sábado, novembro 16, 2013

HQ HISTÓRICA BAIANA LANÇADA NO FIQ! DE BH

Ainda pouco conhecida na capital, a história do escravo rebelde conhecido como Lucas da Feira vem ganhando notoriedade, em boa parte, graças a HQ Sant’anna da Feira, Terra de Lucas, que tem teve lançamento nacional hoje anteontem, no 8° Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (MG), o FIQ!.

Assinada por Marcos Franco (roteiro) e Hélcio Rogério (arte), o álbum aprofunda a HQ de 2010 Lucas da Vila de Sant’Anna da Feira, de autoria da mesma dupla, em parceria com o roteirista Marcelo Lima (do sensível O Quarto Ao Lado).

Muito bem escrito, pesquisado e com desenhos espetaculares de Rogério, Sant’anna da Feira, Terra de Lucas, mostra a trajetória de um personagem histórico rico e controverso.

A exemplo de Lampião e Corisco, Lucas era o líder de um bando cruel e capaz de cometer atrocidades, mas que também  era visto como herói por muitos – especialmente pelo fato de ter sido um escravo que, realmente, tocou o terror para cima dos poderosos de sua época.

Esse fio de navalha moral é percorrido com notável equilíbrio pelo roteirista, que opta por uma narrativa enxuta, deixando eventuais julgamentos para os leitores.

A edição é caprichada, rodada em papel reciclado e com belíssimo prefácio assinado pela professora Renailda Ferreira Cazumbá, doutoranda em Memória, Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Com uma narrativa que se utiliza de idas e vindas no tempo através de flashbacks, a HQ começa em 1846, com as autoridades soteropolitanas recebendo um apelo do juiz feirense, no sentido de engrossar os esforços na captura de Lucas.

O que só aconteceu dois anos depois disso, em 1848.

Pendurado em um pau de arara e depois encarcerado, Lucas remememora sua trajetória e aguarda sua execução.

Antes disso,  ele encontrará sua redenção espiritual através de um encontro místico com sua ancestralidade africana.

HQ de alto nível, Lucas tem recebido elogios entusiasmados da crítica especializada.

Fruto de anos de pesquisa do roteirista Marcos Franco, o álbum conta com desenhos que honram a tradição de alguns mestres brasileiros da HQ.

De traço firme e detalhado, arte de Rogério mostra influências de Mozart Couto, Rodval Matias e John Buscema.

Sant’anna da Feira, Terra de Lucas / Marcos Franco (roteiro) e Hélcio Rogério (arte) / 176 p. / R$ 30 / Vendas: santanadafeira@gmail.com

Um comentário:

Ernesto Ribeiro disse...

Ótimo. Se a arte dele é tão boa quanto a de J. Buscema, então eu vou comprar.


Enfim, uma HQ instigante produzida a partir da nossa realidade histórica. E no que há de pior nela.


Taí uma pérola.