quinta-feira, novembro 21, 2013

PRIMEIRO FESTIVAL ALTERNATIVO DE LENÇÓIS ABRE NOVA TRILHA CULTURAL

Com homenagens a Peu Sousa e Jimmy Page, Lençóis terá três dias de muito rock ‘n’ roll com direito a mostra de artes visuais

Cascadura formação 2013, atração de sábado. Foto: Ricardo Ferro
Um dos principais centros turísticos do interior baiano, a cidade de Lençóis (425 km da capital) tem abrigado cada vez mais grandes eventos.

Esta semana, ela recebe mais um, de caráter especial: é o primeiro Festival Alternativo de Lençóis.

Serão três dias a partir de amanhã, com shows de rock e mostra de artes, tudo gratuito, na Praça Maestro Clarindo Pacheco (ou Praça do Neco’s).

Sobre o palco, algumas das principais bandas de rock da Bahia: Cascadura, Les Royales e a rediviva – pelo menos, por enquanto – Úteros Em Fúria, além de Rebeca Matta.

Esta última não fará seu show, mas sim uma participação especial no show do Cascadura, em uma homenagem ao guitarrista baiano Peu Sousa, morto no primeiro semestre.

Completam a grade duas outras bandas de Salvador: The Doors Cover e Leprechal Rios Toca Raul, além das atrações locais Maracatu Diamante, Rodrigo V8 e Síndrome do Rock.

Idealizado pela produtora Monique Ferrari, o Festival Alternativo de Lençóis surgiu como ideia em 2011, quando ela retornou à cidade depois de dez anos sem pintar por lá.

“Quando eu costumava ir com frequência, há quase 20 anos, fui apresentada a muitas músicas, bandas e artistas nas caixas de som dos bares”, diz.

Volta, Jimmy

“Tinha o Feito a Mão, o Lajedo (frequentado por Jimmy Page), Veneno (de Rosa, ex-dona do Creole Cajun, no Pelourinho), Daime Blues. Eu adorava sentar, ouvir o rock que saía das caixas de som, conhecer pessoas de vários lugares do mundo que passam por Lençóis”, relata.

A mítica passagem do ex-Led Zeppelin, aliás, é um dos motes do festival. Naquele mesmo ano, ela submeteu seu projeto ao edital Demanda Espontânea 2011 da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

"Com projeto já aprovado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, pensei em fazer um link homenageando a passagem de Jimmy Page por Lençóis. Em 2012, chamei Peu para participar do projeto na direção e produção artística. Ele chegou entrar em contato com alguns artistas e bandas e também pensava em montar uma banda de abertura, que tocaria todos os dias, com participações de artistas que fariam versões dos clássicos com Led Zeppelin, Rolling Stones, Jimi Hendrix, Neil Young...enfim, o som que se ouvia naquelas caixas de som dos antigos bares de Lençóis", detalha Monique.

Depois da morte de Peu, a homenagem a Jimmy Page tomou outro caráter. O resultado pode ser visto na mostra Come Back Sir Rock And Roll, composta por posters criados por “power trios visuais” com curadoria de Andrea May.

“Como admiro muito o trabalho de Andrea, sugeri uma parceria e ela criou uma nova edição do projeto COLLAB - que é uma criação colaborativa em rede, convocando artistas do Brasil e do exterior, entre designers, ilustradores e fotógrafos”, detalha Monique.

Les Royales, atração de amanhã. Foto: La Fotita
Sobre a curadoria das bandas e artistas convidados, Monique conta que "Peu já tinha entrado em contato com Cascadura e Rebeca Matta. Com essa recente reunião comemorativa da Úteros em Fúria - e agora, com o festival sendo dedicado à Peu, fã declarado da banda, foi irresistível o convite. Nem acreditei quando eles aceitaram e fiquei ainda mais lisonjeada quando soube que é o último show deles por esses tempos. Já Les Royales é diversão garantida. E fazer um festival prestigiando o rock de Salvador sem ter Morotó e Rex não faz muito sentido. René (The Doors Cover, Banda de Rock) eu conheço do colégio, e recentemente o vi cantando na Banda de Rock e quis ele no festival. Nesse convite, ele me sugeriu ir com The Doors Cover, que acredito ter tudo a ver com a história de resgatar o rock na cidade. Teremos Leprechal Rios tocando Raul, mas esse já é lenda por lá", diz.

"Em relação as atrações de Lençóis, tem Maracatu Diamante que é um grupo formado por moradores de Lençóis e região, que se encontram semanalmente para tocar o tradicional Maracatu de Baque Virado. Eles fabricam seus próprios instrumentos e saem em cortejo pela cidade. Valadão, o idealizador do projeto, me garantiu que o som é pesado! Rodrigo V8 é um cara das antigas, nessa época de Lençóis rock'n'roll ele era dono do lendário bar Daime Blues. Síndrome do Rock é uma banda com uns meninos jovens e cheios de vontade de tocar", conta.

Rebeca Matta canta no sábado, com Cascadura. Foto: Tiago Lima
Sobre a homenagem a Peu no show de Cascadura com Rebeca Matta, Monique adianta que "Convidei o Daniel Todeschi, um grande amigo de Peu, de São Paulo, que fará projeções em homenagem. Outro amigo, daqui de Salvador, VJ Dexter, fará também uma homenagem, mas durante a participação de Rebeca Matta. Peu já tocou com Rebeca (na fase do disco Garotas Boas Vão Pro Céu, Garotas Más Vão Pra Qualquer Lugar) e tem algumas músicas em parceria com ela. Inclusive, ele participa do DVD ao vivo À Flor da Pele, com a música que dá nome ao trabalho, uma parceria dos dois. A relação de Peu e Rebeca ia além da música; ela era sua melhor amiga. Como Rebeca vai como convidada, mas sem sua banda, sugeri que a participação fosse no show do Cascadura. Fico contente por promover esse encontro, que é inédito. Mas ainda não tenho ideia de como será essa homenagem. Será uma boa surpresa, tenho certeza", aposta.

Como se trata da primeira edição do evento, Monique se certificou de que contará com o apoio da comunidade local.

“É nítido, pela quantidade de eventos, que a nova administração local está se empenhando em apoiar eventos que levem diversidade musical. Michelle Nonato, secretária de Turismo e Cultura de Lençóis, se colocou a disposição e está nos ajudando".

Além do poder público, hotéis e restaurantes da cidade também prestam apoio ao festival.

“Eu só tenho a agradecer, me sinto incentivada por todos os lados para realizar esse evento”, garante Monique.

Úteros Em Fúria, na formação atual, faz show domingo. Foto: Caio Tuy
A mão de Peu

De volta para seu segundo show após um hiato de 18 anos, a banda Úteros Em Fúria fechará a última noite do festival – domingo.

“Vai ser o mesmo show do Portela Café (5 de outubro último), sem os convidados”, diz Mauro Pithon, vocalista.

Ele diz que, por enquanto, não há previsão de novos shows. “Mas podemos voltar a tocar, se surgirem novas oportunidades bacanas, que tenham a ver com nossa história”, diz.

“Aceitamos tocar neste festival por ser uma homenagem a Peu Sousa, que era nosso amigo. E também por que nosso guitarrista Emerson Borel (morto em 2004) adorava Lençóis. Tem a ver com gente”, conclui.

Já a Cascadura, que vai realizar em seu show a homenagem a Peu (que era marido de Monique), vai voltar a tocar na cidade após mais de 15 anos.

“Foi em uma formação anterior, com Paulinho Oliveira e Maurício Braga. Eu nem estava na banda ainda”, conta o baterista Thiago Trad.

“Peu sempre foi de nossa relação. Ele ia muito nos shows do Cascadura e eu toquei com ele em uma banda alternativa, a Candy Dandy Bandy”, lembra.

Na homenagem com Rebeca Matta, a banda vai executar músicas do tempo em que Peu era guitarrista da cantora.

“Ela vai cantar três músicas. Estamos ensaiando para sair direitinho. Tem pelo menos duas que você sente muito a mão de compositor de Peu: Garotas Boas Vão Pro Céu e À Flor da Pele”, conclui Thiago.

Festival Alternativo de Lençóis / Sexta-feira, sábado e domingo / Praça Maestro Clarindo Pacheco,  Lençóis / Gratuito / https://www.facebook.com/festivalalternativodelencois

6 comentários:

Caio Tuy disse...

Rapaz, não é que eu virei fotógrafo? huahuahauhua

bruno carvalho disse...

Chicão, não sei se vc tá ligado, mas o Barcinski estreiou blog no R7!
http://entretenimento.r7.com/blogs/andre-barcinski/
tem essa entrevistinha introdutoria, legal tbm!
http://entretenimento.r7.com/blog-de-andre-barcinski-estreia-no-r7-18112013

Não sou muito fã do visual do r7, acho meio tosca a página. Na folha era mais clean e agradavel a leitura! Mas enfim, bom saber que ele já tá com uma casa nova!

rodrigo sputter disse...

matéria sobre a 10 anos do 1o ep dos honkers:

http://www.soterorockpolitano.com/2013/11/we-can-be-heroes-os-dez-anos-do.html

Ernesto Ribeiro disse...

http://sionistasim.blogspot.com.br/2013/11/marcelo-nova.html



Nunca vi Marcelão tão feliz numa foto! E nunca vi uma platéia tão bem fotografada! E num ângulo tão perfeito!


Palavras não bastam para descrever essa catarse de animação e alegria pura que emanam desta imagem, numa perspectiva excepcionalmente feliz do fotógrafo, mostrando igualmente público e artista irmanados na mesma empolgação, felicidade e energia: é puro ÊXTASE.


VENTUNO PUB, URUSSANGA/SC, 13 DE MARÇO DE 2011


Se houvesse uma monarquia roqueira no sul do país, Marcelo Nova ocuparia o trono há mais de 30 anos.


Com performances inesquecíveis e um público fiel, o rei do rock afiou a guilhotina em mais um show para sua corte, desta vez no Ventuno Pub de Santa Catarina.



http://sionistasim.blogspot.com.br/2013/11/marcelo-nova.html

Franchico disse...

Valeu pelas dicas, galera.

Post novo só quarta-feira, pois estou de folga - neste momento me encontro degustando uma pina colada em meu bangalô sobre o mar nas Ilhas Maurício.

Cheers.

Ernesto Ribeiro disse...

Mestre Frank,


Seus presentes estão prontos.


Já concluí minha pesquisa sobre o Camisa de Venus.


E já terminei de xerocar o conteúdo de outros gênios da música e dos quadrinhos (incluindo entrevistas com Alan Moore e Grant Morrison) pubicados desde há 31 anos atrás.


As 400 páginas de xerox a laser estão empacotadas em ordem cronológica e divididas por assuntos.


Junto com um monte de CDs de audio e videos raríssimos para completar o seu acervo, ó Guardião do Templo da Cultura Pop.


Lhe entrego tudo quando você quiser. Só me avise o local, dia e horário.


Missão cumprida, chefia.


PS: É claro que minha intenção final com isso não é presentear apenas a sua pessoa, mas sim garantir que todo esse Material de Conhecimento e Cultura não desapareça da Memória Coletiva depois que eu for embora. Já lhe expliquei isso antes.


Por isso, eu apenas rogo para que você dê prosseguimento a esse meu movimento e também faça cópias disso tudo e passe para outras pessoas que você julgue merecedoras (ROCKERS de verdade como nós), multiplicando o acervo, mantendo a chama acesa e passando a tocha para a próxima geração.


Esse é o nosso dever de cidadãos.


Não podemos deixar que as trevas do mau gosto e da ignorância dominem TUDO nessa terra. Ainda há homens livres e de bom gosto por aqui.