quarta-feira, janeiro 14, 2015

ANDREA MARTINS LANÇA SOLARIS EM SHOW GRATUITO NO EVA HERZ

Andrea Martins em foto de Natalia Arjones
A primeira vez que o colunista blogueiro viu Andrea Martins já foi no palco da Concha Acústica, na final do concurso Claro Que é Rock, em uma noite gloriosa fechada pela banda inglesa Placebo, então em grande momento.

Dez anos se passaram e, na próxima segunda-feira, ela sobe em outro palco, o do Teatro Eva Herz, para apresentar seu show solo, intitulado Solaris.

Pois é, foi em 2005 (parece que foi ontem) que a banda de Andrea, a Canto dos Malditos na Terra do Nunca, chegou à final do  Claro (vencido por Ronei Jorge & Os Ladrões de Bicicleta), lançou álbum pela Warner, rodou TVs, rádios e palcos Brasil afora.

A banda acabou (em 2007), voltou em 2013 e tem feito shows esporádicos e pequenas turnês pelo interior desde então. Mas entre essas idas e vindas, Andréa, uma menina inquieta, nunca ficou parada.

Quando morou em São Paulo, trabalhou em um estúdio de áudio, aonde se aperfeiçoou nas bruxarias da mesa de som e dos programas de gravação.

Acabou gravando três EPs solo, cada um com uma proposta.

“Em Art Empenada, fiz versões de canções da MPB como Super Mulher (Jorge Mautner) e Punhal de Prata (Alceu Valença). Trabalhei com a ajuda de um produtor amigo meu, aí demos uma desconstruída nos arranjos”, conta.

“O segundo EP foi Soldier of Love, com minhas composições em inglês,   como se fosse um alter ego meu”, prossegue.

“E o último é o Solaris, com composições autorais, que dá título ao show. Esse show tem as canções desse EP e do Art Empenada. Todos tem essa mistura de eletrônica com música percussiva brasileira, assim eu saio um pouco do rock que desenvolvo com a Canto”, conta.

Música traduz sensação

O título Solaris tem duplo sentido para Andrea.

Refere-se tanto ao filme de 1972 do diretor russo  Andrei Tarkovski (baseado em livro do polonês Stanislaw Lem), quanto ao momento solar de retorno à cidade.

“No filme, o planeta Solaris recria as memórias das pessoas. A música é um pouco disso, ela  capta sensações e traduz em som. Acredito que traduzo as coisas que sinto em música, então  vi uma semelhança”, diz.

E em 2015, além de voar  solo e em coletivos (Nossos Baianos, Minavu), Andrea pretende gravar material novo da Canto.

Andrea Martins apresenta: Solaris / Segunda-feira, dia 19, 19 horas / Teatro Eva Herz (Livraria Cultura) / gratuito
 


NUETAS

Conversíveis na sexta

Conversíveis: no Rhoncus sexta. Foto divulgação
Com o Irmão Carlos à frente, a banda Conversíveis faz gato, sapato, afrobeat, rock e funk do repertório de Tim Maia, Roberto Carlos e Jorge Ben. Ronchus Pub (Rio Vermelho), 22 horas, couvert não informado.

ExoSessions & Pivos no sábado

O power trio ExoEsqueleto leva o show ExoSessions ao Solar Boa Vista com os punks de Camaçari The Pivos. Sábado, 16 horas, R$ 10 e R$ 5.

Poções Metal Singers

No fim de semana, Poções recebe o festival Ruídos no Sertão. A atração principal é o espetáculo Metal Singers, com quatro vocalistas consagrados: Blaze Bayley (ex-Iron Maiden), Tim Owens (ex-Judas Priest), Udo (ex-Accept) e Mike Vescera (ex-Yngwie Malmsteen). Se informe na fanpage e se jogue!

Um comentário:

Ernesto Ribeiro disse...

.

Bem, só quero dizer que a fotógrafa está de parabéns pelo magnífico trabalho. E que o cabelo dela é lindo, perfeito e divino.