terça-feira, agosto 15, 2006

O LIXO E A FÚRIA - DESSA VEZ DOS DOIS LADOS DO ATLÂNTICO

Fodástico documentário Punk: Attitude, de Don Letts, conta história do movimento, apoiado na história paralela dos USA e UK.

Jamaicano radicado em Londres, nos anos 1970 Don Letts era DJ do Roxy, principal clube punk de Londres. Munido de sua super oito, registrou os primórdios da cena que explodia, gerando o clássico Punk Rock Movie (1978). Além disso, tocou no efêmero Big Audio Dynamite de Mick Jones e também assina um outro documentário, Westway to the world, sobre o The Clash. Ou seja, credenciais e propriedade sobre o assunto não faltam ao diretor.

Punk: Attitude é um abrangente raio x do movimento/fenômeno do punk rock, enfeixando diversos depoimentos de luminares do estilo, tanto dos Estados Unidos quanto da Inglaterra, evitando aquela abordagem mais bairrista de um Mate-me por favor, por exemplo. Ainda que no filme, Letts deixe claro que as raízes do movimento são obviamente americanas, como o é o próprio rock n' roll em si. "Elvis era punk e Chuck Berry, Jerry Lee e Little Richard também, sem dúvida", diz um sempre contundente Henry Rollins, logo no início do filme.

O que Letts faz é galvanizar a conexão USA-UK, ligando os pontos New York Dolls-Malcolm McLaren-Sex Pistols, sem deixar de dar o devido crédito ao rock de garagem americano dos anos 1960 (Stooges, Blues Magoos, 13th Floor Elevators, os Nuggets de Lenny Kaye) e bandas como Velvet Underground de um lado e The Dictators do outro, esta última apontada por muitos como a verdadeira raiz do som dos Ramones.

Outros aspectos abordados são a importância do reggae na formação da cena londrina - com Siouxsie Sioux declarando que os punks ouviam - basicamente - reggae naquela época (cortesia do então DJ Letts, o que desembocou na cena Two Tone dos Specials e Madness); e as cenas hardcore americana da costa leste (Black Flag, Agnostic Front, Bad Brains) e oeste (Dead Kennedys, Circle Jerks).

Um outro dado interessante é como Letts enfatiza nos depoimentos dos entrevistados o desprendimento dos reais ideólogos do punk pelos detalhes superficiais que viriam a ser adotados pela massa ignara como os dogmas do movimento. Como disse (mais uma vez) Henry Rollins, "você nunca viu ninguém dos Pistols, Clash ou Ramones de alfinete espetado na bochecha". Quando o punk estourou, a coisa mais comum pelas ruas de Londres ou Nova Iorque eram jovens uniformizados de punks, com moicanos, alfinetes etc. Mais ou menos o que aconteceu com grunge na década de 1990 e o emo hoje em dia. Jello Biafra em pessoa admite que o punk hoje em dia é "só mais um rótulo nas prateleiras das lojas de discos, uma invenção da indústria fonográfica". O peso de uma declaração dessas, saída da boca do líder dos Dead Kennedys me parece bastante evidente. Biafra, aliás, não se furta em mostrar o dedo médio em riste e dizer fuck you em alto e bom som para os governos e corporações, num dos momentos mais contundentes do filme.

Ao longo do documentário, o que vemos é uma abordagem paralela para Estados Unidos e Inglaterra, com o diretor dando voz tanto aos principais nomes de um lado do Atlântico, quanto ao outro. Pela América, temos depoimentos preciosos de integrantes do New York Dolls (Sylvain Sylvain, Arthur Kane, David Johansen), MC-5 (Wayne Kramer), Jelo Biafra (Dead Kennedys), Tommy Ramone, Henry Rollins (Black Flag), Darryl Jenifer (Bad Brains), Legs McNeill (Mate-me por favor), Glenn Branca, Ari Up (The Slits), Thurston Moore (Sonic Youth), Jim Jarmusch, Mary Harron (cineasta de Um tiro para Andy Warhol), entre outros. E pela Inglaterra, Siouxsie Sioux, Mick Jones e Paul Simonon (Clash), Glen Matlock (Sex Pistols), Poly Styrene (X-Ray Spex), Captain Sensible (The Damned), Howard Devoto (Magazine), Chrissie Hynde (que é americana, mas estava em Londres na época) e outros.

Daí a impressionante abrangência de Punk: Attitude, um documentário de apenas 88 minutos, que, graças à brilhante invenção do DVD Bônus, é vitaminado com mais de 2 horas de extras pulverizados em 15 itens, como As Mulheres Punks, As Gravadoras, O Comportamento Punk, Origens e Influências do Punk, Punk como Cultura e Arte, Inglaterra vs Estados Unidos etc...

Punk: Attitude foi lançado em DVD duplo no Brasil e já está a venda por aí, além de disponível nas menos piores locadoras da sua cidade. Se não for comprar, vale copiar, pois é material de consulta de primeira. Na verdade, devia desde já ser adotado na grade curricular das escolas de ensino básico, quem sabe assim as próximas gerações não cresciam tão otárias e facilmente influenciáveis.

Se depois de assistir a Punk: Attitude, você por acaso for acometido(a) de uma certa ânsia em cometer atos de vandalismo contra propriedades públicas e/ou privadas, meus parabéns. Isso significa que você ainda está vivo. Ping!
VIVA FAUSTINO! - Este Rock Loco deseja longa vida ao blog brother Miguel Cordeiro Arquivos, veículo para o sempre controverso - e necessário - artista plástico, escritor e músico Miguel Cordeiro, o eterno Koyote, pai do Faustino e co-autor de Symca-Chambord. Para visitar regularmente.

INSTIGAÇÃO - Recebi pelo email blogrockloco@yahoo.com.br material da banda Instiga, de Campinas (SP), que atiçou minha curiosidade com as seguintes palavras: "foi a primeira banda nacional a emplacar duas musicas com letras em português na Woxy, conceituada radio norte-americana respeitada em todo mundo pela sua qualidade e variedade musical. De estilo batizado pelos norte-americanos como "Brazilian pop" em referencia ao movimento ingles "britpop"que invadiu os Eua nos anos 90, a banda prepara seu segundo álbum com prévia de lançamento para este primeiro semestre." O site da banda é http://www.instiga.com/. Tô no aguardo do disquinho que o Christian, vocal e guitarra, ficou de me mandar para que eu possa conferir. Aproveito e reitero que este blog continua aceitando material (releases, fotos, discos, dinheiro etc), das bandas que queiram dar (hum!) um alô por aqui. O caminho é este: blogrockloco@yahoo.com.br.

MALDITOS HIPPIES SUJOS - Será que teremos o prazer de assistir nas telonas de Salvador ao filme Wood & Stock - Sexo, orégano e rock n' roll? Para quem (ainda) não sabe, trata-se de uma animação em longa metragem com os clássicos personagens do Angeli, uma dupla de hippies velhos e sujos. O negócio é fazer figa e torcer para que chegue por aqui antes do DVD nas locadoras, coisa que tem acontecido com bastante freqüência com os filmes do chamado circuito alternativo. Leia aqui a resenha do Omelete para Wood & Stock.

EXPO BEATLES - Chega a Salvador a partir de amanhã (16 de agosto) a exposição Beatles Exhibition, segundo a divulgação do evento, um "verdadeiro desfile de atrações e raridades, como o cabelo de John Lennon, réplicas de roupas e instrumentos, fotos autografadas, além de coleções de discos e compactos de vinil". Diz que ainda vai ter todo tipo de badulaque relacionado aos Fab Four, como selos, chicletes, relógios, gravatas, miniaturas e etc. Na foto que recebi, mas não consegui postar, réplicas dos trajes do Sargeant Peppers e também dos paletós da fase inicial. Vale uma visita. De 16 a 31 de agosto, na Praça Dorival Caymmi, segundo piso do Shopping Iguatemi.

TOP 20 - Outro blog brother, o Clash City Rockers, agora sob o comando de Cebola e Nei Bahia, está reeditando uma votação que fez bastante sucesso na blogosfera rocker local no ano passado. Só que, em vez dos 20 melhores discos, a votação da vez é nas 20 melhores canções de todos os tempos. Mas deixa mestre Cebola explicar isso melhor: "20 canções de todos os tempos. As melhores, e seus intérpretes, é claro. Vai rolar um cd disso, Almirante Nelson garante. Todo mundo manda as suas vinte via coments e o resto é com a gente: Cd pirataço, com capinha e selo de garantia, quiçá encarte com comentários IMpertinentes e opiniões malévolas com as vinte mais mais." O caminho é este: http://clashcityrockers.blogspot.com/
HORA DO ROCK 17.08 - o programa Hora do Rock de hoje destaca The Tears, o projeto de Brett Anderson e Bernard Butler (ambos ex-Suede), além de Morrissey, Lloyd Cole, NIck Cave, Tindersticks, Leonard Cohen, Nick Drake, Delgados, Weezer, Grandaddy, Sonic Youth, Pavement e Dinosaur Jr. Para ouvir: toda quinta, às 21h, na Globo FM (90,1 em Salvador-Ba), ou no podcast, onde estão disponíveis também todos os programas anteriores: http://horadorock.podomatic.com .

AGENDA
Alvaro Lemos e Os Romeus - Catequizando as Muriçocas - Uma celebração para questionar os valores do homem e da sociedade é a proposta do show Catequizando as Muriçocas que se vale da irreverência crítica e do bom humor para exorcizar todos os pudores recentes ou milenares que humanidade vêm acumulando em suas consciências. A banda liderada pelo músico Álvaro Lemos (voz, vocal e direção musical) conta ainda com Tadeu Mascarenhas (teclado e direção musical), Marcelo Velanes (baixo), Márcio Pereira (guitarra), Saulo Gama (acordeão), Lallo (bateria) e os estreantes Sandra Simões e Tonih Vinih (vozes e vocais). Há quatro anos e meio na estrada, a banda já se apresentou em projetos importantes como o "Música no Parque", "Circuito Cultural Banco do Brasil", "Mercado Cultural" etc. Em 2004 o trabalho foi contemplado com o Prêmio Braskem de Música" Teatro ACBEU (Corredor da Vitória) Quinta 17/08, Horário: 20 horas - Ingresso: R$ 14,00 e 7,00
Festival de Inferno de Salvador - Com Los Canos, Paulinho Oliveira, Vinil 69, Dj´s Borisbilly e Cebola - Local: Zauber Multicultura, Ladeira da Misericórdia, atrás da prefeitura - 18/08 ( sexta ) 22h - R$ 10.
JAZZ ROCK QUARTET SEXTA-FEIRA NO CALYPSO - Dias 18 e 25/08, Show Vale quanto pesa - O som do Quarteto mescla o som de Billy Cobham com Jimmy Hendrix e Novos Baianos. Foi formada em 2005 inicialmente para acompanhar o guitarrista Luciano Sousa (ex-Som Nosso de Cada Dia). É formada ainda por Didi Gomes (baixo), Lula Nascimento (bateria) e Tavinho Magalhães (guitarra). Enfim, um supergrupo.Primeira banda: JAZZ ROCK QUARTET - Segunda: ALEX POCHAT E OS 5 ELEMENTOS - Horário: 23h30Vá. Abra sua mente e presencie um verdadeiro delírio sonoro.
A Banda Stereossomos - fará mais uma apresentação neste sábado. Com muito Rock'n Roll. Bar Tangolomango(Pituba - Próximo ao Tênis) 19.08 Sábado Ingresso: 6,00 -Horário: 21:00 hs
"ENQUANTO ISSO, NA SALA DE JUSTIÇA..." - I Festa a Fantasia no Zauber Multicultura. Use a imaginação e saia da normalidade... + Retrofoguetes + ZecaCurydamm + DJ Mangaio (Lampirônicos) + Chill Out (2º andar) + VJ - Projeção de filmes E mais: Malabaristas e Pirofagistas Decoração e iluminação estilizadas As primeiras 40 mulheres fantasiadas ganham um drink flambado. Dia 26 de agosto, às 22hLocal: Zauber Multicultura, Comércio Ingressos a R$ 12 e R$ 15 depois da meia noite. Realização: Líbelula Produções.

17 comentários:

Franchico disse...

Grande Barry, que prazer lê-lo - já que não é possível vê-lo - por aqui...

Tô de olho nesse filme faz tempo, desde que as primeiras notícias sobre ele começaram a circular por aí. Com seu aval, minha vontade de assisti-lo só aumentou ainda mais.

Velhinho, quero aproveitar e te dizer que, caso vc algum dia queira escrever alguma coisa sobre alguma banda ou disco e não for ressuscitar a loja, este blog aqui terá o maior prazer em acolher suas palavras - suas ou de seus companheiros Rob e Dick, claro.

Apareça mais vezes, a casa é sua! Grande abraço.

Franchico disse...

Acabei de receber esse material aqui - olha que massa, JÚPITER MAÇÃ, finalmente em Salvador!

Projeto Musical apresenta artistas inéditos em Salvador!

Nos dias 03, 06 e 09 de setembro, o projeto GIRA independente apresentará em Salvador artistas inéditos no cenário baiano, dentro de uma programação que envolverá pop, rock, brega, mpb, ska e música eletrônica.

GIRAindependente apresenta

03/setembro ? Júpiter Maçã (RS) e Retrofoguetes

06/setembro ? Móveis Coloniais de Acaju (DF), Zackarias Nepomuceno (PB) e Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta

09/setembro ? Festa NAVE Especial ? Invasão Alienígena
Local: Zauber Multicultura

Franchico disse...

A exposição sobre os Beatles no Shopping Iguatemi, que deveria começar hoje, 16.08, foi, por motivos de fuerza maior, transferida para sábado, 19. Maiores detalhes mais acima, na notinha "Expo Beatles".

Franciel disse...

Xiscória,
este 3 de setembro tá foda - pelo menos, pra mim, pois, na Concha, terá show do único tropicalista vivo, Tom Zé. Isso sem falar que logo cedo, pelo força do grátis, estarei no Parque da Cidade para ver as presepadas de Dusek.

Franchico disse...

Passamos meses aqui sem um show decente (de gente de fora, bem entendido) sequer. Aí, qdo tem, é três no mesmo dia. Tomá no cú, essa terra é muito fudida...

Franchico disse...

Essa banana dessa agenda ficou toda grudada, empilhada uma na outra, que bosta, esse blogger não me obedece, vai ficar assim messs...

osvaldo disse...

ah bueno, pensei q estava maluco, um dia tinha a foto pra la de psicodelica de sora, no outro nadas.soritcha, pare de brincar com a (sequelada) cabeça da gente

Franchico disse...

Oxente Sora? Tirou a foto? Tudo bem que era o irmão "quase lindo" de Peu, mas tava legal a montagem! Então arruma outra foto bala - de alguém do rock, de preferência - aí! Só devo postar de novo terça ou quarta que vem, então...

A propósito, no próximo post, os 3 ou quatro assíduos leitores deste vigoroso órgão de resistência, insistência e renitência cultural serão brindados com resenhas sobre o cd demo do Pessoas Invisíveis (que o brother Bruno Carvalho fez questão de me entregar pessoalmente em mãos - valeu a consideration, velhinho!) e o álbum de hq Chosen - O Escolhido do Senhor, do escocês psycho Mark Millar, já nas bancas. Vocês - três ou quatro - não perdem por esperar...!

Franchico disse...

Só uma surra! Não vou nem falar nada, apenas leiam:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u63494.shtml

osvaldo disse...

Ta vendo ai no que ouvir rock triste

Psicológos atendem fãs ingleses de 'música sombria'


BBC


14:14 18/08, atualizada às 15:28 18/08


Um festival de música na Inglaterra terá plantonistas para dar atendimento psicológico aos fãs de rock "sombrio" que comparecerão ao evento.



Leia abaixo o texto


Os organizadores do V Festival, que será realizado neste fim-de-semana em Chelmsford e Staffordshire, confirmaram na sexta-feira que mais de cem voluntários se dividirão entre os seis centros médicos armados no espaço.Críticos de música chamaram atenção para a tendência sombria do V Festival, que espera receber 160 mil pessoas no embalo do estouro do emo-rock.

Leia mais no site da BBC

Franchico disse...

Só uma surra II!

A propósito, a gente podia abrir um serviço telefônico - pago, claro - tipo CVV do rock. A diferença é que a gente ia incentivar esse merdas a se matarem logo de uma vez. Isso é que é um negócio da China: além de levantar uns trocos, ainda ia livrar o mundo de um monte de mala!

"É verdade, meu amigo, esse mundo é uma merda mesmo - como diria aquele cara do my chemical romance, ele tá cerrrtíssimo, inclusive eu tô organizando um suicídio coletivo aqui na frente do palácio de ondina, tá a fim de participar"?

osvaldo disse...

Line Up 2006

V Stage
SATURDAY WESTON PARK
SUNDAY HYLANDS PARK
Morrissey
Faithless
Paul Weller
Hard Fi
Sugababes
The Dandy Warhols
Kubb
Gavin DeGrawSATURDAY HYLANDS PARK
SUNDAY WESTON PARK
Radiohead
Beck
Keane
Bloc Party
The Magic Numbers
The Divine Comedy
The Dead 60's
Daniel Powter
Channel 4 Stage
SATURDAY WESTON PARK
SUNDAY HYLANDS PARK
Razorlight
The Charlatans
Starsailor
James Dean Bradfield
Delays
The Feeling
Morning Runner
The Rifles
DogsSATURDAY HYLANDS PARK
SUNDAY WESTON PARK
Kasabian
Editors
The Ordinary Boys
We Are Scientists
The Cardigans
Orson
Kula Shaker
Biffy Clyro
The Saw Doctors
JJB / Puma
SATURDAY WESTON PARK
SUNDAY HYLANDS PARK
Groove Armada
Rufus Wainwright
The Beautiful South
Gomez
Nerina Pallot
Imogen Heap
Richard Hawley
Bic Runga
Lily Allen
Mute Math
Boy Least Likely ToSATURDAY HYLANDS PARK
SUNDAY WESTON PARK
Fatboy Slim
The Go! Team
Girls Aloud
Kano
Echo & The Bunnymen
Xavier Rudd
Matt Willis
Shack
Phoenix
Pure Reason Revolution
RushmoreVirgin Mobile Union
SATURDAY WESTON PARK
SUNDAY HYLANDS PARK
The Cooper Temple Clause
The Dears
Bell X1
The Pipettes (W)
The Crimea
Oceansize
Liam Frost & The Slowdown Family
Jim Noir
Lorraine
James Morrison
Butch Walker
The Grates
The DodgemsSATURDAY HYLANDS PARK
SUNDAY WESTON PARK
Sandi Thom
Mew
Regina Spektor
My Morning Jacket
Matisyahu (H)
Jamie T
Art Brut
The Young Knives
Captain
The Upper Room
Paolo Nutini
Seth Lakeman
Director
The Milk Teeth
B Live Arena
WESTON PARKSATURDAY
Slammin Boys
Reel People Sound System
Hed Kandi
The Loose Cannons
Basil IsaacsSUNDAY
Jigsaw
DJ Spinna
Phil Asher
Unabombers + Pete Simpson
Basil IsaacsHYLANDS PARKSATURDAY
Phil Asher
DJ Spinna
Rob Mello
Spiritual South
Russ JonesSUNDAY
Norman Jay
Frank Tope
Sugardaddy Sound System
Collin Patterson
The Loose Cannons
Ian Milne
Strongbow Cider Room
WESTON PARKSATURDAY
X Press 2 (live)
The Glimmers
Rob da Bank
Hayseed Dixie (live)
Crazy P (live)
Kris Bones
Suicide Sports Club (live)
Son of Dave (live)
Gucci SoundsystemSUNDAY
Yousef
Dub Pistols feat. Terry Hall (live)
Hyper feat. Leeroy (live)
Tom Middleton
The Presets (live)
Big Grime Live O (live)
Charlotte (Bugged Out)HYLANDS PARKSATURDAY
Yousef
Dub Pistols feat. Terry Hall (live)
Rob da Bank
Tom Middleton
Evil 9
The Presets (live)
Big Grime Live O (live)
The Lovely JonjoSUNDAY
X Press 2 (live)
The Glimmers
Hayseed Dixie (live)
Crazy P (live)
Kris Bones
Suicide Sports Club (live)
Son of Dave (live)
Gucci Soundsystem
The Lovely Jonjo

Nei Bahia disse...

Tirando Paul Weller e Gavindegraw o resto pode se enforcar no pé de coentro!!!

osvaldo disse...

Gustavo Mini , lider dos Walverdes umas bandas favoritas do rock loco virou colunista da Ipanema FM, e faz uma resenha pequena mas bacana do novo do Casca, vai la
http://www2.uol.com.br/ipanema/colunas/coluna186.shtml

osvaldo disse...

chico, vi o attitude no gnt, mas este dvd com os extras parace ser uma outra historia, qual a locadora que rola?

Franchico disse...

Aquela das três letrinhas, Brama.

Nei Bahia disse...

Prepare o martelo e quebre sua coleção do U2 em grande estilo!!


Ivete Sangalo quer Bono Vox em seu DVD


Emissários da gravadora Universal Music vão a cidade de Dublin, na Irlanda, com uma missão especial: fazer um convite a Bono Vox, vocalista da banda U2, para ele participar como um dos convidados do novo DVD da cantora Ivete Sangalo, que será gravado dia 16 de dezembro, no Estádio do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

Bono e Ivete se conheceram durante um jantar promovido pelo cantor e ministro Gilberto Gil em sua casa, no Horto Florestal, em Salvador. Já na quinta-feira de Carnaval, o vocalista do U2 e Ivete Sangalo fizeram um dueto no circuito da Barra/Ondina, ela do trio Maderada e ele da varanda do Camarote Expresso 2222.