segunda-feira, fevereiro 25, 2008

O RETORNO DA BESTA EM SEU AUGE CRIATIVO

Turnê pelo Brasil e vídeo clássico dos anos 80 que retorna em DVD recolocam o Iron Maiden na ordem do dia

Para a maioria das pessoas "normais", o mero mencionar do nome "Iron Maiden" é capaz de causar esgares de desaprovação. Que pena para eles, pois o melhor grupo de heavy metal clássico da história do rock segue bem vivo e chutando. As provas são as três datas esgotadas dos shows no Brasil em março próximo - e a gloriosa história que se descortina no recém-lançado DVD Live After Death.

O barulhento e teatral grupo britânico, 30 anos de carreira completos, é uma verdadeira instituição do rock mundial, capaz de mobilizar centenas de milhares de fanáticos para assistir aos seus shows. Não a toa, é impossível encontrar mais ingressos para as apresentações em São Paulo (dia 2 de março), Curitiba (dia 4) e Porto Alegre (dia 5), esgotados desde dezembro.

É a turnê Somewhere Back in Time, que repassa o repertório clássico da banda (presente no DVD) e percorre ainda essa semana México, Colômbia, Brasil, Argentina, Chile e Porto Rico, subindo depois pelos Estados Unidos e retorna - em agosto - para a Europa, onde o grupo encabeça o gigantesco Wacken Open Air, o maior festival de heavy metal do mundo, que acontece todos os anos na Alemanha.

O DVD Live After Death é o registro definitivo não apenas de uma das maiores turnês da história do rock 'n' roll, a World Slavery Tour (Turnê da Escravidão Mundial) de 1984/85, mas também do momento de auge do grupo de rock pesado mais importante dos anos 80.

O Iron Maiden é a banda que estabeleceu o padrão de excelência a ser seguido por todas as outras, e que também forneceu a mais exata definição do que é heavy metal.
O instrumental vigoroso, virtuoso, olímpico e épico, aliado às letras narrativas e romanceadas, muitas vezes baseadas em livros de H.P. Lovecraft (ou outros autores fantásticos), fatos históricos ou mesmo ambientes do imaginário popular, como o Egito Antigo, o Velho Oeste e duelos de Capa & Espada, foram muito imitados, mas nunca igualados.

Em 1985, o Iron estava no topo do mundo.

Gravado ao vivo em quatro noites, entre os dias 14 e 18 de março de 1985 na Long Beach Arena (Califórnia), Live After Death, originalmente, um disco de vinil duplo e filme em VHS, desnuda o Iron Maiden flexionando seus músculos no auge da forma e oferecendo aos fãs o melhor do repertório do grupo.

Em 1984, após lançar um álbum e cumprir uma turnê mundial todos os anos desde 1980, o Iron Maiden já havia sofrido com algumas trocas de integrantes - inclusive de vocalista, quando o cachaceiro Paul Di'Anno foi despedido no final de 1981, abrindo espaço para o carismático esgrimista e professor de história Bruce Dickinson assumir a frente do palco a partir do disco The Number of The Beast (1982).

Egresso da inexpressiva banda Samson, Dickinson ainda era chamado pelo apelido de Air Raid Siren (Sirene de Ataque Aéreo) pelo imenso alcance de suas cordas vocais.

A partir de sua entrada, o Maiden não parou mais de subir. Recém-nascido, Number foi considerado um clássico logo de cara por fãs e crítica especializada. E tome-lhe turnê. Europa, Ásia, América do Norte. Em 1983, veio Piece of Mind. Novo sucesso, nova turnê.

Ao final do último show da World Piece Tour, os membros da banda surraram e “assassinaram“ em pleno palco o seu monstrinho de estimação, o bonecão Eddie, aquele que aparece em todas as capas dos seus álbuns.

Como vaso ruim não quebra mesmo, não foi nenhuma surpresa quando Eddie ressurgiu como uma múmia egípcia na capa de Powerslave (1984), considerado o apogeu criativo da banda até hoje por fãs e crítica.

Foi a partir deste disco extraordinário que a banda começou a ficar conhecida no mundo inteiro, inclusive no Brasil.

No DVD, além do show clássico, o disco 2 oferece 50 minutos do histórico show do Rock In Rio (a maior platéia da banda até hoje), mais o documentário History of Iron Maiden Part 2 e clipes. Registro indispensável para os fãs.

Live After Death
Iron Maiden
EMI
R$ 69,90
www.ironmaiden.com


Somewhere Back in Time Tour - Brasil
02/03/2008 - São Paulo, Palestra Itália (Estádio do Palmeiras).
04/03/2008 - Curitiba - Pedreira Paulo Leminski
05/03/2008 - Porto Alegre, Gigantinho.

5 comentários:

osvaldo disse...

acho maiden legal e tal, mas como "old school" continuo sendo seguidor da triade zep/purple/sabbathe suas ramificações (rainbow rising fase dio)

Mey Salois disse...

Aê chicão
Essa matéria aí eu dei uma empurradinha com algumas idéias!!! Ficou muito bacana!
Depois quero esse DVD emprestado hein?
Abração.

Franchico disse...

Ooooquei!

Sonora disse...

Leia a entrevista da berlinda na quadro "holofote" da trama virtual!!

http://www.tramavirtual.com.br

Estereograve disse...

O preconceito contra o Iron Maiden realmente existe. Entendível até. Mas, claro, não concordo. Não sou fã de Heavy Metal, mas gosto muito do Iron...

Acho que quando tem qualidade o estilo musical não importa tanto. É o que acontece com eles.

Muito boa a dica do DVD. Vou comprar!

Grande abraço.