçadinho.
Oportunidades de trabalho, para quem precisa de trabalho:
ULTIMO DIA: FUNCEB abre editais para contratações através do REDA
Até hoje (21/6), candidatos se inscrevem para concorrer a 89 vagas de trabalho na capital e interior da Bahia
A Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, unidade da Secretaria de Cultura do Estado – SecultBA, abre seleção pública para preenchimento de 89 vagas através de Regime Especial de Direito Administrativo – REDA. As contratações – 63 na capital e Região Metropolitana e 26 no interior do Estado (nas cidades de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Juazeiro, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista) – se referem a funções de técnicos, professores e músicos, tais como assistente de sonoplastia, assistente de iluminação, bilheteiro, cinegrafista, contra-regra, projecionista, coordenador de figurino, professor de dança, professor de orquestra, editor de vídeo e percussionista.
As inscrições são gratuitas e ficam abertas de 15 a 21 de junho de 2010, nos dias úteis, das 9 às 12h e das 14h às 17h. Em Salvador, os candidatos devem se apresentar na sede da FUNCEB, ou na Escola de Dança da FUNCEB (para vagas da própria Escola), ou no Teatro Castro Alves (para vagas da Orquestra Sinfônica da Bahia). No interior, o atendimento é feito nos centros de cultura administrados pela Fundação nas cidades relacionadas. A seleção será feita através de análise curricular.
A minuta dos editais, bem como a descrição das funções e pré-requisitos estabelecidos, está disponível no site da FUNCEB (www.funceb.ba.gov.br).
Editais de Processo Seletivo REDA
Quando: Inscrições de 15 a 21 de junho de 2010
Quanto: Grátis
Site: www.funceb.ba.gov.br
Onde se inscrever:
= Em Salvador
- FUNCEB (Rua Gregório de Mattos, 29 – Pelourinho)
- Escola de Dança da FUNCEB (Rua da Oração, n°1 – Terreiro de Jesus, Pelourinho)
- Teatro Castro Alves, piso B, ala B (Praça 2 de Julho, s/n – Campo Grande)
= Em Alagoinhas
Centro de Cultura de Alagoinhas (Rua Coronel Filadelfo Neves, s/n)
= Em Feira de Santana
Centro de Cultura Amélio Amorim (Av. Presidente Dutra, 2222 – Capuchinhos)
= Em Guanambi
Centro de Cultura de Guanambi (Rua Manuel Bandeira, s/n – Centro)
= Em Itabuna
Centro de Cultura Adonias Filho (Pça. José Almeida Alcântara, s/n – Centro Jardim do Ó)
= Em Juazeiro
Centro de Cultura João Gilberto (Rua José Petitinga, s/n)
= Em Mutuípe
Casa de Cultura de Mutuípe (Av. Dr. Bartolomeu Chaves, 95)
= Em Porto Seguro
Centro de Cultura de Porto Seguro (Rua 15 de Novembro, s/n)
= Em Santo Amaro
Teatro Dona Canô (Rua do Imperador, 142 – Cais de Araújo Pinho)
= Em Valença
Centro de Cultura Olívia Barradas (Rua Maestro Barrinha, s/n – Graça)
= Em Vitória da Conquista
Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (Av. Rosa Cruz, 45)
devia ter colocado só a letra aqui. é a verdade a serviço do cinismo. o clipe é pra copiar o blink 182, que ja é uma porcaria, hahaha.
GLAUBER
Chemical Brothers, Yo La Tengo e Kings of Leon parecem estar escalados para o tal do "Woodstock brasileiro".
http://www.omelete.com.br/musica/festivais-swu-e-planeta-terra-anunciam-mais-bandas/
A notícia não deixa claro.
Postar um comentário