sexta-feira, novembro 08, 2013

PODCAST CLASH CITY ROCKERS # 15

Tema de hoje: Punk e Pré-punk.

Com Marcos Rodrigues, Caio Tuy e Sérgio Cebola Martinez.

Parte 1



Parte 2


9 comentários:

rodrigo sputter disse...

Quando Rorschach encontra Batman.


https://www.google.com.br/webhp?doodle=10136602X476.5&hl=pt-BR&nord=1

Ernesto Ribeiro disse...

Posso dar uma ugestão de podcast?

Que tal homenagear a A BANDA QUE CRIOU A CENA DE ROCK BAIANA?

CAMISA DE VENUS

Se houvesse um pingo de justiça nesse país, nesse estado, nessa (aham!) cidade, TODAS as bandas de rock de Salvador já teriam gravado pelo menos um cover de tributo ao Camisa de Venus.

Ernesto Ribeiro disse...


Por "Estética da Cultura Proletária", vocÊs poderiam ter acrescentado que O REFRÃO CANTADO EM CORO COMO HINO é a ligação direta da cultura inglesa do FUTEBOL. Johnny Rotten, como bom torcedor do time do Arsenal, levou essa estética do vocal gritado em coro, junto com todos os punks que lotavam estádios em jogos de futebol.

Ernesto Ribeiro disse...

ai ai... ainda a mitologia idiota de Malcolm McLaren e Vivienne Westwood...

...esses caras andaram lendo revista Bizz demais.

o que aconteceu foi exatamente o CONTRÁRIO: foi Malcolm McLaren quem copiou Johnny Rotten nas roupas rasgadas.

quando os Sex Pistols nasceram, McLaren ainda estava nos EUA, afundando os New York Dolls --- que foram devidamente sacaneados na letra da canção "New York" dos Sex Pistols, com Johnny Rotten cuspindo o refrão de "I'm Looking for a Kiss"...

...e a loja dele ainda se chamava Let it Rock, onde Vivienne Westwood vendia roupas rockabilly dos anos 50, no estilo Teddy Boy.

DEPOIS que Johnny Rotten apareceu e passou a ser copiado pelos fãs dos Sex Pistols (criando um mercado consumidor) aí sim é que McLaren e Westwood passaram a vender as roupas rasgadas com dizeres provocativos.

Ernesto Ribeiro disse...

...e a crise econômica / social de recessão, inflação e desemprego que provocou a revolta punk foi uma cortesia do regime socialista do Partido Trabalhista.

Foram 30 anos de socialismo inglês, que transformaram a Grã-Bretanha no "único país do mundo em vias de SUBDESENVOLVIMENTO."

Margareth Thatcher foi a salvadora que pos fim á ruína e reergueu a nação --- com greves de mineiros e tudo --- e deu tão certo que até os próprios Trabalhistas adotaram o sistema dela e só voltaram ao poder depois que Tony Blair adimitiu: "Somos todos Thatcheristas agora."

Pela narração do podcast CCR, parece que alguém aí está perdendo a noção da cronologia da História.

Ernesto Ribeiro disse...

PARABÉNS pelos Plasmatics, galera.

Nosso histórico guitar hero Emerson "Cabelo" Barreto tem há décadas na parede do quarto um clássico de Wendy Williams : de pé num ferro-velho, em pose triunfal, com os seios protuberantes sob a camisetinha preta rasgada, diante de um carro pegando fogo.

Sua primeira tentativa de suicídio foi em 1993, com uma facada.

Em 1998, ela se matou com tiro na cabeça.

Descanse em raiva, Wendy.

rodrigo sputter disse...

Ernesto, o Cocksparrer e o pub rock já traziam essa coisa do futebol pro rock...cockney rejects tb...

o cocksparrer é de 1972.

Ernesto Ribeiro disse...

Muito Bem! Finalizando:

O Punk Rock foi inventado por Ron Asheton, Dave Alexander e Scott Asheton, influenciados pelo Velvet Underground e o The Who. A proposta inicial era serem um trio instrumental, mas a eles se juntou um demente chamado James Jewel Osterberg, que fazia todo tipo de palhaçada pra chamar mais atenção do que os músicos, e foi rebatizado Iggy Pop. Como ele usava os outros como "escada" para suas palhaçadas, o grupo adotou o nome daqueles comediantes que começaram a carreira servindo como "escadas" ("stooges") antes de se tornarem a atração principal: sendo assim, os STOOGES são a primeira banda de Punk Rock.

O nome “punk” possui 16 significados na língua inglesa, sendo o denominador comum como algo “brutal” e foi adotado como título da revista PUNK do cartunista John Holmstrom por ser “uma palavra tão sobre-usada que se tornou sem significado.”

Holmstrom criou o termo PUNK ROCK para designar NÃO uma sonoridade, mas sim uma ATITUDE de um grupo fechado com TODAS as bandas alternativas que ele conhecia em New York e que só conseguiam tocar principalmente em dois lugares: o CBGB’s e o Max’s Kansas City. Ambas eram “espeluncas nojentas fedendo a mijo, com banheiros repugnantes e proprietários asquerosos que odiavam os músicos.” Entre essas bandas, várias delas NÃO tocavam Punk Rock: como Blondie, Television e Talking Heads, que seriam mais tarde reclassificadas como bandas “New Wave”.

Os Dead Boys evidentemente não são "pré-punk": são punk rockers mesmo.

No Brasil, em 1977, a primeira banda de Punk Rock Brasileira foram os RESTOS DE NADA, em São Paulo, com Clemente no baixo, Douglas Viscaino na guitarra, Ariel nos vocais e Charles na bateria. Com a baixista Irene, em 1980 participam do festival da extinta TV Tupi, o Olimpop. O grupo se desfez naquele ano e se reuniu para gravar seu único LP em 1987, com hit “Direito á Preguiça”. Seus integrantes formaram os Inocentes, Condutores de Cadáver, Invasores de Cérebros.

Até 1982, nada menos que 99% das bandas de Punk Rock Brasileiro se concentravam na Zona Norte da cidade de São Paulo. As outras, no ABC paulista, em Santos e em Brasília. Todas vinham do subúrbio operário. Quase nenhuma delas conseguiu gravar um disco.

No mesmo ano, foi realizado o primeiro festival de Punk Rock Brasileiro: O Começo do Fim do Mundo, por iniciativa do jornalista / produtor musical Antonio Bivar, autor do livro “O Que é Punk”, lançado durante o evento.

Essa hegemonia só foi quebrada em 8 de maio daquele ano com a estréia do Camisa de Venus nos palcos em Salvador, o que detonou uma explosão punk na cidade e o surgimento da própria cena de rock n roll na Bahia, inspirando a criação de dezenas de bandas de Punk Rock soteropolitanas no mesmo ano de 1982, com destaque para a Gonorréia, Trem Fantasma, Arroto de Rato, Jesus Bastardus etc.

Ernesto Ribeiro disse...

PS: Quando Cabelo colou o poster, ele disse que "Prefiro Wendy Williams vestida do que Luiza Brunet nua." Concordo com ele.

Sim, foi o meu vizinho guitarrista Emerson Barreto "Cabelo" quem me apresentou a TODO o Punk Rock Brasileiro, pois ele comprou TODOS os discos, e coleciona até outras bandas do Punk europeu, como a inglesa Exploited e a finlandesa Rattus do album “Uskonto on Vaara.”

Emerson Cabelo tocou nas bandas punks Prepúcio, Restos do Hímen, Narizes Estranhos (de Claudia Cabus) e depois com a legendária Lygia Cabus na Blue Velvet. Em seguida, tocou nas maiores bandas de blues de Salvador. Sua guitarra é uma clássica Gibson vermelho-escura parecida com a de Marcelo Nova.

Bem, o Podcast foi legal, galera. Principalmente pelo compacto inaugural "New Rose" do Damned. Um achado. E as piadas prontas foram ótimas: dei muita risada com o lance da Venezuela.

Nada estragou esse programa dos veteranos Clash City Rockers. Nem mesmo os 3 fiascos: 1 - a execução de "Anarchy in the UK" veio com o audio abafado; 2 - no programa especial de punk rock, na primeira vez que tocam uma música do Clash, a faixa é um reggae cantado pelo baixista Paul Simonon; 3 - Não tocaram nenhuma canção do Camisa de Venus, sem o qual não estaríamos aqui. Nem mesmo “Controle Total.”

Só na Bahia...

Vejo vocês no próximo podcast, rapazes.