quarta-feira, março 04, 2015

AUTORIDADE MUNDIAL DO VIOLINO: MÚSICA É ALIMENTO

Considerado um dos melhores do mundo, o violinista e regente russo Maxim Vengerov se apresenta hoje no TCA com a Orquestra Juvenil da Bahia. No programa, Tchaikovsky e Berlioz

As  duas faces de Maxim (foto: B. Ealovega): o músico virtuoso...
Orgulho baiano, os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) recebem hoje, para um concerto com seu principal corpo orquestral, um dos maiores músicos eruditos do mundo: o violinista e maestro russo Maxim Vengerov.

No palco do Teatro Castro Alves, Vengerov atuará com a Orquestra Juvenil da Bahia tanto como solista, na peça Concerto para Violino e Orquestra em Ré maior op. 35 (Piotr Tchaikovsky), quanto como regente, na Sinfonia Fantástica: Episódio da Vida de um Artista op. 14, de Hector Berlioz.

Nesta última, o concerto passa a ser regido pelo diretor da Osba (Orquestra Sinfônica da Bahia), Carlos Prazeres.

“Recebi este convite que fiquei muito feliz em aceitar, por que nunca estive em Salvador. Já fui ao Rio de Janeiro e São Paulo, então está sendo maravilhoso”, felicitou-se o músico, por telefone, do seu hotel na cidade.

“Já tive um ótimo ensaio com eles e estou realmente ansioso pelo concerto”, acrescentou.

A peça de Berlioz, compositor romântico do século 19, parece ser uma de suas preferidas: “Esta peça foi escrita por Berlioz ainda jovem, é uma peça única, criada pós-sinfonias de Beethoven, então ele veio com um novo estilo de escrita”, conta.

“Há uma história que é toda contada pela música, portanto é uma peça dedicada à vida de um jovem artista – que aliás era bem louco e apaixonado. É uma sinfonia sobre paixão, esperança e tudo pelo qual este rapaz passa na vida”, diz.

Música e comida

...e o cara comum. Foto: Erling Mandelmann
O encontro de Vengerov com os jovens do NEOJIBA não é por acaso.

Nascido em 1974 em Novosibirsk, capital da Sibéria Ocidental, o russo foi ele mesmo um garoto que viu na música sua porta de saída da vida meio sem perspectivas que ele levaria na Sibéria, ainda sob a vigência da União Soviética.

Menino-prodígio, começou no violino aos quatro anos. Aos oito, já tinha cancha de profissional. Aos 12, já percorria a Europa dando concertos e participando de gravações. Hoje, aos 40, é referência mundial.

Ciente de que os jovens são o futuro da música clássica, Vengerov fundou, em 2006, o instituto  Musicians of Tomorrow, que faz em Israel, onde já morou por três anos, mais ou menos a mesma coisa que o NEOJIBA faz na Bahia.

“Sim, eu iniciei este programa que hoje é muito bem sucedido, formando jovens muito talentosos, quase todos de famílias pobres, então nós lhes damos uma chance de fazer música”, confirma.

“Eu sempre achei que a música tem o poder de curar, de salvar as vidas de muitas crianças e lhes dar esperança no futuro”, afirma Vengerov.

Questionado sobre a dificuldade de gerar interesse pela música de concerto nos jovens, Vengerov fez uma ótima comparação: "Hoje temos tanta música, boa e não tão boa. No futuro, teremos que ser mais seletivos sobre o que estamos ouvindo. É como comida: hoje estamos mais conscientes sobre o que é boa comida e  comida não tão boa. Assim, a cultura gastronômica cresceu enormemente nos últimos 20 anos. A mesma coisa tem que acontecer na música”, diz.

“Nós gostamos de fast food. Eu já comi, as crianças adoram. Mas em algum momento nós descobrimos que o que é realmente bom para nossos estômagos nem sempre é o mais popular. Na música é a mesma coisa”, conclui, sábio.

Orquestra Juvenil da Bahia, Maxim Vengerov (solista, regente) e Carlos Prazeres (regente) /  Teatro Castro Alves / Hoje, 20 horas / R$ 180, 120, 40, 20 e R$ 90, 60, 40, 10 (meia)

8 comentários:

Franchico disse...

O fim do mundo vem aí, laiá, lá, lá, lá...

http://www.brasilpost.com.br/2015/03/03/gladiador-do-altar-universal_n_6790706.html?utm_hp_ref=brazil

Rodrigo Sputter disse...

Legal seu link Chico, mas o meu é mió:

https://br.noticias.yahoo.com/advogado-calif%C3%B3rnia-prop%C3%B5e-lei-matar-homossexuais-211242106.html


Mode irônico on.

Mas é isso, pra acabar com todos os "males"...a humanidade teria que deixar de existir...assim o mundo agradeceria...

Essa notícia que vc mandou Chico, eu vi ou foi ontem, ou tem uns 2 dias...me pergunto se realmente é algo pra se preocupar ou é um monte de retardado (como se vê no video, os caras num trepam daí sobe pra cabeça, num batem bronha), querendo falar sobre "a palavra de Deus"...como estamos no século da imbecilidade, vc tem q colocar um "nome legal" pra arrebanhar os jovens...ou se devemos nos preocupar mesmo.

Franchico disse...

De vez em quando aparece alguém sensato e desprovido de hipocrisia.

http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2014/11/1551226-ricardo-semler-nunca-se-roubou-tao-pouco.shtml

E olha que ele mesmo se diz tucano....

Franchico disse...

A humanidade é um vírus maléfico que destroi, mata as outras espécies e a sua própria, estupra e guerreia sem parar, Sputter.

Dizem que não rezo pelo meu semelhante. Mentira. Eu rezo para sermos varridos desse planeta o mais rápido possível por algum meteoro gigantesco, como aconteceu com os dinossauros.

A humanidade é um câncer sobre a terra.

Rodrigo Sputter disse...

E já tão saindo daqui pra outras plagas lançar suas pragar (trocadilho clichê/bizarro)...eu faço minha parte pra extinção humana não procriando...minha namo por enquanto não quer...mas a pressão em cima é forte...principalmente dos parentes dela, mãe, mana...que eu adoro...mas toda hora ficam perguntando pq não quero...fora as outras pessoas que não entendem a minha opção...se a namo quiser, pode ter, é livre, termina comigo e tem com quem ela quiser...mas pq um homem não pode querer não ter filhos? casar? que séculos estamos? quero ver quem é que vai pagar minha conta e a dos filhos...na hora de pressionar todo mundo sabe...nada contra quem queira...mas eu não quero...nunca quis...é bonito no papel, mas na realidade a cousa é outra...

sobre o meteoro, meu medo é que deve doer...hehehehee...vai sobrar pra nós, mano!!

Ernesto Ribeiro disse...

.

Somos dois, Mestre Chico.

Aliás, somos MUITOS. Já existe a Sociedade Para a Extinção Voluntária a Espécie Humana. Propõe a ESTERILIZAÇÃO TOTAL dos humanos. Vasectomia para homens e Laqueadura para mulheres. Foi tema da revista Superinteressante.


Viu? O mundo tem salvação.


https://www.google.com.br/#q=Sociedade+Para+a+Extin%C3%A7%C3%A3o+Volunt%C3%A1ria+a+Esp%C3%A9cie+Humana

Rodrigo Sputter disse...

As pessoas ainda conseguem me surpreender:

https://br.celebridades.yahoo.com/blogs/nina-lemos/alguem-ajuda-o-luciano-170640387.html

Fosse um "cidadão normal" estaria preso...mas...

A sem noçãozice tomou conta das pessoas...queria entender pq o cara faz uma camisa dessas para crianças, juro mesmo...queria saber o que deu na cabeça do cara pra fazer um lixo desses...gostaria MUITO de ler uma resposta dele...seria alguma pérola...

Sem acreditar até agora...

Rodrigo Sputter disse...

e agora olavetes??

https://br.noticias.yahoo.com/em-dela%C3%A7%C3%A3o-premiada--youssef-afirmou-que-a%C3%A9cio-recebeu-propina-da-furnas-180619185.html