quinta-feira, setembro 18, 2014

O PIANO NO CENTRO DO PALCO

Festival de Pianistas Compositores da Bahia estreia hoje no TCA, com grandes nomes nacionais e locais a preços populares

Gilson Peranzzetta, foto João Mauro Senise
Instrumentos musical dos mais belos e complexos, o piano tem na Bahia uma grande safra de instrumentistas, que, além de tocar bem, também compõe peças exclusivas para as teclas.

Hoje e amanhã, o público poderá ter acesso a essa produção no primeiro Festival de Pianistas Compositores da Bahia.

Melhor: além dessa música baiana nova e interessante, que ignora as caquéticas regras do mercado local, dois dos maiores pianistas brasileiros das últimas décadas abrilhantam ainda mais o evento: o carioca Gilson Peranzzetta (hoje) e o paulista Benjamin Taubkin (amanhã).

Gilson, 40 anos de carreira, é uma enciclopédia, um gigante da música brasileira. Tocou e fez arranjos para praticamente todos os grandes nomes da MPB, além de ser respeitadíssimo no meio – no Brasil e fora dele.

Já Benjamin é outro prodígio. Já rodou o mundo solo ou com orquestras, sempre promovendo o diálogo da música brasileira com as culturas de outras partes do mundo.

O cast local não deixa por menos e hoje  traz o idealizador do Festival Saulo Gama (Mestre em Execução Musical - Ufba), Bira Marques (Orquestra Afrosinfônica), Zito Moura (acompanha inúmeros artistas de renome), Kadija Teles (mestre em piano pela Ufba) e Mikael Mutti (Percussivo Mundo Novo).

Amanhã tem Graça Ferreira (professora e pesquisadora), Marco de Carvalho (premiado instrumentista e arranjador), Aline Novais (Orquestra Juvenil  da  Bahia) e Paulo Gondim (veterano professor da Ufba e da UCSal, com álbuns lançados).

A pesquisa rendeu

Benjamin Taubkin
Saulo Gama teve a ideia de reunir todo este povo ao pesquisar para sua dissertação de mestrado na Ufba, lá em 2006.

“A pesquisa se chamava A Música dos Pianistas de Salvador. Nela, descobri que a grande maioria dos pianistas locais tinha um trabalho de composição que ficava guardado”, conta.

Em 2009, Saulo gravou um CD no qual executava parte dessa produção, intitulado, justamente, A Música dos Pianistas de Salvador. “Lancei digitalmente, mas no TCA a versão física estará a venda”, avisa Saulo.

Saulo já realizou diversos recitais com esse repertório, inclusive em outros estados do Brasil, além de Paris e Lisboa.

“A ideia deste festival  surgiu em 2010. De la para cá foi a batalha de inscrever em editais. Graças a um edital da Funceb de 2012, somente agora  a coisa realmente acontece”, conta.

Feliz com o convite para se apresentar em Salvador, Gilson Peranzzetta elogia o festival: “Projetos como estes precisam ser feitos para os músicos se aproximem das pessoas. É  que a música instrumental foi perdendo esse acesso ao público, né?”, diz Gilson, por telefone.

“Saulo merece todo aplauso por esse projeto maravilhoso e muito importante para que os  músicos não fiquem em casa compondo sem ter como mostrar essa produção”, observa.

Gilson diz não ver distinção entre erudito e popular: “A música erudita pode ser muito boa ou muito ruim. Todos os estilos tem música boa e ruim. O negócio é  procurar a música boa, ouvir de tudo. Quem não ouve não cresce, não aprende”.

“Ou você acha que Mozart, quando compunha aqueles minuetos para o povo dançar nos salões, sabia que aquilo era erudito? Só é erudito hoje o que já foi muito popular”, afirma.

“A música é minha religião. O palco é minha igreja e o piano é o altar onde humildemente faço minhas orações. Quando começa viagem de ego, você fica mais importante do que a música. Isso nunca é bom”, conclui Gilson.

Festival de Pianistas Compositores da Bahia / Teatro Castro Alves / Hoje e amanhã, 20 horas /  R$ 20 e R$ 10


9 comentários:

Rodrigo Sputter disse...

https://www.youtube.com/watch?v=Ap0_y5EGttk

que tal???

Franchico disse...

Excesso de informação + falta de educação = vale-tudo, selvageria e a babaquice generalizada que nos assola a cada segundo.

http://entretenimento.r7.com/blogs/ricardo-alexandre/a-politizacao-do-boato-e-nossa-falta-de-educacao-20140918/

Franchico disse...

Pô, se for nessa pegada aí, o filme do Deadpool vai ser legal demais:

http://omelete.uol.com.br/deadpool/cinema/deadpool-ryan-reynolds-comenta-sobre-um-possivel-filme-solo-do-personagem

Rodrigo Sputter disse...

Aqui vão 4 links só de rockabilly, R´N´R e R&B selvagem:

Best of Wild Desperate Rockabilly Rock'n'Roll from 50s to today

Best of Wild Desperate Rockabilly Rock'n'Roll from 50s to today, Part 1
Best of Wild Desperate Rockabilly Rock'n'Roll from 50s to today, Part 3
Best of Wild Desperate Rockabilly Rock'n'Roll from 50s to today, Part 3
Best of Wild Desperate Rockabilly Rock'n'Roll from 50s to today, Part 4

Depois disso, repense o que vc chama de rock and roll...

Rodrigo Sputter disse...

cacete, de tirar o fôlego esse trailer...Ernesto vai adorar!!

Rodrigo Sputter disse...

Não cheguei a ler tudo...mas um casal de qq sexo ou sexualidade, formado por filh@s e genitor@s é meio estranho, principalmente que não sabemos se esse caso vem desde a infância e aí já é pedofilia...mas já sabemos como esse povo é né?
gosta de meter pau em tudo...mas gostei da resposta delas no twitter, apimentando a polêmica...gostaria muito de ter feito ela...pq ia RIR muito com a revolta da galera...Woody Allen que o diga...embora não seja o pai biológica da filha dele...o que pode ser algo bastante irrelevante dependendo do caso...pai - e mãe - é quem cria...quem ama o pai/mãe e filho/filha.

Rodrigo Sputter disse...

comentei sobre o trailer do Deadpool, mas acho que não foi...de tirar o fôlego...Ernesto que vai adorar...

Rodrigo Sputter disse...

http://voodoorhythm.myshopify.com/collections/news/products/news-poster-the-dead-brothers-black-moose?utm_source=MadMimi&utm_medium=email&utm_content=NEW+RELEASE%3A+THE+DEAD+BROTHERS+-+BLACK+MOOSE+-+LP%2FCD%2FMC&utm_campaign=20140918_m122205538_NEW+RELEASE%3A+THE+DEAD+BROTHERS+-+BLACK+MOOSE+-+LP%2FCD%2FMC&utm_term=ORDER

Taí um disco de 2014 que promete demais!!!!

sou FAN dessa banda.

Rodrigo Sputter disse...

https://www.youtube.com/watch?v=-Z_58Z78VTk

https://www.youtube.com/watch?v=lzRtJmCK854&list=PLZxCdQJ2rPRq6mfgBaEj98xwbb1dQXZAV

https://www.youtube.com/watch?v=iPL9iVXaRnI&list=PLZxCdQJ2rPRq6mfgBaEj98xwbb1dQXZAV

https://www.youtube.com/watch?v=jGbsPxROp1c&list=PLZxCdQJ2rPRq6mfgBaEj98xwbb1dQXZAV

só Agora percebi que os links não foram!!!!

Da coleta de rock!!!!

São tantas mídias que umas é só copiar e colar que os links aparecerem...outras não!