quinta-feira, dezembro 23, 2004

The London bridge is burning down, is burning down...

Saiu a relação de finalistas ao Prêmio London Burning de Música Independente. O site / selo do chefe indiegena Luciano Vianna é um dos mais tradicionais e antigos veículos alternativos de divulgação para artistas que estão pouco se fudendo para o mainstream. (Pelo menos no discurso.) Esse ano, infelizmente, internautas, fãs e amigos das bandas estão impedidos de votar, já que a eleição será feita de modo, digamos, indireto. Pelo menos, no colégio eleitoral London Burning constam várias pessoas que realmente entendem do riscado, como o venerando Lúcio Ribeiro, Marcos Bragato, Luiz César Pimentel, Abonico Smith e Pedro de Luna, entre outros. Ficou faltando um Luciano Matos aí para representar a Bahia. Mas tudo bem, quem sabe ano que vem. Até por que estamos razoavelmente bem representados pelos concorrentes baianos em três categorias:

MELHOR ÁLBUM:
NERVOSO - Saudade das minhas lembranças (Midsummer Madness)
BRINDE - Histórias sem meio, começo e fim (Monstro Discos)
GRAM - Gram (Deck)
OS POETAS ELÉTRICOS - Poemas Eletri-ficados e outros que foram embora (Mudernage) RÉU & CONDENADO - Um compêndio lírico de escárnio e dor (L&C)

Prognóstico Franchiscano > Sinceramente, acho difícil nosso trio power pop preferido, Brinde, derrotar o hypado Gram nessa disputa. Como se sabe, o povo do sul maravilha dificilmente puxa a brasa para a sardinha que não seja pescada em sua própria praia, se é que vcs me entendem. Correndo por fora com chances de levar, tem ainda Réu e Condenado, de Gôiania, do qual não achei a menor graça, e Nervoso, veterano baterista da cena carioca e brother de um monte de jurado. Tá difícil, mas vamos fazer fé.

REVELAÇÃO BRASIL
VÁLVULA
MOMBOJÓ
SUZANA FLAG
SUPEROUTRO
BUGS
LBFS
DUPLODECK
GONGSHOW
OS POETAS ELÉTRICOS
DEUS E O DIABO

Prognóstico Franchiscano > Mombojó na cabeça, sem sequer um fiapo de dúvida. Considero parcas, muito parcas as chances do elogiado (pelo London Burning) LBFS, ou Little Bell for Sing (que nome péssimo), ainda que tenha ficado bem curioso em ouvi-los pelas referências citadas pelo chefe indie no texto de apresentação dos concorrentes. Quem sabe?...

MELHOR DEMO / EP / CD-R
COLUMBIA - A soma das horas
STELLABELLA - Stellabella
SOM DA RUA - Demo 2003
JIMI JAMES - Não feche os olhos
ASTRONAUTA PINGUIM - Petiscos: sabor churrasco
THE MEDINA BROTHERS ORTESKRA - Presents 29 * 30
RONEI JORGE E OS LADRÕES DE BICICLETA - A dois
STUART - Releitura do tributo ao cotidiano chulo
RADIO 77 - Radio 77
BLANCHED - Blanched toca Angelopoulos

Prognóstico Franchiscano > Né por que Roney é brother (e também faz parte da família / equipe Rock Loco) não, mas seu EP A dois é o que tem mais chance de trazer um caneco London Burning pra casa, entre todos os outros concorrentes baianos ao prêmio. Praticamente uma unanimidade (que não seja burra, pelamordedeus), Roney só recebe elogios, tanto do público quanto da imprensa, aonde quer que vá com sua mistura esperta de rock com mpb maldita. Boa sorte, Roninho.

Não que esse prêmio seja grande coisa, mesmo. Ganha-lo não muda a vida de ninguém, não é o Oscar. Mas um pouco de reconhecimento não faz mal nenhum, correto? E depois, quem sabe ano que vem o Rock Loco não concorre na categoria Melhor Veículo de Comunicação? Vamo trabalhar. Ah: o resultado do Prêmio London Burning sai no início de janeiro. Assim que saírem os resultados, a gente faz uma avaliação aqui pra galera.

Nenhum comentário: